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Notizie => Notizie Estere => Tópico iniciado por: Tiffosi em 27 de Novembro, 2009, 17:04:47

Título: Scut, IP, IC
Enviado por: Tiffosi em 27 de Novembro, 2009, 17:04:47
Governo estuda isenção de portagens para residentes

Introdução de portagens nas SCUT do Grande Porto, Costa da Prata e Norte Litoral está prevista para o próximo ano

O Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações está a estudar a isenção de portagens para os residentes nas zonas envolventes às três auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT), avança o semanário Sol.

«Para cada uma das concessões em que serão introduzidas portagens, estão a ser analisados caso a caso, os sublanços onde eventualmente poderá existir a necessidade de isentar o tráfego local», afirmou a porta-voz do ministro António Mendonça.

Questionado sobre a data de introdução das portagens, António Mendonça preferiu não se comprometer com um prazo, afirmando apenas que isso acontecerá "o mais rapidamente possível".

Fonte: AutoPortal (http://www.autoportal.iol.pt/)

(Tópico anterior: http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=4677.0 (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=4677.0))
Título: Scut, IP, IC
Enviado por: Tiffosi em 27 de Novembro, 2009, 17:09:05
Portagens nas Scut «o mais rapidamente possível»

Revelou esta sexta-feira o ministro das Obras Públicas, António Mendonça


O ministro das Obras Públicas, António Mendonça, disse esta sexta-feira que a introdução de portagens nas vias sem custos para o utilizador (SCUT) é para prosseguir «o mais rapidamente possível».

«As coisas estão definidas e programadas. A introdução de portagens é fundamental para que os projectos possam continuar», disse o governante à margem de uma conferência sobre Habitação em Angola.

Questionado sobre a data de introdução das portagens, António Mendonça preferiu não se comprometer com um prazo, afirmando apenas que isso acontecerá «o mais rapidamente possível».

A edição desta semana do semanário Sol avança com a notícia de que o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações está a estudar a isenção de portagens para os residentes nas zonas envolventes às três auto-estradas sem custos para o utilizador.

Fonte: AutoPortal (http://www.autoportal.iol.pt/)
Título: Re:Scut, IP, IC
Enviado por: GT Abarth em 27 de Novembro, 2009, 18:20:01
Portagens nas Scut «o mais rapidamente possível»

Revelou esta sexta-feira o ministro das Obras Públicas, António Mendonça


O ministro das Obras Públicas, António Mendonça, disse esta sexta-feira que a introdução de portagens nas vias sem custos para o utilizador (SCUT) é para prosseguir «o mais rapidamente possível».

«As coisas estão definidas e programadas. A introdução de portagens é fundamental para que os projectos possam continuar», disse o governante à margem de uma conferência sobre Habitação em Angola.

Questionado sobre a data de introdução das portagens, António Mendonça preferiu não se comprometer com um prazo, afirmando apenas que isso acontecerá «o mais rapidamente possível».

A edição desta semana do semanário Sol avança com a notícia de que o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações está a estudar a isenção de portagens para os residentes nas zonas envolventes às três auto-estradas sem custos para o utilizador.

Fonte: AutoPortal (http://www.autoportal.iol.pt/)

Óptimo. Projectos de saque para umas continhas algures numa ilha das Caraíbas ou na Suiça.  :angry:
Título: Re: Scut, IP, IC
Enviado por: BlueCat em 02 de Dezembro, 2009, 12:07:46
humm interessante... os Lisboetas é que se lixam... lol

As nossas SCUTS são AEs... e pagamos que nem gente grande!

Mas se o governo quiser baixar o défice eu deixo-lhes um conselho.

PORTAGEM NO IC19

É o unico que não é pago.
Título: Re: Scut, IP, IC
Enviado por: GT Abarth em 02 de Dezembro, 2009, 20:40:56
Pedro, mas não pagais uma estrada do tempo do Salazar reconvertida em "SCUT".

Tendes água a 0,50 € o m3 e por exemplo no Marco de Canavezes custa 10 vezes mais.

Tendes gás de cano barato e as pessoas que moram no Interior (mais frio) têm que acartar com botijas de tonelada ás costas e bem caras (Uma Senhora não pode com uma botija).

Etc...

