Fiatistas

Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: DiogoL em 25 de Abril, 2006, 01:39:39

Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: DiogoL em 25 de Abril, 2006, 01:39:39
Ora mto boa noite a todos :D
Bem, como todos sabem (os q leram os meus post anteriores) ja solucionei alguns dos problemas do meu fiat bravo td100.

Fumaça ja n manda, tubo q liga o carter ao turbo kase roto e aparentemente babado de oleo, velocimetro arranjado, etc....

Poix o problema agora é o oleo desaparecer á maluca.

Inicialmente qd o comprei meti lhe mobil 1 5w50, depois bebeu me bastante oleo que tive q atestar com 2 litros. Apos ver que as anteriores revisoes levou castrol T_max (15w40) vi que pdoeria ser da viscosidade ser muito fina em comparaçao c os oleos anteriores, e pronto...p ver se era da viscosidade meti lhe 4 litros de 10w40 (oleo carrefour) . inicialmente meti lhe 4 litrinhos pk n lhe tinha mudado o filtro do oleo (que tinha mudado qd tinha posto o 5w50) e depois bebeu um pouco, e atestei com o resto da bilha dos 5 litros(ou seja, + 1 litrinho).

Agora vou  a ver passado uns 300km's e ja n vejo o nivel do oleo na vareta!!! razoes para isto, alguem tem? no reservatorio da agua n se ve nada, a agua continua limpinha, fumo n manda.... o q poderá ser?
Ja lhe atestei outra x para ver o nivel na vareta e levou 1 litro de oleo + coisa - coisa...ou 1litro e meio.

Causas para isto, alguem sabe?
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: DiogoL em 25 de Abril, 2006, 01:53:56
Realço que notei...ou parece-me...que o oleo 10W40 demorou + a desaparecer do que o oleo 5w50.
Mas ha um facto interessante, ele tinha me durado bem durantes estes dias, parece que é so qd vou para a autoestraada com ele a fazer uma viagemzita maiorzinha q as deslocacoes do dia a dia que ele bebe + oleo.
Andei umas 2 semanas ou 3 c o nivel so oleo smp a ver-se na vareta, claro q notava q ia descendo, pouco a pouco mas notei, mas hoje fui de oeiras á malveira, fui e vim e qd xeguei ja n acusava oleo na vareta... foi esse o problema.

Ajudas please


Será que o melhor deve ser msm amanha meter um 15w40 e ver kal o seu desenrular!?  Vai novamente um carrefour e pronto, ma desta x 15w40


ké q axam?  
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: smokeme em 25 de Abril, 2006, 14:01:30
Sabes que para vêr o nivel do oleo o carro tem de estar frio ou 20 minutos após parares o motor certo??

Pode ser muita coisa e como eu na percebo de diesel quem perceba que diga em mais profundidade.
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: DiogoL em 25 de Abril, 2006, 15:05:01
sim, niveladinho e paradinho a algum tempo para o oleo escorrer todo para o carter.
Amnha vou ver se compro o 15w40 a ver kal a reacção dele.

Mas se alguem souber me dizer uam causa que diga kalker coisa:D
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: smokeme em 25 de Abril, 2006, 15:16:09
Causas é segmentos, guias das valvulas, junta de cabeça, turbo etc

Estilo de condução tambem influencia muito :t_up:  
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: DiogoL em 25 de Abril, 2006, 15:39:18
Turbo excluo porque está limpinho dentro...  junta da cabeça tb n e porque o motor n tem uma unica baba de oleo, tanto vistod e cima como debaixo....agora o resto...n sei, como é q se pode evr isso? Segmentos ou guias das valvulas? kais os indicios de isso ser a causa?
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: smokeme em 25 de Abril, 2006, 15:44:10
O melhor que podias fazer era um teste de compressão mas não sei em que preços fica num diesel.

É normal os diesel beberem mais oleo do que os a gasolina :t_up:  
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: DiogoL em 25 de Abril, 2006, 17:59:54
Mas este bebe estupidamente oleo...lol

Ja me diseram q com o carro a trabalhar tirar a vareta do oleo e se se visse a sair fumo azul era sinal de algo mal....agora com o ke ja n me recordo.

E qd faço esse testezito sai fumo normal...ve-se gazes a sair...nem pretos, nem brancos, nem azuis, nem amarelos nem vermelhos...lol  sai tipo vapor mas secalhar a fugir + pos escuros.

[[]]
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: DiogoL em 25 de Abril, 2006, 20:57:09
Bem...como das ultimas x's levou castrol T-Max (15w40)
hoje a tarde meti lhe novamente castrol GTD ou GTX   (n sei ao certo)  , sei sim q é 15w40, multigraduado, e para motores turbos.

