Fiatistas
Geral => Discussão Geral => Tópico iniciado por: Mega em 21 de Fevereiro, 2009, 16:25:13
-
Espero que seja um espaço no qual se possam descrever experiências com o carro!
Acredito que quem tiver este carro vai ter muito o que contar... :abarth: :d_naughty:
-
Toca a fazer disto um diáro de bordo!
Nós estamos prontos para ficarmos cheios de inveja!! :d_grin:
-
Toca a fazer disto um diáro de bordo!
Nós estamos prontos para ficarmos cheios de inveja!! :d_grin:
[²]
(lol) (lol)
-
Toca a dar giz nos posts ;)
-
Força Mega, começa com as tuas aventuras ao volante da macchina :t_up:
-
Gostava de começar realmente pelo inicio, colocando umas fotos engraçadas, da montagem do kit ss (mas não consigo, não sei o que se passa, mas fica a promessa) O carro aparece desmontado para receber a transformação. Digo transformação, porque o carro fica realmente diferente com o kit. Não só ao nivel do motor, em que se nota uma diferença grande para o Bravo t-jet (tenho um e por isso sei do que falo) mas tambem pela forma como fica colado ao chão!!!!
Depois entregaram-me o carro em casa, o que tambem foi engraçado...
Quando liguei o carro fiquei espantado com o trabalhar. Tem um roncar inconfundivel!
Primeiros kms devagar, com calma (é sempre uma calma relativa, porque nunca se anda muito devagar), mas mesmo assim percebe-se logo o que é o carro. È muito facil de conduzir no dia a dia, e isso era uma das interrogações que eu tinha.
Por vezes sinto-me um pouco desconfortavel, pois sinto que o carro é alvo de muita atenção. Saio do carro e ouço sempre comentários e chegam mesmo a vir ter comigo para ver e olhar de perto.
Se tem um defeito é este, dar um pouco nas vistas...
-
Lembra-te sempre disto: Sempre que um dia te estiver a correr mal, tens um Abarth à tua espera :abarth:
-
Por vezes sinto-me um pouco desconfortável, pois sinto que o carro é alvo de muita atenção. Saio do carro e ouço sempre comentários e chegam mesmo a vir ter comigo para ver e olhar de perto.
E ainda existem manipuladores de opinião em Portugal que tentam esconder as vitudes fantástica dos carros Italianos!
Já o disse, os outros que venham atrás... porque a referência agora é este Abarth.
Assim como no início dos anos 70 os Alemães compraram FIAT's 127, desmontaram peça por peça, analisaram e uns anos depois lançaram o Golf.
-
os alemães compraram e desmontaram um 127, para se divertirem um pouco (lol) (lol) e de nada lhes serviu....Pois o GOLF nada tem a haver com um 127 :t_up:
-
Este Mega...
Já não chega ter comprado um Bravo T-JET que ficou em 13º lugar num comparativo ainda vai comprar um Abarth GP essesse... quem nem ganha a um Peugeot 207???
Já vi que não lês revistas!
PS. Fazes bem. Boa Compra. Bons kms!
(lol) (lol) (lol) (lol)
-
os alemães compraram e desmontaram um 127, para se divertirem um pouco (lol) (lol) e de nada lhes serviu....Pois o GOLF nada tem a haver com um 127 :t_up:
Estás enganado.
Até ai a VW era uma marca que fazia "apenas" milhões de Carochas.
A tecnologia era arcaica e pouco diversificada.
Olha bem para um Golf da 1ª geração e repara se não tem muito de "127".
-
Este Mega...
Já não chega ter comprado um Bravo T-JET que ficou em 13º lugar num comparativo ainda vai comprar um Abarth GP essesse... quem nem ganha a um Peugeot 207???
Já vi que não lês revistas!
PS. Fazes bem. Boa Compra. Bons kms!
(lol) (lol) (lol) (lol)
Por ter um Bravo t-jet, é que tenho agora uma Abarth GP SS!!!!!
Foi importante conhecer o Bravo para imaginar o que seria o Abarth. E o Bravo foi o primeiro Fiat (ou carro italiano) que tive... Mas garanto que com produtos destes certamente não ficarei por aqui...
O que vem na imprensa a mim não me diz nada. Basta ver o que dizem destes carros quando os ensaiam sózinhos sem ser em comparativo!!!
-
Vinha com pressa, a andar bem, e encontro um Seat Leon FR gasolina (200 cv)pela frente.
Antes que digam alguma coisa, eu sei que não deveria andar depressa com poucos km. Mas a verdade é que já estava atrasado e não resisti.
O Abarth ainda está bastante preso, e daqui a alguns km certamente andará mais. Mas chegou para primeira conclusão.
O Leon sai melhor em baixas. A sair em segunda abaixo das 3000 rpm ganha alguma vantagem que o Abarth recupera logo de seguida (acima das 3000 o Abarth é mesmo muito rápido). Fiquei com a impressão que o Abarth a partir de 4ª é bastante mais rápido. Em 2ª e 3ª recuperou a diferença que perdeu na saida e em 4ª já o conseguia passar. Em plano e a subir, só não experimentei a descer (lol)
Engraçado é que mesmo a subir o Abarth anda mais. Já iamos em quarta e levantei o pé para não o passar, pois queria continuar a ver a diferença entre os dois carros.
-
E em relação ao Bravo?
-
Em relação ao Bravo o Abarth tem um motor mais forte. Nota-se a subida de potência, e mais binário e ainda menos peso no carro. Sente-se um motor mais potente e quanto maior a velocidade mais se nota a diferença na aceleração e nas retomas de velocidade.
Tem uma desvantagem em relação ao Bravo: nota-se mais a diferença de rendimento antes e depois das 3000rpm. O Bravo é mais linear e dá pelo menos a sensação de subir mais rápido até esta rotação.
Quando vamos numa situação em que o carro vai sem acelerador e queremos sair o Bravo tem menos lag do que o Abarth (o turbo do Abarth é maior...). Mas nas trocas de velocidade em que há aceleração (quando se aumenta o ritmo) o Abarth tem um truquezinho que elimina o lag por completo. Existe uma pequena acelaração que não deixa o turbo esvaziar. A sensação que dá é que a embraiagem não está boa. Mas afinal é um efeito propositado.
Quanto ao comportamento o Abarth tem uma vantagem clara. Claro que é um carro mais desportivo, o que se paga em mau piso (sinceramente nem precisa de ser muito mau). Qualquer lacada, parece uma cratera...
-
Foi importante conhecer o Bravo para imaginar o que seria o Abarth. E o Bravo foi o primeiro Fiat (ou carro italiano) que tive... Mas garanto que com produtos destes certamente não ficarei por aqui...
:hail: :hail: :hail:
-
Quando vamos numa situação em que o carro vai sem acelerador e queremos sair o Bravo tem menos lag do que o Abarth (o turbo do Abarth é maior...).
Boas.
Como tu bem dissesteo turbo do Abarth Grande Punto essesseé maior... o kit essesse utiliza um turbo Garrett, em vez do IHI que equipa os restantes T-JET do grupo.
O Garrett é mais brusco e tem uma vitalidade a fazer lembrar os antigos Turbinados, tais como o Uno Turbo IE ou Punto GT, pois o motor vive do turbo, e enquanto o turbo não enche, nota-se a cilindrada do motor, e só depois se sente o "murro no estômago".
O IHI é um turbo menor e de baixa inércia, o que faz com que o lag seja quase inexistente, o que faz o mesmo motor ser muito mais rápido em recuperações a baixa rotação... acredito que o IHI em arranque leve a dianteira até às 3500rpm... só depois o Garrett o deixa para trás.
Tu melhor que ninguém sabes se será assim ou não, pois tens duas máquinas com um mesmo bloco mas com turbos diferentes.
Quanto a conforto, imagino... se o Bravo Sport em mau piso já é o que é, imagino o essesse já que tem o mesmo diametro de roda apesar de mais estreitas que o Bravo.
Fica bem e bons kms...
O Léon FR deve ter ficado a pensar no dinheiro que gastou e foi papado por um Punto....
(lol) (lol) (lol) (lol)
Mas não admira... o 150/155 com o IHI faz frente ao TDI 170cv e TSI 170cv... os 180cv do Garrett chegam para os 200cv do TSI. :palmas:
-
O Turbo dos Unos Turbo MK1 é IHI, dai responder desde mais abaixo.
-
acredito que o IHI em arranque leve a dianteira até às 3500rpm... só depois o Garrett o deixa para trás.
Sim, mas como existem 25cv de diferença, o IHI não tem hipótese!
Agora estou curioso com o 500 SS, pois tem 160 em vez de 180 e usa Turbo IHI.
Gostava de ver os tempos em circuito dos carros:
Bravo T-Jet Sport
Delta T-Jet
500 Abarth
500 Abarth SS
GP Abarth
GP Abarth SS
e já agora, de
Uno Turbo
Punto GT
Coupé 20v Turbo
Acho que dos actuais o GP SS ganha, seguido do 500 SS, pois não têm só o motor "especial".
-
Sim, mas como existem 25cv de diferença, o IHI não tem hipótese!
Agora estou curioso com o 500 SS, pois tem 160 em vez de 180 e usa Turbo IHI.
Gostava de ver os tempos em circuito dos carros:
Bravo T-Jet Sport
Delta T-Jet
500 Abarth
500 Abarth SS
GP Abarth
GP Abarth SS
e já agora, de
Uno Turbo
Punto GT
Coupé 20v Turbo
Acho que dos actuais o GP SS ganha, seguido do 500 SS, pois não têm só o motor "especial".
Motor 1368cc com as versões à venda em Portugal
Em circuito, acredito que seria assim:
Abarth 500 essesse [160cv / 230Nm] (7.2s - 211km/h)
Abarth Grande Punto essesse [180cv / 272Nm] (7.7s - 215km/h)
Alfa Romeo Mi.To TB [155cv / 230Nm] (8.0s - 215km/h)
Abarth 500 [135cv / 206Nm] (7.9s - 205km/h)
Abarth Grande Punto [155cv / 230Nm] (8.2s - 208km/h)
Fiat Bravo Sport [155cv / 230Nm] (8.3s - 212km/h)
Fiat Bravo Dynamic [155cv - 212km/h] (8.5s - 212km/h)
Lancia Delta [155cv / 206Nm] (8.7s - 212km/h)
Alfa Romeo Mi.To [120cv / 206Nm] (8.8s - 198km/h)
Fiat Grande Punto [120cv / 206Nm] (8.9s - 195km/h)
Lancia Delta [120cv / 206Nm] (9.8s - 195km/h)
O Abarth 500 essesse não daria hipóteses, tendo ficado em circuito à frente de Lotus Elise e Zonda Pagani... no taco-a-taco talvez o Abarth Grande Punto e Fiat Bravo Sport, pois têm acelarações próximas mas o Bravo embala mais apesar do peso maior... mas acredito que a preparação Abarth faça a diferença em curva. Cá mais para trás (120cv) o Mi.To e o Grande Punto fazem valer o menor peso para deixar o Delta na ultima posição!
Fiquem bem.
-
Muitos Parabens Mega, mas este topico devia ser bloqueado!! Não faz sentido sem FOTOS!!!! :d_grin: :d_grin:
-
Muitos Parabens Mega, mas este topico devia ser bloqueado!! Não faz sentido sem FOTOS!!!! :d_grin: :d_grin:
É isso mesmo!
Pede-se aos administradores deste fórum para banir o user Mega por estar a fazer a comunidade esperar e desesperar por fotos do mais recente escorpião dos FIATISTAS
Assim não vale! (lol)
-
Motor 1368cc com as versões à venda em Portugal
Em circuito, acredito que seria assim:
Abarth 500 essesse [160cv / 230Nm] (7.2s - 211km/h)
Abarth Grande Punto essesse [180cv / 272Nm] (7.7s - 215km/h)
Alfa Romeo Mi.To TB [155cv / 230Nm] (8.0s - 215km/h)
Abarth 500 [135cv / 206Nm] (7.9s - 205km/h)
Abarth Grande Punto [155cv / 230Nm] (8.2s - 208km/h)
Fiat Bravo Sport [155cv / 230Nm] (8.3s - 212km/h)
Fiat Bravo Dynamic [155cv - 212km/h] (8.5s - 212km/h)
Lancia Delta [155cv / 206Nm] (8.7s - 212km/h)
Alfa Romeo Mi.To [120cv / 206Nm] (8.8s - 198km/h)
Fiat Grande Punto [120cv / 206Nm] (8.9s - 195km/h)
Lancia Delta [120cv / 206Nm] (9.8s - 195km/h)
O Abarth 500 essesse não daria hipóteses, tendo ficado em circuito à frente de Lotus Elise e Zonda Pagani... no taco-a-taco talvez o Abarth Grande Punto e Fiat Bravo Sport, pois têm acelarações próximas mas o Bravo embala mais apesar do peso maior... mas acredito que a preparação Abarth faça a diferença em curva. Cá mais para trás (120cv) o Mi.To e o Grande Punto fazem valer o menor peso para deixar o Delta na ultima posição!
Fiquem bem.
Bem, esses testes e tempos para serem válidos teriam que ser feitos nas mesmas condições e já agora ao mesmo tempo ou de seguida... e com várias voltas.
O Pagani não teria feito o circuito com chuva?
Realmente estou curioso, mas a grande competição para a vitória entre os Italianos 1400 T-Jet, penso que será com os SS, pois a sua suspensão e travagem devem ajudar esses dois; para além da potência.
Resta saber o que será mais eficaz: 160cv no 500 (Base Panda) ou 180cv no Punto?
Acho que num circuito sinuoso tipo Boavista ou Mónaco o 500 ganhava.
Num circuito "normal" tenho as minhas dúvidas.
Uma vez que são carros onde não se vão alterar caixas, também penso que em alguns circuitos a caixa de 5 tem vantagem sobre a de 6... e noutros acontece o contrário.
Falta ainda a questão do ALFA MiTO ter ou não o sistema autoblocante Q2...
-
Ups, acabei de responder no outro lado :pimba:
-
É isso mesmo!
Pede-se aos administradores deste fórum para banir o user Mega por estar a fazer a comunidade esperar e desesperar por fotos do mais recente escorpião dos FIATISTAS
Assim não vale! (lol)
Não percebo tanta ansiedade! Afinal é só um punto com retrovisores vermelhos (lol)
No final da semana coloco as fotos, sem falhas. :t_up:
-
Motor 1368cc com as versões à venda em Portugal
Em circuito, acredito que seria assim:
Abarth 500 essesse [160cv / 230Nm] (7.2s - 211km/h)
Abarth Grande Punto essesse [180cv / 272Nm] (7.7s - 215km/h)
Alfa Romeo Mi.To TB [155cv / 230Nm] (8.0s - 215km/h)
Abarth 500 [135cv / 206Nm] (7.9s - 205km/h)
Abarth Grande Punto [155cv / 230Nm] (8.2s - 208km/h)
Fiat Bravo Sport [155cv / 230Nm] (8.3s - 212km/h)
Fiat Bravo Dynamic [155cv - 212km/h] (8.5s - 212km/h)
Lancia Delta [155cv / 206Nm] (8.7s - 212km/h)
Alfa Romeo Mi.To [120cv / 206Nm] (8.8s - 198km/h)
Fiat Grande Punto [120cv / 206Nm] (8.9s - 195km/h)
Lancia Delta [120cv / 206Nm] (9.8s - 195km/h)
O Abarth 500 essesse não daria hipóteses, tendo ficado em circuito à frente de Lotus Elise e Zonda Pagani... no taco-a-taco talvez o Abarth Grande Punto e Fiat Bravo Sport, pois têm acelarações próximas mas o Bravo embala mais apesar do peso maior... mas acredito que a preparação Abarth faça a diferença em curva. Cá mais para trás (120cv) o Mi.To e o Grande Punto fazem valer o menor peso para deixar o Delta na ultima posição!
Fiquem bem.
Não acredito que o Mito fique á frente do Abarth 500 e do Grande Punto!
Mas também acho que o 500ss ficaria pelo menos em circuitos lentos á frente do Grande Punto ss. A diferença de peso compensa a diferença na potência, mas o 500 tem autoblocante...
-
Lembra-te sempre disto: Sempre que um dia te estiver a correr mal, tens um Abarth à tua espera :abarth:
é isso mesmo! :d_grin:
bora la despachar fotos nao?
-
Boas.
Como tu bem dissesteo turbo do Abarth Grande Punto essesseé maior... o kit essesse utiliza um turbo Garrett, em vez do IHI que equipa os restantes T-JET do grupo.
O Garrett é mais brusco e tem uma vitalidade a fazer lembrar os antigos Turbinados, tais como o Uno Turbo IE ou Punto GT, pois o motor vive do turbo, e enquanto o turbo não enche, nota-se a cilindrada do motor, e só depois se sente o "murro no estômago".
O IHI é um turbo menor e de baixa inércia, o que faz com que o lag seja quase inexistente, o que faz o mesmo motor ser muito mais rápido em recuperações a baixa rotação... acredito que o IHI em arranque leve a dianteira até às 3500rpm... só depois o Garrett o deixa para trás.
Tu melhor que ninguém sabes se será assim ou não, pois tens duas máquinas com um mesmo bloco mas com turbos diferentes.
Quanto a conforto, imagino... se o Bravo Sport em mau piso já é o que é, imagino o essesse já que tem o mesmo diametro de roda apesar de mais estreitas que o Bravo.
Fica bem e bons kms...
O Léon FR deve ter ficado a pensar no dinheiro que gastou e foi papado por um Punto....
(lol) (lol) (lol) (lol)
Mas não admira... o 150/155 com o IHI faz frente ao TDI 170cv e TSI 170cv... os 180cv do Garrett chegam para os 200cv do TSI. :palmas:
Quando fiz o test drive com um ss que penso que teria perto de 5000 km, fiquei com a sensaçã que se notava mais o lag do que no meu. Talves por ainda ter poucos km e estar ainda preso sinto o antes e o depois, mas não da forma que o senti quando fiz o test drive.
Mas não é tão brusco como o Uno turbo ou o punto gt, que eram muito tudo ou nada, mas tambem não chega a ser como o bravo que não se nota a entrada do turbo. Fica a meio caminho...
Tens razão quando dizes que até ás 3000 (e não 3500) o Bravo é mais rápido (ou pelo menos dá essa ideia). Sai melhor realmente, mas acima disso o fulgor do Abarth é muito maior, e não se nota quebras acima das 5500, pois passa pelas 6000 cheio de vida!
É impressionante a recuperação no Abarth, quando rola em 6ª por volta dos 150 e se acelera a fundo. Aqui nota se uma diferença enorme para o Bravo!
-
Sinceramente acho maior a diferença entre os dois no comportamento, do que nas performances.
O Abarth anda mais sem duvida, mas é no comportamento que não dá hipotese.
É mesmo impressionante a forma como se agarra ao asfalto. Consegue-se curvar com uma facilidade a alta velocidade que espanta mesmo.
Já fiz alguns trajectos que conheço bem e a diferença é realmente grande.
-
Não acredito que o Mito fique á frente do Abarth 500 e do Grande Punto!
Mas também acho que o 500ss ficaria pelo menos em circuitos lentos á frente do Grande Punto ss. A diferença de peso compensa a diferença na potência, mas o 500 tem autoblocante...
Acredita...
O Mi.To tem o DNA.... e a Alfa não e deixa dormir....
O Mi.To é a referência nos desportivos do segmento B... agora gostaria de ver um comparativo Mi.To versus GP Abarth
-
Pede-se aos administradores deste fórum para banir o user Mega por estar a fazer a comunidade esperar e desesperar por fotos do mais recente escorpião dos FIATISTAS
Subscrevo inteiramente :abarth:
-
Ah e tal.....
Cade as fotos??
-
Sinceramente acho maior a diferença entre os dois no comportamento, do que nas performances.
O Abarth anda mais sem duvida, mas é no comportamento que não dá hipotese.
É mesmo impressionante a forma como se agarra ao asfalto. Consegue-se curvar com uma facilidade a alta velocidade que espanta mesmo.
Já fiz alguns trajectos que conheço bem e a diferença é realmente grande.
:palmas: :palmas: :palmas:
Fantástico :abarth: :uikabom: :tasla:
-
Sinceramente acho maior a diferença entre os dois no comportamento, do que nas performances.
O Abarth anda mais sem duvida, mas é no comportamento que não dá hipotese.
É mesmo impressionante a forma como se agarra ao asfalto. Consegue-se curvar com uma facilidade a alta velocidade que espanta mesmo.
Já fiz alguns trajectos que conheço bem e a diferença é realmente grande.
:palmas: :palmas: :palmas:
Fantástico :abarth: :uikabom: :tasla:
Entretanto aqui fica a Ficha Técnica Abarth Grande Punto SS:
-
:d_grin: Parabens pela máquina, tá ai um canhão ui ui ...
Esclarece-me só uma duvida, o GP tem botão para desligar o ESP e o TCS?
No final ficou por quanto o GP e quanto deram pelo teu Bravo?
Abraço
P.S- As fotos tem de aparecer... tá tudo a espera ;)
-
Eu não vendi o Bravo (nem tão cedo o vou vender). O Abarth ficou quase nos 30 mil!
O controlo de estabilidade não dá para desligar e o controlo de tracção podes desligar mas liga se automáticamente acima dos 60km/h
-
Eu não vendi o Bravo (nem tão cedo o vou vender). O Abarth ficou quase nos 30 mil!
O controlo de estabilidade não dá para desligar e o controlo de tracção podes desligar mas liga se automáticamente acima dos 60km/h
pois ...mas o que eu queria mesmo era fotos?Pode ser Sr Mega? :rolleyes: :lol:
-
Mega, não continues a deixar o pessoal em suspense e posta lá as fotos do bicho :love: :tasla:
-
Amanha coloco as fotos!
-
Mega, não continues a deixar o pessoal em suspense e posta lá as fotos do bicho :love: :tasla:
ca grande manifestaçao que aqui vai!ja vai em 3 paginas e nada de fotos!hahah
-
A primeira já vai. Ainda em transformação...
-
oh...nao tem dentes! (lol) :point: :palmas:
-
Muito bem!! Finalmente fotos!! (lol) (lol) (lol)
:love: :love: :love:
-
Já agora uma pergunta um bocado estupida: Ficaste com as peças que sobraram (tipo os antigos travões, molas, etc,...)? xD
-
Excelente foto para deixar a malta a babar! ehehehehe :love: :love: :love: :love: :love:
-
pah essa foto pode ser usada noutro contexto...
imagino se os VAGistas da AH a apanham.... já estou a imaginar a nova legenda a essa foto:
"Abarth... potência mas com travões de caca, este já ficou sem a frente!"
(lol) (lol) (lol) (lol) (lol) (lol) (lol) (lol) (lol) (lol) (lol) (lol) (lol)
-
Atitude! Esta é a expressão que nos assalta o espírito quando olhamos para o Abarth Grande Punto esseesse (SS tem conotações históricas prejurativas). Com as cavas das rodas completamente preenchidas pelas jantes de 18 polegadas e um assentar no solo de sopé ligeiramente negativo, efeito esse ampliado pelas molas cónicas rebaixadas em 20 mm, este Grande Punto parece um Super 1600.
Já as faixas Abarth a vermelho podem ser excessivas, até porque custam 120 euros, os quais podem ser melhor empregues na aquisição do kit esseesse. Os estofos em pele (1500 euros) e o tecto de abrir eléctrico panorâmico (850 euros) também estão entre os itens cujo valor é melhor empregue no kit esseesse, pois este transforma por completo o Abarth Grande Punto, fazendo dele o pequeno desportivo mais rápido da actualidade: 0 a 100 km/h em 7,0 s e 0 a 1000 m 27,8 s. Estes valores batem largamente os do Corsa OPC (192 cv), do 207 RC (175 cv) e do Cooper S (175 cv), igualando os do Cooper S JCW (192 cv), só sendo batidos pelo muito mais caro Mini JCW de 211 cv.