Não quero rivalidades Lisboa - Província, mas a questão é mesmo passar a pagar o que era grátis e pagar onde não existe alternativa.
Pagais a A5.
A marginal é de borla. Fazia sentido pagar a Marginal?
Título: Re: Scut, IP, IC
Enviado por: BlueCat em 03 de Dezembro, 2009, 10:05:55
Tens razão...

Mas custa falarem em alternativas e depois colocarem a pagar!
Título: Re: Scut, IP, IC
Enviado por: GT Abarth em 04 de Dezembro, 2009, 02:38:38
Tens razão...

Mas custa falarem em alternativas e depois colocarem a pagar!

Para além de que estava estabelecido que regiões com PIB abaixo da média Nacional não poderiam pagar portagens.
Ora a região está abaixo da média.
O único município abrangido que está acima da média é Matosinhos.
Título: Scut, IP, IC
Enviado por: Tiffosi em 14 de Dezembro, 2009, 17:36:06
Autarcas "intransigentes" contra portagens na A28

Introdução de portagens nas SCUT do Grande Porto, Costa da Prata e Norte Litoral está prevista para o próximo ano

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, garantiu hoje que os autarcas do Litoral Norte serão "intransigentes" na luta contra a introdução de portagens na A28, entre aquela cidade e o Porto.

"Nós temos um argumento muito forte e incontornável, que é a absoluta falta de alternativas. A '13' já nem se pode chamar estrada nacional, porque tem alguns troços que já estão municipalizados, e, por isso, acreditamos firmemente que vai haver bom senso por parte do Governo e que a A28 vai ficar sem portagens", disse, à Lusa, José Maria Costa.

O autarca sustentou que “a introdução de portagens, enquanto não houver uma alternativa válida, seria inaceitável, pelo que seremos intransigentes na luta. Queremos resolver as coisas pela via do diálogo. Se não conseguirmos, depois se verá o que fazer".

O ministro das Obras Públicas, António Mendonça, já havia revelado, em meados de Novembro, que a introdução de portagens nas vias sem custos para o utilizador (SCUT) é para prosseguir «o mais rapidamente possível», sem, no entanto, se comprometer com um prazo para a sua introdução.

Fonte: AutoPortal (http://www.autoportal.iol.pt/)
Título: Re: Scut, IP, IC
Enviado por: GT Abarth em 14 de Dezembro, 2009, 20:21:55
Para quem não conhece, faço o paralelísmo:

O que achavam de pagar a marginal entre Cascais e Algés?

Pois, aqui falamos de uma estrada bem mais estreita (1 faixa para cada lado) com mais serviços, que atravessa:

Fábrica Unicer
Sonae
Zona Indústrial da Maia (Maior Z.I. de Portugal)
Zona Industrial de Modivas (Entre outras Lactogal, Outlet Nassica)
Zona Industrial de Vila do Conde (segunda Maior Z.I. de Portugal)
Ponte sobre o Rio Ave
Centro de Vila do Conde e sua Rua Principal + Centro da Póvoa e sua Rua Principal (São seguidas)

Em termos práticos, desde que se sai do Porto até passar a Póvoa, não existe um milímetro de estrada que não seja fortemente carregada em termos Industriais e Urbanísticos. Só vendo.

Perante isto, vão passear!
Título: Scut, IP, IC
Enviado por: Tiffosi em 21 de Setembro, 2011, 18:00:24
Receitas das ex-SCUT abaixo do previsto



As receitas das portagens cobradas nas antigas SCUT estão 20% abaixo do que era inicialmente esperado pelo Governo. A culpa será da crise

De acordo com a auditoria levada a cabo pela Inspecção Geral de Finanças (IGF) à Estradas de Portugal (EP), as receitas previstas com a cobrança de portagens nas ex-SCUT está 20% abaixo do previsto para este ano. Desde o início da cobrança de portagens nestas vias foram arrecadados 65 milhões de euros, valor que a EP justifica com o cenário macroeconómico, “que se reflecte nos volumes de tráfego a nível nacional”.

Este facto vêm ensombrar as parcerias publico-privadas rodoviárias, que no ano passado custaram ao Governo mais 28% do que o estimado inicialmente, num total de 896,6 milhões de euros, mais 197,4 milhões de euros do que o que estava previsto.