Esperemos q agora fike bomzinho em termos de gastos de oleo :D
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: Barroso127 em 25 de Abril, 2006, 21:07:38
Vamos lá ver se eu percebi.
Primeiro tinhas um 5w50 depois metes-t um 15w40 e finalmente foste para um 10w40.
Se foi isto há razões para o consumo, pois abituas-te o motor a 15w40 e depois voltas-te a um oleo mais fino logo vai haver consumo.Se o mais grosso que andou foi 15w40 agora tens de manter
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: DiogoL em 25 de Abril, 2006, 21:54:49
Recapitulando...

metlhe 5w50 (mobil 1), depois 10w40 (carrefour) e agora 15w40 (castrol gtx).

Reparei apos meter o mobil 1 que ele tinha levado PELO MENOS nas ultimas duas revisoes que levou 15w40, castrol Tmax.

Notei que com 10w40 ele demorou + tempo a bebe-lo do que com o 5w50.

A ver se agora ele se mantem c o castrol.
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: LB em 25 de Abril, 2006, 22:32:59
Há para aí um retentor, junta ou qualquer coisa que está a deixar sair óleo.

Se for pelo pelos segmentos, o carro manda pelo tubo de escape um fumo azulado que se vê bem e quando se põe a trabalhar há uma nuvem de inicio.

Se fosse no inicio dos segmentos a irem-se embora, de noite vê-se atrás uma suave nuvem branca a passar para o azulado que indica o desgaste inicial dos segmentos.

Para ver de outra maneira, basta tirar um "carvão" da cabeça e ver se está sujo de óleo o que indica que o motor precisa mesmo de ser recuperado.

Aliás basta por a mão no tubo de escape e se o motor estiver a comer óleo, a mão fica marcada com o óleo, mas mesmo assim o meis certo era a sonda e o catalizador já terem ido embora.

O turbo é outra opção fácil de perder óleo, bastando ver pelo lado de fora se está babado.

Muitas vezes é a porcaria da porca do bujom que deixa sair a maior quantidade de óleo, bastando de manhã olhar para debaixo do carro e ver de onde vem os pingos.

Toca a meter o nariz por debaixo do carro.
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: DiogoL em 26 de Abril, 2006, 01:14:37
luis bar, boas :D

é assim, fumo o gajo n manda, so qd lhe meto o pé na tabua.
Quando ligo o carro noto q sai um fuminho mas nd de anormal...2 segundos ou 3 e fica normal, sem fumo.
Pingar oleo n pinga, porque o carro dorme todos os dias na garagem e não vejo uma unica pinga de oleo.
Quanto ao turbo andei a ver os tubos q ligam ao radiador do ar, e ao turbo e tal..e msm dentro do turbo e não vejo nd de oleo. Tinha uma tubinho que liga o turbo ao carter quase a ir com os porcos e um pouco babado de oleo mas ja o mudei.
O escape quando meto o dedo dentro do escape fico com o dedo cagado de preto mas axo q isso deve ser normal nos dieseis.

juntas e valvulas retentores nada anda a babar oleo. pelo menos nos sitios q eu consigo ver, msm tirando aquela tampa de plastico grande que se encontra em cima do motor.
E por baixo n ha nd de alarmante em termos de oleos ou msm nada.

Vou ver qual a reacçao dele com este oleo q lhe meti hoje.
eu notei que com o 5w50 bebia bem mais oleo.

e com o anterior o 10w40 bebeu mais por causa de ter andado um bocado em autoestrada.
Não eprcebo...:S  
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: smokeme em 26 de Abril, 2006, 07:24:59
A coisa no meu vêr é muito simples, só há três motivos de faltar oleo.

-Pinga algures
-Queima-o
-maneira incorrecta de vêr o oleo ou falta de oleo

A primeira e segunda é o comun. :t_up:

Como dizes que o turbo está limpo....normalmente quando o motor queima oleo o turbo é que apanha tudo.
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: Delta1300 em 26 de Abril, 2006, 10:16:06
Se estiveres a ver o nivel correctamente, ou seja, 20 minutos depois de desligares o carro e em plano , e uma vez que nao pinga :

- Faz um teste de compressão.

No meu Seat, explicou-me porque é que a cada 2000km/3000km, bebia 0,7 litros.

E nao via fumo azul....

Um cilindro tinha 6 bar e os outros 8/9. Deveriam estar a 9/10 bar todos, segundo o mecanico.

Logo... o oleo escapava-se por algum sitio naquele cilindro.

Faz o teste. É barato e tira-te as duvidas todas.
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: Delta1300 em 26 de Abril, 2006, 10:23:02
E o oleo 15w40 GTD da Castrol é um oleo bem ultrapassado na aditivagem, logo , nao protege o teu motor convinientemente. Longe disso.

Em termos de viscosidade, o 10w40 é o ideal. BP visco Diesel 3000, por exemplo, é um dos oleos mais acessíveis para o teu carro e equilibrado.

O mobil 5w50 pode ser usado eventualmente em Diesel, quando o carro ta "puxado" mecanicamente, mas é essencialmente um oleo para motores a gasolina.

Mas para explicar o consumo, nao é preciso andares a trocar muito de oleo.
É certo que um oleo desadequado pode explicar "algum" consumo extra, mas nunca nesses valores.