“Maximum attack”
Esta expressão foi tornada célebre por Markku Alen, um dos pilotos mais ligados ao nome Abarth. É claro que, em termos de pilotagem, o significado da mesma mudou muito, quando mais não seja porque os saudosos 131 Abarth tinham tracção traseira e o “nosso” Punto é um tudo à frente, ou seja, possui motor e tracção dianteira.
De qualquer forma, depois de se assimilar a afinação “carro de corrida” deste Grande Punto esseesse, a qual beneficia o controlo, a aderência e a rapidez de resposta às solicitações do volante em detrimento de uma postura 100% estável (o controlo estabilidade resolve essa parte), este Abarth revela-se uma arma temível naquele tipo de estradas em que o asfalto serpenteia sem parar e os pequenos troços de recta apenas permitem um curto disparo de aceleração instantânea – existem alguns bons exemplos destas estradas na antiga “zona saloia de Lisboa”.
Neste tipo de estrada, de “apontar e disparar”, este Punto é de uma eficácia fenomenal e permite ritmos que deixariam muitos veículos com o dobro da potência em dificuldades apenas para acompanhar, quanto mais superar. Mas essa é uma das características que faz a diferença entre (mais) um banal pequeno desportivo e um (novo) ícone.
A direcção é rápida e directa, embora isenta de qualquer informação útil para o condutor, o que somado à rigidez da suspensão permite ao esseesse mudar de direcção com enorme acutilância e facilidade, ao passo que a frente resiste à subviragem na inscrição de forma estóica.
Aliás, quando se aponta o Abarth à trajectória com algum excesso de velocidade é mais comum sentir um ligeiro ajeitar da traseira que, caso seja de imediato compensado com o acelerador, nem chega a levar à intervenção do ESP – bem calibrado e muito preciso na actuação mas sem opção ESP off.
O camber negativo da suspensão casa especialmente bem com aquelas curvas com a inclinação certa (típicas das boas estradas florestais), garantindo que os Pirelli PZero Nero apoiam perfeitamente no asfalto, ao passo que a suspensão em situação de carga máxima revela um compromisso perfeito entre amortecimento e controlo, absorvendo as irregularidades sem perder a trajectória.
O Grande Punto gosta de ser “pilotado” como um carro de corridas, não dando grande margem para invenções e fantasia. Os travões devem ser atacados com o máximo de decisão logo de início, para “matar” o máximo de velocidade ainda com as rodas direitas, sendo progressivamente aliviados até ao final da travagem, para que a inscrição seja feita em desaceleração total mas carregando doses maciças de velocidade – para evitar a entrada do ESP convém evitar movimentos bruscos do volante que destabilizem a traseira.
Assim, maximizamos a aderência lateral e a velocidade decresce ao ritmo ideal desde a entrada (super rápida) até ao ponto mais lento da curva, com a frente a morder de forma positiva e traseira leve a acompanhar. Daí em diante, já com a saída à vista, é altura de voltar ao acelerador e sentir a potência do motor a repor rapidamente a velocidade perdida – entre os 60 e os 140 km/h em 3ª e 4ª o Abarth Grande Punto esseesse possui uma capacidade de aceleração equiparável à de um BMW 135i com 306 cv!
Neste ritmo, a condução do Grande Punto é extremamente relaxada, com tudo a decorrer de forma compassada: basta que se acerte o golpe de volante inicial e o carro faz o resto, balanceado de forma exímia o aumento de aceleração lateral com a taxa de mudança de direcção pretendida.
De facto, na estrada certa, um bom pequeno desportivo é uma arma difícil de bater.
Ensaio publicado na Edição Nº 994 do Autohoje
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
PS. Claro está que se o colocarem frente-a-frente com um VW Fox 1.0 o Abarth perde!
-
PS. Claro está que se o colocarem frente-a-frente com um VW Fox 1.0 o Abarth perde!
Qualquer italiano perde num confronto contra qualquer alemão. Até frente a um Lupo 1.0. Isto claro, no AH.
-
Já agora uma pergunta um bocado estupida: Ficaste com as peças que sobraram (tipo os antigos travões, molas, etc,...)? xD
As peças originais ficaram como retoma. Acertamos um valor (que penso ser standard agora) e ficaram com todas as peças substituidas.
-
Aqui vão algumas fotos como prometido (não sei se a qualidade é a melhor, mas vamos experimentar).
-
Abarth
-
:love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love:
ei isso nao vale...so da pa ver um cadito! :red:
-
Se tivesse uns €€€ a mais e não tivesse o que lhes fazer, comprava um brinquedo desses, o carro é simplesmente sublime.
Goza-o bem e estima-o. :t_up:
:fiatistas:
-
Desculpem mas não consigo colocar as fotos de outra forma...
-
Traseira...
-
Outra...
-
Interior...
-
Já agora... Esse abarth vai-nos fazer companhia domingo dia 8? :P :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love:
-
Mais uma...
-
Interior...
Esses bancos são qualquer coisa de espetacular! :yes: :love: :palmas:
-
Já agora... Esse abarth vai-nos fazer companhia domingo dia 8? :P :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love:
Duvido... mas o Gtabarth pode convocá-lo!
O Mega é do norte... de Vila Nova de Famalicão!
-
Mega, estou roxa de inveja :buaaa: heheh :smash:
Tens aí uma máquina fora de série mas a verdade é que cheguei a ver um outro modelo, possivelmente que se ficou pelo protótipo que era (ainda) mais radical e com umas linhas mais ousadas e desportivas :violino:
Parabéns Mega, excelente compra :tasla:
-
Duvido... mas o Gtabarth pode convocá-lo!
O Mega é do norte... de Vila Nova de Famalicão!
O Mega já tem sido convidado para os encontros, tal como o próximo.
Aliás ele vai tentar levar o SS e convencer a esposa a aparecer no Bravo.
Eh Eh :yes:
-
Vou ao próximo encontro no Porto! Mas apenas de SS!
-
Vou ao próximo encontro no Porto! Mas apenas de SS!
Que pena eu nao estar aí para ver...
PARABÉNS mais uma vez!!! Continua a postar as tuas experiencias com o maquinao!!!
Cumps. :t_up:
-
O Abarth conta agora 1100 km! Nota se que está muito mais solto. A diferença no andamento já é grande! Em algumas situações chega a assustar com o poder de aceleração!
Mesmo apertando, o comportamento é qualquer coisa... Já fiz percursos que conheço bem, que faço quase diariamente e impressiona a velocidade com que se entra e sai das curvas, depois com a aceleração em recta e ainda com o poder de travagem.
Arrancar a fundo em 1ª, 2ª, 3ª é uma sensação de velocidade fantástica, e o trabalhar do carro ajuda á festa!
Começo a notar uma diferença maior para o Bravo nas performances!
Por exemplo: entro na A7 em riba d' ave, direcção Famalicão sempre a subir. No Bravo chego lá acima a 190, no Abarth a 210!!!!!
Quando comparo com o Bravo, é um termo de comparação que tenho (pois tambem tenho um Bravo t-jet)´, e sei que muitos users também o têm ou pelo menos conhecem as suas capacidades!
-
Quando comparo com o Bravo, é um termo de comparação que tenho (pois tambem tenho um Bravo t-jet)´, e sei que muitos users também o têm ou pelo menos conhecem as suas capacidades!
E por conhecermos o que o Bravo vale... esse Escorpião ainda mais nos espanta!
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
-
Eu para tirar conclusões tenho de testar.
Mete o Abarth no comboio e manda ao meu cuidado, depois de devidamente testado (quaisquer 20000Kms chegam) volto a reencaminhar o bicho. :d_roll:
(lol) (lol) (lol) :t_up:
:fiatistas:
-
Vou ao próximo encontro no Porto! Mas apenas de SS!
Sempre apareces?
Tens aqui o tópico de confirmação:
http://www.fiatistas.com/forum/index.php?s...ic=17456&st=120 (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?showtopic=17456&st=120)
-
Eu para tirar conclusões tenho de testar.
Mete o Abarth no comboio e manda ao meu cuidado, depois de devidamente testado (quaisquer 20000Kms chegam) volto a reencaminhar o bicho. :d_roll:
(lol) (lol) (lol) :t_up:
:fiatistas:
É uma hipótese...
Mas podes sempre vir ao encontro no Porto. O GtAbarth paga o leitão, e já levas o carro contigo! (lol) (lol) (lol) (lol) (lol) (lol) (lol) (lol) (lol) (lol)
-
Sempre apareces?
Vou ao encontro! Mas só levo o Abarth. O bravo fica para a próxima...
-
Mais uma...
Estou siderado :love:
Só hoje é que vi a tua nova máquina. Parabéns! :tasla:
:fiat:
-
Estou siderado :love:
Já somos dois! :love:
-
Que carro mais lindo! Sem dúvida, um futuro classico :love:
Esses bancos são simplesmente apetecíveis :buaaa:
-
Esses bancos são simplesmente apetecíveis :buaaa:
Podes crer, são mesmo fora de série :love:
-
Podes crer, são mesmo fora de série
Eu ia perguntar isso mesmo: são de série quer no de 155cv quer no EssEsse? Ou são "fora de serie" no de 155 cv? :d_grin:
-
Olhando agora estas fotos, sou obrigado a te dizer:
Parabéns!!
:love: :love: :love: :fiat:
-
Eu ia perguntar isso mesmo: são de série quer no de 155cv quer no EssEsse? Ou são "fora de serie" no de 155 cv? :d_grin:
Os bancos em pele são opção!
O kit essessse... é apenas exterior!
O carro é o mesmo de 155cv, mas adicionado o kit!
Já o tecto panorâmico é também opção!
:t_up:
-
Já estou a ver quais são os próximos posts do Mega:
-Pessoal hoje abafei com um Leon FR
-Hoje foi um Clio RS
-Desta vez foram vários Cooper S
-Hoje nem imaginam a AE... aquilo é que foi passar Vag's
Mega um concelho: mete um autocolante com o nº2 na traseira do Punto para as pessoas atrás de ti saberem em que posição vão (lol) (lol) (lol)
-
Eu metia o "3", com sentido duplo:
- Já te tiraram os "3";
- Agora o Abarth SS vai sempre em busca de mais um para devorar!
-
o meu é "ah e tal se calhar fui multado" :D
muito divertido o GP ABARTH SS :)
pessoalmente gostava que fosse um pouco mais comunicativo, mas tem alma, tem GARRA, o nosso coração acelera, é quase improprio para cardiacos, mecanicamente é o que se esperaria de um ABARTH, forte, bruto com uma cilindrada reduzida, muito bom! :)
-
muito bom!
O melhor! :yeah:
-
Espero é que não venha a multa, passaste pelo carro do radar, quase a arrancar-lhe a pintura... :deal:
-
Não há stress... ficou desfocada a foto devido à velociade e devido ao carro da BT abanar!
(lol) (lol) (lol) (lol) (lol) (lol) (lol) (lol)
-
ehehehe acho que não... o setup deles é sinalizarem os carros para os mandarem parar antes da saída para a A5... mas olha, seja o que deus quiser :)
quando me doerem as costas posso voltar? (lol) :D
-
ehehehe acho que não... o setup deles é sinalizarem os carros para os mandarem parar antes da saída para a A5... mas olha, seja o que deus quiser :)
quando me doerem as costas posso voltar? (lol) :D
Goza, goza...quando chegares à velhice logo vês.
-
;)
-
Os bancos em pele são opção!
O kit essessse... é apenas exterior!
O carro é o mesmo de 155cv, mas adicionado o kit!
Já o tecto panorâmico é também opção!
:t_up:
O carro é um Abarth GP de 155 cv! Só depois de adquirido é que se instala o kit esseesse! Nenhum vem com o kit de fábrica.
Os carros que a IMV tinha para entrega eram todos com estes extras. Porquê não sei, mas é uma opção deles...
-
São opções habituais da FIAT Portuguesa, os carros estarem super equipados.
Pela Europa é raro avistar os mesmos carros com esse equipamento todo.
Por exemplo, os Unos Turbo em Portugal tinham todos tecto de abrir.
-
Apanhei uma operação stop, daquelas em cortam a auto estrada e toda a gente tem que entrar na estação de serviço...
Mandaram-me logo parar, e o agente não acreditava que o carro estivesse original. Tive que lhe explicar que comprei o carro assim e que não mudifiquei nada no carro. Ao que ele me responde "mas agora já vendem carros assim...". Como só tenho a declaração de circulação, não tinha nenhum documento com as especificações do carro (sobretudo os pneus que lhe estavam a fazer uma confusão...).
Passado este stress, e com o policia meio convencido, lá me começou a fazer perguntas sobre o carro.
Para terminar, remata com esta frase:
"Por esse valor nunca compraria um carro assim..."
-
Já agora toda a documentação do carro é a de um Abarth GP 155 cv. O kit, é mesmo isso, um kit, e nunca vem mencionado em nenhum documento. Apenas a medida dos pneus. E isso causa alguma confusão a estes agentes...
-
Já estou a ver quais são os próximos posts do Mega:
-Pessoal hoje abafei com um Leon FR
O Leon Fr (200cv) foi abafado no segundo dia, ainda com o carro todo preso. Se fosse hoje nem respirava. :boxe:
Noto uma diferença grande! Está muito mais solto, e muito mais rápido.
-
Já estou a ver quais são os próximos posts do Mega:
-Pessoal hoje abafei com um Leon FR
-Hoje foi um Clio RS
-Desta vez foram vários Cooper S
-Hoje nem imaginam a AE... aquilo é que foi passar Vag's
Mega um concelho: mete um autocolante com o nº2 na traseira do Punto para as pessoas atrás de ti saberem em que posição vão (lol) (lol) (lol)
isso é para limpar o c* a meninos...
ele vai é dizer:
-Pessoal hoje abafei com um Nissan GTR
-Hoje foi um Porshe 911 turbo
-Desta vez foram vários Gallardo LP640
-Hoje nem imaginam a AE... aquilo é que foi passar :ferrari: 's
(lol)
Se da outra vez,o Mega já queria dar a corda a um Jaguar XF, com o Bravo :point:
desta vez, é que vai ser (lol)
Fora de Brincadeiras.
Mega, boa sorte com essa máquina, que eu próprio, estou ansioso por experimentar :uikabom:
jaz jus ao nome :abarth:
:palmas: :t_up:
-
GT Abarth, o café??? Para quando???
-
GT Abarth, o café??? Para quando???
Em breve Mega! Quando passar em Famalicão.
Entretanto não vens ao encontro? Vens né!
Ai já se toma contacto estático com a macchina :love:
Esses bancos são qualquer coisa!
-
Mega? Já formataste o PC ou correste anti-vírus?
Eu lá tive que passar 2 dias a formatar e instalar tudo!
-
O meu com######dor ainda está off! Desculpa a cena do virus. Pensava que estava resolvido e afinal ainda estava para lá o bicho.
Sábado lá estamos.
-
O meu com######dor ainda está off! Desculpa a cena do virus. Pensava que estava resolvido e afinal ainda estava para lá o bicho.
Sábado lá estamos.
Também te devem ter mandado o vírus a ti!
Eu pelos vistos andei a mandar a muita gente... :buaaa:
-
PARABENS o teu carro está qualquer coisa de espectacular!!! :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
e se é assim parado... imagino a andar!!!
tens que aparecer no Porto para se ver isso... muito bom!
:abarth:
-
PARABENS o teu carro está qualquer coisa de espectacular!!! :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
e se é assim parado... imagino a andar!!!
tens que aparecer no Porto para se ver isso... muito bom!
:abarth:
Não faltem :t_up:
-
Parabens ao Mega pela brilhantíssima máquina. Não estou a exagerar, brilhantíssima sim.
Eu ando para substituir o meu Punto HGT há mais de um ano. Esperei e desesperei pela chegada do motor 1.4 T-Jet. A minha preferência ia para um G.Punto com os 150/155 Cv. Primeiro veio o Bravo, experimentei 3 e adorei o motor (praticamente não tem lag), o equipamento e o carro no seu todo. Infelizmente na zona antiga de Lisboa onde moro não dá para ter carro do segmento C. Sítio para estacionar e principalmente para virar nas esquinas não há. É comum verem-se carros, principalmente táxis, a ter que manobrar para mudar de rua. Depois veio o MiTo, também experimentei 3 e não havia dúvida que era o melhor do segmento B. Mas quando chegou o Abarth SS...
Fiatistas, ponho aqui uma cópia dos meus comentários no site autohoje sobre o Abarth G.Punto SS.
“Caros comentadores
Posso dizer-vos que estou espantado com este artigo pois, talvez pela primeira vez, vejo uma avaliação isenta e correcta.
Escrevo este meu comentário após ter lido os 21 primeiros. Li coisas acertadas e asneiras, mas fico com a impressão que nenhum de vós experimentou o Abarth Grande Punto. Convido-os a irem até à Abarth em Alfragide ou em Faro porque vale a pena. Experimentam um excelente carro e ficam com argumentos reais para comentarem. Os detractores do Grupo Fiat vão ter muita dificuldade em engolir este Escorpião (não é, este sapo).
Como eu vos disse aquando dos comentários sobre o MiTo GTA, eu experimentei este esseesse do Escorpião. O motor é muito bom, faz tudo com tamanha facilidade que parece que vamos devagar quando já há muito que estaríamos apanhados pelo mais preguiçoso dos radares. Rapidez e elasticidade incrível para esta cilindrada, todos os modelos comparados no artigo têm mais centimetros cúbicos. O que me agradou ainda mais foi o comportamento, o pisar e o curvar. Comportamento brilhante, sem ser duro de pedra. Gostei da pele no tablier (opcional junto com os bancos), pelo requinte e talvez por ser raro. Os stickers e o tecto de abrir, como diz o artigo e bem, são também opcionais, bem como os espelhos vermelhos, pelo que o preço final é ao gosto do cliente.
Entrando agora nas partes subjectivas, digo-vos que prefiro o carro em branco e com jantes brancas como na foto, espelhos brancos e sem stickers. Não colocaria o letreiro esseesse na tampa da mala e retiraria, pelo menos, os escorpiões laterais. Prefiro os carros o mais discretos possivel (cordeiros) mas com prestações de lobos.
Parte menos positiva, a rede de assistência reduzida. À pergunta “se tiver uma avaria vulgar, por exemplo, no AirBag, sou atendido num normal agente Fiat?”, não me souberam responder e remeteram-me para o mail.
Quero acrescentar que o carro que experimentei foi precisamente o das fotos (75-GR-11) e que foi depois delas pois completei os 1600 KM. Esta viatura tem também o extra Blue&Me NAV”.
http://www.autohoje.com/index.php?option=com_content&task=view&id=75122&Itemid=80&mosmsg=Coment%E1rio+guardado+neste+item%21+Se+o+coment%E1rio+n%E3o+for+relativo+ao+t%F3pico+ele+ser%E1+eliminado.
Com a espera, a crise levou o dinheiro que havia para o carro novo e este agora tem de esperar. O que vale é que o Punto HGT continua aí para as curvas. Ainda não decidi qual o sucessor, se o Abarth pelas performances, se o Mito por ser mais discreto e ter mais equipamento, por exemplo o GPS. Já se pode encomendar o Blue&Me Map e em Itália já saiu o Radionav (GPS integrado na consola).
A foto foi tirada por mim e penso que a IMV não se importará de a pôr aqui.
Comentem este meu post com rigor e vigor.
-
Eu ia para o :abarth:
-
atenção que o abarth esseesse com e sem "sport" ligado é o dia para a noite!!!!
-
"Por esse valor nunca compraria um carro assim..."
Pois claro...
Comprava um A3 2.0TDI importado com 300000km mas só feitos ao fim de semana!
(lol) (lol) (lol) (lol) (lol) (lol) (lol) (lol)
-
Já agora toda a documentação do carro é a de um Abarth GP 155 cv. O kit, é mesmo isso, um kit, e nunca vem mencionado em nenhum documento. Apenas a medida dos pneus. E isso causa alguma confusão a estes agentes...
Boas, mas por isso mesmo tens de ter a homologação do kit e andar sempre com ele junto aos documentos do carro!
-
atenção que o abarth esseesse com e sem "sport" ligado é o dia para a noite!!!!
Como qualquer T-JET que tenha esse modo... :yes:
Diferenças com o modo ON:
- Mais 12% de binário (Na versão de 155cv passa de 206Nm às 2250rpm para 230Nm às 3000rpm)
- O acelarador by wire fica mais leve e reactivo (ao mínimo toque saímos disparados)
- A direcção fica mais pesada e directa (ao bom estilo Kart)
- O poder de acelaração e recuperação melhoram (Na versão de 155cv passa de 8.5s 0/100 para 8,2s 0/100)
- A velocidade máxima é atingida muito mais depressa
Isso são coisas que qualquer possuidor deste modo poderá confirmar! :palmas:
PS. O pseudo-problema do essesse é que devido ao facto de ter um Turbo Garrett em vez do IHI, faz com que este seja mais explosivo, mas mais perguiçoso a acordar... com o IHI nãos e sente praticamente o lag, mas no Garrett sente-se o ON/OFF.
PS2. Mas é como a giria, deixai-os ir que eu já os vou buscar! (lol) (lol) (lol)
-
olha que o escorpião em sport... o lag é quase nulo, tem o ON/OFF mas o lag é minusculo, sente-se o lag sem o sport... tenho de fazer um passeio maior qq dia se os santos ajudarem (lol) foi demasiada informação para absorver! demasiado divertimento para poder ser apreciado a fundo, tenho de propor ao LMV escrever um editorial sobre cada ss :P o GP e o 500 :D
-
Como qualquer T-JET que tenha esse modo... :yes:
Diferenças com o modo ON:
- Mais 12% de binário (Na versão de 155cv passa de 206Nm às 2250rpm para 230Nm às 3000rpm)
- O acelarador by wire fica mais leve e reactivo (ao mínimo toque saímos disparados)
- A direcção fica mais pesada e directa (ao bom estilo Kart)
- O poder de acelaração e recuperação melhoram (Na versão de 155cv passa de 8.5s 0/100 para 8,2s 0/100)
- A velocidade máxima é atingida muito mais depressa
Isso são coisas que qualquer possuidor deste modo poderá confirmar! :palmas:
PS. O pseudo-problema do essesse é que devido ao facto de ter um Turbo Garrett em vez do IHI, faz com que este seja mais explosivo, mas mais perguiçoso a acordar... com o IHI nãos e sente praticamente o lag, mas no Garrett sente-se o ON/OFF.
PS2. Mas é como a giria, deixai-os ir que eu já os vou buscar! (lol) (lol) (lol)
Nota se menos a diferença do modo sport do que no Bravo! Não há modificações de binário nem de potência, apenas se verificam diferenças no toque do acelerador e na direcção!
De qualquer forma, eu tambem experimentei o Abarth da foto, e continuo com a ideia que nesse nota se mais o lag do que no meu (pelo menos ainda é a sensação que tenho)!
-
Passados 1500km sinto o carro bastante diferente (como é normal). Muito mais explosivo, agora sim com um poder de aceleração muito superior. Em 2ª e 3ª continua a gastar borracha mesmo com o controlo de tracção ligado. A Baixas parece que perdeu peso. Sai melhor, com mais facilidade, mesmo em 5ª e 6ª.
