Fiatistas

Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: nunojet em 29 de Setembro, 2010, 16:32:38

Título: toque no turbo
Enviado por: nunojet em 29 de Setembro, 2010, 16:32:38
boas pessoal,como ou onde posso dar um toque no turbo do meu td 70,quero que fique com genica, mas para pôr uma torneira pode acabar com o turbo tem 200,000kmh,já mexi na bomba um bocadinho,tenho a egr off.
Título: Re: toque no turbo
Enviado por: smokeme em 29 de Setembro, 2010, 20:30:54
se é o turbo de origem eu deixava estar até morrer, se vais pedir mais pressão dele terá uma morte bem rapida.. sinceramente duvido que o turbo tenha 200kkms e esteja em boas condições  :P
Título: Re: toque no turbo
Enviado por: Lourenço em 29 de Setembro, 2010, 20:31:57
Que pressão estas a fazer?
Título: Re: toque no turbo
Enviado por: nunojet em 01 de Outubro, 2010, 08:57:33
boas,tenho que medir,mas está de origem deve ser 0.7 ou 0.8 penso eu,o quadrante não tem manometro do turbo. :t_up:
Título: Re: toque no turbo
Enviado por: nunojet em 01 de Outubro, 2010, 09:05:06
Não para andar a partir,é só quando preciso que ele tenha genica,nem é para o aço ainda agora o reparei,senão deitava -o depressa.
Título: Re: toque no turbo
Enviado por: ireal em 01 de Outubro, 2010, 12:33:19
... ainda agora o reparei...

Deverias ter alterado as características do turbo, ou então teres arranjado um turbo mais potente, reparar e colocar!
O teu carro tem gestão electrónica?
Título: Re: toque no turbo
Enviado por: Lourenço em 01 de Outubro, 2010, 14:17:10
boas,tenho que medir,mas está de origem deve ser 0.7 ou 0.8 penso eu,o quadrante não tem manometro do turbo. :t_up:

Então o primeiro passo tem de ser teres um manómetro para saberes exactamente como ele se comporta.
Nos Unos varia bastante até. Há unos a fazer 0.75, outros 0.6 e outros 0.8. Tudo de origem. Depende do carro.

O turbo do Uno é o mesmo. O meu tá a fazer 1 bar. Em quinta dá menos, especialmente em altas velocidades. Está a passar um pouco de óleo já, mesmo antes de dar mais um pouco, mas como é para trocar ao menos gasto-o  :D

Também convém então veres se o aumento da pressão dá rendimento, se o motor anda muito mais, pois pode não ter gasóleo para isso se meteres só a torneira. No entanto, a bomba injectora tem um mecanismo para ajustar o gasoleo à pressão na admissão (por isso é que tens aquele tubo do colector ao topo da bomba) e supostamente ele deverá ajustar-se a pressões ligeiramente maiores e dar o débito de gasóleo em conformidade. Disseram-me que até 1~1.2 bar isto funciona bem assim.

Portanto metes manómetro, torneira e logo vês. No meu ainda dei 1/4 de volta no débito da bomba e nota-se bem a diferença, mais um toque com a torneira para ir até 1 bar e ficou tb melhor.

Agora se o turbo aguenta ou não... há aqui entendidos nisso.


Uma coisa fundamental é mandar limpar os injectores, pois seria outra melhoria que irias notar bastante. E não falo só do deixar de fazer fumarada, mas falo mesmo e principalmente em performances.
Título: Re: toque no turbo
Enviado por: nunojet em 01 de Outubro, 2010, 17:14:53
Boas,foi tudo visto limpou-se e afinou-se bomba e injectores,não faz fumo e abriu-se o débito um bocadinho,vou ver senão dou mais um cheirinho. :t_up:
Título: Re: toque no turbo
Enviado por: nunojet em 01 de Outubro, 2010, 17:23:48
olha,para meter a torneira o que tenho de fazer,que material é preciso.
Título: Re: toque no turbo
Enviado por: nunojet em 01 de Outubro, 2010, 17:28:58
desculpa,deves estar a falar do tirante de abertura do turbo?
Título: Re: toque no turbo
Enviado por: Lourenço em 01 de Outubro, 2010, 18:45:20
olha,para meter a torneira o que tenho de fazer,que material é preciso.


No turbo há um tubo de borracha de uns 10cm que liga à wastegate. Assim a wastegate abre à pressão a que é suposto abrir, limitando a pressão do turbo. A torneira fica entre uma coisa e outra para fazer uma fuga de ar controlada a fim de "enganar" a wastegate, fazendo com que esta acabe por abrir mais tarde.

O que recomendo é comprar um bocado de tubo do mesmo calibre (para aí 1 metro ou menos) e 4 braçadeiras apropriadas. Depois metes a torneira de forma que fique cá em cima ao pé da caixa do filtro do ar de forma a poderes ajustar a abertura da torneira (e consequentemente a pressao do turbo).