Basta o teste.
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: DiogoL em 26 de Abril, 2006, 12:01:19
Se me continuar a beber oleo ainda vou lhe fazer um teste desses de pressão do turbo.
Mas com o oleo que meti espero q comsumos de oleo acabem.... se n meto.-o a patacas..lol
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: Delta1300 em 26 de Abril, 2006, 14:39:48
Citar
Se me continuar a beber oleo ainda vou lhe fazer um teste desses de pressão do turbo.
Mas com o oleo que meti espero q comsumos de oleo acabem.... se n meto.-o a patacas..lol
O teste nao é à pressao do turbo, mas sim, à compressão dos cilindros !
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: DiogoL em 26 de Abril, 2006, 16:31:26
bem... AXO q ja descobri por onde se vai o oleo.
Pelo q me pareceu e acho q tem logica, o carro bebeia-me mais oleo quando andava em autoestrada, do que quando ando em cidade e aki nas minhas voltinhas...onde kase nc chega a desparar o turbo.

Ora, hoje fui desengatar o catalisador para ver se havia vestigios de oleo e nada.
Como a ultima x's q andei c o carro foi em autoestrada (ontem) vi q o tubo q leva o ar do turbo para o radiador do ar estava um pouco gordoroso. tirei-lhe a anilha de onde liga o tubo ao radiador do ar e encontrei oleo dentro. nada de MUITO , mas tinha..passava o dedo dentro do tubo e vinha o dedo com oleo.

Ora muito bem... é possivel entao que o oleo s vá pelo turbo, certo?
à tempos andei a ver estas tubagens e n tinha kase nd de oleo, devido ao facto de ter andado em cidade os dias anteriores e o turbo kase q n é accionado.

Ora bem a minha pergunta agora é: é possivel ser pelo turbo?
Se sim, o que se deve fazer? reparar, um novo , que opcção?

E pergunto mais uma coisa, eu como n queria gastar $ no carro, era so msm p as minhas voltinhas estava MTO longe da ideia ter q gastar $ a arranjar ou a meter um turbo novo, pk ate q n é mto barato a minha pergunta é..n há maneira de andar c este turbo,, de modo a q ele n deixe passar o oleo? por esse...inactiva-lo.

A pergunta pode ser desencabida, mas desde q ande e me gaste um pouco - que o meu antigo a gasolina é o q eu kero.

Aceita-se ideias ;)
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: Luke em 26 de Abril, 2006, 16:43:35
o turbo é sempre actuado, pode é não fazer grande pressão.... pela descrição poderá ser retentores!? num xei... um recondicionamento também não deve ser assim TÃO exagerado, e visto que tens o resto do carro um brinco.... talvez valha a pena

até pode ser por nas voltinhas na cidade  nunca teres o carro a trabalhar tempo suficiente para que o oleo adquira uma viscosidade mais baixa que permita passar pelo turbo
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: Delta1300 em 26 de Abril, 2006, 17:18:49
Qual é o consumo concreto e em quantos Kms? Já fizeste um cálculo?

Eu não hesitaria em fazer um teste de compressão. É bastante barato e despista-te logo uma das piores causas : segmentos gastos ou algum problema num cilindro.

O facto de haver oleo nessa tubagem, poderá indicar alguma junta estragada no turbo, mas .... pode não ser só disso.
 
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: DiogoL em 26 de Abril, 2006, 17:48:49
Por exemplo... com o oleo mobil1  5w50 eu ao todo meti 7 litros dele (a contar c os acertos quando o nivel descia) e qd o tirei tinha uns 4 litros, isto +- em 600, 700 km's.

Depois o 10w40 (Carrefour) andou +- 400km's a descer mto lentamente , até 2ª feira passada o nivel via-se a meia no vareta. Fui á malveira e vim, pela A8 a n passar dos 140, 150..o nivel desapareceu. Quando o tirei tinha +- uns 3 litros de oleo.

Pronto..é assim a minha vida.
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: DevilRoad em 26 de Abril, 2006, 17:53:51
bem isso é bué msm!  :d_roll:
não tinha ideia que era tanto, faz o que o delta disse, ou é segmentos, ou turbo, se dizes que por fora o bloco ta limpinho...
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: DiogoL em 26 de Abril, 2006, 18:10:29
devilroad mamém :P (n liguem, este caramelo é meu colega :P )

mas so hoje é q reparei no tubo do turbo com um coxe de oleo, e porque?! pk na 2ª o turbo andou mto tempo a funcionar. e por isso bebeu mto oleo :\

Eu por mim, se pode-se desactivava o turbo e andava um 1.9D (lol)
Para as minhas voltinhas chegava mto bem. alguma possibilidade de fazer isto?