Por exemplo:
Entrada numa via rápida em 6ª por volta dos 80 km/H. Vinha distraido e comecei a acelerar. Dei por mim a tentar meter 5ª, pois pelo poder de recuperação pensei que vinha em 4ª.
-
a sério?
Os 272Nm estão sempre presentes?
-
Dei por mim a tentar meter 5ª, pois pelo poder de recuperação pensei que vinha em 4ª.
eheh é normal acontecer...
eu já dei por mim várias vezes à procura da 7ª (lol) (lol) (lol) (lol) (lol)
Imagino nessa besta "branca"!
-
olha que o escorpião em sport... o lag é quase nulo, tem o ON/OFF mas o lag é minusculo, sente-se o lag sem o sport... tenho de fazer um passeio maior qq dia se os santos ajudarem (lol) foi demasiada informação para absorver! demasiado divertimento para poder ser apreciado a fundo, tenho de propor ao LMV escrever um editorial sobre cada ss :P o GP e o 500 :D
´Com a quantidade de pessoas que já derreteu esse carro, está garantida a robustez e fiabilidade da máquina. Já andou no autodromo o dia todo a ser derretido, e toda a gente que o vai experimentar não vai passaer certamente...
-
Aí está um bom carro para não se comprar de serviço.... (lol)
-
a sério?
Os 272Nm estão sempre presentes?
Logo que esteja próximo das 2500 rpm já sais muito rápido independentemente da mudanaça em que vais! Mais leve que o Bravo e mais binário!
Tenho curiosidade em meter o carro num banco de potência! Acho que os valores iam ser diferentes, sobretudo ao nivel do binário.
-
Pois deve ser fixe ver esse bicho em banco.
Mas... sabes os valores do SPORT OFF / ON?
Acho estranho o binário ser o mesmo... mas sabes melhor do que eu claro!
:t_up:
-
o carro é mt fixe!!! eu já o conduzi e a adrenalina sobe quando se carrega no acelarador!
alguem tem um 500 abarth? contem as sensações!
-
Mas... sabes os valores do SPORT OFF / ON?
Acho estranho o binário ser o mesmo... mas sabes melhor do que eu claro!
:t_up:
Não tenho certeza se os valores de binário modificam ou não! O que me disseram quando comprei o carro é que só havia modificações ao nivel da direcção e acelerador.
Claro que se nota diferença com Sport on, mas penso que é mesmo da sencibilidade do acelerador. Aliás fica dificil arrancar devagar em sport on, pela falta de sensibilidade do acelerador. Ou tens muito acelerador ou não tens nada!
Relativamente ao Abarth 155cv a reprogramação da CU é diferente por isso para já fica a duvida...
-
o carro é mt fixe!!! eu já o conduzi e a adrenalina sobe quando se carrega no acelarador!
alguem tem um 500 abarth? contem as sensações!
Ruca para ti o Abarth é demais!!!!!!!
Fica com o teu 500 qué a tua medida... (lol) (lol) (lol) (lol) (lol) (lol) (lol) :t_up:
-
Depois de 3000km ficam aqui algumas impressões:
Consegue-se curvar em estradas lentas de 2ª/3ª com as ajudas electronicas ligadas sem se notar um castramento d carro (no Bravo tem que ser asr desligado). O controlo de tracção em vez de castrar o carro, simula um pouco o funcionamento de um auto blocante.
Com mais á vontade no carro, fico sempre surprendido com a velocidade de passagem em curva.
Quando se anda a fundo em estradas rápidas é fantástica a serenidade (surprendente) com que tudo se passa. Numa estrada tipo IP4, a fundo é qualquer coisa engraçada e surprendentemente fácil (se fico no flash vai ser bonito), devido á boa capacidade de aceleração, travagem e comportamento em curva...
Os consumos desceram e a andar com calma já descem dos 8,5 litros.
Velocidade máxima atingida 260km/h (a descer).
Quanto a uns "picansos" ando com azar. Não tenho apanhado nada... Tambem acho que o ritmo que se anda quando abrimos um pouco não é para todos!
-
Não é fácil acompanhar o ritmo desse bólide... bem longe disso... salvo erro foi na autohoje que tinham um teste em que diziam q dos 80-120 era tão rapido como um 335i... :fiat: :fiat: :fiat:
-
Não é fácil acompanhar o ritmo desse bólide... bem longe disso... salvo erro foi na autohoje que tinham um teste em que diziam q dos 80-120 era tão rapido como um 335i... :fiat: :fiat: :fiat:
Foi exactamente ai!
Eu até fiquei parvo com eles a falar tão bem dele... isso só significa que o carro é mesmo uma máquina!
:abarth:
-
Sinceramente acho maior a diferença entre os dois no comportamento, do que nas performances.
O Abarth anda mais sem duvida, mas é no comportamento que não dá hipotese.
É mesmo impressionante a forma como se agarra ao asfalto. Consegue-se curvar com uma facilidade a alta velocidade que espanta mesmo.
Já fiz alguns trajectos que conheço bem e a diferença é realmente grande.
Concordo. Foi essa sensação com que fiquei nos test drive.
Adorei os 4 Bravo T-Jet que testei e se "coubesse" aqui na minha zona tinha encomendado um Sport em Março/Abril do ano passado. Apesar de maravilhoso tinha que vir de encomenda com 11 ou 12 extras, incluindo o connect e sem tecto de abrir.
O Abarth G. Punto SS deixou-me louco no curvar.
Também gosto do MiTo mas...
O modelo que melhor me serviria neste momento não há cá. Descobri-o no site do Brasil. Fiat G. Punto T-Jet 152 Cv com 5 portas.
Se voltar a ter emprego e se a crise amainar terei de decidir entre o MiTo e o Abarth G. Punto simples ou SS.
-
... salvo erro foi na autohoje que tinham um teste em que diziam q dos 80-120 era tão rapido como um 335i... :fiat: :fiat: :fiat:
Eu também li lá isso.
Eu fiz lá um comentário (que já reproduzi aqui) em que disse que era a 1ª vez que via lá um artigo correcto e honesto.
-
Tenho apanhado uns vags fumarolas todos repro, com escapes malucos que entre a nuvem de fumo e barulho que fazem nem dá bem para ver que modelo são, (quem mais?) pela frente, e ficam cheios de pica. Mas parece me sempre que são um pouco ignorantes, e que não conhecem um Abarth...
Ficam sempre surprendidos por levarem na pá de um Fiat Punto!!!!
No entanto digo que alguns deles andam bem! Pena o fumo e o trabalhar "desajeitado" que não disfarçam a proveniência diesel.
Alguns deles, não duvido que tivessem tanto ou mais potência que o Abarth SS, mas o rendimento que se tira dos carros é bem diferente. Ainda nenhum conseguiu dar grande réplica. Invariavelmente ficam para trás.
A diferença è grande. Facilmente se perdem no retrovisor :abarth:
-
Tenho apanhado uns vags fumarolas todos repro, com escapes malucos que entre a nuvem de fumo e barulho que fazem nem dá bem para ver que modelo são, (quem mais?) pela frente, e ficam cheios de pica. Mas parece me sempre que são um pouco ignorantes, e que não conhecem um Abarth...
Ficam sempre surprendidos por levarem na pá de um Fiat Punto!!!!
No entanto digo que alguns deles andam bem! Pena o fumo e o trabalhar "desajeitado" que não disfarçam a proveniência diesel.
Alguns deles, não duvido que tivessem tanto ou mais potência que o Abarth SS, mas o rendimento que se tira dos carros é bem diferente. Ainda nenhum conseguiu dar grande réplica. Invariavelmente ficam para trás.
A diferença è grande. Facilmente se perdem no retrovisor :abarth:
Gostei.
Continua a contar as novidades :abarth:
-
Filmaram-me hoje quando ia para o trabalho! Ok eu sei que já ia atrasado!!!! (lol) (lol) (lol) (lol) (lol) (lol) (lol) (lol) (lol) (lol)
http://www.youtube.com/watch?v=LCBx-6DOnDo (http://www.youtube.com/watch?v=LCBx-6DOnDo)
-
Continua a espalhar por essas estradas a supremacia transalpina do Abarth SS :t_up:
-
Esta filmagem foi no regresso para casa! Condução relaxada de final do dia...
http://www.youtube.com/watch?v=gSIA-0tfjjs (http://www.youtube.com/watch?v=gSIA-0tfjjs)
-
Esta filmagem foi no regresso para casa! Condução relaxada de final do dia...
http://www.youtube.com/watch?v=gSIA-0tfjjs (http://www.youtube.com/watch?v=gSIA-0tfjjs)
Agora falta cuspir foo como este Uno:
http://www.youtube.com/watch?v=6cR6DKtIhZ4&feature=related (http://www.youtube.com/watch?v=6cR6DKtIhZ4&feature=related)
-
Agora falta cuspir foo como este Uno:
http://www.youtube.com/watch?v=6cR6DKtIhZ4&feature=related (http://www.youtube.com/watch?v=6cR6DKtIhZ4&feature=related)
E já agora gritar como este 128:
http://www.youtube.com/watch?v=OL8rOGZbYjE (http://www.youtube.com/watch?v=OL8rOGZbYjE)
-
Punto Abarth escape G-Tech:
http://www.youtube.com/watch?v=N2VQ3hmNHG4 (http://www.youtube.com/watch?v=N2VQ3hmNHG4)
-
Punto Abarth escape G-Tech:
http://www.youtube.com/watch?v=N2VQ3hmNHG4 (http://www.youtube.com/watch?v=N2VQ3hmNHG4)
Punto Abarth escape Ragazzon:
http://www.youtube.com/watch?v=HoSNStu15CY&feature=related (http://www.youtube.com/watch?v=HoSNStu15CY&feature=related)
http://www.youtube.com/watch?v=E8QNqHhMH6c&feature=related (http://www.youtube.com/watch?v=E8QNqHhMH6c&feature=related)
-
Teste da AH
De qualquer forma, depois de se assimilar a afinação “carro de corrida” deste Grande Punto esseesse, a qual beneficia o controlo, a aderência e a rapidez de resposta às solicitações do volante em detrimento de uma postura 100% estável (o controlo estabilidade resolve essa parte), este Abarth revela-se uma arma temível naquele tipo de estradas em que o asfalto serpenteia sem parar e os pequenos troços de recta apenas permitem um curto disparo de aceleração instantânea – existem alguns bons exemplos destas estradas na antiga “zona saloia de Lisboa”.
Neste tipo de estrada, de “apontar e disparar”, este Punto é de uma eficácia fenomenal e permite ritmos que deixariam muitos veículos com o dobro da potência em dificuldades apenas para acompanhar, quanto mais superar. Mas essa é uma das características que faz a diferença entre (mais) um banal pequeno desportivo e um (novo) ícone.
A direcção é rápida e directa, embora isenta de qualquer informação útil para o condutor, o que somado à rigidez da suspensão permite ao esseesse mudar de direcção com enorme acutilância e facilidade, ao passo que a frente resiste à subviragem na inscrição de forma estóica.
O Grande Punto gosta de ser “pilotado” como um carro de corridas, não dando grande margem para invenções e fantasia. Os travões devem ser atacados com o máximo de decisão logo de início, para “matar” o máximo de velocidade ainda com as rodas direitas, sendo progressivamente aliviados até ao final da travagem, para que a inscrição seja feita em desaceleração total mas carregando doses maciças de velocidade – para evitar a entrada do ESP convém evitar movimentos bruscos do volante que destabilizem a traseira.
Assim, maximizamos a aderência lateral e a velocidade decresce ao ritmo ideal desde a entrada (super rápida) até ao ponto mais lento da curva, com a frente a morder de forma positiva e traseira leve a acompanhar. Daí em diante, já com a saída à vista, é altura de voltar ao acelerador e sentir a potência do motor a repor rapidamente a velocidade perdida – entre os 60 e os 140 km/h em 3ª e 4ª o Abarth Grande Punto esseesse possui uma capacidade de aceleração equiparável à de um BMW 135i com 306 cv!
Neste ritmo, a condução do Grande Punto é extremamente relaxada, com tudo a decorrer de forma compassada: basta que se acerte o golpe de volante inicial e o carro faz o resto, balanceado de forma exímia o aumento de aceleração lateral com a taxa de mudança de direcção pretendida.
De facto, na estrada certa, um bom pequeno desportivo é uma arma difícil de bater.
-
Relato do "V7" no fórum AH:
PERIGO - animal venenoso !!!!
Todos nós os casados, os comprometidos, os namorados, os solteiros, os gays, os que gostam de animais, etc. já tivemos uma súbita paixão à primeira vista, seja pela professora de fitness, pela vizinha do andar de cima, pela professora de Economia, a menina do café, etc.
Pois bem é disso que vou falar aqui. Ontem fui picado por um escorpião que me deixou completamente enamorado, ainda que isto não vá dar em casamento (não pode já sou casado ). Refiro-me ao fantástico GPunto Abarth Esseesse.
O melhor pequeno desportivo em que andei, é um carro absolutamente escaldante, comparavel a sexo puro e duro. Deixo aqui uma passagem que escrevi noutro tópico:
O essesse realmente corrompe qualquer intenção de fazer uma condução pacata.
Adorei o carro, provavelmente o melhor hatch em que cravei as unhas.
Totalmente virado para a condução um autêntico anti-stress e fácil, muito fácil de conduzir depressa.
Um excelente exemplo de que não é preciso ser rwd para se ter excelentes momentos ao volante, não é necessário fazer muitas rpms para se ter emoção, não é preciso ser honda para ser street racing, não é preciso ser Ibiza para bufar, enfim....
A experiência mais parecida com conduzir uma panela de pressão que já tive e simultâneamente a experiência de condução (e à pendura) mais parecida com um carro de rallies.
Numa das alturas em que ia como navegador, entre dois vómitos, esqueci-me de ditar as notas e o Sebastien JGTB quase que queria que o escorpião desse uma picadela a um street-racing num honda que veio de um cruzamento pela esquerda e nem parou.
Graaaande Abarth, até os pelinhos do cu batiam palmas
Esqueçam tudo o que já conduziram e ponham as mãos num carro destes
Opinião do Silverarrow (que não gostava de Italianos)
Eu se não tivesse andado no carro e viesse ler este tópico, talvez ficasse com a sensação que estavam a exagerar...
Mas tendo eu no dia a dia um CZT de 150cv que em algumas prestações se aproxima do esseesse, só posso dizer uma coisa....
NÃO TM NADA A VER!
O punto é superior em tudo, e então a curvar não dá hipóteses.
É que um carro para dar gozo e pica não é preciso andar só depressa, é um conjunto de pequenos pormenores que trazem essa alegria, e o Punto tem-nos!
Num hipotético arranque de um Punto e o CZT lado a lado, o CZT pouco iria perder, mas o condutor do CZT vai com um sorriso médio nos lábios e o condutor do punto vai com um sorriso rasgado de orelha a orelha!
Tenho de admitir que é um verdadeiro brinquedo!
Citando o Nightlord:
Ora bem...eu tinha ali um tópico preparado sobre esta história...mas, e porque realmente aconteceu assim quase de seguida, iria comparar com o incomparável e endeusado argolas do AHO S3...
Eu preferi o Essesse ontem do que o S3 a milhas -> era este o raça do titulo pahhh
É como o V7 disse...entranha-se como deve ser uma paixão...é algo que se sente, que é a 1ª vista -> neste caso à 1ª aceleradela
A frase que sempre me ocorreu e iria colocar aqui era:
"Carros não se medem pelos números". Vale a pena experimentar...sentir...isto para quem não os vê como meios de transporte
Opinião "JGTB":
Compreendo que para alguns seja dificil aceitar que um simples Punto dê muito mais emoção que carros mais caros, mas a verdade é que dá!
O prazer de condução não se mede em número, sejam tempos ou monetários.
Independentemente dos valores que o carro apresenta para as acelerações e recuperações, o que mais se destaca é a forma como tudo é transmitido.
Neste carro, sente-se que vamos depressa, que estamos a puxar, muito por culpa das informações que vêm do alcatrão e do escape.
Qualquer passageiro sente a mecânica do carro. Aquelas reduções...
É um carro que incita a desrespeitar os limites e a andar sempre ao ataque. É completamente viciante!
Quanto ao resto, tem um motor com um fôlego enorme e um chassis que permitem velocidades de passagem em curva inesperadas. Depois, é dotado de uma precisão assinalável.
Aquilo que queremos fazer, ele faz!
Fantástico!
Citando o "V7":
O mini que eu conduzi foi o Cooper S cabrio da 1ª serie com compressor (em vez de turbo) e 170 cv.
O mini também é um carro fantástico, mas este pareceu-me mais radical e mais parecido com um carro de rallies.
A direcção, provavelmente o ponto menos conseguido deste carro e excelente no mini é um ponto em que o mini ganha e isso tem consequências no controlo do carro.
No entanto este também é muito fácil de conduzir muito depressa, a cx é muito boa, rapidíssima, as 4 primeiras mudanças esgotam-se num ápice, já as 5ª e 6ª não impressionam tanto (mas eu convivo regularmente com um carro ligeiramente mais potente e com mais velocidade de ponta). A suspensão e pneus são soberbos e o motor, bem o motor é uma bestinha a mim até com rateres me brindou.
Em definitivo o carro não é normal !! Com ele a Fiat e a Abarth re-entrou no segmento dos hot-hatches sem bater à porta ........ arrebentou com a porta toda e impôs-se à força. Um CTR destes novos é um menino ao pé deste.
Meus amigos este carro deixa marcas e profundas, cuidado
Citando o "Esprit"
Eu sempre fui educado a ter muito respeito pela relojoaria italiana, e ontem foi mais uma prova disso.
Além disso, tivemos a oportunidade, de o "comparar" c um S3 q é tbem brilhante de outra maneira.
O SS é provavelmente um dos poucos carros disponiveis hje, que transmitem sensações, e n números.
Embora se fosse comprador, optasse pelo S3, fiquei extremamente impressionado pelo SS.
Digamos q numa analogia muito própria, o SS é aquela mulher pela qual deixavam a esposa, filhos, labrador, assaltavam o banco, faziam o desfalque na empresa e vendiam o carro só para estar c ela embora tivessem a profunda certeza q aquilo era deliciosamente errado , enquanto o S3 é uma senhora de corpo voluptuoso e aparência igualmente de babar mas que lê Satre e fala francês, e que sabemos q será uma relação fácil.
Já agora, acreditem q quando há muitas opiniões semelhantes devemos por a hipotese de q são verdadeiras.
O Cobra também é já um user, q têm um grande background de utilização de vários carros, como tal acho que para ele falar como fala do carro só pode ser fantabuloso..
-
Depois de 5000km e com um conhecimento do carro mais profundo, continuo encantado.
Os posts em cima definem realmente o que é o ss.
Um carro rápido, com um comportamento fantástico e que dá um prazer incrivel de conduzir (compara lo com um s3...)
Claro que existem carros mais rápidos, com melhor comportamento e que dão ainda mais prazer de conduzir, mas quanto teremos de pagar por eles???
Dentro do mesmo segmento não tem concorrência. Esta começa no segmento acima. Mesmo assim, para quem gosta de conduzir, para quem gosta de andar depressa e não se importa de ter um carro "desconfortavel", tem aqui um carro que consegue ser mais rápido do que um Golf gti, um Leon Fr ou um CTR. Acreditem que apenas em auto estrada, em velocidade de ponta, é que o ss não acompanha estes carros (+/- 230 km/h em plano, sem cones de ar , nem ninguem pela frente, embora a partir dos 200 km/h demonstre alguma quebra por ser um 1.4 e não ter uma aerodinamica melhor). Em qualquer percurso que não se atinjam velocidades máximas (+ de 200km/h) o ss é mais rápido. E quanto mais curvas tiver o percurso, maior será a vantagem do ss. E tudo isto com um carro que é facil de conduzir! Que desafia sempre o limite de quem o conduz, porque o limite da máquina fica sempre um pouco mais á frente.
Penso que este chassi, esta suspensão e estes travões podiam ainda com mais potência (não ficavam nada mal uns cavalitos a mais, a maquina conseguia digeri-los)
Quem experimentou o carro no autodromo (na IMV o espaço era reduzido para demonstrar o real valor) percebeu certamente que isto não é um exagero. È pura realidade. A realidade Abarth!!!! :abarth:
-
Há algum tempo atras, discutimos aqui qual seria o mais rápido:
Abarth Grande Punto ss ou Abarth 500 ss????
Na altura ainda não conhecia o Abarth 500, e por isso disse que em percursos lentos o 500 deveria ser mais rápido. Desculpem o engano. Punto é sempre mais rápido independentemente do percurso.
É nitidamente mais carro que o 500.
O chassi é muito superior e penso que casa melhor com o Kit ss do que o 500. E a electronica do Punto parece me muito mais evoluida que a do 500. Enquanto no 500 esta castra o carro, no Punto é uma ajuda interessante para o carro ser mais rápido, ser mais eficaz, mais divertido...
Aquilo que foi feito na IMV, não seria possível com o 500!!
-
Outra questão que deixo aqui. é porque não se vendem os Abarth com kit ss????
Pelo preço?
Será que existe melhor na concorrência?
Os carros são feios?
Não valem o que custam?
Espero sinceramente que estas acçoes que a IMV e a Fiat Portugal desenvolveram (na IMV e no autodromo) resultem e possam dar mais destaque a estes modelos fantásticos!!!
Ái se estes carros fossem VAG...
-
o que foi feito na imv foi SEM as assistencias, foram desligadas propositadamente
-
Outra questão que deixo aqui. é porque não se vendem os Abarth com kit ss????
Isso sempre me fez confusão. Uma pessoa compra um carro novo que já vem todo mexido. Porque não haver logo a versão SS de fábrica? Devia ser mais barata e de certeza mais fiável. Doze horas para desmontar o carro original e montar o kit... Do meu ponto de vista de cliente, prefiriria até pagar mais mas o carro vir prontinho de Itália. Os kits só para quem quisesse alterar o carro posteriormente.
:abarth: :abarth: :abarth:
-
Eu queria mesmo dizer. é que se vendem pouquissimos Abarth SS em Portugal. Abarth sem o kit ainda se vendem alguns (ainda assim muito poucos); mas kits ss quantos venderam????
Sobram te os dedos de uma mão para conta-los...
-
Eu queria mesmo dizer. é que se vendem pouquissimos Abarth SS em Portugal. Abarth sem o kit ainda se vendem alguns (ainda assim muito poucos); mas kits ss quantos venderam????
Sobram te os dedos de uma mão para conta-los...
Acabei por perceber isso, no entanto comenta o que escrevi.
-
Abarth sem o kit ainda se vendem alguns (ainda assim muito poucos); mas kits ss quantos venderam????
Sobram te os dedos de uma mão para conta-los...
Que informações tens sobre as vendas de carros com e sem kit SS?
-
Confesso que para mim e para quase todas as pessoas, a possibilidade de terem um Abarth e depois o mesmo não levar o Kit SS, resultaria sempre como uma tremenda desilusão; e um gosto de saber a pouco para o resto da vida.
O Abarth com 150 ou 155cv (com gasolina 98) não se destacará dos seus antecessores Uno Turbo e Punto GT, com cerca de 105-120-115-135-130cv; uma vez que eram mais leves.
Muito mais leve no caso do Uno 1300 Turbo com apenas 845 Kg e com um motor a fazer 8000rpm.
O Kit SS permitirá claramente dar um passo mais além em potência e em "Handling" permitirá fazê-lo abrir claramente; pois consegue apresentar um Set-Up que a malta andou mais de 20 anos a alterar nos modelos para melhorar o seu handling.
