Fiatistas

Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: jae86 em 12 de Julho, 2011, 14:48:31

Título: Jg. Fechaduras - CODE 1
Enviado por: jae86 em 12 de Julho, 2011, 14:48:31
Boas;
O meu Panda veio com 4 chaves diferentes, 1 para o canhão de ignição, 1 para a porta condutor, 1 para mala + porta acompanhante e 1 para tampão do depósito :shock:

Decidi comprar jg de fechaduras na Fiat para ficar com 1 só chave para todas fechaduras.

(http://img43.imageshack.us/img43/6628/dsc03753j.jpg) (http://img851.imageshack.us/img851/1013/dsc03754a.jpg)

Acontece que não tenho nem o cartão do CODE 1 nem a chave cor de vinho; o antigo dono não me deu, já entrei em contacto com ele e não tem mesmo.

A solução proposta na Fiat foi comprar centralina do motor + centralina do imobilizador (são +- 500€) :?

Em alternativa posso fazer cópia do CODE da chave actual num chaveiro que me reproduz o código nas novas chaves virgens mas sempre são + 35€.

A alguem já lhe aconteceu o mesmo, tenho mais alguma alternativa?

P.S. O jg de fechaduras novo traz cartão CODE com códigos gravados no mesmo.
Título: Re: Jg. Fechaduras - CODE 1
Enviado por: Artur Branco em 12 de Julho, 2011, 15:24:07
Podes tentar comprar o kit completo (chaves + canhão + centralina) de um carro que esteja para peças ou que tenha sido abatido...
Título: Re: Jg. Fechaduras - CODE 1
Enviado por: jae86 em 12 de Julho, 2011, 22:09:54
Já resolvi; optei pela solução do chaveiro.
Título: Re: Jg. Fechaduras - CODE 1
Enviado por: CaoDaBaixa em 15 de Julho, 2011, 14:17:50
boas amigo,
a que chaveiro foi?
é que fui a um que me disse que não conseguia "sacar" o fiat code da chave...
Título: Re: Jg. Fechaduras - CODE 1
Enviado por: Tiffosi em 15 de Julho, 2011, 14:39:42
boas amigo,
a que chaveiro foi?
é que fui a um que me disse que não conseguia "sacar" o fiat code da chave...


Copiar o "CODE 1", já fiz no Centro Comercial de Vila Franca de Xira, o meu pai fez no Centro Comercial de Alvalade e ouvi falar que faziam nas Chaves do Areeiro mas, há N deles
Título: Re: Jg. Fechaduras - CODE 1
Enviado por: jae86 em 15 de Julho, 2011, 21:01:56
Boas;
Fiz no Chaviarte no Dolce Vita em Vila Real.

Acho que qualquer chaveiro hoje em dia tem uma máquina que copia o CODE 1.
Título: Re: Jg. Fechaduras - CODE 1
Enviado por: Tiffosi em 16 de Julho, 2011, 02:59:02
Se me permitem, essa chave faz parte do sistema de antifurto com bloqueio digital codificado do motor.

O Grupo Fiat introduziu gradualmente em toda a gama, seguindo a directiva CE 74/61, corrigida em 95/96/CE (entrou em vigor em 01/97). Esta directiva prevê a dotação obrigatória do dispositivo, sob pena não serem aceites, na Europa, os seguros contra roubo.

O sistema de antifurto consiste num aparelho electrónico que transmite um sinal de rádio inviolável à unidade electrónica central de arranque do motor: na ausência do código correcto, o motor não arranca.

Em síntese, é constituído por uma unidade electrónica de controlo do sistema, por uma antena inserida no comutador de ignição, por dois Code Cards plastificados com o código secreto para o arranque de emergência e por três chaves, cada uma com um código secreto inalterável: a principal a de serviço e a “master” que permite o acesso à memoria da unidade electrónica.

Resumindo e concluindo a “master” serve para programar as chaves novas ou reprogramar as anteriores. A principal, tem controlo remoto para comando de portas, conforme a gama poderá ser duas chaves de serviço, sem controlo remoto. 


Na época o sistema era muito evoluído, deferia mas idêntico entre todas as marcas automóveis.