Carros feitos de 99,99%... de ar?!
(http://www.abola.pt/img/fotos/auto/metal.jpg)
Cientistas norte-americanos acabam de anunciar o desenvolvimento de uma nova estrutura metálica tão leve e resistente que, aplicada ao automóvel, poderia reduzir drasticamente o seu peso e, consequentemente, os consumos. Uma microestrutura que consiste em... 99,99% de ar e apenas 0,001 % de metal!
Ainda demorará alguns anos para se banalizar, até porque o seu desenvolvimento está a ser apoiado pelo exército dos Estados Unidos... Mas este novo material consegue ser mais 100 vezes mais leve que uma esponja, mantendo a resistência do aço e ganhando ainda a propriedade de (quase) se autoreparar!
Esta microestrutura é composta por tubos de uma liga de níquel e fósforo mil vezes mais estreitos que um cabelo humano, ligados em determinado ângulo que origina nós de enorme resistência.
Mas melhor ainda que a sua inimaginável relação peso/resistência é a propriedade que esta «malha» tem de se regenerar. O vídeo seguinte (comentários em inglês...) mostra como a estrutura, depois de ser sujeita a uma pressão que a leva a reduzir-se a 50% do seu volume inicial, recupera até aos 98%! Um mundo novo se abre em termos de construção e segurança automóvel!
New Metal Lattices Are Mostly Air (http://www.youtube.com/watch?v=hqH2cCi1_q0#)
Fonte: Auto Foco