Das preparações que conheço, mantendo o 1301 ou 1372 dos Unos/Puntos só me parece que poderão bater o SS num arranque 0-100 ou 0-400m ou 0-1000m.
Calculo que para tal devem bastar 150cv no Uno e 165/170 no Punto MK1...
Depois no resto não dá.
O SS apanhando curvas ganhará vantagem, mesmo que os Unos ou Puntos tenham suspensões do melhor.
Os 150cv no Uno e 170 no Punto MK1 só são possíveis de conseguir de forma viável.... acima disso não considero utilizável.
Só avaçando para a montagem de motores 2000 Turbo da FIAT ou LANCIA, com 200 a 220cv de origem nesses carros.
Mesmo assim duvido que os carros fiquem com eficácia para bater o SS em tempos.
Claro que resta trabalhar os 2000 Turbo, que podem conseguir cerca de 300cv.
Então ai sim... mas desconfio que aqui a conta €€€€€ já vá escandalosa; e possivelmente com o estigma de circular com um automóvel fora da lei.
Tal como quando o Civic Type-R apareceu, o SS é de momento a máquina mais próxima da competição que se pode comprar; e acredito que será o carro a abater nos próximos anos.
Considero o carro a referência do mercado por agora.
Claro que o Golf GTi em 1976 com 110cv foi referência por muitos anos, apesar de por exemplo a FIAT o bater claramente em prestações e mesmo em tempos num circuito ou Serra, com os Ritmo 2000 Abarth (125 e depois 130)... mas o Golf continuou referência por ser o 1º e por ser muito equilibrado.
Os Ritmo tinham 2 desvantagens claras derivadas de serem carburados e não de injecção como o Golf: consumos e desafinação.
-
Isso sempre me fez confusão. Uma pessoa compra um carro novo que já vem todo mexido. Porque não haver logo a versão SS de fábrica? Devia ser mais barata e de certeza mais fiável. Doze horas para desmontar o carro original e montar o kit... Do meu ponto de vista de cliente, prefiriria até pagar mais mas o carro vir prontinho de Itália. Os kits só para quem quisesse alterar o carro posteriormente.
:abarth: :abarth: :abarth:
Tens alguma razão no que dizes! Seria mais comercial, o Abarth vir de fábrica com o kit ss. Até aqui tudo bem, se bem que vai ser lançada uma série especial, ss de fábrica com uma cor especial (cinza, acho eu). Se conseguires apanhar um...
Mas a Abarth é especial, e não é só pelas performancaes do carro. É por toda a envolvência, por todo o historial, por ser algo realmente mitico. Um Abarth tem que ser referência, tem que ser especial, e o de 155 cv não é um carro tão especial assim.
Eu acho que sente isto quando se conduz o carro. É diferente, e é bom...
O kit vem numa caixa exactamente igual ás de antigamente. De madeira com aspecto tosco, que o cliente pode levar para casa. Atenção que a Abarth sempre foi um preparador, e é esse o sentido da coisa.
Agora quanto á fiabilidade, acho que o carro fica mais resistênte que o normal de 155 cv. Porquê?
1- Melhores e mais resistêntes os travões;
2- Melhor suspensão;
3- Injectores maiores e turbo maior (mais facilidade de potência sem sacrificar o bloco)
4- Consegues andar rápido no dia a dia sem "puxar" pelo carro.
5- As experiências com o Abarth da IMV e o da Fiat Portugal dizem que o carro é resistente.
A questão do kit é a imagem da Abarth. Não é um construtor, é um preparador... E muito bem souberam prepetuar esta imagem!!!
-
Tens alguma razão no que dizes! Seria mais comercial, o Abarth vir de fábrica com o kit ss. Até aqui tudo bem, se bem que vai ser lançada uma série especial, ss de fábrica com uma cor especial (cinza, acho eu). Se conseguires apanhar um...
Mas a Abarth é especial, e não é só pelas performancaes do carro. É por toda a envolvência, por todo o historial, por ser algo realmente mitico. Um Abarth tem que ser referência, tem que ser especial, e o de 155 cv não é um carro tão especial assim.
Eu acho que sente isto quando se conduz o carro. É diferente, e é bom...
O kit vem numa caixa exactamente igual ás de antigamente. De madeira com aspecto tosco, que o cliente pode levar para casa. Atenção que a Abarth sempre foi um preparador, e é esse o sentido da coisa.
Agora quanto á fiabilidade, acho que o carro fica mais resistênte que o normal de 155 cv. Porquê?
1- Melhores e mais resistêntes os travões;
2- Melhor suspensão;
3- Injectores maiores e turbo maior (mais facilidade de potência sem sacrificar o bloco)
4- Consegues andar rápido no dia a dia sem "puxar" pelo carro.
5- As experiências com o Abarth da IMV e o da Fiat Portugal dizem que o carro é resistente.
A questão do kit é a imagem da Abarth. Não é um construtor, é um preparador... E muito bem souberam prepetuar esta imagem!!!
Concordo plenamente! :t_up:
A maior parte da malta não concordava, no tempo em que eu tive Unos Turbo, que o Uno Turbo era muito mais resistente do que os Unos normais.
Exemplo: travões e amortecedores duram o dobro à vontade.
(comprovado por mim em vários Unos de diversas potencias)
-
Que informações tens sobre as vendas de carros com e sem kit SS?
Um cliente Abarth tambem se sente especial. No tratamento e no relacionamento fantástico que foi sendo desenvolvido desde a primeira abordagem que fiz pelo telefone ao Sr Pedro Caleça da IMV. Continuo a falar regularmente com ele, e alguma informação que me vai sendo transmitida, nomeadamente como se tem vendido os Abarth.
O meu sei que foi o primeiro, se não contarmos com o da IMV e da Fiat Portugal.
Na altura, quando comprei o meu, os de 155 cv tinham-se vendido alguns mas muito poucos (não avanço um número porque posso não acertar em cheio).
500, tinham-se vendido mais, mas sempre números residuais.
Penso que na altura tinham vendido um 500 ss (não tenho a certeza).
Mas estamos sempre a falar de números residuais. De poucas unidades... Uma dezena de carros entre 500 e Grande Punto?????? Algo mais?????
Mas kits ss, acho que nada ou quase nada. No entanto as pessoas não descartaram a hipótese de postriormente adquirirem o kit. A ver vamos.
-
Sabes que estamos em Portugal.
Toda a gente acha que o carro é tuning, é de acelera de street racer etc etc. Nunca tive um carro tuning nem nunca me passou pela cabeça ser street racer. Gosto de conduzir e de andar de pressa.
Sabes que acho que muita gente adora o carro, mas na hora opta por algo mais consensual, tipo Scirocco, A3 (nem que seja o 1.9 tdi), ou outra coisa menos desportiva.
Falta alguma coragem para que se possam ver mais alguns. E pelo preço há muito tuga que não pensa duas vezes em comprar um vag fumarolas, ou serie 1 por exemplo. Ou um familiar porque é maior mas nunca se usa o espaço...
Mas depois ficam sempre a sonhar com um Abarth ss...
Um carro é algo com que vivemos todos os dias durante algum tempo (2, 3, 4 anos...) e por isso eu acho que tem quer ser algo com que nos identificamos com que nos sentimos bem.
E os meus dias de manha quando chego á garagem são sempre com um sorriso!!!!! :abarth:
-
muita gente adora o carro, mas na hora opta por algo mais consensual, tipo Scirocco, A3 (nem que seja o 1.9 tdi), ou outra coisa menos desportiva.
Falta alguma coragem para que se possam ver mais alguns. E pelo preço há muito tuga que não pensa duas vezes em comprar um vag fumarolas, ou serie 1 por exemplo. Ou um familiar porque é maior mas nunca se usa o espaço...
Mas depois ficam sempre a sonhar com um Abarth ss...
Ainda bem :t_up:
Sempre senti um pouco dessa sensação com os Unos e Puntos Turbo.
A diferença é que é muito difícil de apanhares rivais (em 2009);
e eu lá encontrava um 5 turbo, 205 GTi, Clio 16v, Saxos.
-
E os meus dias de manha quando chego á garagem são sempre com um sorriso!!!!! :abarth:
Só um fanático VAG é que não sorriría na tua garagem.
:red: para quem não sorrir na tua garagem :red:
-
Um cliente Abarth tambem se sente especial. No tratamento e no relacionamento fantástico que foi sendo desenvolvido desde a primeira abordagem que fiz pelo telefone ao Sr Pedro Caleça da IMV. Continuo a falar regularmente com ele, e alguma informação que me vai sendo transmitida, nomeadamente como se tem vendido os Abarth.
O meu sei que foi o primeiro, se não contarmos com o da IMV e da Fiat Portugal.
Na altura, quando comprei o meu, os de 155 cv tinham-se vendido alguns mas muito poucos (não avanço um número porque posso não acertar em cheio).
500, tinham-se vendido mais, mas sempre números residuais.
Penso que na altura tinham vendido um 500 ss (não tenho a certeza).
Mas estamos sempre a falar de números residuais. De poucas unidades... Uma dezena de carros entre 500 e Grande Punto?????? Algo mais?????
Mas kits ss, acho que nada ou quase nada. No entanto as pessoas não descartaram a hipótese de postriormente adquirirem o kit. A ver vamos.
julgo que GPunto's já se venderam uns 30... mas do que vi na oficina, acho que os 500 Abarth's vendem-se bem melhor que os Puntos (estavam mesmo muitos lá dentro).
pelo que me deu a parecer, no geral os possuidores dos Abarth's são pessoas já com uma idade mais avançada, nade de "putos" (o vendedor até comentou que provavelmente eu seria das pessoas mais novas a comprar um), o que é sempre curioso ;)
só tenho pena é que o carro esteja a demorar tanto tempo a vir para as minhas mãos (julgo que já está cá em Portugal), mas pronto... :(
ja agora, alguém sabe se existem algumas restrições para meter o kit Essesse para além daquela do carro não passar dos 20mil km's ou 1 ano? Existe alguma restrição a nivel de rpm's, etc?
-
De onde és Chimino?
-
Um carro é algo com que vivemos todos os dias durante algum tempo (2, 3, 4 anos...) e por isso eu acho que tem quer ser algo com que nos identificamos com que nos sentimos bem.
Exactamente.
Um exempo de há uns anos atrás: Eu nunca poderia comprar um Saxo Cup, apesar das suas qualidades dinâmicas, porque cada vez que entrasse nele detestaria aquele interior horroroso e com materiais de terceira.
Quanto ao Abarth, teria que ser o SS. A série especial cinzento não deve chegar ao comum dos mortais. Teria que ser branco, com espelhos brancos, sem stickers, sem legenda esseesse na mala e sem escorpiões laterais. Se fôr possivel, talvez até trocasse os emblemas Abarth por Fiat. Tudo para ser o mais discreto possivel. Quero passar despercebido, mas quando carregar no acelerador e quando curvar, ter o tal sorriso de que falas.
PS: tenho preferência pelas jantes brancas, mas ainda tenho que ver quais são as mais discretas.
:abarth:
-
De onde és Chimino?
lisboa...
já te conheço de outras bandas - AH (sou o revmachine) ;)
-
lisboa...
já te conheço de outras bandas - AH (sou o revmachine) ;)
Desse "antro" de inteligentes manhosos anti Itália, (lol)
-
PS: tenho preferência pelas jantes brancas, mas ainda tenho que ver quais são as mais discretas.
:abarth:
as jantes brancas dão muito nas vistas...o carro em branco + jantes em branco fica a parecer um carro de rally, mas fica :love: :love: :love:
as em atrancite ficam engraçadas à mesma, mas uma pessoa fica sempre com aquele pensamento: "Devia ter ido para as brancas..."
-
Teria que ser branco, com espelhos brancos, sem stickers, sem legenda esseesse na mala e sem escorpiões laterais. Se fôr possivel, talvez até trocasse os emblemas Abarth por Fiat.
Isso também não.
O carro é Abarth, logo deves deixar o emblema Abarth.
-
Desse "antro" de inteligentes manhosos anti Itália, (lol)
por acaso por lá até têm falado muito bem (se calhar até demais - criando mitos) do Gpunto Essesse. :P
e sobre aquela minha pergunta, alguém sabe a resposta? Restrições para meter o kit Essesse é só aquela de meter até 1 ano ou 20mil km's depois da aquisição do carro, certo? (se bem que a meter, será daqui a poucos meses - não vou meter o kit quando começar a chuva :red: )
-
tenho preferência pelas jantes brancas, mas ainda tenho que ver quais são as mais discretas.
O carro existe em 3 cores:
- Branco
- Preto
- Vermelho
As Jantes Brancas casam melhor no Preto e no Branco.
As Jantes Antracite no Branco.
Quanto ao carro, em Preto pode parecer muito bonito, mas para mim perde um pormenor importante que lhe dá arcaboiço visual faz parecer mais largo, os plásticos nas cavas das rodas, como o 1º Uno Turbo.
Sendo Preto desaparece esse contraste e depois o carro é Preto Brilhante e os plásticos não.
Eu era Branco com Jantes Antracite.
-
branco com jantes brancas decalques e logotipos, kit SS :) espelhos vermelhos! :)
-
Isso também não.
O carro é Abarth, logo deves deixar o emblema Abarth.
Mas percebes a ideia de ser discreto?
É uma das características que eu gosto no HGT, passa por um Punto normal, inclusivé a um dos nossos colegas, do Multipla azul. Em novo cheguei a pensar tirar a legenda da mala, com um ano houve quem a quisesse tirar mas felizmente eu estava por perto e cavaram. Durante 19 meses fui todos os quinze dias à Galiza namorar e por lá o carro era alvo de atenção por não ser comum. Nas gasolineiras chegaram a perguntar-me se era a gasóleo. Isto era um Puntozinho, e eu não gostava nada da situação, agora imagina como seria com um brutal Abarth SS?
:abarth:
-
Bude, experimenta configurar um Abarth Punto no site da Abarth.
Muita coisa que vês no carro é extra, acessório.
Sem "nada" fica discreto como pretendes, mas não deixa de ser um :abarth: acredita.
De facto é um carro especial :t_up:
-
E quando se pensava que o Abarth SS era para já a cereja no topo do bolo...
ainda há mais uma surpresa; a tal surpresa nessa cor cizenta específica,
o :abarth: Super Sport :t_up:
-
por acaso por lá até têm falado muito bem (se calhar até demais - criando mitos) do Gpunto Essesse. :P
e sobre aquela minha pergunta, alguém sabe a resposta? Restrições para meter o kit Essesse é só aquela de meter até 1 ano ou 20mil km's depois da aquisição do carro, certo? (se bem que a meter, será daqui a poucos meses - não vou meter o kit quando começar a chuva :red: )
A unica restricção ao que sei é mesmo essa dos 20 mil km ou um ano.
Mas se fosse a ti, e se pensas instalar o kit ss no teu carro, fazia-o já em novo. É que depois de usado vais perder a retoma das tuas peças. E a brincar sempre são 1500 euros. :t_up:
Já agora quando chega o teu carro? Pelo que percebi é branco certo?
Para mim Abarth é branco no GP e branco ou cinza claro no 500!!! Mas tudo isto são gostos e são pessoais!
-
julgo que GPunto's já se venderam uns 30... mas do que vi na oficina, acho que os 500 Abarth's vendem-se bem melhor que os Puntos (estavam mesmo muitos lá dentro).
Acho que estás a ser um pouco optimista demais! Não creio que se tenham vendido 30 Grande Punto.
Mas concordo que se tenham vendido mais 500 que Grande Punto!!
-
Boas pessoal.
Desculpem discordar mas... Abarth Grande Punto essesse, se eu pudesse comprar já estava escolhido.
Estava para entrega na IMV no dia do evento lá atrás das oficinas ainda sem matrícula.
Todo preto, com as jantes antracite, e apenas com os logos Abarth, e os logos laterais... sem stickers.
Só posso dizer uma coisa, discreto mas lindo, brutal mesmo!
Os users Yellow_sport, di nunes, bolasmm também o viram, perguntem o que acharam!
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
-
A unica restricção ao que sei é mesmo essa dos 20 mil km ou um ano.
Mas se fosse a ti, e se pensas instalar o kit ss no teu carro, fazia-o já em novo. É que depois de usado vais perder a retoma das tuas peças. E a brincar sempre são 1500 euros. :t_up:
Já agora quando chega o teu carro? Pelo que percebi é branco certo?
Para mim Abarth é branco no GP e branco ou cinza claro no 500!!! Mas tudo isto são gostos e são pessoais!
até tinha metido já o kit se soubesse dessa da retoma confesso, vou ver se me informo (visto que ainda vou a tempo de motar o kit), porque o vendedor não me falou em retomas.
ele supostamente ja está cá, mas está a demorar um bocado a entrega... :(
sim, é branco :D
-
mega, afinal essa info não está correcta, não há desconto de 1500€ de retoma... (quanto muito fazem um desconto de 500€)
-
não percebo qual é o problema de os carros virem abarth e terem de levar um upgrade para SS...
-
Eu não sei se a FIAT aceita retoma pelas peças e componentes que são substituídos quando se monta o Kit SS; mas penso que pelo menos o conjunto de 4 jantes/pneus 17 de origem "facilmente" se vendem por 1000€.
-
não percebo qual é o problema de os carros virem abarth e terem de levar um upgrade para SS...
Quanto menos se mexer num carro novo, melhor. Porque não encomendar o carro logo com as características SS, e mais barato? Porque tenho de ficar com um monte de peças que não servem mais?
Não venham com a história de preparador e com as caixas de madeira. Para actualizações muito bem, mas para carro novo não gosto. Se a marca vende G.Punto, porque não pode vender G.Punto SS?
G.Punto Abarth SS :palmas:
-
Boas, a minha humilde opinião de quem não percebe nada do assunto é a seguinte:
Juntam o útil ao agradável.
O aspecto útil da coisa é que assim têm apenas um motor para montar na fábrica, e assim poupam em custo de montagem do veículo, pois não têm que diferenciar linhas de montagem.
O aspecto agradável é o marketing inerente ao facto de assim se conotarem como preparadores, pois pegam no Abarth de série e transformam-o numa besta.
Se eu estivesse comprador, queria que viesse logo com o kit instalado, mesmo que fosse cá em Portugal na oficina.
Quando lhe pusesse as unhas, só queria voltar a ir à oficina aos 20000km para mudar o oleo.
:d_evil:
-
Quanto menos se mexer num carro novo, melhor. Porque não encomendar o carro logo com as características SS, e mais barato? Porque tenho de ficar com um monte de peças que não servem mais?
Não venham com a história de preparador e com as caixas de madeira. Para actualizações muito bem, mas para carro novo não gosto. Se a marca vende G.Punto, porque não pode vender G.Punto SS?
G.Punto Abarth SS :palmas:
acho que faz sentido o que eles fazem...aliás, do que ouvi, apenas praí 2 pessoas mandaram vir com o kit Essesse de "origem" (visto que é montado cá a mesma).
o problema é mesmo ficares com peças a mais na garagem... btw, no acp ainda nem tinham lá a marca Abarth...fui lá tratar do seguro, e foi o 1º abarth a ser inserido no sistema pelos vistos (lol)
Bluecat, na realidade tinhas que ir mudar o óleo aos 10mil km's... o óleo é mudado de 10 em 10mil, e a revisão é de 20 em 20mil. ;) (ja acontecia o mesmo no meu Type R, aos 10mil mudar óleo)
-
Chimino: queremos é conhecer o teu :abarth: !
Trata de aparecer ou começa a botar fotos :yes:
-
mega, afinal essa info não está correcta, não há desconto de 1500€ de retoma... (quanto muito fazem um desconto de 500€)
Não é desconto! È apenas retoma das peças que são substituidas, como pneus, jantes, turbo etc etc...
A mim fizeram-me, mas não sei se mantêm ou não essa politica na venda dos kits, porque era uma ajuda interessante. Mas não sei...
-
De qualquer forma com as peças que são trocadas no carro, mesmo mal vendidas fazes sempre mais do que 1500 euros. Acredita, mete já o kit...
-
Depois com as peças usadas não te pagam nada por elas. Vais mesmo ter que as meter na garagem a efeitar a parede. Tambem fica giro (lol)
-
Todo preto, com as jantes antracite, e apenas com os logos Abarth, e os logos laterais... sem stickers.
Não fica um pouco "pesado" o carro preto??? Com os vidros escuros e jantes escuras???
Ainda não vi nenhum ao vivo, mas já vi na net e pareceu me que ficava um pouco escuro de mais. Se calhar ao vivo fica diferente :t_up: :t_up:
Mas para preto já tenho o Bravo!!!! Granda Bravo!!!!
-
Bude! Quanto á montagem do kit, acredita que quando andares no carro não notas que não é de fábrica. E sempre ficas com um carro artesanal, tipo Aston Martin em que uma parte é montada á mão :point:
O Abarth é o meu carro de todos os dias e faço diariamente algumas estradas com o piso degradado, na queima e o carro tem uma boa montagem. Os barulhos não aumentam pela montagem do Kit. Agora é um carro duro, que chega a ser desconfortavel. Mas vale a pena, acredita.
-
Bluecat, na realidade tinhas que ir mudar o óleo aos 10mil km's... o óleo é mudado de 10 em 10mil, e a revisão é de 20 em 20mil. ;) (ja acontecia o mesmo no meu Type R, aos 10mil mudar óleo)
E esse óleo é pago ao preço de ouro, pois é especialmente concebido pela Selénia para a Abarth.
Eu no meu Bravo, coloquei o novo oléo Selénia Pure Energy, especialmente concebido para motores T-JET e paguei 70€ por 4L.
As velas também são um rombo, velas de platina, também desenvolvidas para motores T-JET (os Abarth devem ser iguais) 60€ pelas 4.
No caso dos Fiat/Lancia/Alfa Romeo com o motor T-JET as revisões são de 30000km em 30000km
-
Bude! Quanto á montagem do kit, acredita que quando andares no carro não notas que não é de fábrica. E sempre ficas com um carro artesanal, tipo Aston Martin em que uma parte é montada á mão :point:
O Abarth é o meu carro de todos os dias e faço diariamente algumas estradas com o piso degradado, na queima e o carro tem uma boa montagem. Os barulhos não aumentam pela montagem do Kit. Agora é um carro duro, que chega a ser desconfortavel. Mas vale a pena, acredita.
Mega já agora, eu tb vou usar o carro no dia-a-dia (ir para a universidade, e para aqui e para ali), e com os buracos e coisa e tal, como se tem portado o teu Abarth?
muitos ruidos parasitas? e a nivel de fiabilidade, bueno?
-
Não fica um pouco "pesado" o carro preto??? Com os vidros escuros e jantes escuras???
Ainda não vi nenhum ao vivo, mas já vi na net e pareceu me que ficava um pouco escuro de mais. Se calhar ao vivo fica diferente :t_up: :t_up:
Mas para preto já tenho o Bravo!!!! Granda Bravo!!!!
Também pensava nisso... mas depois de o ver... uau!
Até as ópticas escuras ficam simplesmente bestiais no conjunto!
Mas era carro para estar quase todos os dias no duche! (lol) (lol) (lol)
-
Mega já agora, eu tb vou usar o carro no dia-a-dia (ir para a universidade, e para aqui e para ali), e com os buracos e coisa e tal, como se tem portado o teu Abarth?
muitos ruidos parasitas? e a nivel de fiabilidade, bueno?
O meu tem neste momento 5500km e ainda não tive nada. Zero problemas! È só meter gasolina e andar.
