-
Alfa Romeo anuncia caixa de dupla embraiagem para o MiTo
(http://www.autoportal.iol.pt/galeria/163361/368x276)
Transmissão de dupla embraiagem e seis velocidades estará associada ao sistema «DNA»
O Alfa Romeo MiTo será o primeiro modelo do Grupo Fiat a receber a nova caixa sequencial de dupla embraiagem DDCT (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=17690.msg268868#msg268868), que o grupo italiano vai apresentar no Salão de Genebra, dentro de poucos dias.
Esta transmissão de dupla embraiagem, que terá seis velocidades, estará associada ao sistema «DNA» (permite ajustar o seu comportamento em estrada aos diferentes estilos de condução e condições da estrada), e à tecnologia MultiAir - sistema electro-hidráulico de gestão das válvulas que permite reduzir os consumos e as emissões poluidoras.
A motorização 1.4 T-Jet MultiAir de 135cv será a primeira a poder contar com os préstimos da nova transmissão que, inclusivamente, irá manter o sistema Start&Stop. Em opção, estará disponível com comandos no volante, a pensar nos verdadeiros «pilotos».
Fonte: AutoPortal (http://www.autoportal.iol.pt/)
-
Muito bem!
Eu gostaria era de ter mais informações técnicas acerca dessa dupla embraiagem. Aonde será que consigo? Consegui algumas, mas eram relativas ao DSG utilizado no Golf.... :d_uh:..
-
este Mito metem-lhe tanta coisa que qualquer dia pesa tanto e..... não anda !
-
Mito disponível com caixa de dupla embraiagem
(http://www.autohoje.com/images/stories/Noticias4/20042010_mito_500.jpg)
A Alfa Romeo acaba de dotar o modelo Mito Multiair de 135cv com o sistema de transmissão automática de dupla embraiagem Twin ClutchTransmission (TCT).
A transmissão TCT, disponível com os níveis de equipamento Progression e Distinctive, com preços entre os 22.462 e os 23.762 euros, surge também associada ao sistema «DNA» e à tecnologia Multiair, que permite uma redução nos consumos e emissões.
Esta caixa de embraiagem está também disponível com comandos no volante do automóvel.
Fonte: Auto Hoje (http://www.autohoje.com/)
-
Deve ser cópia da DSG da Vag, não ? :d_grin:
-
Deve ser cópia da DSG da Vag, não ? :d_grin:
Muitos anos atrás foi a :ferrari: a apresentar caixas sequenciais... mas lembro-me que bem antes o laboratório foi feito pela :abarth: com o Delta Integrale do Alex Fiorio com as cores da ToTip que começou os testes em plenos rallies, de Portugal por exemplo.
-
Alfa Romeo MiTo 1.4 Multiair TCT: Vantagens a seco
(http://clix.autosport.pt/users/0/51/7e7133db.jpeg)
O Alfa MiTo 1.4 MultiAir TB 135 cv foi o escolhido para estrear a transmissão automática de dupla embraiagem a seco TCT.
Acaba de ser lançada a mais recente tecnologia em termos de transmissões automáticas de dupla embraiagem: a caixa TCT (Twin Clutch Transmission). Desenvolvida pela Fiat Powertrain Technologies (FPT), distingue-se das demais caixas automáticas pelo seu funcionamento a seco. Ou seja, os discos de embraiagem não estão montados em banho de óleo. A TCT pertence à nova família de transmissões C635 (conta também com as variantes manual e integral), produzida pelo grupo italiano na fábrica de Verrone, em Biela (Itália), cuja produção é de 400 000 transmissões/ano.
Com seis velocidades (podendo ainda ser adaptada para sete) e aceitando um binário máximo de 350 N.m às 4200 rpm, a TCT pode ser montada em versões de tração integral.
Com esta nova caixa, o grupo espera conseguir conquistar novos clientes e novos mercados extra europeus. As vantagens da TCT (partilha elementos com a transmissão manual) são a maior compacidade e menor peso (só 81 kg), resultado do menor número de peças, da fabricação com materiais leves (como o alumínio), e da ausência dos lubrificantes presentes nas tradicionais caixas manuais e automáticas. Acrescem mais-valias como custos de produção mais reduzidos e uma maior facilidade e flexibilidade de montagem.
Evolução bem-vinda
Para além do Alfa Romeo MiTo 1.4 MultiAir TB 135 cv TCT, está já agendada para 2011 a introdução da caixa TCT no Giuletta 1.4 TB de 170 CV. Por enquanto, a aventada montagem no Fiat Punto Evo não tem qualquer confirmação oficial.
Depois de ter servido de 'rampa' de lançamento do sistema DNA e da tecnologia MultiAir, o MiTo voltou a ser o eleito para esta nova tecnologia. Na prática, a combinação entre a caixa TCT e o DNA é francamente positiva, retirando-se um maior rendimento do DNA, em qualquer dos modos (Dynamic, Normal ou All Weather). Tal resulta num maior prazer de utilização, pois a resposta é mais rápida e sente-se a total disponibilidade da potência e do binário. Tudo isso, em simultâneo com uma maior suavidade nas passagens de caixa. Para os condutores mais nervosos, o modo sequencial, através da alavanca de velocidades ou das patilhas por detrás do volante, mantém acesa a chama desportiva.
Note-se, entretanto, que a adoção do sistema start &stop, que a caixa TCT permite acoplar, resulta numa diminuição do consumo médio de 5,6 para 5,5 l/100 km, assim como as emissões de CO2, que passam de 129 para 126 g/km. De igual forma, também as acelerações dos 0 aos 100 km/h são mais favoráveis passando de 8,4 s, da caixa manual, para 8,2 s.
Fonte: Auto Sport (http://autosport.clix.pt/), por Túlio Gonçalves
Ficha técnica
Motor 4 cilindros, 1368 cm3, injeção direta a gasolina, turbo + intercooler Potência 135 cv/5000 rpm Binário 230 N.m/1750 rpm Transmissão Dianteira, caixa automática de seis velocidades Peso 1135 Kg Mala 270 litros Depósito 45 litros Velocidade máxima 207 km/h Aceleração 0-100 km/h 8,2 segundos Consumo Médio 5,5 l/100 km Emissões de C02 126 g/km
Preços
Progression €22 613
Distinctive €23 913