Fonte: Auto Motor (http://www.automotor.xl.pt/Default.aspx)
Título: Re: Scut, IP, IC
Enviado por: Punto em 22 de Setembro, 2011, 19:18:05
A culpa é da crise?
Eu só se não tiver mesmo alternativa ou estiver com muita pressa porque de resto não me apanham seja em que Ex-Scut for, para sustentar mais ainda os mamões do estado já basta o roubo nos impostos.
Antes era utilizador habitual das Scuts agora nem com a carrinha da empresa lá passo, é sempre nacional.
Título: Re: Scut, IP, IC
Enviado por: naso em 22 de Setembro, 2011, 22:07:29
A culpa é da crise?
Eu só se não tiver mesmo alternativa ou estiver com muita pressa porque de resto não me apanham seja em que Ex-Scut for, para sustentar mais ainda os mamões do estado já basta o roubo nos impostos.
Antes era utilizador habitual das Scuts agora nem com a carrinha da empresa lá passo, é sempre nacional.

Andas a seguir os meus passos!! :P
Título: Re: Scut, IP, IC
Enviado por: LB em 22 de Setembro, 2011, 22:12:51
paar mim até se devia pagar na nacional!!

isto agora quem tem carro é mesmo rico e há que obrigar os ricos a pagar a crise!!
Título: Re: Scut, IP, IC
Enviado por: Miguelhbx em 22 de Setembro, 2011, 22:43:21
Continuando assim vão ter que aumentar o limite de velocidade na nacional para 120 ou então vamos voltar aos tempos de antigamente que era 3 horas para fazer 100 km...
Título: Re: Scut, IP, IC
Enviado por: er.loves fiat em 22 de Setembro, 2011, 22:52:32
Continuando assim vão ter que aumentar o limite de velocidade na nacional para 120 ou então vamos voltar aos tempos de antigamente que era 3 horas para fazer 100 km...
não faz mal é da maneira que se poupa no combustível :lol:
Título: Re: Scut, IP, IC
Enviado por: LB em 22 de Setembro, 2011, 22:57:18
nop...

o local onde se poupa mais é mesmo na AE

é sempre a andar e se for normalmente a 120, gasta menos combustivel e peças!

além de ser muitissimo menos perigoso porque não tem ninguém a passar à frente
Título: Re: Scut, IP, IC
Enviado por: er.loves fiat em 22 de Setembro, 2011, 23:14:53
lá nisso tens razão  :t_up:
Título: Re: Scut, IP, IC
Enviado por: naso em 22 de Setembro, 2011, 23:49:21
nop...

o local onde se poupa mais é mesmo na AE

é sempre a andar e se for normalmente a 120, gasta menos combustivel e peças!


Isso depende, caso seja um carro que dê uma velocidade maxima 140, não é a 120 que vai a poupar muito, com medias de 70/80 até se poupa mais que a 120, o que mata é o para/arranqua!!
Título: Re: Scut, IP, IC
Enviado por: LB em 23 de Setembro, 2011, 12:25:23
há 30 anos atrás havia Renaults 4´s com 200.000 Km porque só andavam em AE, or alguma razão era

Título: Re: Scut, IP, IC
Enviado por: BlueCat em 23 de Setembro, 2011, 12:38:33
Em EN a velocidades entre 80km/h e 100km/h sem trânsito, consomes menos que em AE pois andar a estas velocidades em AE é monótono mas em EN já não.
Título: Re: Scut, IP, IC
Enviado por: BlueCat em 23 de Setembro, 2011, 12:40:42
Isso depende, caso seja um carro que dê uma velocidade maxima 140, não é a 120 que vai a poupar muito, com medias de 70/80 até se poupa mais que a 120, o que mata é o para/arranqua!!

Sim, o Panda Cross a 120km/h já vai às 3000rpm, as mesmas que o Bravo, mas enquanto um acaba às 4000rpm... o outro ainda está a começar a festa. É bastante audível a diferença. O ideal é sempre entre 80km/h e 100km/h... ritmo de EN vazia!
Título: Re: Scut, IP, IC
Enviado por: Tiffosi em 23 de Setembro, 2011, 14:03:38
Faço longas viagens de noite e noto diferença no ponteiro, na nacional gasto menos combustível, o dinheiro da portagem quase paga o gasóleo, menos monótono, menos sonolência, menos seguro* devido ao animais de todas as espécies, demoro mais tempo, mas tempo é coisa que não falta.

