Fiatistas
Tecnica => Restauros => Tópico iniciado por: nnuno em 10 de Janeiro, 2012, 19:35:56
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Boas.
No final do ano passado comprei mais um Fiat 127, um mkII de 1978 que já estava parado há muito tempo. O carro, em princípio, era para restaurar mas acontece que o motor está colado e não tenho forma de o descolar e, além disso, precisa de alguma reparação de chapa. Quando estava montado no carro desmontei tudo o que podia desde a colassa e o carter para tentar retirar os pistões mas tornou-se numa operação sem grande sucesso. Até cheguei a engatar uma mudança e a puxa-lo mas nem assim ele se mexeu, as rodas arrastavam pelo chão.
No outro dia tirei o motor e estive a tentar desmontar a cambota mas não consegui desapertar, até já parti uma chave de 16mm.
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tira-lhe a cabeça e manda-lha uma lata de WD40 pelos pistons abaixo e deixa ficar 3 dias
isso tá tudo calcinado!
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O melhor é arranjar um motor.
É claro que com dinheiro tudo se faz, tem que fazer opçoes.
Tudo de bom
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WD40 já eu lhe deitei há muito tempo e ficou lá bastante tempo a actuar, mas aquilo está de tal maneira que é mesmo dificil. Eu desmontei a cabeça do motor e o carter, mas devido ao estado dos cilindros para os tirar só mesmo tirando a cambota.
O carro esteve muito tempo ao relento e tiraram-lhe o carburador e, por isso, ainda mais humidade entrou para a câmara de combustão.
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E vendo-te um motor baratinho se quisers
se onde és ?
Envie PM
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E vendo-te um motor baratinho se quisers
se onde és ?
Envie PM
Sou de Braga, já enviei PM. :t_up:
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Quando desmontei a tampa das válvulas o estado era este:
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aleixo, não podes fazer os negócios por pm?
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aleixo, não podes fazer os negócios por pm?
Andam aí tantos...... :charge: :charge:
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Vou tentar arranjar este motor. Qual é a dimensão da chave para desapertar o polia da cambota?
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É uma chave 36
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Luke ,não posso porquê ?
Nuno ,se fores reparar vais gastar imenso dinheiro ...informa-te primeiro dos custos e emagina o tempo que vais perder...eu ,tal como outros daqui do forum levamos anos a restaurar os carros.
Isto é um conselho de amigo não é um conselho de mercador.
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Luke ,não posso porquê ?
Nuno ,se fores reparar vais gastar imenso dinheiro ...informa-te primeiro dos custos e emagina o tempo que vais perder...eu ,tal como outros daqui do forum levamos anos a restaurar os carros.
Isto é um conselho de amigo não é um conselho de mercador.
Mas eu neste caso não tenho pressa e, além disso, quero ser eu a reparar o máximo possível e assim ao mesmo tempo também aprendo um pouco mais. O meu problema é conseguir desapertar a cambota para ser mais fácil fazer pressão sobre as bielas para empurrar os pistões.
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É uma chave 36
Obrigado.
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Andam aí tantos...... :charge: :charge:
mas vão deixar de andar, há uma área para negócios, se alguém tem algo que um membro necessita, contacte-o por PM, deixe no tópico a dizer que lhe enviou uma PM.
Luke ,não posso porquê ?
lê o que respondi ao João
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mas vão deixar de andar, há uma área para negócios, se alguém tem algo que um membro necessita, contacte-o por PM, deixe no tópico a dizer que lhe enviou uma PM.
lê o que respondi ao João
Luke, na minha opinião não vejo mal nenhum... Imagina que eu ao ler o tópico vejo que o Rui Aleixo tem para venda um motor, ele por acaso nem o colocou á venda, eu e muitos mais ficamos a saber, logo vamos mandar PM ao Rui a dizer, se por acaso o nuno não o kiser eu fico com o motor , logo poderá ser mais uma pessoa desenrascada. Na minha opinião está-se a complicar o desnecessário....
Mas os administradores do forum sois vós, eu apenas sou um simpatizante :D :D :D Mas que não deixa de ser verdade o que disse não.