 
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: DiogoL em 26 de Abril, 2006, 23:50:35
Ja que ngm (aparentemente ) me sabe responder, podem me dizer casas onde posso ir fazer um teste ao turbo ou msm casas especializadas em turbos, aqui na regiao de lisboa, cascais, loures (arredores de lisboa)
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: Luke em 26 de Abril, 2006, 23:56:14
iberoturbos salvo erro, n tenho é contactos
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: DiogoL em 27 de Abril, 2006, 00:21:20
thanks Luke.

Fui procurar esse nome ás paginas amarelas e encontrei + 3 lojas em lisboa
turbomaroitas - loures
iberoturbo (que trabalha com a bombóleo) sintra /massamá

auto-estrela de campo grande (bosch service) campo grande(ao pe da fak lusofona)

Todas estras empresas segundo a descrcao nas paginas amarelas online mexem com turbos e afinações de bombas injectoras, reparaçoes de turbos, bancos de pot~encia, etc...

Para quem precisar e seja de lisboa fica aqui a informação :D
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: smokeme em 27 de Abril, 2006, 01:50:02
Turbos ou vertem ou não vertem oleo, não existe vedantes nem borrachas para vedar oleo num turbo é segmentos de pressão...ou seja veda ou não veda :t_up:  
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: Delta1300 em 27 de Abril, 2006, 11:08:21
Na minha opinião, antes de começares a gastar € valentes no turbo, faz um teste de compressão ao motor, que é algo BARATO.

Parece-me ser mais segmentos ou algum problema dentro de um cilindro , do que propriamente o turbo.


E olha, quem nem sempre é preciso ver fumo azul para o oleo ir sendo queimado aos poucos. E para o consumo de oleo que tens, é mesmo alarmante. :(
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: smokeme em 27 de Abril, 2006, 13:10:34
Citar
Na minha opinião, antes de começares a gastar € valentes no turbo, faz um teste de compressão ao motor, que é algo BARATO.

Parece-me ser mais segmentos ou algum problema dentro de um cilindro , do que propriamente o turbo.


E olha, quem nem sempre é preciso ver fumo azul para o oleo ir sendo queimado aos poucos. E para o consumo de oleo que tens, é mesmo alarmante. :(
Eu tambem faria um teste de "leak down" :t_up:  
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: DiogoL em 27 de Abril, 2006, 13:55:51
Antes de ir gastar $ no quer q seja, vou deixar andar + uns dias com o castrol GTX (15w40) a ver qual o desenvolvimento do problema.

Se continuar a desaparacer oleo das duas uma, ou vendo-o ou gasto $ nele.

Já agora, quanto axam que um gajo vende bem o meu carro?
Fiat bravo 100td, 8/99, 170mil km's, kit abarth e de interiores e exteriores irreprensivel (Ja devem saber o equipamento q este carro traz de origem)
airbag condutor
radio pioneer c caixa de cd's pioneer
vidros electricos
jantes especiais
farois nevoeiro
aleron
....sei la +. De motor so msm esta merd@ ...
Digam me la um valor para ter so uma ideia...

 
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: Delta1300 em 27 de Abril, 2006, 16:23:23
Bom, se nao soubesse do problema, uns 5000€ se for comercial.

Mas nada como ires ao ocasiao e comparares. Lá é o mercado.
Ou a sites de stands on-line , tipo www.standvirtual.pt ou www.auto-compra-e-venda.pt

Pegas no preço de stand e tiras um pouco.



Tal como o smokeme disse, faz o teste. Se te acusar um valor baixo de compressao em 1 ou mais cilindros... livra-te dele , ou terás que gastar uns trocos valentes. :(
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: DiogoL em 27 de Abril, 2006, 18:22:18
sim, é comercial...

Poix vou ver idsso....testar o turbo ne?
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: DiogoL em 27 de Abril, 2006, 18:26:07
so + uma pergunta....se o carro tivese habituado a andar c oleo groso, qd se metese oleo fino o turbo tb o deixava passar? ou n tem nd haver c a viscosidade o turbo?
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: smokeme em 27 de Abril, 2006, 18:40:47
O turbo é raro dar problemas a não ser de falta de manutenção no carro ou excesso de kms. Conheço alguns com mais de 200000kms no turbo original :t_up:

O melhor é mesmo fazeres os testes, se perceberes algo de mecanica podes fazr um leak down e ficas logo a saber os resultados mesmo antes do teste de compressão.

Não existe nenhum teste ao turbo :deal:  
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: DiogoL em 27 de Abril, 2006, 19:12:51
eu percebo +- de mecanica.... mas explica la o q é leak down ?!

Resume os precedimentos desse teste, p ver se consigo fazer ou n, SE N TE IMPORTARES ;)
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: smokeme em 27 de Abril, 2006, 19:24:50
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eu percebo +- de mecanica.... mas explica la o q é leak down ?!