O meu carro faz 0.85 sem torneira (devido ao débito) e depois ajusto a pressão que quero a mais com a torneira. De qqr forma sempre ouvi os mais entendidos a não recomendar muito mais de 1 bar.. No meu entre 0.85 e 1 bar não é uma diferença por aí além...
Título: Re: toque no turbo
Enviado por: nunojet em 01 de Outubro, 2010, 19:41:06
Então é a assim que compreendi,a wastegate está sempre aberta, a torneira serve para pressão não sair(ou sair controladamente )nunca se pode fechar por completo ,correcto ou meti água :t_up:olha e a torneira qual recomendas de que tipo.
Título: Re: toque no turbo
Enviado por: Lourenço em 02 de Outubro, 2010, 13:43:23
Então é a assim que compreendi,a wastegate está sempre aberta, a torneira serve para pressão não sair(ou sair controladamente )nunca se pode fechar por completo ,correcto ou meti água :t_up:olha e a torneira qual recomendas de que tipo.

A wastegate é uma valvula que está normalmente fechada. Quando o turbo atinge a pressão máxima ela abre.
A torneira serve para criar uma fuga antes dessa valvula, para que esta so abra na pressão pretendida. Daí a torneira só dar para aumentar a pressão e nunca para reduzir.

A montagem é assim:
(http://features.evolutionm.net/img/articles/machvcorner/boost_controller/boost_controller_diagram.gif)

A estas torneiras chama-se "bleed valve". Têm uma entrada e saída e ainda uma outra saída onde há a "fuga" do ar.

(http://www.fuelsystem.co.uk/Bleed%20Valve%20copy.jpg)

Depois ainda há outro tipo de torneira que só tem uma entrada e saída. Estas usam uma mola e uma esfera, servindo como uma valvula que está sempre fechada mas a uma dada pressão abre e passa o ar para a wastegate.

(http://i21.ebayimg.com/07/s/000/77/47/c83d_1.JPG)
(http://www.scionlife.com/tech/images/zpi_turbo_tc/mbc.gif)

Portanto há 2 tipos de torneira. Eu tenho uma dessas de mola e esfera.
Título: Re: toque no turbo
Enviado por: nunojet em 02 de Outubro, 2010, 21:34:53
boas,olha onde posso arranjar a torneira e tenho de saber a medida do tubo,ou então desisto e dou-lhe mais um bocadinho de débito,que achas?Então arranjo o material e dás-me as dicas como se monta e regula a cena. :t_up:
Título: Re: toque no turbo
Enviado por: ireal em 03 de Outubro, 2010, 15:27:34
Ja agora e para tornares o processo mais viável, coloca tubos em silicone.
Título: Re: toque no turbo
Enviado por: nunojet em 03 de Outubro, 2010, 16:14:59
boas, onde é que posso comprar os tubos e a bleedvalve em lisboa.
Título: Re: toque no turbo
Enviado por: Lourenço em 04 de Outubro, 2010, 11:08:22
Tubo de gasoleo em borracha da perfeitamente e ha a venda em qqr casa de borrachas. Tiras o original e levas para comprar do mesmo diametro. Mas da trabalho a tirar e montar. Provavelmente teras melhor acesso por baixo do carro.

A torneira tens no ebay. Tb ha nas lojas de tuning mas é estupidamente caro aí.
Título: Re: toque no turbo
Enviado por: Lourenço em 04 de Outubro, 2010, 11:13:30
Agora a vantagem de meteres a torneira é que assim brincas o que queres brincar e nao desafinas a bomba injectora.

No entanto nao faças nada sem meter antes um manometro da pressao do turbo.

Agora.. se nao quiseres ter chatisses deixa como está, pois tb nao irás notar diferenças por aí além..
Título: Re: toque no turbo
Enviado por: nunojet em 04 de Outubro, 2010, 19:43:16
olá tudo bem,olha não posso dar um toque na abertura do turbo?
Título: Re: toque no turbo
Enviado por: Lourenço em 04 de Outubro, 2010, 19:58:44
Ao que é que chamas "toque na abertura do turbo"?
Título: Re: toque no turbo
Enviado por: nunojet em 04 de Outubro, 2010, 20:43:59
no tirante da wastegate,ou é só para comandar a abertura
Título: Re: toque no turbo
Enviado por: Lourenço em 04 de Outubro, 2010, 22:24:06
O deste carro nao é ajustavel.

Há quem dê uma martelada no veio para o entortar, mas isso é trabalho da treta.
Título: Re: toque no turbo
Enviado por: nunojet em 04 de Outubro, 2010, 22:37:43
eh pá,eu ainda não a tinha visto,ela está escondida,pensava que fosse como a do uno td,então a melhor hipotese é a torneira,isso entortar não é comigo ou fica  bem ou não fica. :t_up:
Título: Re: toque no turbo
Enviado por: Lourenço em 05 de Outubro, 2010, 00:25:42
Onde foste buscar a ideia que a do uno era ajustavel? Não é.
Título: Re: toque no turbo
Enviado por: nunojet em 05 de Outubro, 2010, 20:33:39
Não é?
Título: Re: toque no turbo
Enviado por: Lourenço em 06 de Outubro, 2010, 00:07:26
Não é?

Tenho 3 motores destes com o turbo e nenhum dos veios é ajustável. Se fosse ajustavel tinhas uma rosca no veio para aumentar ou reduzir o comprimento do mesmo. Vai lá ver bem e depois diz que concordas cmg.
 :D