Abraço
CumprimenTTos,
João Pinheiro
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se um user tem algo para vender, existe uma área própria para tal eventualidade
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Luke, eu concordo com isso, mas por vezes temos material em casa que até nem estávamos a pensar em vender, vemos um tópico de outro user a dizer que se calhar quer comparar esse material, não vejo mal nenhum em se colocar um msg a dizer "eu tenho para venda, se kiseres eu vendo".
Apesar de que eu posso ter algo para vender e não querer vender a qq user..., sei lá pode acontecer!!!
Claro que o mais correcto é colocar um tópico, caso se keira vender algo, até porque vai ter mais pessoal a ver, nem toda a gente vai ver os tópicos todos e ler com atenção. Mas daí até bloquear isso!!!!!!
CumprimenTTos,
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mensagens pessoais :)
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Boas.
Já consegui desmontar a cambota. Agora só falta mesmo conseguir tirar os pistões porque estão muito agarrados, nem se mexem.
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Com "jeitinho" eles acabam por sair... :smash: :smash: :smash: :smash:
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muito óleo penetrante em cima, deixar actuar umas horas/dias e depois umas pancadinhas com um maço
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Está dificil tirar os pistões. Já agora como é que posso desmontar a árvore de cames?
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Por baixo do apoio da cambota do lado da distribuição está um parafuso que fixa o moente da cames. é só tirar o parafuso e puxar a cames..
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Sim tens que tirar o parafuso que aperta o bronze da cames, mas antes de puxar a cames , tens que baixar as tuxes para que a cames possa sair , se as tuxes , estiverem presas vira o bloco ao contrario e mete-lhe petróleo pela parte de cima das tuxes e deixa um dia ou dois para amolecer , depois tenta baixaras tuxes para que a cames possa sair
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ok
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Obrigado. Já consegui tirar. Os pistões é que não saem mesmo. Aquilo está de tal maneira que nem à martelada directamente nos pistões eles se mexem.
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hmmmm talvez com um choque termico?
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Sem querer ser chato ....se comprasses um motor... o tempo que já perdes-te de volta desse já tu tinhas lá metido outro dentro e a tarbalhar.
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hmmmm talvez com um choque termico?
Hoje já consegui tirar um pistão após muita pancada. Vamos lá ver os outros. Na parte da saia do pistão tinha uma camada de nem sei bem de quê, que ao passar com a lixa desfazia-se em pó.
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Sem querer ser chato ....se comprasses um motor... o tempo que já perdes-te de volta desse já tu tinhas lá metido outro dentro e a tarbalhar.
Eu sei mas para isso tinha que arranjar um aqui perto e a um preço bem porreiro porque os euros não são muitos.
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Se me permites o conselho, o melhor é fazeres tu próprio e desde já, um orçamento do que notoriamente vais precisar de gastar a reparar esse motor.
Se ele estava assim tão agarrado, não vai ser fácil nem barato por esse motor em condições.
De qualquer forma, ficas com uma ideia concebida desses valores.
Depois procura um pouco por motores à venda, sem compromisso. Há por ai muita coisa disponível e nem sempre os preços são descabidos.
Mesmo blocos do Uno, Panda (e outros), estou quase certo que dá para substituir o teu (mas há aqui pessoal que te pode confirmar isso a 100%).
Na minha ideia, por € 200,00 no máximo, já arranjas um bom motor a trabalhar sem qualquer problema...
Eu entendo que dê gozo fazer algo do nada, mas neste caso parece-me que é trazer o motor do além, e tal como tu disseste, os euros fazem diferença, logo, deves ponderar o gozo vs despesa.
De qualquer forma, dá-lhe com força nos outros 3 pistons :smash: :smash: :smash: :smash:
:t_up:
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faz uma coisa... desengordura o motor TODO
arranja uma caixa de plastico onde caiba o bloco
arranja melaço, faz uma mistura de melaço com agua morna (para ajudar a diluição) de 1 parte melaço para 9 partes de água
deixa a mistura 1 semana em repouso com algo por cima, mas sem fechar hermeticamente a caixa
ao fim dessa semana coloca o bloco la dentro, deixa-o la estar 1 semana
tira-o fora, laga-o com uma máquina de lavar á pressão, escova o que conseguires, mais água à pressão, vê se os pistons ja saiem
se não sairem ainda, mete-lo la dentro mais uma semana.
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Boas . As camisas tem ferrugem da parte de cima do pistão , em que sitio estás a bater no pistão para eles saírem