Resume os precedimentos desse teste, p ver se consigo fazer ou n, SE N TE IMPORTARES ;)
percebes inglês?

http://www.xs11.com/tips/misc/misc3.shtml (http://www.xs11.com/tips/misc/misc3.shtml)

http://www.type2.com/library/engineg/leaktst.htm (http://www.type2.com/library/engineg/leaktst.htm)

isso deve explicar bem, é parecido com o teste de compressão mas em vez de o motor rodar para fazer a compressão somos nós que forçamos o ar lá para dentro :t_up:  
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: DiogoL em 27 de Abril, 2006, 20:03:38
fui ao google p traduzir p portugues e n percebi nada de como se faz  :help:  
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: smokeme em 27 de Abril, 2006, 20:24:35
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fui ao google p traduzir p portugues e n percebi nada de como se faz  :help:
é melhor usares um mecanico ou alguem que saiba como fazer isso :t_up:  
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: Delta1300 em 28 de Abril, 2006, 10:53:26
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fui ao google p traduzir p portugues e n percebi nada de como se faz  :help:
Diogo,
em praticamente qualquer oficina, fazem-te o teste de compressao do motor.

Chegas a uma oficina (a habitual ou algo assim) e dizes : precisava e fazer um teste de compressao dos cilindros.

Acho que é o suficiente pra perceberem  :yes:  
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: DiogoL em 28 de Abril, 2006, 14:04:43
Vou ver na 2ª feira no campo grande na auto-estrela do campo grande, é uma oficina bosch service. a ver se me fazem logo isso....se n vou ver outros lados.
Esperemos q n seja nd de mal..mas pronto
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: Delta1300 em 28 de Abril, 2006, 15:50:04
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Vou ver na 2ª feira no campo grande na auto-estrela do campo grande, é uma oficina bosch service. a ver se me fazem logo isso....se n vou ver outros lados.
Esperemos q n seja nd de mal..mas pronto
Diogo, em Linda a velha, o meu mecanico faz-te isso. A mim nem me cobrou nada.

Fica-te mais perto?
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: DiogoL em 28 de Abril, 2006, 18:30:59
Fica. Sou de oeiras (Alto da barra).
Eu tenho um mecanico no estadio nacional so que ele acho que n tem maquinaria para fazer testes de compressoes e tal.

Por isso pensei numa casa assim especializada. :\
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: DiogoL em 29 de Abril, 2006, 13:35:48
Boas tardes pessoal  :fiatistas:  

Quero fazer uma pergunta que me serguiu ontem.

Qual os contras de andar assim com o carro 1 anito por ex..
Tendo so o inconveniente de ir vendo o oleo e atestando.

Alguem me sabe responder?
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: Luke em 29 de Abril, 2006, 14:33:40
acho que nenhum....
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: DiogoL em 29 de Abril, 2006, 14:41:59
E curiosidade....o que leva os cilindros a perderem compressão?!

Eu estou ja a partir do prosuposto que são os cilindros..mas ESPERO que n seja, q seja algo bem + simples de resolver.

 
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: Delta1300 em 29 de Abril, 2006, 18:57:19
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E curiosidade....o que leva os cilindros a perderem compressão?!

Eu estou ja a partir do prosuposto que são os cilindros..mas ESPERO que n seja, q seja algo bem + simples de resolver.
Então o numero de telefone dele é o : 214 192 039.

Pedes pra falar com ele. É um "velhote" magrinho. Don´t worry...  nao é daquelas raposas que chulam  (lol)

Aquilo fica ao lado da escola primária nº1 de Linda-a-velha, num beco sem saída.

Existe um cruzamento grande na Avenida Tomás Ribeiro, em que se vieres de Algés... viras para a direita e salvo erro virás na 3º à esquerda depois.

Se vieres da A5, viras à esquerda no cruzamento da Tomás Ribeiro e a seguir é igual.

Mas qualquer pessoa ali saberá dizer onde fica a escola ou a a avenida. A escola tem uma pequena praceta. Basta ir para as traseiras da escola e aparece um beco... voilá.
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: Delta1300 em 29 de Abril, 2006, 19:03:29
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E curiosidade....o que leva os cilindros a perderem compressão?!

Eu estou ja a partir do prosuposto que são os cilindros..mas ESPERO que n seja, q seja algo bem + simples de resolver.
O que leva a perder compressao , pode ser muita coisa.

Se o desgaste for uniforme em todos eles, pode ser da elevada (elevadíssima)  quilometragem, ou maus tratos gerais, uso de oleo nao apropriado em termos de viscosidade ou aditivagem, nao respeitar o aquecimento adequado e progressivo do motor a frio, idade...

Se o desgaste nao for uniforme, pode ser que nesse cilindro, a parede do cilindro esteja danificada, ou um segmento partido/rachado ou anormalmente gasto em relação aos outros. Pode ser devido a uma falha de lubrificação nessa zona, alguma impureza que riscou ou mais uma vez oleo nao adequado como também nao respeitar o aquecimento do motor a frio.
Ja vi uma vareta cair ao chão, soprarem e ... tunga la pra dentro. :smasher:

Penso eu de que. Mas pode ser que seja doutra coisa qualquer. O Teste de compressão ajuda-te a simplificar e a excluir outras hipoteses mais vagas.
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: DiogoL em 29 de Abril, 2006, 23:57:56
bem...eu espero espero msm q seja algo bem + simples.... ou turbo ou kalker outra merdinha, pk estou mto satisfeito com o carro tirando este problema.