A qualidade dos materiais é boa e a montagem tambem, e não proporciona ruidos parasitas. Do interior, não tenho barulhos nenhuns. Os únicos ruidos que se ouvem são da suspensão. Um género de chiar, que tem a ver com as borrachas de protecção dos amortecedores quando funcionam (aquecem) um bocadinho mais. Não é defeito, é feitio. Mas só acontece no ss, pois provem das novas molas.
O carro parece me bastante robusto e dá uma sensação de fiabilidade grande. Mas só com os km é que vamos ver como é...
Nunca tive Fiat, e neste momento tenho dois que ainda não foram á oficina. Bravo tjet 19000km e Abarth ss 5500km. Que mais te posso dizer?
-
O meu tem neste momento 5500km e ainda não tive nada. Zero problemas! È só meter gasolina e andar.
A qualidade dos materiais é boa e a montagem tambem, e não proporciona ruidos parasitas. Do interior, não tenho barulhos nenhuns. Os únicos ruidos que se ouvem são da suspensão. Um género de chiar, que tem a ver com as borrachas de protecção dos amortecedores quando funcionam (aquecem) um bocadinho mais. Não é defeito, é feitio. Mas só acontece no ss, pois provem das novas molas.
O carro parece me bastante robusto e dá uma sensação de fiabilidade grande. Mas só com os km é que vamos ver como é...
Nunca tive Fiat, e neste momento tenho dois que ainda não foram á oficina. Bravo tjet 19000km e Abarth ss 5500km. Que mais te posso dizer?
thkx pelo testemunho ;) (a mim tb me tem parecido um carro robusto e mesmo em cidade não tenho notado muito a dureza da suspensão, mas se calhar em parte porque os bancos são bons, e como tb vinha bem habituado - carros com suspensões duras, não noto tanto).
já tenho o meu e de facto estou muito satisfeito. estou a adorar (embora a restrição das 3mil rpm's na rodagem estejam a castrar um bocado), mas já me dá prazer apenas estar a conduzi-lo. Parece que o carro é perfeito para mim, faz tudo o que eu quero e que gostaria que o carro fizesse. Ainda não lhe encontrei um único defeito.
só lhe faltam mesmo é o kit (e jantes brancas), acho que vou é meter no final da rodagem 1000km's, porque afinal de contas, hoje fiz 150km's e já estou completamente habituado ao carro (foi rápido :love: ).
já agora, uma pergunta...sabes como se activa o sensor de luz? (que posição é no manipulo das luzes, ou onde é)?
-
Nunca tive Fiat, e neste momento tenho dois que ainda não foram á oficina. Bravo tjet 19000km e Abarth ss 5500km. Que mais te posso dizer?
Que finalmente apostaste nos cavalos certos :yes:
Dificilmente voltarás a comprar um carro que não seja Italiano... isto é uma "doença" :t_up:
-
já agora, uma pergunta...sabes como se activa o sensor de luz? (que posição é no manipulo das luzes, ou onde é)?
Realmente nunca pensei nisso! E isto vem com sensor de luz??? (lol) (lol) (lol)
tenho que ver, amanhã digo alguma coisa (se descobrir), :t_up:
-
Realmente nunca pensei nisso! E isto vem com sensor de luz??? (lol) (lol) (lol)
tenho que ver, amanhã digo alguma coisa (se descobrir), :t_up:
No FIAT Stilo o manípulo de colocar minímos e médios, roda para trás, como se fosse para meter os médios.
E é isso que activa o sensor de luzes.
Depois é possível programar a sensibilidade do sensor no menu de configurações do carro.
-
Realmente nunca pensei nisso! E isto vem com sensor de luz??? (lol) (lol) (lol)
tenho que ver, amanhã digo alguma coisa (se descobrir), :t_up:
(lol) (lol) (lol)
o meu até de chuva traz (mas esse descobri ^^)
-
No FIAT Stilo o manípulo de colocar minímos e médios, roda para trás, como se fosse para meter os médios.
E é isso que activa o sensor de luzes.
Depois é possível programar a sensibilidade do sensor no menu de configurações do carro.
hum...sim o manipulo das luzes roda 2 vezes, mas acho que acende os minimos, e depois aceder os médios, n roda mais...
-
hum...sim o manipulo das luzes roda 2 vezes, mas acho que acende os minimos, e depois aceder os médios, n roda mais...
Em vez de rodares para a frente, rodas para trás.
Olha, sou sincero contigo... essas cenas de:
- sensor de chuva
- sensor de luzes
- direcção eléctrica CITY
...
nunca usei... só mesmo para experimentar.
Não passa de um conjuto de "paneleirices" que não servem para nada.
-
Que finalmente apostaste nos cavalos certos :yes:
Dificilmente voltarás a comprar um carro que não seja Italiano... isto é uma "doença" :t_up:
Grande verdadade, ó GT ABARTH. :yes:
-
Olha, sou sincero contigo... essas cenas de:
- sensor de chuva
- sensor de luzes
- direcção eléctrica CITY
...
nunca usei... só mesmo para experimentar.
Não passa de um conjuto de "paneleirices" que não servem para nada.
Ó GT ABARTH, com esta desiludiste-me. Não são nada paneleirices.
Principalmente o sensor de chuva é utilíssimo, e no Stilo funciona muito bem. Escolhendo a sencibilidade que mais nos agrada, ele adapta a velocidade das escovas limpa-vidros às necessidades. No Stilo do meu pai, eu uso sempre o sensor de chuva. Uma vez fiz 500 Km com vários tipos de chuva, desde chuviscos a chuva torrencial e ele fez todo o trabalho sózinho. Sem sensor teria mexido na alavanca dezenas de vezes, não me digas que não é bom.
O sensor de luzes pode evitar multas, por não deixar que nos esqueçamos de ligar as luzes nos túneis, e à saída apaga. Em circulação normal também é bom, com a sencibilidade escolhida liga as luzes ao escurecer e, mesmo que não precises delas para ver, elas sinalizam o carro.
A regulação City da direcção é utíl quando nos apertam muito o carro no estacionamento longitudinal. Em conjunto com os sensores de estacionamento facilita e muito as manobras apertadas. (principalmente às senhoras)
:fiat:
-
Bude, tudo isso é verdade se fosse a 1ª vez que temos um carro, o 1º carro da vida.
Mas para quem já andou em tanta coisa, apanhou os "tiques" de ligar as luzes, limpar os vidros, etc.
A chover eu ou dou um toque ao contrário para ir limpando... ou se estiver a chover mesmo forte... ponho no médio ou máximo.
A direcção já é assistida.
A City foi mais marketing do que outra coisa... para quem pegava em "regueifas", a assistida já é canja... eu até te digo mais duas coisas:
- Dispensava direcções assitidas
- Dispensava vidros eléctricos em carros de 2 portas... não me aquece nem arrefece.
-
Em vez de rodares para a frente, rodas para trás.
Olha, sou sincero contigo... essas cenas de:
- sensor de chuva
- sensor de luzes
- direcção eléctrica CITY
...
nunca usei... só mesmo para experimentar.
Não passa de um conjuto de "paneleirices" que não servem para nada.
eu tb achava que eram paneleirices antes de os ter...e como me habituei no meu carro anterior a esses "luxos", neste dá jeito tb... ;) (eu tb considero paneleirice tipo os follow me home's, Cruise Control's, e afins, não uso nada daquilo nem nunca usei... :P )
o Abarth não tem isso do City (o unico botão que vejo por lá é o do Boost ^^ ), mas sinceramente acho que tem a direcçao ideal....em cidade e a baixa velocidade fica com a direcçao leve, e quando se começa a puxar um bcdinho aumenta e fica dura. Perfeita.
-
Boas pessoal.
Desculpem discordar mas... Abarth Grande Punto essesse, se eu pudesse comprar já estava escolhido.
Estava para entrega na IMV no dia do evento lá atrás das oficinas ainda sem matrícula.
Todo preto, com as jantes antracite, e apenas com os logos Abarth, e os logos laterais... sem stickers.
Só posso dizer uma coisa, discreto mas lindo, brutal mesmo!
Os users Yellow_sport, di nunes, bolasmm também o viram, perguntem o que acharam!
sim de facto estava fantástico :love: :love: :love: :love:
Eu só lhe acrescentava as inscrições laterais em vermelho :yes: , os espelhos vermelhos dispensava :palmas: e retirava também o tecto panorâmico, só serve para fazer peso... tenho isso no bravo, e de facto e muito fixe, andar com ele aberto, ma s só isso. (á noite então, em Lisboa, faz um sucesso com os vidros todos abertos, e a musica no máximo... o mulherio olha todo :d_naughty: (lol) )
mas eu sou sincero... o interior do 500 desiludiu-me muito... até ´+e bonito, mas aqueles plásticos :puke: ... meu rico Bravo :yeah:
fiquem bem :t_up:
PS. também gostava de ver esse punto preto, com as jantes brancas... :abarth:
-
Só posso dizer uma coisa, discreto mas lindo, brutal mesmo!
Os users Yellow_sport, di nunes, bolasmm também o viram, perguntem o que acharam!
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
Eu tive o cuidado de deixar o meu Bravo estacionado atras desse AbarthSS.
Estive bastante tempo a aprecia-los aos dois pretos, jantes pretas (o meu é bi-color mas escuro), vidros escuros. tavam idênticos e super lindos.
Se fosse comprar um Abarth era mesmo aquele.
Cumps.
-
hum...sim o manipulo das luzes roda 2 vezes, mas acho que acende os minimos, e depois aceder os médios, n roda mais...
Não vi em lado nenhum, noticia de sensor de luz para o G.Punto, e quando encomendei o Emotion para a minha mulher, só havia sensor de chuva e de estacionamento como opção.
-
Não vi em lado nenhum, noticia de sensor de luz para o G.Punto, e quando encomendei o Emotion para a minha mulher, só havia sensor de chuva e de estacionamento como opção.
realmente agora que procuro não encontro o sensor de luz no equipamento de origem, mas ia jurar que... :buaaa:
btw mega, posso-te perguntar se nesses km's que já fizeste com o Abarth se usaste muito o Sport Boost? Será que afecta a fiabilidade andar com aquilo sempre on? (no manual só fala em consumos e emissões, não que "faz mal" ao motor)... é que com o sport ganha outra piada :d_grin:
-
Normalmente ando sempre com o Sport ligado. Só se andar muito no para arranca em cidade é que desligo. No ss fica mais fácil arrancar sem o sport ligado e a direcção mais leve para manobras. Mas sinceramente é raro andar desligado. Tanto no Abarth como no Bravo.
A nível de fiabilidade os carros vêm preparados para andar com sport. As diferenças não são assim tão grandes que ponham em risco a fiabilidade do motor. Os consumos esses ficam mais altos naturalmente.
-
Normalmente ando sempre com o Sport ligado. Só se andar muito no para arranca em cidade é que desligo. No ss fica mais fácil arrancar sem o sport ligado e a direcção mais leve para manobras. Mas sinceramente é raro andar desligado. Tanto no Abarth como no Bravo.
A nível de fiabilidade os carros vêm preparados para andar com sport. As diferenças não são assim tão grandes que ponham em risco a fiabilidade do motor. Os consumos esses ficam mais altos naturalmente.
No manual do Bravo tens lá para utilizar o sport só por curtos espaços de tempo. No Abarth penso que deverá estar preparado para isso.
-
O modo sport é apenas uma programação da centralina diferente. No Abarth ss nem existem alterações no nível de potência e binário, apenas de sensibilidade de acelerador e volante. No Bravo e penso que no Abarth de 155cv, esta programação dá mais algum binário a um regime diferente, mas nem se quer altera a potência máxima. Nota se realmente o motor mais "cheio".
Qual o desgaste que uma alteração tão pequena pode fazer? è sem duvida um desgaste muito pouco acentuado. Mas mesmo no modo sport não quer dizer que se ande sempre a fundo. Apenas é mais agradável ter o carro mais disponivel.
-
Eis os dados oficiais do motor 1368cc turbinado do Grupo Fiat.
Abarth Grande Punto essesse
180cv às 5750rpm (272Nm às 3000rpm)
Abarth 500 essesse
160cv às 5750rpm (normal: 206Nm às 2250rpm - SPORT: 230Nm às 3000rpm)
Abarth Grande Punto + Fiat Bravo Sport + Alfa Romeo MiTo
155cv às 5500rpm (normal: 206Nm às 2250rpm - SPORT: 230Nm às 3000rpm)
Lancia Delta
155cv às 5500rpm (206Nm às 2250rpm)
Abarth 500
135cv às 5500rpm (normal: 180Nm às 2250rpm - SPORT: 206Nm às 3000rpm)
Fiat Grande Punto + Lancia Delta + Alfa Romeo MiTo
120cv às 5000rpm (206Nm às 1750rpm)
De facto no motor de 180cv o modo SPORT não altera o binário, apenas muda a sensibilidade do acelarador e direcção, o que dá a sensação de mais pulmão!
PS. Um pormenor. A versão 150cv e 155cv são exactamente as mesmas! A diferença está no marketing utilizado aquando da homologação dos Fiat Bravo e Lancia Delta (primeiros) e nos Alfa Romeo MiTo e Abarth Grande Punto (segundos). Nos primeiros a marca homologou 150cv com combustível de 95 octanas, e nos segundos homologou 155cv com combustível de 98 octanas, mas tanto os primeiros têm 155cv com SC98, como os segundos têm 150cv com SC95.
-
Quanto ao uso continuado do modo SPORT.
Nas versões abaixo dos 180cv que têm modo SPORT ou SPORT BOOST, este modo é na realidade um overboost que durante 8s continuados dão ao motor um maior binário... imaginem que é um contentor de NOS... durante 8s quando aceleras a fundo ele funciona esvaziando o contentor... só que no T-JET e volta a "encher" para uma segunda utilização e seguintes.
Ou seja, dois 155cv lado a lado: se um arrancar em SPORT e o outro não, o SPORT será mais rápido cerca de 0,3s dos 0-100km/h, mas se nenhum aliviar o acelarador, passados os 8s eles têm a acelaração idêntica... mas se por algum motivo o acelarador for aliviado o modo SPORT volta a ter um novo bónus! :D
É o funcionamento do modo SPORT nestes motores... em modo drag seria apenas 8s de utilização, mas em modo corrida, acelarações/desacelarações/trocas de caixa, terás sempre a ajuda do overboost.
É por isso que nos Abarth Grande Punto e Alfa Romeo MiTo, o modo SPORT já trás a designação SPORT BOOST (vem de Overboost)
Claro está que um SPORT on será em todas as condições mais bruto e desportivo, pois o acelarador by wire (eléctrico / sem cabo) é muito mais sensível ao toque e ao mínimo toque ele enche o gráfico de barras, assim como a direcção fica mais pesada e directa!
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
-
Mas mesmo no modo sport não quer dizer que se ande sempre a fundo. Apenas é mais agradável ter o carro mais disponivel.
sem dúvida... uma pessoa até pode gostar do dureza maior da direcção/suspensão... btw, que consumos tens habitualmente no teu Abarth sempre com o sport ligado? será que se andares a baixas rpm's com o sport ligado não consumirá menos pois o motor estará mais disponivel?
btw, sabes como meter para aparecer no ecran do rádio o nome das músicas que estão a passar quando estamos a usar o mp3 player? é que no meu fica escrito "Media Player" no ecran do radio, e os nomes das musicas só aparecem no CB do carro...
-
Isso penso que não acontecerá.
Pois com o modo SPORT ligado, apesar de teres mais binário disponível, é complicado conseguires uma acelaração calma... pois o pedal fica muito sensível.
Isso acontece no Bravo, no essesse não sei... já que não altera o binário, mas só a sensibilidade do pedal deve ser o suficiente para elevar os consumos!
-
sem dúvida... uma pessoa até pode gostar do dureza maior da direcção/suspensão... btw, que consumos tens habitualmente no teu Abarth sempre com o sport ligado? será que se andares a baixas rpm's com o sport ligado não consumirá menos pois o motor estará mais disponivel?
btw, sabes como meter para aparecer no ecran do rádio o nome das músicas que estão a passar quando estamos a usar o mp3 player? é que no meu fica escrito "Media Player" no ecran do radio, e os nomes das musicas só aparecem no CB do carro...
Até hoje não vi nada que diga que se pode ver o nome das músicas no visor central, o que é um absurdo. É o defeito principal do Blue&Me, está feito só para o condutor.
-
Andar com calma com o Sport on, consegue-se consumos na ordem dos 8/8,5. Com Sport off baixa para 7,5/8.
As diferenças de consumos são idênticas aos outros modelos T-jet. O acelarador fica muito sensivel, e as acelerações são sempre mais bruscas. Tens sempre mais motor e não consegues ser tão suave como no modo Sport off.
A andar descontraido fica pelos 10/10,5. Em condução desportiva é dificil baixar dos 13...
-
No ss com Sport on, além do acelerador ficar mais sensivel, quando andas mais rápido, acima das 4000 rpm, as trocas de caixa são acompanhadas por uma pequena aceleração, para que o turbo nunca se esvazie ( quando carregas na embraiagem para trocar de velocidade, mesmo sem acelarador, o ponteiro das rpm sobe sempre um bocadinho). Nas primeiras vezes pensei que a embraiagem estava a agarrar um pouco, mas depois percebi que é algo propositado e que torna o carro muito rápido. As trocas de caixa são rápidas e o motor nunca perde, tens sempre o turbo bem cheio... :t_up:
-
Boas.
No Bravo em modo Sport também tens isso. :D
Quando pisas a embraiagem a rotação não desce!
Assim poupas aquele "morrer" que acontece enquanto mudas de mudança.
A Fiat não se deixou dormir quando fez este motor!
-
nice...é tipo um revmatching automático lol
-
No ss com Sport on, além do acelerador ficar mais sensivel, quando andas mais rápido, acima das 4000 rpm, as trocas de caixa são acompanhadas por uma pequena aceleração, para que o turbo nunca se esvazie ( quando carregas na embraiagem para trocar de velocidade, mesmo sem acelarador, o ponteiro das rpm sobe sempre um bocadinho). Nas primeiras vezes pensei que a embraiagem estava a agarrar um pouco, mas depois percebi que é algo propositado e que torna o carro muito rápido. As trocas de caixa são rápidas e o motor nunca perde, tens sempre o turbo bem cheio... :t_up:
Quando testei o SS também senti isso. Já conhecia esse manter de rotação, de outro carro que conduzi há algum tempo. Ao principio é desagradavel e parece avaria.
-
Mega estive a lêr o tópico do principio ao fim e devo felicitar-te pela forma "clara" como descreves o Fiat Grande Punto Abarth SS :palmas: :palmas: :palmas:
Basicamente um automovel destes resume-se a duas palavras, "Prazer e Adrenalina" :yeah:
Devo felicitar-te também pelas comparações que fazes e as sensaçoes e impressoes que descreves e transmites :t_up:
Tive o prazer de andar, (não de conduzir, ainda) numa "besta" destas na inauguração do espaço Abarth no IMV e embora nao o tenha conduzido, fiquei de imediato rendido as potencialidades do SS, para já antes disto já o estava a ver em acção a quase uma hora o que aumentava a "pica" consideravelmente...
Ao sentar-me nele e ter sido dada a ordem de partida...aqueles slaloms e slides no IMV serviram claro, para "fazer vir ao de cima" as capacidades dinamicas do chassis...não dobra, não adorna e é altamente eficaz no que toca à agilidade :yeah: :yeah: :yeah:
Depois, uns dias mais tarde tive a oportunidade de andar novamente à pendura, desta vez no banco da frente, mas num circuito muito diferente, em pista, mais concretamente no autodromo do Estoril e de facto esta prova serviu para comprovar que o carro agarra-se ao chão com "unhas e dentes" e que vira muito bem e rapidamente...quando o conduzir então dou a minha opinião final :fiat:
Quanto a mim este T-Jet é claramente mais apimentado e nota-se...mas o que mais me surpreendeu foi mesmo o comportamento dinamico :yeah:
PARABENS por teres decidido pela Fiat e agora novamente pela Fiat/Abarth !!!!!!
:palmas: :palmas: :palmas:
-
Mega tu melhor que ninguém me saberas responder a esta questão...
O Bravo com um bom conjunto mola/amortecedor para rebaixamento, coisa pouca, 30mm ficaria mais perto do SS em comportamento?
Eu tenho a a certeza que depois de rebaixar o meu que ele vai ficar uma maquina muito mais reactiva e ágil...uma maquina de curvar, por assim dizer...
Podes desenvolver um pouco esta "teoria" :t_up:
Cumprimentos :t_up:
-
No autodromo serviu realmente para esclarecer o potêncial do carro. O piloto conhecia bem o circuito e aproveitou bem o que o carro tinha para dar. Foi giro :palmas:
Eu também acho que o comportamento do carro é fantástico e acaba por impressionar muito. Primeiro anda se a tentar descobrir os limites do carro, e estes ficam sempre mais á frente. Muito bom, chega a ser bem melhor que alguns desportivos do seguemento acima.
Quanto ao motor, o carro é bem mais rápido do que o t-jet de 155 cv (Bravo). Como ando todos os dias no Abarth, noto a diferença quando passo para o Bravo. E também ao nivel do motor rivaliza com alguns desportivos do segmento acima. Em aceleração é mais rápido que um Golf gti ou leon fr ou mesmo um ctr, perdendo apenas em velocidade de ponta para estes.
-
O Bravo com um bom conjunto mola/amortecedor para rebaixamento, coisa pouca, 30mm ficaria mais perto do SS em comportamento?
Eu tenho a a certeza que depois de rebaixar o meu que ele vai ficar uma maquina muito mais reactiva e ágil...uma maquina de curvar, por assim dizer...
Eu acho que o Bravo ficaria realmente melhor com um outro conjunto mola/amortecedor. Até aqui parece me que não há questão. As melhorias seriam evidentes. (O bravo não é um desportivo, e penso que a suspensão de série tem um bom compromisso entre conforto e comportamento, mas para melhorar o comportamento é fundamental mexer a esse nível e sacrifcar o conforto)
Penso que ainda assim existem duas questões:
1º O chassi do Abarth é superior ao do Bravo.
2º A electrónica dos dois carros é diferente, ao nível do controlo de estabilidade (vantagem também para o Abarth).
Não sei se concordas, mas por vezes penso que o facto do Bravo vir equipado com jante 18, tira-lhe algum brilhantismo no comportamento em pisos mais lentos. Claro que depois ganha vantagem relativamente aos equipados com jante 17, em estradas rápidas, onde tambem penso que são as favoritas do Bravo!
-
Já agora, acho que uma ligeira repro era o ideal para o Bravo. Aumentar um pouco a potência e binário (tipo 165 cv e 260/270 binário) era o ideal.
As outras que vi com 180/190 cv acho exageradas.
E estes valores eram suficientes para sentires o carro mais vivo, mais forte.
-
Evidentemente que ao alterarmos a suspensão vamos perder conforto e ganhar barulhos.
Tem que ser uma opção pensada e em que a pessoa esteja convicta que o quer fazer :t_up:
-
o que mais me surpreendeu foi mesmo o comportamento dinamico :yeah:
E ainda bem Nunes, pois quando os "inimigos" estavam mais uma vez preparados para denegrir os Italianos, com coisas do género: "Ah e tal é só motor... só anda a direito... vai ser só avarias..."
Eis que a Abarth nos presenteia com um carro de comportamento referêncial e por hora o carro a bater.
-
E ainda bem Nunes, pois quando os "inimigos" estavam mais uma vez preparados para denegrir os Italianos, com coisas do género: "Ah e tal é só motor... só anda a direito... vai ser só avarias..."
Eis que a Abarth nos presenteia com um carro de comportamento referêncial e por hora o carro a bater.
eu até à pouco tempo tive um Civic Type R, e mesmo sem o kit acho que o Abarth curva muito bem mesmo...
