Fiatistas

Tecnica => Projectos / Alterações / Preparações / Tuning / Som e Imagem => Tópico iniciado por: BrunoMOF em 09 de Julho, 2010, 18:26:55

Título: Xénon
Enviado por: BrunoMOF em 09 de Julho, 2010, 18:26:55
Pessoal, deixo aqui um mail da PSP com a lei onde se baseiam para multar o pessoal por causa do xénon...chega de blah blah blah e conversas de café, aqui põe ponto final ao assunto e explica bem o porque das coisas!

Passo a citar:

"Exmo. Senhor,

 

O Gabinete de Imprensa e Relações Públicas da Direcção Nacional da Polícia de Segurança Pública vem acusar a recepção do v/e-mail e informar Vª Exª o seguinte:

 

 

O ponto 6.2.9. do Regulamento n.º 48 da ECE/ONU (prescrições uniformes relativas à aprovação de veículos no que respeita à instalação de luzes e dispositivos de sinalização luminosa), refere que “As luzes de cruzamento com uma fonte de luz tendo um fluxo luminoso superior a 2000 lúmen, só poderão ser instaladas em conjunto com dispositivos de limpeza dos faróis…”. Da mesma forma, no que se refere à inclinação vertical aplica-se o disposto no ponto 6.2.6.2.1. do mesmo regulamento, que refere que o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis deve ser automático.


O Regulamento n.º 99 da ECE/ONU (prescrições uniformes relativas à aprovação de fontes luminosas de descarga num gás para utilização em faróis aprovados para lâmpadas de descarga num gás), contem tabelas onde constam as características eléctricas e fotométricas de vários faróis tipos de lâmpadas de descarga num gás e verifica-se que o fluxo luminoso destas lâmpadas (xénon) é sempre superior a 2000 lúmen.

 

Pelo atrás descrito, pode concluir-se que para os veículos equipados com faróis com fontes luminosas de descarga de gás (pelo facto de emitirem um fluxo luminoso superior a 2000 lúmen) é obrigatório o uso de dispositivos de limpeza dos faróis (lava vidros) bem como dispositivo de regulação automática inclinação vertical dos mesmos, além da aprovação do farol, devidamente homologado (marca DC para médios – luz de cruzamento e DR para máximos – luz de Estrada).

 

Ora no caso em apreço, apesar de dispor de lava faróis, não dispõe de regulador automático da inclinação vertical de faróis e balastro logo qualquer alteração das características construtivas ou funcionais do veículo devem ser previamente aprovadas pelo IMTT, sob pena de incorrer em Contra-Ordenação.

 

Resta acrescentar que, a montagem deste tipo de luzes carece de alteração completa do respectivo Kit (balastro, regulador automático, faróis e lava - vidros), sob pena de, atendendo ao elevado pico de corrente, poder provocar incêndio no veículo.

 

Com os melhores cumprimentos, ..."


Et voilá!


Espero que seja útil!


Cumprimentos!
Título: Re: Xénon
Enviado por: Lourenço em 09 de Julho, 2010, 21:28:27
E para usar lampadas dos chineses?  :d_grin: :d_grin:
Título: Re: Xénon
Enviado por: bude em 09 de Julho, 2010, 23:24:03
Pessoal, deixo aqui um mail da PSP com a lei onde se baseiam para multar o pessoal por causa do xénon...chega de blah blah blah e conversas de café, aqui põe ponto final ao assunto e explica bem o porque das coisas!

 :bompost:    :tasla:
Título: Re: Xénon
Enviado por: RomeuOliveira em 10 de Agosto, 2010, 09:00:41
Isso não me parece minimamente correcto.
Que o regulamento seja ECE tudo bem, agora da ONU? Isso é misturar alhos com bugalhos.

Além do mais a legislação Europeia apenas é aplicável no nosso (ou em qualquer outro) País, apenas depois de ser transcrita para o nosso ordenamento juridico, e de ser publicada em diário da républica.
Não encontro essa transcrição em local nenhum.