*Na auto-estrada por vezes há choques em cadeia, autocarros caiem pelas ravinas …
Título: Re: Scut, IP, IC
Enviado por: rfsbaptista em 23 de Setembro, 2011, 14:08:58
Mas acima de tudo, dá muito mais prazer conduzir em EN. Pelo menos para mim.  :)
Ultrapassagens, reduções, curvas, tudo isso enriquece a experiência de condução.
Título: Re: Scut, IP, IC
Enviado por: BlueCat em 23 de Setembro, 2011, 15:59:48
Exacto... em EN estamos mais atentos, nem que seja pelo facto de termos curvas.

Quando vou de férias até o T-JET faz consumos abaixo de 6L em EN nas calmas... :D
Título: Re: Scut, IP, IC
Enviado por: LB em 24 de Setembro, 2011, 11:24:17
agora é que não percebi..

mas estamos a falar de segurança ou de consumos e gastos??

qualquer AE que seja fechada com rede dum lado e do outro e a direito e seja de estrada "normal" em relativo bom estado é sempre melhor que uma estrada nacional ! já nem falo nas alturas em que se tem de passar por povoações!

se é uma questão de andar mais devagar na AE, também se anda; andam mais depressa... andem ! é porque a estrada é boa, porque senão não conseguiam!

se forem sempre a 120 garanto que poupa muito mais o carro que andar em curvas e contra curvas e no meio de população e passagem de peões, etc. etc. etc..

gasta-se mais nas portagens, claro que se gasta! mas em poupança de material e combustivel, garanto que gasta menos! façam a mesma média que uma nacional a 90 e depois digam-me; não conseguem andar devagar numa AE, epá... isso não tem a ver com a AE, tem a ver com vocês..

não querem gastar dinheiro numa portagem! tudo bem isso compreende-se, mas dizerem que uma AE é tão perigosa como uma nacional, por causa dos choques em cadeia.... então falem dos atropelamentos nas estradas nacionais e comparem
Título: Re: Scut, IP, IC
Enviado por: PeteCunha em 24 de Setembro, 2011, 23:05:10
Pois, eu bem sei o que custa pagar as portagens... Mas não há nada como uma viagem tranquila em auto-estrada...

As viegens em estradas nacionais enjoam os putos!!! :)
Título: Re: Scut, IP, IC
Enviado por: naso em 25 de Setembro, 2011, 15:33:35
Eu não aconselho a ninguém a andar a 80 numa AE!!
Título: Re: Scut, IP, IC
Enviado por: tom_dee em 25 de Setembro, 2011, 15:45:02
Eu não aconselho a ninguém a andar a 80 numa AE!!

Eu a trabalhar só ando a mais 7 km/h que isso e já é no corte :sombrero:

E digo já que se fizer uma viagem de AE de 100 Kms um deposito de gota dá-me para mais quilómetros do que se fizer tudo em nacional, mas claro que com estou habituado a andar sempre a menos de 90 quando vou no meu carro é muito difícil passar de 110 e além disso mais de 110 já é infração. :t_up:
Título: Re: Scut, IP, IC
Enviado por: Tiffosi em 26 de Setembro, 2011, 15:38:04
Foi eu que falei em choques em cadeia e não disse que uma AE é tão perigosa como uma nacional, é favor não deturpar, está lá escrito, EN menos seguro.

Médias estou farto de fazer, na EN gasto menos combustível, as estradas que frequento devem ser outras.  :t_up:
Título: Re: Scut, IP, IC
Enviado por: BlueCat em 26 de Setembro, 2011, 16:07:29
Pois eu refiro-me às EN para Sul e não a N10 para o Porto. :D
Título: Scut, IP, IC
Enviado por: Tiffosi em 17 de Abril, 2012, 16:58:30
Isenções nas antigas SCUT acabam a 30 de Junho



Em Dezembro estavam em vigor 336.460 isenções para circulação nas antigas SCUT. Governo promete reavaliar

As isenções nas antigas SCUT acabam a 30 de Junho nas regiões com um índice de poder de compra acima de 80% da média nacional. A informação foi confirmada esta segunda-feira à Agência Lusa por fonte da Estradas de Portugal, com base na resolução do Conselho de Ministros de 22 de Setembro de 2010, que instituiu a aplicação de portagens nas SCUT.

"A partir de 1 de Julho de 2012, a aplicação do regime de discriminação positiva manter-se-á apenas nas ex-SCUT que sirvam regiões mais desfavorecidas, tendo em conta o índice de disparidade do Produto Interno Bruto (PIB) per capita regional, nomeadamente nas regiões que registem menos de 80% da média do PIB per capita nacional", explicou a fonte.