-
Já agora, acho que uma ligeira repro era o ideal para o Bravo. Aumentar um pouco a potência e binário (tipo 165 cv e 260/270 binário) era o ideal.
As outras que vi com 180/190 cv acho exageradas.
E estes valores eram suficientes para sentires o carro mais vivo, mais forte.
Já viste repros em Bravos? Sabes onde foram feitas e qto custaram? Ando a pensar se daqui a 6meses faço uma ou nao... o que quers dizer com achaste q as de 180/190cv são exageradas?
(Apanhei este «bicho» desde que andei num scirocco dum amigo que ta com 190/195cv)
-
Evidentemente que ao alterarmos a suspensão vamos perder conforto e ganhar barulhos.
Tem que ser uma opção pensada e em que a pessoa esteja convicta que o quer fazer :t_up:
Com jante 18" o conforto já sofre um pouco, rebaixando ficaria ainda pior, portanto como é como dizes é uma opção que tem mesmo de ser muito bem pensada!!!
-
Já viste repros em Bravos? Sabes onde foram feitas e qto custaram? Ando a pensar se daqui a 6meses faço uma ou nao... o que quers dizer com achaste q as de 180/190cv são exageradas?
(Apanhei este «bicho» desde que andei num scirocco dum amigo que ta com 190/195cv)
Refiro me á fiabilidade do carro. È importante que continues a poder usufruir do mesmo á vontade com o carro. Que os problemas não comecem a aparecer mais cedo e com mais frequencia. Que o desgaste do carro não seja demasiado elevado. Que não tenhas lá toda essa potência e depois tens que andar devagar para não desgastar a máquina, dando apenas umas acelaradelas de vez enquando...
Além disso um carro stock 190 cv, com caracteristicas idênticas andará sempre mais que um repro com a mesma potência
Isto é muito claro: Podes por o Bravo com 220/230 cavalos. Uma repro forte e um turbo maior. Levas a máquina ao limite e depois quantos km fazes antes de teres problemas????
Mas este tema já foi debatido inumeras vezes no tópico do Bravo T-jet. Cada um sabe o que quer para o seu carro. È preciso é ter consciencia...
Preços para repros variam entre os 300 e os 1000 euros. Depende do artista!!!
-
conduzi o abarth ss de 180...tinha 23 km... foi test drive na imv..
eramos 4 pessoas dentro do carro..e gostei sim senhora..disponibilidade em baixas soberbas...e aceleracao muito boa..
na parte que conduzi... fiz a cril de alges ate a entrada pos cabos...
e...acelerando no mesmo sitio.... num ponto de passagem...ia a 200 no abarth...com 4 pessoas dentro do carro..
uma hora antes tinha feito tal percurso com o meu 1.3 vitaminado...e tinha passado no mesmo sitio a 190...
tudo bem que iam 4 pessoas dentro do carro..mas a diferenca nao e muita :d_grin: :d_grin: :d_grin: :d_grin:
mas sim..tem um poder de aceleracao brutal...
em relacao aos bravos... a questao da fiabilidade é facil..
basta reprogramar o carro...para quando ligam o botao sport..ele fique com os 190 cv...e com o botao desligado...fique com os 150
-
vitamina a questão não é quanto dás, mas quanto tempo demoras a lá chegar ;)
qualquer das formas, leva o Abarth para uma estrada de Serra, e depois vem dizer-nos onde ficou o teu 1.3 vitaminado... na minha opinião estes carros não foram feitos para andar em frente (isso todos andam...uns mais outros menos)...aliás, pelo tipo de caixa ve-se logo qual o habitat do Abarth :D
-
sim..o abarth é um carro de curvas... isso senti eu quando peguei nele...
o inicio foi no mesmo sitio e o fim no mesmo sitio..
um passou a 200 outro a 190...mas o abarth ia com 4 pessoas... conta muito o peso..
em estrada de serra ia ser giro.. o binario do ss é quanto?? 230 ou 250?
-
272Nm às 3000rpm
não sei como o facto de um ter "passado" a 200 e outro a 190, torna um melhor e o outro pior, mas ok lol...
-
ninguem ta a dizer que um e melhor ou outro é pior..so comentei um facto..
por mim era um abarth...pena os 23 litros/100 que akilo deu em 19 km :smash: :smash: :smash:
ja e um binario fantastico..senti isso quando o conduzi..
apesar de eu ter 280...nao tenho tamanha disponibilidade em 6 por exemplo
-
Ená, vai aqui uma grande confusão entre binário e velocidade.
O mito do binário é um pouco uma moda introduzida pelos Alemães em Portugal para promoverem a moda dos carros Diesel.
Por acaso sabem que um F1 não tem binário quase nenhum?
Um exemplo que já dei à uns tempos são os seguintes carros, que têm um binário idêntico:
Corsa Van 1700 Diesel
VW Polo G40
Então ponham um ao lado do outro e comparem andamentos, tempos o que quiserem.
Um carro ter muito binário não significa que o transforme em velocidade.
Outro exemplo:
Bravo 1400 T-Jet e Bravo 1600 Multijet.
O Diesel tem muito mais binário, mas apanha tareia todos os dias do Otto.
-
Oh Vitamina, tu desculpa lá... mas se nas mesmas condições, onde o Abarth SS faz 200, o Diesel 1300 faz 190!
Alguma coisa está mal :d_grin:
Ou um dos carros tem o ponteiro muito avariado ou o teu diesel tem pelo menos 160/170 cavalos... e se assim é não tarda rebenta.
Aliás o Punto 1300 Diesel 90cv declara 175 km/h de velocidade máxima.
Mesmo o 1900 de 130cv declara 200 km/h
O teu por mais programado que esteja, estará superior a um Punto 1900 Multijet que tem 130cv e 280 de binário?
Vejam lá o duelo entre estes dois (lol)
http://www.zeperfs.com/duel2531-1450.htm (http://www.zeperfs.com/duel2531-1450.htm)
-
por acaso fiz um teste de potencia num banco na autopamplona e ele acusou 126 cv e 280 binario....
como achei muito..fui fazer noutro banco e deu 110 cv e 280 binario
secalhar ate tenho os 126 :d_grin: :d_grin: :d_grin:
eu so falo do que eu fiz...nao falo do que a prima do amigo contou...
ambas situacoes eu ia ao volante...
e olha que o 1.3 ta fera
:yeah: :yeah: :yeah:
conheco alguns 1.9 que dao em recta 220... de origem...
os 1.3 acusam 175...mas eu dou com "facilidade" 190.
mas abarth é um maquinao isso é
-
Ená, vai aqui uma grande confusão entre binário e velocidade.
O mito do binário é um pouco uma moda introduzida pelos Alemães em Portugal para promoverem a moda dos carros Diesel.
Por acaso sabem que um F1 não tem binário quase nenhum?
Um exemplo que já dei à uns tempos são os seguintes carros, que têm um binário idêntico:
Corsa Van 1700 Diesel
VW Polo G40
Então ponham um ao lado do outro e comparem andamentos, tempos o que quiserem.
Um carro ter muito binário não significa que o transforme em velocidade.
Outro exemplo:
Bravo 1400 T-Jet e Bravo 1600 Multijet.
O Diesel tem muito mais binário, mas apanha tareia todos os dias do Otto.
Mais uma vez, "Muito bem GT ABARTH". :palmas:
Outro exemplo: - G.Punto 1.3 Multijet 90Cv, 200 Nm às 1750 rpm.
- Punto HGT, 164 Nm às 4300 rpm.
O HGT apesar de ter um binário muito inferior e a uma rotação muito mais alta é em tudo superior ao G. Punto 1.3. Eu tenho os dois carros, sei bem o que digo. Cada vez que ando no G.Punto interrogo-me - onde estão os 200 Nm?
Gasolina é gasolina.
Temos estado a falar de modelos dentro do Grupo Fiat. Se compararmos um motor do grupo Fiat com qualquer outro não Fiat haveria que falar em Cavalos e Cavalos Made in Italy. :yes:
O binário está mais ligado às recuperações.
Como o GT ABARTH diz, os F1 têm mais potência que binário, o resto é feito pela caixa de velocidades.
:fiatistas:
-
Vitamina,
mesmo que o teu 1300 esteja a andar exactamente como um 1900... e acredito pois as reprogramações podem conseguir isso, não caias no erro de comparar com um carro turbo a gasolina.
É certo que os motores Diesel recuperam bem e permitem conduções despreocupadas, por isso se medem nas revistas recuperações do género
40-100 em 4ª
80-120 em 5ª
No entanto sabemos perfeitamente que se um tipo quer assapar não usa esta recuperação para nada. São teóricas
Num carro a gasolina a 40-100 é feita em 2ª; a 80-120 em 3ª.
Recuperações interesantes seriam:
50-90
80-120
120-150
todas na velocidade da caixa mais rápida
explico:
50-90: ultrapassagem em estrada a veículo lento
80-120: ultrapassagem em AE a veículo lento
120-150: ultrapassagem comum em AE
O Bude que tem os 2 carros, sabe perfeitamente que o gasolina anda à vontade "o dobro" do Diesel.
Eu por exemplo conheço os FIAT Bravo 1900 Diesel, com preparação 130R, que são carros a andar muito bem, ficando com uma 3ª excelente.
As ultrapassagens em 3ª em estrada tipo 70/80 a 110/120 são excelentes...
mas tem calma, a mesma feita num Uno Turbo ou Punto GT são "supersónicas"... mais ainda no Abarth SS.
Aliás, numa dessas recuperações o SS faz melhor do que BMW com mais de 300cv.
-
Oh Vitamina, tu desculpa lá... mas se nas mesmas condições, onde o Abarth SS faz 200, o Diesel 1300 faz 190!
Alguma coisa está mal :d_grin:
Ou um dos carros tem o ponteiro muito avariado ou o teu diesel tem pelo menos 160/170 cavalos... e se assim é não tarda rebenta.
Aliás o Punto 1300 Diesel 90cv declara 175 km/h de velocidade máxima.
Mesmo o 1900 de 130cv declara 200 km/h
O teu por mais programado que esteja, estará superior a um Punto 1900 Multijet que tem 130cv e 280 de binário?
Vejam lá o duelo entre estes dois (lol)
http://www.zeperfs.com/duel2531-1450.htm (http://www.zeperfs.com/duel2531-1450.htm)
Mais um excelente post.
No mesmo site vejam a comparação com o MiTo 155 Cv.
http://www.zeperfs.com/duel2531-2445.htm (http://www.zeperfs.com/duel2531-2445.htm)
:fiat: :abarth: :alfa:
-
Boas.
O mito Turbo Diesel caiu por terra com o Turbo Gasolina.
É que ambos permitem binários elevados a baixas rotações.
Para apimentar mais este tópico (desculpa Mega) deixo aqui uma comparação feita entre carros dos Fiatistas, quando vamos a caminho dos encontros:
Fiat Bravo 1.4 T-JET (155cv às 5500rpm + 230Nm às 3000rpm)
Fiat Bravo 1.6 M-JET (135cv às 2500rpm + 385Nm às 2400rpm) 105cv com repro
Em arranque o M-JET só acompanha o T-JET nos primeiros metros pois este devido a ser um motor explosivo dá tareia da grossa, pois o M-JET morre cedo, enquanto o T-JET está a começar a festa (acima das 4000rpm).
Outro comparativo:
Fiat Bravo 1.4 T-JET (155cv às 5500rpm + 230Nm às 3000rpm)
Fiat Punto 1.4 GT (130v às 5600rpm + 204Nm às 3000rpm)
Aqui o Punto em acelaração 80/120 até assusta, parece que quer levar tudo à frente, mas o T-JET começa a ganhar espaço acima dos 120 e depois dos 170 o Punto deixa de conseguir acompanhar o T-JET.
Ambos estes comparativos podem ser confirmados por vários users, pelo menos pelo bolasmm, que esteve presente nos dois.
Claro está que o Abarth essesse está uns furos acima! :D
Fiquem bem.
-
Eu acho que mais do que as diferenças de andamento de um Turbo Diesel para um Turbo Gasolina, está o prazer de condução. E a este nível sem duvida que os motores a gasolina dão muito mais prazer.
É que nem tudo nos carros são números. Se olharmos apenas para os números os gasolina já levam uma vantagem consideravél, mas quando os conduzimos esta vantagem é sempre acompanhada por um sorriso quer pelo trabalhar, quer pela subida de rotação que realmente proporcionam experiências que não são possiveis com motores Diesel.
Comparando 2 motores Fiat:
- Bravo 1.4 tjet e Alfa GT 1.9. Ambos com potências idênticas mas binário muito superior no Alfa. E no entanto o Bravo anda mais. Fica dificil o Alfa acompanhar. Falo por experiência própria.
Mas tambem acho que quem conduz um diesel com binário elevado, quando passa para um gasolina, mesmo que o gasolina ande mais, vai achar sempre que o diesel dá a sensação de andar mais. Isto tem a ver com as descargas de binário que acontecem nos diesel mas que depois têm pouca progressão...
-
Mega eu do que tenho visto, acho que o 1.4 tjet é um grande motor, tem uns cavalos arrebitados, mas também é bebado :P continuo a achar no entanto, que nada bate o som de um K20 da Honda :love: (ja o tive, e o Abarth é silencioso ao pé de um CTR lol, embora que para o dia-a-dia isso seja bom)
anw, estamos aqui a fazer comparações estranhas com o Abarth e até injustas para o trabalho que a Abarth teve a desenvolver o carro...um carro não é só andamento, e o andar em frente pouco relevante é. O que interessa são as emoções e as sensações vividas ao volante. :P
ele quer é isto: http://www.youtube.com/watch?v=f3kvdIGyXmE (http://www.youtube.com/watch?v=f3kvdIGyXmE)
-
Tens que montar o kit para ouvires outro som, e até seres brindado com uns rateres :love:
VICIANTE :abarth:
-
sim, não fico satisfeito até não meter o kit lol mas ainda só vai com 700km's :( (estava a pensar meter logo a seguir à rodagem (1000km's), mas aconselharam-me a meter só aos 3mil para não começar logo a esforça o motor a seguir à rodagem)
eu só tenho medo é que o carro com o kit fique desconfortável em cidade (embora que já conduzi um com Kit e não notasse que fosse assim muito rijo)...se bem que já sem o kit me dizem que o carro é mt rijo, mas para mim parece que vou no sofá (estava mal habituado - Civic lol).
-
Peço desculpa pelo off-topic :t_up:
em relacao aos bravos... a questao da fiabilidade é facil..
basta reprogramar o carro...para quando ligam o botao sport..ele fique com os 190 cv...e com o botao desligado...fique com os 150
Boas Vitamina_C :t_up:
Partindo do principio que a centralina do Bravo está dividida em "2 partiçoes" ;) , uma para 150 cavalos e outra para a função Sport, a reprogramação é feita na função Sport é isso?
Ou seja, cada vez que queremos os 190 cavalos ligamos o sport e "brincamos" o menor tempo possivel com os 190 cavalos de modo a não afectar o motor, para andar normalmente e não afectar a fiabilidade de origem, anda-se com o sport desligado e com os 150 cavalos de origem é isso?
Eu estou a imaginar carregar no Sport e ter um acrescimo de 40 cvs assim de repente, é no minimo um gozo do caraças... :yeah: :yeah: :yeah:
Mas...já me foi dito por alguem da Fiat que meter "box" de potençia não, mas sim reprogramar, ao qual eu questionei sobre a fiabilidade...tudo depende do que se quer que o carro faça e obviamente no uso que se lhe dá depois de reprogramado, no entanto...apesar disto...tenho curiosidade, o que me assusta...
-
Eu acho que mais do que as diferenças de andamento de um Turbo Diesel para um Turbo Gasolina, está o prazer de condução. E a este nível sem duvida que os motores a gasolina dão muito mais prazer.
É que nem tudo nos carros são números. Se olharmos apenas para os números os gasolina já levam uma vantagem consideravél, mas quando os conduzimos esta vantagem é sempre acompanhada por um sorriso quer pelo trabalhar, quer pela subida de rotação que realmente proporcionam experiências que não são possiveis com motores Diesel.
Comparando 2 motores Fiat:
- Bravo 1.4 tjet e Alfa GT 1.9. Ambos com potências idênticas mas binário muito superior no Alfa. E no entanto o Bravo anda mais. Fica dificil o Alfa acompanhar. Falo por experiência própria.
Mas tambem acho que quem conduz um diesel com binário elevado, quando passa para um gasolina, mesmo que o gasolina ande mais, vai achar sempre que o diesel dá a sensação de andar mais. Isto tem a ver com as descargas de binário que acontecem nos diesel mas que depois têm pouca progressão...
Pois, então pega apenas no Bravo (eu já conduzi esse GT e morre aos 230... morre mesmo, o motor corta!)
Bravo Sport 1.4 T-JET (1368cc - 150cv às 5500rpm - 230Nm às 3000rpm) 23660€
Bravo Sport 1.9 M-JET (1910cc - 150cv às 4000rpm - 305Nm às 2000rpm) 31770€
Bem, apesar do 1.9 ser um motor maior, ter mais binário, e a mesma potência, perde sempre para o 1.4, tanto em acelaração como recuperações.
Velocidade Máxima
1.4 -> 212km/h
1.9 -> 209km/h
Acelarações
1.4 -> 0-50km/h = 2,6s - 0-100km/h = 8,2s - 0-400m = 15,8s - 0-1000m = 29,3s
1.9 -> 0-50km/h = 3,3s - 0-100km/h = 9,0s - 0-400m = 16,7s - 0-1000m = 30,7s
Consumos
1.4 -> Urbano = 9,3l - Extra-Urbano = 5,8l - Combinado = 7,1l
1.9 -> Urbano = 7,6l - Extra-Urbano = 4,5l - Combinado = 5,6l
Recuperações (40 a 100km/h)
1.4 -> 4ª = 10,9s - 5ª = 16,0s
1.9 -> 4ª = 12,0s - 5ª = 20,0s
Recuperações (60 a 100km/h)
1.4 -> 4ª = 6,7s - 5ª = 9,0s - 6ª = 12,2s
1.9 -> 4ª = 7,1s - 5ª = 10,4s - 6ª = 18,3s
Recuperações (80 a 120km/h)
1.4 -> 5ª = 8,7s - 6ª = 11,1s
1.9 -> 5ª = 9,8s - 6ª = 14,0s
A único coisa que o 1.9 ganha é em consumos, mas perde em IUC e tem um preço bastante superior.
Ponto de equilibrio Gasolina/Diesel:
Referência BP (SC95 a 1,199€ e Diesel a 0,991€)
271.440km, é quanto o 1.9 M-JET tem que percorrer para compensar o valor inicial da compra, e isto só olhando a consumos, pois as manutenções são a cada 20000km e o IUC de 175€ anos, contra as revisões a cada 30000km e o IUC de 125€ do 1.4 T-JET.
Desculpem o off-topic mas este comaprativo serve para demonstrar que se a potência for a mesma entre dois turbinados (otto/diesel) o otto será sempre superior!
Fiquem bem.
-
tentado responder.
em relacao aos 200 binario que a fiat acusa po grande punto...ele tem os 200...mas é as 2300...e nao as 1750...
apesar de muita gente num certo forum (autohoje) mostrar testes da fiat e etc...e tudo mentira..quem tem o carro sabe que as 1750 ele nunca na vida tem 200 de binario...senao o carro pura e simplesmente nao era morto em baixas..
ja exprimentei com um hgt puxar em 3....as 2000...e ate eu esgotar a minha 3 vou a frente... porque arranco ja com bom binario e o hgt como puxa a baixa rotacao..fica para tras.
eu senti o power do abarth...e ate disse la pa cima..em 6ª a 70 ou a 80 tem uma disponibilidade muito boa...nota-se um motor cheio em baixa rotacao.
sinto isso no abarth e no bravo que mora ca por casa.
em relacao a reprogramacao..sim isso e possivel...
quem comecou com esse tipo de repros...foi os astras gtc de 150...que tambem tem o botao sport...
150 normal..com botao sport tem 200 cv...
ate no grande punto da para fazer..com o botao city...ficam dois mapas.
assim perservas a fiabilidade..porque so usas os 190 de vex enquando e nao no dia a dia
-
eu do que tenho visto, acho que o 1.4 tjet é um grande motor, tem uns cavalos arrebitados, mas também é bebado :P
Boas.
Isso depende do uso que lhe dás.
Se tiveres uma condução calma fica-se abaixo dos 8L, se quizeres brincar... bem aí o céu é o limite!
Depende muito do teu pé direito! :D
-
tentado responder.
em relacao aos 200 binario que a fiat acusa po grande punto...ele tem os 200...mas é as 2300...e nao as 1750...
apesar de muita gente num certo forum (autohoje) mostrar testes da fiat e etc...e tudo mentira..quem tem o carro sabe que as 1750 ele nunca na vida tem 200 de binario...senao o carro pura e simplesmente nao era morto em baixas..
ja exprimentei com um hgt puxar em 3....as 2000...e ate eu esgotar a minha 3 vou a frente... porque arranco ja com bom binario e o hgt como puxa a baixa rotacao..fica para tras.
eu senti o power do abarth...e ate disse la pa cima..em 6ª a 70 ou a 80 tem uma disponibilidade muito boa...nota-se um motor cheio em baixa rotacao.
sinto isso no abarth e no bravo que mora ca por casa.
em relacao a reprogramacao..sim isso e possivel...
quem comecou com esse tipo de repros...foi os astras gtc de 150...que tambem tem o botao sport...
150 normal..com botao sport tem 200 cv...
ate no grande punto da para fazer..com o botao city...ficam dois mapas.
assim perservas a fiabilidade..porque so usas os 190 de vex enquando e nao no dia a dia
Aí está!
Tens toda a razão.
Por exemplo o Stilo 2.4 20v Abarth de 170cv, não consegue acompanhar um Bravo T-JET até aos 180/190, pois só quando o pentacilindrico entra em rotações altas, é que começa a ganhar vida.
O Punto HGT tal como o Stilo Abarth é atmosférico... se colocares um Punto GT frente a um Punto HGT...
Punto GT3
1372cc
130cv às 5600rpm
204Nm às 3000rpm
0-100km/h: 7,9s
205km/h
Punto HGT
1747cc
130cv às 6300rpm
164Nm às 4300rpm
0-100km/h: 8,6s
205km/h
O resultado vai ser o HGT ficar para trás até atingir as 4000rpm, pois nessa rotação já o GT perdeu a força do binário.
Um turbo é uma segunda alma para o motor.
-
entre o hgt e o gt...ate aos 200 é do gt..com o hgt na cueca...dps disso e tudo do hgt...ta mais que provado ( nao tivesse eu num forum de puntos :d_grin: :d_grin: )
-
entre o hgt e o gt...ate aos 200 é do gt..com o hgt na cueca...dps disso e tudo do hgt...ta mais que provado ( nao tivesse eu num forum de puntos :d_grin: :d_grin: )
:t_up:
-
sim, não fico satisfeito até não meter o kit lol mas ainda só vai com 700km's :( (estava a pensar meter logo a seguir à rodagem (1000km's), mas aconselharam-me a meter só aos 3mil para não começar logo a esforça o motor a seguir à rodagem)
eu só tenho medo é que o carro com o kit fique desconfortável em cidade (embora que já conduzi um com Kit e não notasse que fosse assim muito rijo)...se bem que já sem o kit me dizem que o carro é mt rijo, mas para mim parece que vou no sofá (estava mal habituado - Civic lol).
Com a montagem do kit fica mais duro, mas se tens como referência o CTR não vais achar desconfortavel. As baquetes são optimas e ajudam alguma coisa. Mas é para o que é, que não haja ilusões...