Mas outra pergunta..se fose problema nos cilindros o carro nc era certinho ao relantim ne?

Eu noto nele uma coisa...quando está frio tem um pouco de variaçoes ao relantim mas quando esta kentinho parece um relogio...certinho certinho.
Mas quando frio n estou a falar de grandes variaçoes...sente-se que as x's tem algo diferente...mas coisa poukinha ou kase nd.

Se fose problema dos cilindros n se iria notas + diferenças ao relantim? msm a kente e a frio?
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: darth vader em 30 de Abril, 2006, 21:49:45
faz o teste  :smash:  
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: DiogoL em 30 de Abril, 2006, 23:56:09
sim sim..o teste está garantido q vou fazer..é ja 3ª ou 4ª.
:S
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: LB em 01 de Maio, 2006, 10:09:16
Se bem percebi tens óleo nas tubagens da zona próxima do filtro de ar e de ligação à bomba injectora, não é??

Se for é segmentos !!!

também tens de dar uma boa olhada no sistema de refrigeração para ver se não fica sujo de óleo, não vá ser da junta da cabeça marada que já deixa passar óleo para a água e vice-versa.

Espero que não seja nada disso....
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: DiogoL em 01 de Maio, 2006, 18:24:27
So reparei q ha oleo é no tubo q liga o intercoler ao turbo ou turbo ao intercoler (n sei kal o sentido). Tubos do ar ao pe da caixa n ha oleo nem nada parecido.

Ja andei me a informar tb q é um pouco normal esse tubo a q me refiro ter oleo (em qtidades reduzidas) pk a cabeça de motor está ligada pro um tubo a algures daí, para libertar os gazes do oleo.

Agora na agua ja vi e ate verifiquei a quente que oleo na agua n ha nem ha agua no oleo, se não ou na tampa do likido de refrigeracao ou na tampa do oleo ficava um genero de pasta amarela (tipo maionese) o q indicava a junção de agua-oleo ou oleo-agua (isto c o motor quente) e nada disto se verifica..por isso do mal o menos :P

Espero msm q seja o turbo, pk so quando ando mto em autoestrada onde o turbo anda algum tempo accionado é q ele bebe + oleo, ou seja, o turbo funciona + tempo logo a qtidade de oleo comsumida é mais elevada.

Espero q seja msm do turbo. mas amanha ou 5ª ja se faz o teste e ja se ve quais os resultados.  
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: Delta1300 em 01 de Maio, 2006, 19:05:10
Pois, quando o turbo funciona mais, ha mais vivacidade no motor.
Logo, se o motor tiver fuga de compressao nalgum cilindro.... la se vai ele.


Esperemos que nao seja nada tao grave.
Depois mostra-nos os valores de compressao.
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: DiogoL em 01 de Maio, 2006, 20:04:01
eu n sei ou será do meu imtimo  que acho q n seja nd de grave de cilindros e tal.
N percebo muito mas pela logica secalhar se fose cilindros ou isso o motor n batia tao certinho ao relantim e tal...


N percebo como é q se for um cilindro sem pressao devida  o porque de se consumir oleo.
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: LB em 01 de Maio, 2006, 21:55:46
De qualquer forma, um carro que "coma" óleo pelo motor e não pelas juntas TEM de mandar fumo cá para fora !
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: Delta1300 em 03 de Maio, 2006, 10:24:01
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De qualquer forma, um carro que "coma" óleo pelo motor e não pelas juntas TEM de mandar fumo cá para fora !
Nem sempre. Muitas vezes, nao o vemos pelo espelho e ele está lá .
Noutras vezes, vai saindo em quantidade que nao é perceptivel, mas é quantificavel.


so pra terem uma ideia, eu ja coloquei 3 Litros de oleo de motor no antigo Ibiza com 5 de gasoleo (ele até a oleo vegetal + gasoleo andava).

E nao vi fumo azul. Em cerca de 150km.... foram 3 litros de oleo fora e o fumo? Onde estava?
Pois é...
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: zica em 03 de Maio, 2006, 10:44:41
se conseguires fazer o mesmo com coelhos tens emprego garantido no circo...  (lol)  
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: Delta1300 em 03 de Maio, 2006, 12:01:13
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se conseguires fazer o mesmo com coelhos tens emprego garantido no circo...  (lol)
 (lol)  
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: DiogoL em 05 de Maio, 2006, 01:17:17
Ora boas noites a todos....

Então ja fui ate ao campo grande á oficina da bosh service onde fazem diagnosticos de tudo e mais alguma coisa.
La teve um senhor devolta do carro a ver o q poderia ser a fumarada que ele as x's faz, e o consumo do oleo.