Em Dezembro de 2011, segundo dados oficiais, estavam em vigor 336.460 isenções para circulação na A28, A29, A41 e A42 (na região Norte), A22 (Algarve) e A23, A24 e A25 (Centro).

Em Março último, o ministro da Economia e do Emprego admitiu que o Governo está a estudar o impacto das portagens introduzidas nas antigas SCUT e que em Junho irá reavaliar a situação.

"É sabido que o Governo está a estudar os impactos nas diversas regiões e, até ao final de junho, irá reavaliar, em todo o país, esta questão", afirmou Álvaro Santos Pereira.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) referentes a 2009, apenas Lisboa, a Região Autónoma da Madeira e o Algarve ultrapassaram a média do PIB nacional, com índices, respectivamente, de 138, 131 e 108 (índice 100 corresponde à média nacional).

Já por exemplo a região da Serra da Estrela apresentava, segundo o mesmo documento, um índice de 52,6, o Tâmega de 55,4 e a Península de Setúbal 72,4.

Em todo o país existem atualmente sete concessões que antes estavam abrangidas pelo regime Sem Custos para o Utilizador (SCUT).

Segundo a Estradas de Portugal, as populações e empresas locais com residência ou sede na área de influência destas autoestradas que passaram a ser portajadas beneficiaram até agora de um sistema misto de isenções e de descontos nas taxas.

"Contempla a isenção do pagamento de taxas de portagem nas primeiras 10 viagens mensais efectuadas na respectiva autoestrada e no desconto de 15% no valor das taxas de portagem nas restantes viagens", explicou a fonte.

Neste processo eram consideradas como "populações e empresas locais a abranger pelo regime de discriminação positiva" aquelas com residência ou sede na área de influência da SCUT.

Nas áreas metropolitanas com maior densidade de oferta de infraestruturas, casos das SCUT Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata, a área de influência corresponde aos concelhos em que uma qualquer parte do seu território "fique a menos de 10 quilómetros da via".

Já fora das áreas metropolitanas - correspondente às SCUT Interior Norte, Beiras Litoral e Alta, Beira Interior e Algarve, portajadas apenas em Dezembro de 2011 - integram este regime os concelhos inseridos numa nomenclatura de unidade territorial (NUT) III em que uma qualquer parte do território "fique a menos de 20 quilómetros da via".

Fonte: AutoPortal (http://www.autoportal.iol.pt/)
Título: Scut, IP, IC
Enviado por: Tiffosi em 17 de Maio, 2012, 15:02:41
Portagens pagas no Multibanco



Os CTT têm em funcionamento uma nova forma de pagamento das portagens devidas pela passagem nas ex-Scut sem DEM: através do Multibanco

Está já activo um novo meio de pagamento para as portagens decorrentes da passagem sem identificador de matrícula (DEM) nas ex-Scut. Os CTT disponibilizam agora o pagamento no Multibanco ou através do sistema de homebanking, ainda que apenas para os automóveis com matrícula nacional.

Eis como funciona: 48 horas depois da passagem no pórtico de portagens, o utente envia um SMS com o texto “CTTMBespaçomatrícula” (por exemplo:CTTMB AA-00-00) para o número 68989 (que tem um custo de €0,30). De seguida, recebe um SMS de resposta com a referência, entidade e valor a pagar, assim como a data limite para o pagamento.

Caso pretenda um recibo, terá de, 48 horas depois de efectuar o pagamento, aceder ao endereço http://portagens.ctt.pt/Recibos, (http://portagens.ctt.pt/Recibos,) onde, após introduzir o número do comprovativo recebido por SMS e o número da matrícula associada, pode imprimir o recibo do pagamento.

Fonte: Auto Motor (http://www.automotor.xl.pt/Default.aspx), J.M.
Título: Scut, IP, IC
Enviado por: Tiffosi em 03 de Julho, 2012, 15:23:38
Isenções prolongadas por mais três meses


(http://assets1.autoportal.iol.pt/galeria/203586/594x376)

Isenções parciais nas antigas SCUT vão ser prolongadas por mais três meses, até setembro

As isenções parciais das portagens para os concelhos servidos pelas antigas SCUT, que deveriam terminar este sábado (30 de junho), vão prolongar-se por mais três meses, sendo depois aplicado um regime de descontos, anunciou o Governo.