O meu pai que está na casa dos 70 anos (e no seu tempo chegou a ser piloto) já achava o Bravo duro qb. Mas no Abarth ss até se esquece que o carro é ainda mais duro. É sorriso de orelha a orelha!!!!
-
Mas no Abarth ss até se esquece que o carro é ainda mais duro. É sorriso de orelha a orelha!!!!
Ai não!
:d_grin:
-
Partindo do principio que a centralina do Bravo está dividida em "2 partiçoes" ;) , uma para 150 cavalos e outra para a função Sport, a reprogramação é feita na função Sport é isso?
Ou seja, cada vez que queremos os 190 cavalos ligamos o sport e "brincamos" o menor tempo possivel com os 190 cavalos de modo a não afectar o motor, para andar normalmente e não afectar a fiabilidade de origem, anda-se com o sport desligado e com os 150 cavalos de origem é isso?
Eu estou a imaginar carregar no Sport e ter um acrescimo de 40 cvs assim de repente, é no minimo um gozo do caraças... :yeah: :yeah: :yeah:
Mas...já me foi dito por alguem da Fiat que meter "box" de potençia não, mas sim reprogramar, ao qual eu questionei sobre a fiabilidade...tudo depende do que se quer que o carro faça e obviamente no uso que se lhe dá depois de reprogramado, no entanto...apesar disto...tenho curiosidade, o que me assusta...
Essa é a solução ideal para todos os carros que têm este tipo de centralina (Bravo Grande Punto, Astra etc etc).
A questão é que temos sempre que resistir á tentação de não exagerar na utilização do modo Sport.
Por outro lado ainda, como respodem outros componentes do carro a uma subita subida de potência tão grande (embraiagem sobretudo????).
Mas já agora engraçado:
- Bravo t-jet- 155cv normal - 190 cv sport
- Abarth ss - 180 cv normal - 220 cv sportboost
-
Algumas marcas fazem repros nas suas próprias instalações. Se é autorizado ou não pela casa mãe não sei. Mas sei que fazem. Será que na Fiat não fazem ???
Já agora, Boxes nunca. É sempre muito melhor a Reprogramação!
-
Essa é a solução ideal para todos os carros que têm este tipo de centralina (Bravo Grande Punto, Astra etc etc).
A questão é que temos sempre que resistir á tentação de não exagerar na utilização do modo Sport.
Por outro lado ainda, como respodem outros componentes do carro a uma subita subida de potência tão grande (embraiagem sobretudo????).
Mas já agora engraçado:
- Bravo t-jet- 155cv normal - 190 cv sport
- Abarth ss - 180 cv normal - 220 cv sportboost
Mega a questão e todo o "enredo" da reprogramação versus kit de potençia "mecanico" será mesmo qual a capacidade de resposta e fiabilidade dos componentes façe ao incrimento de potençia de uma reprogramação e como tu colocas e bem a questão, começa logo na embraiagem... :t_up:
Passar de 150 cavalos para 190 instantaneamente, de repente faz-m lembrar um overclock ao cpu dum pc...aumento-lhe a multiplicação do core e a velocidade do bus e não lhe meti um cooler mais potente para o arrefeçer...o mais certo se eu não lhe baixar a "potençia" para o original e queimar...
-
Pois! Eu já reprogramei alguns carros que tive mas eram diesel. E não tive problemas nenhuns até um certo número de km.
Po exemplo, na Mazda 6, reprogramei com 50 000 km e até aos 110 000km não tive problemas. Tudo bem, nem sequer aumentou o consumo de oleo. A partir dos 110 000km foi um corridinho para a oficina. Desde embraiagem, colectores do turbo, colectores do escape etc etc. Foi um gastar de dinheiro que não é normal na manutenção de um carros desses. Até que me fartei e troquei para o Bravo.
Algumas pessoas que conheço que têm esses carros (mazda 6) acham-no com boa fiabilidade e com manutenção acessivel (muitos ainda os têm com 220/250 mil km sem problemas).
Acredito que um aumento de 10/15% de potência não deverá causar um desgaste muito considerável se se tiver alguns cuidados extras. A partir deste valores não sei se alguns componentes estarão preparados. Daí eu ter dito atrás que o Bravo com 165/170 cavalos ficava bem mais rápido e é uma margem mais ou menos segura para toda a máquina.
-
Pois! Eu já reprogramei alguns carros que tive mas eram diesel. E não tive problemas nenhuns até um certo número de km.
Po exemplo, na Mazda 6, reprogramei com 50 000 km e até aos 110 000km não tive problemas. Tudo bem, nem sequer aumentou o consumo de oleo. A partir dos 110 000km foi um corridinho para a oficina. Desde embraiagem, colectores do turbo, colectores do escape etc etc. Foi um gastar de dinheiro que não é normal na manutenção de um carros desses. Até que me fartei e troquei para o Bravo.
Algumas pessoas que conheço que têm esses carros (mazda 6) acham-no com boa fiabilidade e com manutenção acessivel (muitos ainda os têm com 220/250 mil km sem problemas).
Acredito que um aumento de 10/15% de potência não deverá causar um desgaste muito considerável se se tiver alguns cuidados extras. A partir deste valores não sei se alguns componentes estarão preparados. Daí eu ter dito atrás que o Bravo com 165/170 cavalos ficava bem mais rápido e é uma margem mais ou menos segura para toda a máquina.
O que descreves vai mais ou menos ao encontro do que penso, pode não dar problemas, mas decerto que tira uns bons quilometros de vida útil ao motor e componentes, ou seja no meu caso, o meu carro está com 55 mil quilometros, e daqui a um ano habilitava-me a ter uma despesa fora do normal...
É complicado...na Fiat disseram-me que não haveria problema de maior desde que não se abusa-se, mas o que descreves faz tudo o sentido.
O que é certo é que o carro tem la os 150 cavalos no sitio, mas por vezes sinto falta de mais, pelo que penso numa situação destas.
Será mesmo garantido que a reprogramação do modo sport nao interfere com a fiabiliadade, mesmo que so se use o acrescimo de potençia as vezes?
-
O Abarth ss mantém muitos componentes do Abarth 155cv. Muda apenas os injectores o turbo o filtro de ar e linha de escape, além de uma repro especifica.
Todos os outros componentes estão preparados para os 180 cv. Resta saber se esses componentes serão comuns ao Bravo.
-
O modo Sport não aumenta a potençia mas sim o binario e é aqui que sinto a tal falta de força, ou seja, para recuperaçoes e reprises, portanto não seria imperativo um aumento de potência mas sim de mais binário...
-
O Abarth ss mantém muitos componentes do Abarth 155cv. Muda apenas os injectores o turbo o filtro de ar e linha de escape, além de uma repro especifica.
Todos os outros componentes estão preparados para os 180 cv. Resta saber se esses componentes serão comuns ao Bravo.
Pelo que soube no IMV pela parte de quem estava a montar um Kit SS os motores são precisamente iguais...no Punto e no Bravo, a dieferença está no kit, que também pode ser adquirido ás peças para o Bravo, sob pena de perder a garantia do motor...
-
tambem so falamos dos 190 como exemplo..podemos por so 170 ou 175...
-
Pessoal, gostava de chamar a atenção para as reprises (recuperações) que são medidas nas revistas.
Pura e simplesmente só têm interesse para quem vai a praticar uma condução despreocupada.
Passo a explicar,
80-120 na relação mais alta (pensada para quem vai na Autoestrada e apanha um carro lento a 80 e depois volta a pisar até 120).
Ora bem, para já um carro de 6 é prejudicado em relação a um carro de 5.
Depois esta reprise, eu queria era saber valores em 3ª velocidade, pois isso é que mostra o andamento.
Este tipo de reprises dão sempre vantagem a um Diesel.
Um Mitsubishi Evolution de 280cv nem sai do sítio! (lol)
40-100 e 60-100 em 4ª
pensada para quem vai em estrada.
Estas nem interessam, acho.
O que gostava de ver medido:
40-80 em 2ª
80-120 em 3ª
120-150 em 4ª
Isto sim, mostraria do que um carro é capaz.
Para estas reprises, o Otto esmaga o Diesel.
-
Boas, Paulo.
Pois, mas mesmo nas reprises mostradas, o Otto (1.4 T-JET 150cv) ganha ao diesel (1.9 M-JET 150cv) em todas as reprises!
É obra!
:palmas:
-
Boas, Paulo.
Pois, mas mesmo nas reprises mostradas, o Otto (1.4 T-JET 150cv) ganha ao diesel (1.9 M-JET 150cv) em todas as reprises!
É obra!
:palmas:
Boas Pedro.
É sim senhor... mas pensa bem e vê lá se as reprises de que falo não são as que interessam à malta que como nós tem o veneno do Escorpião no sangue?
Nota: não vamos fazer comparações, pois um Bravo é um excelente carro moderno, já de grandes dimensões. Não parece, mas se o puseres ao lado de carros antigos "enormes", ás tantas tens uma surpresa porque é do mesmo tamanho.
O Bravo é um carro médio, que no caso do T-Jet tem um carácter desportivo.
O Punto GT é um carro ainda à antiga e realmente perderá quando a sua 4ª estiver a acabar; também porque não está pensado para altas velocidades, nem fazer ponta e porque não tem aerodinâmica.
Mas o Bravo pesa já muito e como é óbvio tem que ter um nível de conforto que lhe permita ter sucesso comercial. Nunca poderia ter a "rigidez" de um Punto GT.
Não podemos comparar os 2 carros porque são filosofias completamente diferentes.
Um é um brinquedo, o outro um excelente carro que anda muito bem.
Quem tem os dois é o nosso amigo Lucas, Preto R18 Pirelli P Zero Rosso e Punto GT.
E ele já me falou e é a tal coisa... sem comparar porque não têm nada a ver... óbviamente o Punto é um brinquedo à moda antiga e não dá hipótese com o seu disparo.
Claro que entrando em estrada mais tortuosa, então ainda vai aparecer a maneabilidade superior do Punto.
-
No outro dia apanhei um Mini 1275 GT "trabalhado", costumam ter cerca de 130cv a subir a circunvalação.
Apesar de ainda não ter o carro quente... é que nem sequer me meti com ele...
Naquelas condições até o Abarth SS teria dificuldades.
É que para quem não conhece... um Mini com 130cv apesar de andar muito menos, num circuito faz tempos muito aproximados dos Escorts de 300cv e dos Porsches de 400cv.
Aquela coisa... pesa 500 Kg e com o seu tamanho simplemente corta as curvas de uma forma impressionante.
Os melhores Minis chegam a 180cv e esses, basta um Escort ou Porsche ter uma pequena saída... para num circuito de 15 voltas o liquidar.
-
entre o hgt e o gt...ate aos 200 é do gt..com o hgt na cueca...dps disso e tudo do hgt...ta mais que provado ( nao tivesse eu num forum de puntos :d_grin: :d_grin: )
Amigo, o fórum de Puntos também lá andei; e como sabes existem coisas de ir ás lágrimas (lol)
Existe muita malta de Punto 1.2 16v de 80cv, que têm relatos no minímo hilariantes...
alguns por terem um filtro cónico, que lhes poderá dar 1 ou 2 cv no máximo, cometem "proezas" que até metem impressão; ao ponto da malta que tem Puntos GT (mais de 130cv) gozar e chegar a questionar para que foram gastar dinheiro num modelo Turbo se faziam a festa com um 1.2 16v.
Por amor de Deus (lol)
As pessoas esquecem-se que algumas pessoas conhecem ambos os carros.
Eu por exemplo tenho Punto GT, mas tenho na casa um Punto Sport desses de 80cv... e até tive desses motores mais antigos quando tinham não 80 mas 86cv.
A comparação é de rir.
Simplesmente um anda "o dobro" do outro.
Não em ponta onde a diferença são ai 25/30 km/h, mas da maneira como lá chegam.
Num arranque são tipo 4 segundos de diferença a 100.
Em reprises como as que falei antes:
40-80 em 2ª
80-120 em 3ª
120-150 em 4ª
um anda o dobro do outro.
Aliás, os Punto Sport 80cv têm dificuldades com FIATs mais pequenos com o motor 1100.
Um Cinquecento Sport 1108 FIRE ou mesmo Unos 1108 FIRE ou 1116 SOHC Lampredi, dão muito que fazer ao Punto 1242 16v.
Apesar de existir uma diferença de 20cv, o menor peso dos Cinquecentos e Unos, bem como a "super caixa" e diferencial curto do Cinquecento dão muito que fazer.
Aliás, o Cinquecento Sport na reprise 120-150 em 4ª é muito poderoso.
-
Voltando ao assunto do tópico... o Abarth SS.
Como já disse, o Abarth sem Kit SS será equivalente ao Punto GT, pois mais 20cv acompanhados de maior peso vão dar "o mesmo".
Assim como já acontecia com o Punto GT e o antecessor Uno Turbo.
Mais atrás o 1º Uno Turbo tinha "só" 105 cavalinhos mas era muito mais leve e fazia 8000 rpm.
Os 4 carros em questão:
Uno 1300 Turbo
Uno 1400 Turbo
Punto GT
Abarth Grande Punto
Competindo uns com os outros vão ficar sempre muito aproximados.
Serão detalhes de condução ou estado dos componentes e ou afinações que podem ditar a diferença.
No caso do "SS" tudo muda de figura!
O poder do motor é muito elevado, o que o fará equivaler ás "invenções" que se faziam nos antecessores.
Tipo 150cv nos Unos e 165/170 nos Puntos.
Mas depois os "Assetos" do SS dão-lhe um handling que não dá hipótese a ninguém.
Só mesmo quem tenha os carros anteriores muito, muito alterados com Koni do melhor que existe, reforços soldados, etc, etc.
Mas aqui são carros completamente radicais, com níveis de conforto e barulhos completamente "nulos" e atenção... em mau piso não são guiáveis.
O Abarth SS é porque numa palavra se resume o carro, essa palavra é EFICAZ.
Claro que vamos deixar de fora preparações que existem/existiram de 200 e muitos cavalos, que são só para durar "1 dia"; onde põe esses carros a andar "como um Ferrari".
Nota: já vi um Subaru a "270" de ponteiro na VDG e um Punto GT Azul (que até nem tem aerodinâmica) a passá-lo pela direita.
-
mesmo nas reprises mostradas, o Otto (1.4 T-JET 150cv) ganha ao diesel (1.9 M-JET 150cv) em todas as reprises!
Se te disser que palmilhei muitos kms com um Corsa Van 1700 Diesel Isuzu, com 60cv e bastante força.
O seu binário é idêntico ao de um Polo G40.
Mas a verdade é que posso garantir que o meu Uno 45 S Evolution carburado e que estava a andar muito muito bem (sempre com o escape branquinho) não lhe devia nadinha.
Supostamente são menos 15cv, apesar do Uno pesar ai menos 150 Kg.
O binário do Uno são 80 Nm ás 2750 rpm.
Claro que a caixa é 2ª e 3ª, o que dava muito bem para as nossas estradas e curvas.
Uma vez que a 2ª dava quase 100 e a 3ª 130 o carro mostrava valentia.
0-100 os valores de fábrica são idênticos (16 segundos)
Não vou buscar o Uno 1116 SOHC Lampredi, pois esse não daria hipótese.
Apesar dos 57cv/5600 rpm podias usar o motor até ás 7000 rpm; e isto para 730 Kg.
A 2ª dá ai 110, supera largamente os 100 portanto.
Podem pois imaginar o prazer de fazer uma estradinha bem "torcida" toda em 2ª.
Os 0-100 são para 13 segundos, o que já morde os futuros Puntos 1.2 16v 80cv.
Duas notas:
- O Uno nas versões normais é um carro que muda da noite para o dia com pneus fracos ou bons pneus.
- O Uno nas versões normais, até porque é um carro muito leve, é fortemente penalizado se for carregado.
Indo com o condutor ou então com 4 pessoas, faz diferenças colossais, do género de só dar 100 onde dava 120... mas o mais habitual é onde fazia em 4ª ter que meter 3ª; e onde fazia em 3ª ter que meter 2ª.
Carregados, estes Unos normais a gasolina deixariam de ter qualquer hipotese para o Corsa 1700 Diesel também carregado.
Deixo aqui mais exemplos comprovados:
Uno 45 S Evolution a subir para a Guarda na IP5 em 3ª:
passa Corsa B 1200 60cv e Corsa B 1700 Diesel 60cv
Punto II 1250 8v Go! Sound 60cv a subir a A4 de Penafiel para Casais Novos em 3ª:
passa os anteriores claro e passa tanto o Clio 1900 Diesel 65cv como o Clio II 1500 dci 65cv.
(Nota: 2ª corta a 116 e 3ª a 148... caixa demasiado longa)
Cinquecento Sport em 4ª a subir todo o Marão na IP4:
Com 2 pessoas nunca precisa de meter a 3ª no precurso todo, sendo que o ponteiro nunca passa abaixo de 100.
Passa por exemplo por Mitsubishi Lancer 1300 12v de 75cv.
-
Pelo que soube no IMV pela parte de quem estava a montar um Kit SS os motores são precisamente iguais...no Punto e no Bravo, a dieferença está no kit, que também pode ser adquirido ás peças para o Bravo, sob pena de perder a garantia do motor...
Qualquer alteração no carro pode dar na perda da garantia. Isso é uma das vantagens das repros. <muito dificilmente são detectadas. Nem nas máquinas de diagnóstico das marcas.
Depois de pensar um pouco:
Se o aumento de potência for dentro dos valores que falamos, por volta dos 15% de potência e 30% de binário, penso que o desgaste do bloco (motor) será reduzido, se tiveres cuidado na sua utilização e manutenção. A unica questão é saber se o turbo IHI está preparado para funcionar á vontade com estas potências ou binários (penso que não deve haver problema, embora desconheça até onde pode ir o turbo)
Os componentes de que falamos, são idênticos ou iguais aos do Abarth ss, e por isso tens alguma garantia que uma repro para valores idênticos aos do Abarth ss são possiveis sem correres grandes riscos.
Quanto ás peças do kit ss não fazem na minha opinião muito sentido, porque se montas todo, gastas 4500 euros. Não é a mesma coisa mas com uma repro gastas muito menos e tens valores aproximados enão perdes a garantia :t_up:
-
Mas não é a mesma coisa.
O "SS" em vez de reprogramado tem um turbo e seus apêndices diferentes.
Não é a mesma coisa em termos de disponibilidade, progressividade e resposta, modificar um carro de 155 para 180cv ou esticar o mesmo com uma reprogramação.
Nem em durabilidade nem em funcionamento mecânico e exequibilidade.
Já agora, que estamos a falar de turbos:
Funcionamento do Turbo
O turbo é uma turbina alimentada por gases do escape, interligada a um compressor através de um eixo que comprime o ar da admissão para dentro do motor.
Mais ar no cilindro significa que pode haver mais combustível para poder ser queimado a cada explosão
Mais combustível queimado significa mais gás quente, mais gás quente significa mais potência
Isto é o maior aproveitamento que se pode ter em engenharia, usa-se calor (energia) que estaria de outra forma a ser desperdiçada tirando-se proveito dela, quase sem desperdício.
A importância do escape e alta temperaturas:
Aumente-se a pressão na entrada do turbo, diminua-se a pressão na saída, ou faça-se os dois, e temos mais potência.
Aumentar a pressão na entrada é possível, mas difícil. Já diminuir a pressão na saída é fácil, um escape maior e sem resistências. É comum ouvir das pessoas que colocaram um escape desportivo , "o meu turbo está mais rápido agora". Sim, é verdade isto porque baixa a pressão na saída, e aumenta a diferença de pressão, o gás pode expandir-se mais, e assim gerar mais energia. Esta energia gira as pás do turbo mais rapidamente. Note-se que existem escapes desportivos tão silenciosos quanto os originais. Só são menos restritivos. (Incluindo catalizadores).
Falámos sobre o "lado quente" necessário, do escape. Mas o turbo tem um "lado frio", o do compressor:
Vimos o que é um turbo e como a turbina do escape (lado quente) funciona, agora voltamo-nos para o lado oposto ou seja o do compressor do turbo.
O lado frio da questão é mesmo o compressor ou seja o lado da turbina que roda invertido.
Aplicam-se as mesmas leis só que agora ao contrário: Se pegamos num gás de baixa pressão, (baixa temperatura) e trabalharmos sobre ele e pás do compressor, obtemos um gás de alta pressão e alta temperatura. Este aumento de temperatura é bastante indesejado, e vai trazer problemas, daí a necessidade do (Intercooler).
Intercoolers, Wastegates e BOVs (aqueles acessórios do turbo)
Até a pouco tínhamos alta pressão a sair do compressor para o motor. Infelizmente, a física trabalha contra nós e, por termos pressionado o ar na entrada, evidentemente que a temperatura deste ar subiu.
Muito mau…Com isto a densidade do ar diminui, e aumentam as chançes do terror dos motores: a pré-ignição (detonação). A detonação é o principal limitador de potência de um motor, e calor do ar na admissão aumenta as chances de detonação.
Então temos que arrefecer o ar antes que ele entre no motor, sem perder pressão. Para isto serve o Intercooler, basicamente um "radiador de ar" colocado entre o compressor e o motor. Não há muito que falar disto excepto:
1) Quanto mais frio o ar, melhor. (Note-se que existem pequenos intercoolers que são bem melhores desenhados que aqueles gigantes, por isso tamanho não é lei).
2) Devem ser colocados num local que o ar ambiente consiga passar, com entrada e saída. Colocar um intercooler contra um paralamas não adianta!
3) Sempre há uma perda de pressão num intercooler. As percas dependem do projecto.
4) Um Aqua mitsh é bem vindo, a cortina de água consegue aumentar a densidade do ar arrefendo-o na entrada do ic.
Wastegates
Um turbo é um dispositivo retroalimentador. Quanto mais pressão produzirmos, mais exaustão de escape se produz, se produz mais gases, produz mais pressão... um autentico círculo vicioso. Então precisamos é de limitar a pressão de alguma forma.
O que realmente queremos é manter a turbina a uma velocidade constante para maximizar a eficiência do compressor -as turbinas gostam de funcionar numa velocidade ideal. Entretanto, como é difícil medir a RPM de um turbo, e a pressão por ele gerada é directamente relacionada à velocidade do turbo, manter a pressão constante é o trabalho da wastegate.
O wastegate é uma válvula que abre ao excedemos a pressão desejada, e permite que o fluxo contorne a turbina, ao invés de atravessá-la. Isto diminui a diferença de pressão na saída da turbina, desacelerando-a.
Poderei acrescentar que a wastegate também pode funcionar ao contrário, pode aumentar a pressão deste se for nossa vontade, existindo os boost controllers para o efeito aliados a fcd manuais ou electronicos etc etc….
O único detalhe importante a respeito do wastegate é que deve permitir a passagem de gás suficiente para desacelerar o turbo. Se não, a pressão aumenta, aumenta, aumenta... muito mau…
Dica - nada como ela ficar semi-aberta...e mais nao digo.......
Dumps Valves
A dump detecta a onda de choque provocada por uma passagem de caixa, liberta-a para outro lugar - ou para a atmosfera, (Atmosfericas) ou de novo para o lado da entrada do turbo.(Recirculatorias)
As dumps atmosféricas emitem aquele som de espirro que todos adoramos, mas na realidade ela apropria-se de pressão e sopra-a para outro lado, logo desperdiçio que origina uma perda de pressão que pode ser mínima ou não consoante os casos. Mal por mal prefiro as recirculatórias pois retornam ao turbo.