Disse-me que o consumo do oleo so vendo os tubos do turbo e tal e pelo comsumo que eu lhe dise que fazia n podia ser so do turbo, e depois o fumo é a bomba injectora que está mexida com a junção de 1 injector meio marado.

Foi o que o senhor me disse só a ouvir o motor a traalhar e a meter a mao no escape e a abrir a tampa do motor e tal...lol

duvido um pouco do injector estragado porque o carro tem uma luzinha nos manometros que é para o efeito de uma avaria ou algo mal com um dos 4 injectores ela acende. Porque quando ligo o carro ela ta acesa e depois apaga quando liga o carro.

e pronto.... orçamento para ver dos injectores e afinar a bomba injectora 100 e poucos euros.

Entao la fui eu ate á norauto e o que é que decidi fazer, comprar uma embalagem daquelas tipo slick50 para o motor, que dizia que lubrificava, limpava, e reduzia drasticamente o comsumo de oleo, se comsumi-se muito para despejar a embalagem toda, ou entao meia. Lá fui eu despejar a embalagem toda. ja fez 200km's e ainda se mantem o nvel no maximo...a ver se solucionou problema :D

Depois tb comprei uma fraskinho daqueles produtos de limpar injectores (marca axo que é STP) e la o botei para dentro do deposito...se resultar meto dinheiro ao bolso, se não vou la á oficina para limpar os injectores e afinar a bmba.

Quanto a cilindros e compressao disto e daquilo o senhor dise que estava bomzito, e que o motor aparentemente ate que estava bem estimadinho, sem fugas de oleos nem nada.

Agora é deixar andar mais um tempo para ver o desenrolar da situaçao :P
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: smokeme em 05 de Maio, 2006, 13:30:01
Tou a vêr que és daqueles da tempestade num copo de agua :P
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: DiogoL em 06 de Maio, 2006, 04:28:48
lololol

Vou dar tempo ao tempo e ver o desenrolar...mas lá que o oleo n desce ou desce mto poukito...la isso é evrdade :P
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: DiogoL em 08 de Maio, 2006, 22:10:32
Bem pessoal...boas noites.

Venho aqui contar uma cena que se passou comigo hoje muito ou tanto esquisita.

Como ja leram no topico anterior eu fui saber qto me ficava para acabar c o fumo que o carro mandava, e tal...e pediram me na auto-central do campo grande 120, 130€ para ver dos injectores e afinar a bomba injectora.

Ora bem...eu como as x's gosto de tentar 1º pelo metodo + econmico e se n resolver tentar pelo + drastico (mecanico) entao fui ao jumbo de alfragide comprar um produto daqueles xpto que limpam injectores. No jumbo foi 4.90€ e a norauto o msm produto eram 15€ +-..mas tava essgotado.

Ora mto bem, la despejei o produto po deposito, dizia entre 50-60 litros para o frasquinho e eu meti com a quantidade de litros que tinha na altura, uns 30 litros.

Andei e andei...n notei muita diferença.
Hoje fui ate á malevira Crel e A8 e como ia sozinho meti o pe ao fundo... e vi que n me passava dos 150 a mandar algum fumo... Quando passo o tunel da crel e deopis ha aquela descida bue grande de loures, meti pe ao fundo e ai tocou nos 200... n é que quando chego ca em baixo á curva para sair para A8 , quando vou a reduzir (no momento de passar 5ª para 4ª ) o gajo dispara as rotaçoes para o redline e fica uns 5 segundos assim no maximo dele.... fiquei todo parvo a olhar para aquilo e tava ja pronto a desligar a chave e encostar. Quando ia desligar a chave o gajo ficou normal...n é que apartir dai o fumo é MTO menosm o gajo puxa mto mas MTO mais do que puxava e agora ate a subir me chega aos 160.. lol

O que penso que tivese sido a subida anormal da rotaçao foi um dos injectores q tava intopido (como o senhor na oficina me dise que um devia tar meio afanicado) deve ter desentupido e mandou muito gasoleo naquele momento de desentupir e o carro subiu as rotacoes. Porque la que parece outro la isso parece. Puxa mto bem, fumo faz mto pouco msm quando meto pe ao fundo... Impressionado msm.

E quanto ao gastar oleo la me tornou a beber uns 800ml de oleo de ir a oeiras á malveira e vir. Deve ser msm do turbo, porque em cidade ele n gasta oleo, qd anda mto tempo em altas é q la se vai o oleo.

Uma pergunta, o turbo pode deixar passar oleo e continuar a funcionar bem? porque eu noto que ele funciona, ate o oiço bastante a trabalhar (assobiar).

Digam me o que acham disto... ;)  
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: chunga em 09 de Maio, 2006, 00:59:12
Eu não percebo nada de mecânica auto , mas no meu a gasolina tem vindo a usar selenia hpx (acho que tambem dá para diesel) proprio para motores que bebem óleo e com muitos km que é o caso do meu que tem 226000km.
Não bebe mesmo nada.
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: Tiffosi em 09 de Maio, 2006, 10:44:20
"chunga" qual foi o motivo para usares Selènia HPX?
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: Delta1300 em 09 de Maio, 2006, 11:24:28
Sinceramente , julgo que por um carro ter 226.000, nao significa que esteja "gasto" .