As regras em vigor para a luzes em Portugal, em vigor, são as do Regulamento do Código da Estrada:

Portaria nº 851/94 de 22-09-1994


O n.º 2 do artigo 80.º do Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de Maio, determina que, por regulamento, se definirão as características das luzes.
É o que se faz por intermédio da presente portaria, forma que o n.º 3 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de Maio, obriga para esta regulamentação.
Nestes termos:
Ao abrigo do disposto no artigo 80.º do Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de Maio:
Manda o Governo, pelo Ministro da Administração Interna, o seguinte:

...

Para consultar o textto integral ver DR:

http://www.dre.pt/pdfgratis/1994/09/220B00.pdf (http://www.dre.pt/pdfgratis/1994/09/220B00.pdf)



Aquele revogou o

* Revoga Decreto nº 39 987 de 22-12-1954, Artigo 17.º - Iluminação

Regulamento do Código da Estrada

Consultar as Remissões

* Decreto-Lei nº 114/94 de 03-05-1994, Artigo 6.º

Código da Estrada

*
Decreto-Lei nº 114/94 de 03-05-1994, Artigo 80.º - Utilização das luzes


Código da Estrada"


Dito isto, se quiserem comprar kit's de Xenon, tenho bom e barato para vender :) hehehe
Título: Re: Xénon
Enviado por: BrunoMOF em 10 de Agosto, 2010, 20:07:03
Eu uso xénon há mesma...digam o que disserem...até vidros fumados...
Título: Re: Xénon
Enviado por: smokeme em 10 de Agosto, 2010, 21:00:35
isso não pode estar correcto... ha carros com xenon de fabrica SEM lava farois...
Título: Re: Xénon
Enviado por: Luke em 21 de Agosto, 2010, 01:41:49
eu vou montar mijas no thema, e como tem sistema autonivelante de farois... espero ficar legal
Título: Re: Xénon
Enviado por: BrunoMOF em 21 de Agosto, 2010, 14:33:56
A isso acrescenta-se carros após 98 e faróis com umas tais letras.
Mas já agora onde é que vais arranjar o nivelador? Gostava de por no meu...
Título: Re: Xénon
Enviado por: Luke em 23 de Agosto, 2010, 18:53:02
os dedra tinham nivelador automatico
Título: Re: Xénon
Enviado por: Luke em 23 de Agosto, 2010, 18:54:37
o que é dito na lei é que apartir de 2500? lumens é obrigatorio ter nivelador automatico de farois
Título: Re: Xénon
Enviado por: BrunoMOF em 23 de Agosto, 2010, 19:12:16
E como é que se aplica isso no 147? Se calhar nem dá
Título: Re: Xénon
Enviado por: bude em 23 de Agosto, 2010, 20:55:45
os dedra tinham nivelador automatico

Os Tipos DGT de 1992 também tinham.
Título: Re: Xénon
Enviado por: BrunoMOF em 23 de Agosto, 2010, 21:05:36
E isso num 147...possivel? Ou não sabem? O Tipo do zulu_kiko tinha isso.
Título: Re: Xénon
Enviado por: Luke em 24 de Agosto, 2010, 11:34:21
não me recordo, mas sim é possivel, se os farois tiverem predisposição para afinadores externos, se forem como os do 146 esquece, tem de levar um leitor de nivel por potenciometro e depois fazer-se uma centralina para comandar os farois
Título: Re: Xénon
Enviado por: BrunoMOF em 24 de Agosto, 2010, 12:54:21
Claro que são como os 146, tavas à espera do quê? loool
Título: Re: Xénon
Enviado por: Luke em 25 de Agosto, 2010, 00:38:05
então esquece
Título: Re: Xénon
Enviado por: BrunoMOF em 25 de Agosto, 2010, 00:46:33
Mas existe 147 com isso, tenho de pesquisar