Quando se acelera, o turbo está em carga - muda-se a mudança e o pé no pedal do acelerador corta o combustível = a borboleta do acelerador fechou. O turbo, ainda está a rodar por inércia, continua a produzir pressão e o fluxo de ar sofre assim uma onda de choque retorna desde a borboleta até as pás do compressor, é como se uma lamina encostasse nos raios de uma roda de bicicleta a travá-la.
Repetidamente, estes choques sobrecarregam as pás e os rolamentos do eixo, e de qualquer forma desaceleram o turbo, agindo como um travão, e não se esqueçam que após a mudança de caixa o turbo terá que reacelerar, ou seja a tal perda….um lag minimo...segundos preciosos...
Resumo:
Os Turbos aproveitam energia que seria desperdiçada em forma de calor, usando os gases do escape para rodar uma turbina, que por sua vez accionam um compressor, que comprime o ar da admissão.
O ar da admissão, comprimido, gera mais potência, porque permite que você queime mais combustível por tempo de explosão do motor, e porque ajuda a limpar o motor (a nova carga de ar, comprimida, "explode para fora" os gases remanescentes).
O rendimento de uma turbina de turbo depende da quantidade de gás passando através dela, e a diferença de pressão através dela. Pode-se melhorar o diferencial de pressão da turbina instalando um escape com maior capacidade de fluxo.
O compressor da admissão trabalha melhor se for dimensionado especificamente para o fluxo e pressão de um determinado motor.
Os Intercoolers são nossos amigos. Eles reduzem a temperatura do ar de entrada depois que o compressor o comprimiu e aqueceu. Só funciona se o ar puder passar através dele, entrando ****e saindo*** por algum lugar.
A válvula Wastegate limita a pressão agindo como um limitador para o turbo.
Com manutenção e uso adequado a vida útil do turbo pode superar a do motor
Lubrificação e filtro de óleo eficientes garantem o funcionamento perfeito e longa vida ao componente.
Filtro de óleo saturado, sem a eficiência mínima necessária para impedir a passagem de impurezas, é um dos principais factores que podem comprometer a vida de um turbo alimentador de motor. Outro inimigo do turbo é a lubrificação deficiente, que causa desgaste dos mancais, provoca aumento das folgas e, como consequência, o contacto do rotor com a parede da carcaça ou o super aquecimento do eixo por atrito, até a sua ruptura.
-
Alertava a malta para antes de começar a pensar em potenciar o motor, que comece a "construir a equipa pela defesa"; ou seja, essencialmente dotar o carro de um "asseto" uma suspensão superior.
Não que a base seja má, porque não é... mas se puserem coisas mesmo boas como Koni ou Bilstein a conversa é outra.
Depois sim... podem pensar em modificar.
Mas meus amigos, vamos ter noção clara de 3 coisas e por mais voltas e teorias que apresentem nunca me vão convencer do contrário!
1: a durabilidade/fiabilidade vai diminuir. Não há milagres.
2: os custos de manutenção vão aumentar, nem que seja pelos intervalos.
3: o consumo vai aumentar, nem que seja pela maior adrenalina, logo maior tendência de andar mais vezes depressa.
-
Com a montagem do kit fica mais duro, mas se tens como referência o CTR não vais achar desconfortavel. As baquetes são optimas e ajudam alguma coisa. Mas é para o que é, que não haja ilusões...
O meu pai que está na casa dos 70 anos (e no seu tempo chegou a ser piloto) já achava o Bravo duro qb. Mas no Abarth ss até se esquece que o carro é ainda mais duro. É sorriso de orelha a orelha!!!!
olha afinal, a minha referência acabou de mudar hoje...andei num Mazda MX5 Miata...ao pé daquilo acho que os Abarth's são sofás :abarth:
-
Alertava a malta para antes de começar a pensar em potenciar o motor, que comece a "construir a equipa pela defesa"; ou seja, essencialmente dotar o carro de um "asseto" uma suspensão superior.
Não que a base seja má, porque não é... mas se puserem coisas mesmo boas como Koni ou Bilstein a conversa é outra.
Depois sim... podem pensar em modificar.
Mas meus amigos, vamos ter noção clara de 3 coisas e por mais voltas e teorias que apresentem nunca me vão convencer do contrário!
1: a durabilidade/fiabilidade vai diminuir. Não há milagres.
2: os custos de manutenção vão aumentar, nem que seja pelos intervalos.
3: o consumo vai aumentar, nem que seja pela maior adrenalina, logo maior tendência de andar mais vezes depressa.
No "SS" as coisas são preparadas e trocadas, como o turbo por exemplo e ai apenas é evidente o consumo superior.
Quanto ao resto, não será significativo... só esperando uns anos para termos dados.
Agora, claro que este tipo de carros não são FIRE 1000 que andam sem óleo e sem trocar as velas 100.000 kms.
-
[dohtml]<object width="425" height="344"><param name="movie" value="hl=pt-br&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="hl=pt-br&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>[/dohtml]
Ó pessoal, vejam lá isto para fazer uso do vosso :abarth:!!!
(lol) :t_up:
-
Bom vídeo!
-
A loucura que deve ser conduzir um Abarth s2000!! :love:
-
A loucura que deve ser conduzir um Abarth s2000!! :love:
São só mais 100 cavalos e AWD! ah e a potencia maxima aparece às 8250 RPM´s
Deve ser brutal. :d_cool:
Mas numa coisa o teu SS ganha ao S2000, tens mais binario! :d_grin:
-
Qualquer alteração no carro pode dar na perda da garantia. Isso é uma das vantagens das repros. <muito dificilmente são detectadas. Nem nas máquinas de diagnóstico das marcas.
Depois de pensar um pouco:
Se o aumento de potência for dentro dos valores que falamos, por volta dos 15% de potência e 30% de binário, penso que o desgaste do bloco (motor) será reduzido, se tiveres cuidado na sua utilização e manutenção. A unica questão é saber se o turbo IHI está preparado para funcionar á vontade com estas potências ou binários (penso que não deve haver problema, embora desconheça até onde pode ir o turbo)
Os componentes de que falamos, são idênticos ou iguais aos do Abarth ss, e por isso tens alguma garantia que uma repro para valores idênticos aos do Abarth ss são possiveis sem correres grandes riscos.
Quanto ás peças do kit ss não fazem na minha opinião muito sentido, porque se montas todo, gastas 4500 euros. Não é a mesma coisa mas com uma repro gastas muito menos e tens valores aproximados enão perdes a garantia :t_up:
Em relação ao IHI, quem me diz a mim que ele já não está a trabalhar perto do seu limite, e que também é usado na versão de 120 cavalos e para obter os 150 teve de ter acrescimo de mais 30 com o mesmo turbo, agora a questão sera esta, se esta mesmo no limite com 150 cvs ou, se pode ir um pouco mais além, nao me lembro agora, mas o 500 SS para ter os 160 cvs não muda o trbo pois não que também é um IHI :help:
Mega, em relação aos 4500€ tira-se o preço da suspensão e das jantes 18 e ainda baixa qualquer coisa...eu sou a favor desta alteração, até porque um Bravo com um turbo maior, injectores mais colectores e panela diferentes tem outro "sentido" a repro não tem este "carisma", uma repro bem feita até pode "dar" o mesmo ou mais rendimento e claro com menos despesa na "aquisição".
Agora um turbo maior...outra sonoridade... :t_up:
-
Em as coisas melhorando...ate era maluco para isso!
Ficava o Bravo para carro de corrida, passeio, diversao e para o dia a dia uma coisa tipo comerçial a gasoleo, uma fiorino 1.3 multijet das novas por exemplo!
-
alguem sabe o modelo do IHI? e a pressao que os bravos fazem de origem...
assim se descobre se ele trabalha ou nao no limite.
-
Mega, em relação aos 4500€ tira-se o preço da suspensão e das jantes 18 e ainda baixa qualquer coisa...eu sou a favor desta alteração, até porque um Bravo com um turbo maior, injectores mais colectores e panela diferentes tem outro "sentido" a repro não tem este "carisma", uma repro bem feita até pode "dar" o mesmo ou mais rendimento e claro com menos despesa na "aquisição".
Agora um turbo maior...outra sonoridade... :t_up:
Claro que é diferente montares esses componentes no carro ou fazer uma repro. A questão financeira é importante e neste caso a diferença é grande, mas se isso não for obstáculo claro que é preferivel a aquisição dessas peças do kit. A repro é uma forma "barata" de se fazer subir o rendimento do carro. Mas como já foi aqui dito muitas vezes nas repros nem sempre o aumento de potência e binário é proporcional ao melhoramento das performances. Consegues melhores valores nas performances com alterações mecanicas. E há realmente outro "sorriso" com as alterações mecanicas. :d_grin:
No entanto levanto aqui uma questão.
Será possível a aquisição dessas peças do kit ss?
È que a mim disseram-me (na IMV) que o kit era vendido já para um Grande Punto Abarth e que ficava já registado com o número de chassi de cada carro. Quando o kit chega ao seu proprietario já vem destinado a um carro especifico e penso que só podem ser pedidos com o número de chassi. Tenta informações sobre isto na IMV.
No entanto podes conseguir alterações idênticas em algumas empresas do ramo!
-
Quanto á questão do limite do IHI não te sei responder, mas penso que as marcas deixam sempre uma margem considerável até ao limite nos diversos componentes, nomeadamente nos turbos. Sei por exemplo que nos BMW a margem até ao limite dos turbos é grande, o que dá para bons resultados através de repros. O mesmo se passando ´nos injectores.
Outra situação diferente encotramos nos VAG 170cv diesel (injector/bomba). O limite para repros não é ao nível do turbo mas ao nível da injecção. Os sistemas injectores/bomba estão quase no limite nestes motores.
-
Não consigo deixar de comparar o Abarth ss com o Bravo T-Jet. Sei que não é justo porque são carros diferentes, mas por razões obvias tenho que os comparar.
Ao fazer Famalicão/Santo Tirso por AE, consegue-se verificar o seguinte:
Via rápida se acesso á auto estrada (vantagem do Abarth cerca de 10km/h, 200km/h vs 190Km/h) termina com uma direita e uma esquerda antes das portagens. No Abarth as duas são feitas em 4ª. A direita por volta dos 150 km/h e a segunda por volta dos 130. No Bravo a direita é feita em 4ª embora menos rápido e a segunda tem que ser de 3ª por volta dos 110.
Depois das portagens curva á esquerda em que no Abarth faço em 3ª/4ª por volta dos 110/120 (em 3ª o carro fica mais seguro, mais sai melhor em 4ª) e no Bravo 3ª por volta dos 100.
A partir daqui sempre a fundo e a velocidade máxima é muito próxima. Por volta dos 225 no Abarth e 220 no Bravo. O Abarth chega mais rápido aos 220 mas a partir dai é muito lento. O Bravo demora mais a lá chegar mas chega. a 6ª dos dois é edêntica.
Conclusão:
A maior diferença é realmente em zonas sinuosas. A vantagem que o Abarth consegue é grande.
Quanto mais lenta for a curva maior a diferença de passagem.
Em curvas rápidas de AE conseguem os dois ir sempre a fundo.
Velocidade máxima idêntica (6ª é idêntica), mas o Abarth é bastante mais rápido a lá chegar (mas como tambem sai mais rápido das curvas, consegue ainda ser mais rápido em recta).
Consigo sensações no Abarth a curvar que ainda não tinha sentido em nenhum outro carro. Mas tambem não andei assim em muitos... :t_up:
-
Tinha me esquecido:
Controlo de tracção sempre ligado no Abarth, e no Bravo desligado nas zonas mais lentas (se não, não sai do sitio em curvas lentas, fica mesmo castrado)
-
alguem sabe o modelo do IHI? e a pressao que os bravos fazem de origem...
assim se descobre se ele trabalha ou nao no limite.
1,8bar ou 1,9bar acho eu.
Lembro-me de ter visto no comparativo da Automotor com o Léon TSI
-
Perdi um parafuso da protecção por baixo do motor. Comecei a ouvir um barulho estranho e quando fui ver tinha uns plasticos da protecção soltos e a fazer barulhos. Faltava um parafuso.
Um dia destes chego a casa só com o volante na mão!!! ;)
(coisas que a concorrência diz que só acontece porque são Fiats, porque nas outras marcas nunca acontece...LOL)
-
mas bateste/rapaste em algum lado? ou saltou só porque sim? :P
-
1.8 ou 1.9 tou a achar muita pressao pa um turbo de baixa inercia...
-
Perdi um parafuso da protecção por baixo do motor. Comecei a ouvir um barulho estranho e quando fui ver tinha uns plasticos da protecção soltos e a fazer barulhos. Faltava um parafuso.
Um dia destes chego a casa só com o volante na mão!!! ;)
(coisas que a concorrência diz que só acontece porque são Fiats, porque nas outras marcas nunca acontece...LOL)
Isso de perder um parafuso por baixo do motor (protecções) cheira-me a erro de montagem da IMV, a quando da montagem do kit. É aquilo que eu digo, o kit já devia vir de origem.
-
Perdi um parafuso da protecção por baixo do motor. Comecei a ouvir um barulho estranho e quando fui ver tinha uns plasticos da protecção soltos e a fazer barulhos. Faltava um parafuso.
Um dia destes chego a casa só com o volante na mão!!! ;)
(coisas que a concorrência diz que só acontece porque são Fiats, porque nas outras marcas nunca acontece...LOL)
Isso de perder um parafuso por baixo do motor (protecções) cheira-me a erro de montagem da IMV, a quando da montagem do kit. É aquilo que eu digo, o kit já devia vir de origem.
o kit nunca vem "de origem"...é sempre montado cá...
-
o kit nunca vem "de origem"...é sempre montado cá...
[/quote]
Ó rapaz, estás desatento. Ninguém disse o contrário.
Desde sempre critiquei o facto de se desmontar um carro novo. Nunca mais é o mesmo, como se viu agora com o Mega.
Por muito que me venham com a treta da tradição e dos kits em caixa de madeira, não há nada como o kit ser montado logo de origem.
-
Ó rapaz, estás desatento. Ninguém disse o contrário.
Desde sempre critiquei o facto de se desmontar um carro novo. Nunca mais é o mesmo, como se viu agora com o Mega.
Por muito que me venham com a treta da tradição e dos kits em caixa de madeira, não há nada como o kit ser montado logo de origem.
qual é a diferença bude? têm que o desmontar à mesma...o carro chega ao IMV, é desmontar as peças e montar as do kit... o problema, ,e é o que pode ter acontecido no caso do Mega, é o kit ter sido montado por pessoal da Fiat (sem ser pessoal da Abarth, aka menos especializado)...sim porque aquilo de só o "pessoal" da Abarth mexer nos carros é um bocado tanga...basta entrar na oficina do IMV para ver isso...
acho que a maior vantagem de montar o kit aos 0km's é mais relacionado com a rodagem...porque tecnicamente se metes o kit depois, deverias fazer outra rodagem, mas quase ninguem deve fazer...
-
Calma amigos.
Essa carenagem que protege a parte debaixo do carro leva ai uns 10 parafusos.
Podem ter acontecido 3 coisas:
- Vandalismo
- Basta uma pessoa "roçar" em algum lado com a parte debaio e um parafuso pode ter caido
- Pode ser apenas um parafuso que não ficou bem apertado quer pelos mecânicos da IMV quer em Itália
-
1.8 ou 1.9 tou a achar muita pressao pa um turbo de baixa inercia...
Boas.
É 1.9bar (encontrei o comparativo)
Já agora fica aqui: http://forum.autohoje.com/forum-geral/46938-comparativo-bravo-t-jet-sport-vs-leon-tsi-sport-up.html (http://forum.autohoje.com/forum-geral/46938-comparativo-bravo-t-jet-sport-vs-leon-tsi-sport-up.html)
-
e o modelo do turbo??
se conseguirem ver....dps e so pesquisar pelos seus dados e verificar se pode ou dar dar pressao..
eu acredito que ele tenha uma margem de 0.3 kg
-
Relativamente ao parafuso, CALMA! È só um parafuso. No outro dia raspei com o carro por baixo numa rampa. Levei o carro a um elevador para ver se tinha acontecido alguma coisa, e não dei por nada. Depois disso raspei novamente, mas como foi menos violenta nem liguei, mas parece me que deve ter sido ai (ou então já vinha mal apertado e só durou 6 mil km).
Quantos pequenos problemas não acontecem nos carros novos? No Bravo tinha um plastico no pilar B descolado, dei conta uma semana depois de ter o carro! È grave? Não me parece.
Hà algum tempo atrás, os carros ao fim de 1000/2000 km iam a uma revisão para mudar oleo, e reparar pequenos defeitos! Hoje isso não acontece, e esses pequenos problemas continuam a aparecer em qualquer marca.
A montagem do Kit parece me bem feita, e em nada afecta a robustez do carro. Nem barulhos nem ruidos parasiatas. Nada! Apenas um parafuso que desapareceu!
-
Está explicado. :wacko:
O plástico deformou momentaneamente e voltou ao normal, mas forçou o parafuso que mais tarde cedeu.
-
já agora, para quem estiver a pensar equipar o seu GPA com o Kit Essesse, de certeza que ja ouviu falar naquele mito do corte/rev-limiter... Pois bem, isso de não se poder meter o kit Essesse se o carro tiver atingido o corte é na verdade um mito, até porque não fazia sentido (e de certeza que todos os GPA vão ao corte pelo menos uma vez). Pelo que li num fórum inglês, e ai nformação que os técnicos recebem por parte da Abarth é que os GPA's que tenham um total de 1minuto em over-rev (não é atingir apenas uma vez, mas sim lá ficar durante 1minuto, ou atingir várias vezes totalizando 1minuto, whatever), quando vão à máquina dão erro e não podem ficar com kit Essesse.
Portanto, podem quem tiver um GPA e quiser meter o kit, não se preocupe com o ir ao corte, desde que não passem a vida a faze-lo, e que o tempo total não passe de 1minuto, não haverá problema.
btw, segundo li tb, isso do 1minuto, está relacionado com a fiabilidade do motor (parece que a Abarth não confia muito no motor :rolleyes: ).
-
Ontem apanhei um Alfa Brera. Diesel, e com um fuminho negro que não conseguia esconder uma repro. Neste motor, uma repro simples da muita alma ao motor colocando-o na casa dos 240cv.
Entramos numa via rápida por volta dos 70 km/h
A verdade é que a sair em 3ª ia passa-lo mas este fechou logo a via da esquerda. Tive que levantar o pé. Em 4ª continuava mais rápido, e como não saiu da via da esquerda tive que voltar a levantar o pé (ligeiramente). Em 5ª o andamento foi idêntico mas na chegada aos 200 km/h o Brera começou a ganhar alguma distância (pouca) e em 6ª continuou a ganhar alguma coisa. Cheguei aos 230 km/h e o Brera contnuava a ganhar alguma espaço. Depois... travagem a fundo para entrar numa rotunda, e cada uma seguiu o seu caminho.
Abarth ss mais rápido até aos 160/170 km/h e a partir dai o brera faz valer a sua maior potencia e aerodinamica superior!!!
Gostei de ver a traseira do Brera!!!!
-
Era um 2400 5 cilindros com 210 de origem né?
-
Penso que era o de 200cv, pois o carro não era muito recente e o motor com 210 cv tem pouco tempo!
-
Penso que era o de 200cv, pois o carro não era muito recente e o motor com 210 cv tem pouco tempo!
Ou isso!
Mas ai já são 5 cilindros com um total de 2400 de capacidade, com tubocompressão e reprogramação em cima!
Mas numa serrinha olha que não sei!
-
O Brera "MK1" é demasiado pesado para ser um verdadeiro desportivo... nao é um verdadeiro Alfa. Já o MY2008 é mais leve, mas mesmo assim fico renitente..
-
Numa serra o Brera perde por culpa do peso extra :p
-
Numa serra o Brera perde por culpa do peso extra :p
Do peso e do tamanho.
-
Não precisa ser uma estrada de serra. Basta que seja um percurso em que não se possam atingir velocidades máximas ou próximo disso (acima dos 200km/h). Aquilo que se ganha nas acelerações em 2ª/3ª/4ª, e maior velocidade de passagem em curva e a travagem mais tarde (devido ao menor peso) são suficientes para andar mais que um Brera repro (estamos a falar de um carro com cerca de 240cv). Aquilo que o brera ganharia nos momentos em que nos apriximamos de velocidades mais elevadas não seria o sufeciente.
Neste caso bastaria que em vez da rotunda, acabasse este "percurso" com duas ou três curvas mais lentas, e a pequena vantagem que o Brera ganhava já estaria a perde-la, (seria a vez do Brera observar a bonita traseira do Abarth)!!!!
-
Sem duvida!
-
Ó Mega, não me digas que foste tu o "criminoso" que teve a coragem de deixar o SS estacionado na rua de acesso à Ribeira em plena noite de S.João.
Se fosses meu filho batia-te <_<
-
Não, não fui!
Já agora, aqui no Norte já rolam 4 SS, pelo menos...
O meu, um que normalmente vejo na Povoa com matricula GR, o do José Pedro Fontes e um para os lados de Aveiro!
-
O Mega é mais de Santo António do que de São João!
Eu hoje em dia "fujo" dessas Romarias.
Claro que com "14 anos" era a noite mais importante do ano :wacko:
-
Primeiro precalço com o ss!
Pneu rebentou numa estrada de paralelo! O problema é que eu nem ia muito depressa, e não vi nenhuma lacada. senti uma panacada forte e lá foi o pneu de traz.
Em estradas de mau piso tem que se andar devagar mesmo. A suspensão não perdoa. Aquelas estradas de paralelo ás "ondas" são um massacre. Tem que ser a passo de caracol!
Não havia pneus em stock, e tive que rolar 3 dias com um pneu diferente. No final 210 euros, que acham do preço?
-
Não, não fui!
Já agora, aqui no Norte já rolam 4 SS, pelo menos...
O meu, um que normalmente vejo na Povoa com matricula GR, o do José Pedro Fontes e um para os lados de Aveiro!
Ainda bem. Aqueles milhares de pessoas que por lá passaram devem ter dado uma "limpeza geral" à pintura. Tss Tss. :angry:
-
Ainda bem. Aqueles milhares de pessoas que por lá passaram devem ter dado uma "limpeza geral" à pintura. Tss Tss. :angry:
Pintura e não só, quando não levam também espelhos à frente. :angry:
Cumps
-
No final 210 euros, que acham do preço?
Uiii... Bem isso é que é azar... mas os Bravo não têm um perfil mais baixo?
Diz qual a marca e medida do pneu para o pessoal saber...
Deduzindo que seja os Pirelli deixo aqui os preços da pneucity (a minha referência de comparação) para os R18 do Bravo (não sei a tua medida):
Pirelli P Zero Nero (225/40 R18 92W XL) = 138.00€ + 12.80€ (Montagem) = 150.80€
Pirelli P Zero Rosso Asimmetrico (225/40 ZR18 92Y XL) = 142.40€ + 12.80€ (Montagem) = 155.20€
nota: O preço da montagem de um pneu inclui a desmontagem do pneu velho, montagem de uma válvula nova, calibração, montagem do pneu novo e IVA. Além da disposição dos pneus velhos (caso solicitado) que é um 1€ (já contabilizado nos 12,80€).
-
Pois Pedro, era bom que fossem os 225/40-18, a medida mais barata que existe em jante 18, por ser a mais corrente.
Mas os do Abarth SS são de perfil ainda mais baixo, são 215/40-18, logo mais caros.
Ainda assim acho que se arranjava mais barato do que 210€
A história repete-se com o 225/45-17 que é muito mais barato do que 215/45-17.