«O Governo decidiu prolongar, por um período adicional de três meses, a aplicação do regime de discriminação positiva, tal como vigora actualmente, às auto-estradas ex-SCUT que deveria terminar a 30 de Junho de 2012», refere um comunicado divulgado pelo Ministério da Economia e do Emprego.

A nota adianta que, «após este período, será aprovado e aplicado um regime de descontos e/ou taxas nestas vias que obedeça a critérios de aplicação e montante que estejam em conformidade com o disposto na legislação europeia e que garanta e salvaguarde que, da aplicação do regime de cobrança de taxas de portagens, não resulte a discriminação dos utilizadores destas auto-estradas».

A tutela recorda que «o regime de discriminação positiva actualmente praticado nestas vias não é consentâneo com os princípios estabelecidos pela Comissão Europeia - Directiva Eurovinheta», que «impõe que as portagens devem ser aplicadas sem discriminação directa ou indirecta, por razões associadas à nacionalidade do utilizador, ou que, ainda que não estejam expressamente relacionadas com a nacionalidade, conduzam de facto, através da aplicação de outros critérios de distinção, ao mesmo resultado».

No comunicado, o ministério diz que «é este o caso do critério da residência na área de influência das auto-estradas ex-SCUT que fundamenta, precisamente, a atribuição das respectivas isenções e descontos».

«Com vista à validação dos níveis de flexibilidade do Governo no que toca ao regime de discriminação positiva, foi recolhida e analisada uma série de informação disponibilizada pela Estradas de Portugal, bem como mantidos vários contactos com elementos da Direcção-geral da Mobilidade e dos Transportes da Comissão Europeia, que estarão na base do regime de descontos e/ou taxas a aplicar às auto-estradas ex-SCUT a partir de Outubro de 2012», refere.

Em todo o país existem actualmente sete concessões que antes estavam abrangidas pelo regime Sem Custos para o Utilizador (SCUT).

As populações e empresas locais com residência ou sede na área de influência destas auto-estradas, que passaram a ser portajadas, beneficiaram até agora de um sistema misto de isenções e de descontos nas taxas.

Esse regime contempla a isenção do pagamento de taxas de portagem nas primeiras 10 viagens mensais efectuadas na respectiva auto-estrada e no desconto de 15 por cento no valor das taxas de portagem nas restantes viagens.

Neste processo eram consideradas como «populações e empresas locais a abranger pelo regime de discriminação positiva» aquelas com residência ou sede na área de influência da SCUT.

Nas áreas metropolitanas com maior densidade de oferta de infra-estruturas, casos das SCUT Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata, a área de influência corresponde aos concelhos em que uma qualquer parte do seu território «fique a menos de 10 quilómetros da via».

Fora das áreas metropolitanas - correspondente às SCUT Interior Norte, Beiras Litoral e Alta, Beira Interior e Algarve, portajadas apenas em Dezembro de 2011 - integram este regime os concelhos inseridos numa nomenclatura de unidade territorial (NUT) III em que uma qualquer parte do território «fique a menos de 20 quilómetros da via».

As isenções nas antigas SCUT deveriam acabar no sábado nas regiões com um índice de poder de compra acima de 80 por cento da média do PIB per capita nacional, segundo avançou à Lusa, em Abril, fonte da Estradas de Portugal.

A informação tinha por base a resolução do Conselho de Ministros de 22 de setembro de 2010, que instituiu a aplicação de portagens nas SCUT.

«A partir de 1 de Julho de 2012, a aplicação do regime de discriminação positiva manter-se-á apenas nas ex-SCUT que sirvam regiões mais desfavorecidas, tendo em conta o índice de disparidade do Produto Interno Bruto (PIB) per capita regional, nomeadamente nas regiões que registem menos de 80 por cento da média do PIB per capita nacional», explicou na altura a fonte.

Em Dezembro de 2011, segundo dados oficiais, estavam em vigor 336.460 isenções para circulação na A28, A29, A41 e A42 (na região Norte), A22 (Algarve) e A23, A24 e A25 (Centro).

Os últimos valores de tráfego nestas vias, relativos ao primeiro trimestre de 2012, apontam para quebras que ultrapassam os 45 por cento no Norte e os 56 por cento no Algarve.

Fonte: AutoPortal (http://www.autoportal.iol.pt/)