Fiatistas
Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: russo7 em 08 de Abril, 2009, 20:41:07
-
tenho 1 punto 6speed k o ponteiro da temperatura normalmente ñ funciona so depois d ter feito + d 20km é k ele da sinais d vida sobe um pouco mas ñ marca a temperatura certa
alguem m pode dizer o k sera, s for uma coisa facil d resolver evito d ir ao mecanico
-
Boas
Isso pode não ser avaria pode o carro nem aquecer nesses 20km mas faz um teste deixa o carro ao relanti ate disparar a ventoinha se não subir e porque o manometro esta avariado se subir e disparar a mesma e porque esta bom e nada de preocupações posso estar errado mas ja tive um assim
Mas esperemos pelos mais entendidos
Abraço e espero que possa ter ajudado
-
O meu Cinquecento faz o mesmo. Quase nunca passa dos 60º. Mas se andar muito tempo só em "cidade" ou estiver ao relatin sobe aos 90º e a ventoinha dispara.
Se andar em estrada não aquece mais do que os 60º.
Penso que deve ser normal
:palmas:
-
O meu Cinquecento faz o mesmo. Quase nunca passa dos 60º. Mas se andar muito tempo só em "cidade" ou estiver ao relatin sobe aos 90º e a ventoinha dispara.
Se andar em estrada não aquece mais do que os 60º.
Penso que deve ser normal
:palmas:
Em estrada e andamento normal não passa dos 60º?
O carro tem termostato?
A temperatura normal de funcionamento do motor 1.1 dos Cinquecento/Seicento acho que é +-80º.
-
no 6speed faço 20km e o ponteiro ñ sai dos 0º mas com ele parado ou andar no para arranca e k sobe ate aos 60º mas nunca passa disso
so ñ acho isso normal pq no bravo a medida k vou andando vejo a temperatura a subir ate a posição normal isto em menos d 10km
-
Tens o termostato avariado em aberto,aproveita e muda o termostato e so sensor de temperatura,são os dois baratos e assim fica já resolvido... :t_up:
-
Carlos, eu penso o mesmo, não deve ser normal não passar dos 60º mas é o que acontece. O termostato é novo, só se for do sensor ou do próprio manómetro.
Mas o estranho é que se andar em estrada e depois for para o para arranca ou em relanti, a temperatura sobe aos 90º e a ventoinha dispara.
O motor é o 899 cc :fiat:
-
Quanto ao motor 899cc não faço ideia da temperatura mas de qualquer maneira acho os 60º muito baixos.
Mesmo com um termostato novo, ele pode avariar (tanto em aberto como em fechado).
Depois de andares uns 5KM, dá um "toquezinho" na zona do manómetro e vê se ele mexe.
russo7:
Esses 20KM são sempre a descer ou são em altos e baixos que precisem de acelerador? É que se é a descer e ele não sobe a temperatura, pode ser o termostato avariado. Se é em andamento normal ou para-arranca e ele também não passa dos 60, pode ser o termostato ou o manómetro. É que se o termostato ficou preso em aberto, é normal o motor só aquecer no para-arranca, mas não passar de 60 mesmo nessas condições é que já é estranho... No para-arranca quando a ventoinha dispara, se ele indica 60, é do manómetro ou do sensor do mesmo.
Faz o que o rara aconselhou: novo sensor e novo termostato. Se os €€ forem muito curtos (o que não é de estranhar dada a situação actual em que estamos) troca só o termostato. Se persistir, troca também o sensor. Se não for de nenhum, não perdes nada, pois mais tarde ou mais cedo são peças que têm de ser mudadas.
-
ele abre à volta dos 80 a 82º e depois pelos 94 liga a "bentoinha"...
no entanto, derivado à pressão do circuito e de andar em AE (por exemplo) ela não se fecha e pode rodar a cerca dos 70 a 80º
-
Esses 20KM são sempre a descer ou são em altos e baixos que precisem de acelerador?
esse percurso faço sempre com o pe no acelerador e normalmente a andar entre os 80/110 km/h
ja agora onde fica situado o sensor d temperatura?
-
ja agora onde fica situado o sensor d temperatura?
O sensor fica no radiador, do lado do vaso do liquido.
Sensivelmente a meio.
Eu tb ando mais ou menos com esse problema, mudei o termoestato do carro, e ele em andamento normal anda-me quase sempre no primeiro traço, só em pára arranca, e tem de ser mesmo muito tempo, é que vai quase até meio.
Então em autoestrada ele anda sempre entre os dois traços, só sobe ao meio, por exemplo na A25 e se for a puxar por ele. Nas descidas as vezes até desce do primeiro traço da escala. :d_roll:
A ventoinha dispara um bocado abaixo do traço do meio da temperatura.
Hoje vou ver se tiro fotos das posicções em q anda o ponteiro.
-
Isso cheira-me a problemas de manómetros e respectivos sensores, mas os mais entendidos que se pronunciem.
-
Tardou mas aqui está a foto, isto depois de andar +/- 60 kms em autoestrada, sempre na casa dos 120/140 km/h, e a temperatura não passa disto.
(http://img10.imageshack.us/img10/9702/img004yuz.jpg) (http://img10.imageshack.us/my.php?image=img004yuz.jpg)
Depois do pára arranca aqui dentro do Porto, até à baixa a temperatura subiu 1 bcd mas nada de especial. É nesta altura q dispara a ventoinha do radiador.
(http://img133.imageshack.us/img133/3373/img006.jpg) (http://img133.imageshack.us/my.php?image=img006.jpg)
-
ola amigo russo7 pelo que sei o indicador de temp. é um miliamperimetro que tem um ponteiro que se movimenta conforme a corrente eletrica que circula atravez de umas bobinas internas genrando um campo eletromagnetico assim indicando a temp. do motor.
é mais ou menos assim um sensor NTC instalado no bloco do motor sente a caloria do mesmo diminuindo sua resistencia e consequentemente aumentando a corrente eletrica no marcador no painel.
o NTC é um componente eletronico que quanto maior a temperatura menor é a sua resistencia.
existem sensores de um ou dois fios mas o funcionamento é o mesmo; com um fio ele fecha o circuito entre o fio e a carcaça do motor, e com dois fios ele fecha um fio com o outro.
-
Decididamente o problema é do manómetro. Se a ventoinha dispara sempre "á mesma temperatura", e o carro não ferve, a leitura que o manómetro está a fazer é que não é correcta. Tanto pode ser do sensor como do ponteiro ou dos fios de comunicação entre ambos que podem estar partidos ou mal ligados
-
cada vez percebo menus pus o carro a trabalhar no relatin e o poneiro foi subindo ate ligar a ventoinha tal como mostra a foto parecendo ñ ter nenhum problema
mas em andamento por + km k faça o ponteiro raramente sai do 0º
-
O que usas no sistema de refregiração? Agua? liquido para radiador?
Por esse sintoma tens o termostato completamente lixado, e tb não acho normal a temperatura passar o traço do meio para disparar a ventoinha. Vê cm já foi dito o termostato e o sensor do radiador.
-
O que usas no sistema de refregiração? Agua? liquido para radiador?
uso liquido para radiador mas desde k o comprei nunca esvaziei por completo o sistema de refrigeração ñ faço ideia o k o antigo dono usava