Um oleo 20w60 como o HPX é extremamente viscoso e geralmente usa-se em carros a GPL para evitar uma diluição mais rapido do oleo atraves do gás.
Em situações normais, um 15w40 serviria, se aplicavel.

Se o teu carro nao bebe oleo nenhum com 20w60, entao acredito que um 15w40 o solta-se mais e nao lhe faria nada mal. Se estiver no manual, tanto melhor.
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: Delta1300 em 09 de Maio, 2006, 11:28:54
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Bem pessoal...boas noites.

Venho aqui contar uma cena que se passou comigo hoje muito ou tanto esquisita.

Como ja leram no topico anterior eu fui saber qto me ficava para acabar c o fumo que o carro mandava, e tal...e pediram me na auto-central do campo grande 120, 130€ para ver dos injectores e afinar a bomba injectora.

Ora bem...eu como as x's gosto de tentar 1º pelo metodo + econmico e se n resolver tentar pelo + drastico (mecanico) entao fui ao jumbo de alfragide comprar um produto daqueles xpto que limpam injectores. No jumbo foi 4.90€ e a norauto o msm produto eram 15€ +-..mas tava essgotado.

Ora mto bem, la despejei o produto po deposito, dizia entre 50-60 litros para o frasquinho e eu meti com a quantidade de litros que tinha na altura, uns 30 litros.

Andei e andei...n notei muita diferença.
Hoje fui ate á malevira Crel e A8 e como ia sozinho meti o pe ao fundo... e vi que n me passava dos 150 a mandar algum fumo... Quando passo o tunel da crel e deopis ha aquela descida bue grande de loures, meti pe ao fundo e ai tocou nos 200... n é que quando chego ca em baixo á curva para sair para A8 , quando vou a reduzir (no momento de passar 5ª para 4ª ) o gajo dispara as rotaçoes para o redline e fica uns 5 segundos assim no maximo dele.... fiquei todo parvo a olhar para aquilo e tava ja pronto a desligar a chave e encostar. Quando ia desligar a chave o gajo ficou normal...n é que apartir dai o fumo é MTO menosm o gajo puxa mto mas MTO mais do que puxava e agora ate a subir me chega aos 160.. lol

O que penso que tivese sido a subida anormal da rotaçao foi um dos injectores q tava intopido (como o senhor na oficina me dise que um devia tar meio afanicado) deve ter desentupido e mandou muito gasoleo naquele momento de desentupir e o carro subiu as rotacoes. Porque la que parece outro la isso parece. Puxa mto bem, fumo faz mto pouco msm quando meto pe ao fundo... Impressionado msm.

E quanto ao gastar oleo la me tornou a beber uns 800ml de oleo de ir a oeiras á malveira e vir. Deve ser msm do turbo, porque em cidade ele n gasta oleo, qd anda mto tempo em altas é q la se vai o oleo.

Uma pergunta, o turbo pode deixar passar oleo e continuar a funcionar bem? porque eu noto que ele funciona, ate o oiço bastante a trabalhar (assobiar).

Digam me o que acham disto... ;)
Um consumo de oleo de 800ml deveria corresponder a cerca de 7500 a 10.000km, em situações "normais".

Continuo a achar que é um consumo brutal de oleo. Isto, se verificaste o oleo minutos apos desligar o carro e tambem antes de ele ser ligado, claro.
Tendo em conta que andaste a abrir... ele terá passado por qualquer lado com o aumento da compressao interna...

Não acredito que tenha sido o "desentupir" do injector aquela subida de rotação. Poderá ter sido Inercia do turbo?
Mas acredito que tenha feito uma limpeza.

O fumo que mandou era azul ou preto ?

É que com um consumo de oleo dessa ordem , parece-me ser dos segmentos ou algo assim.
Por cusiodade, quais foram os valores da compressão dos cilindros que o mecanico te disse?

 
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: DiogoL em 09 de Maio, 2006, 14:37:49
O fumo q SAIA, era preto..agora sai mto pouco...
Segundo o senhor la da oficina toda especilizada em testes e centralinas e etc... dise q o teste ao motor n ia dizer nd do que poderia ser, visto poder ser de mta coisa. o fumo preto era unicamente e so dos injectores estarem a falhar.
Quanto ao motor dise tb q estava c bom trabalhar o q notava era msm so a cena dos injectores estarem meios marados.

Apos essa subida de rotacao o carro ficou completamente outro em termos de andamento...nada haver com o q era e posso meter pe a fundo o que antes fazia uma fumarada atras agora so qd xega 3000 e tal rotacoes é q comeca a mabdar um pouco de fumo.

Eu penso que o oleo deva passar pelo turbo, mas n sei se o turbo deixase passar asim oleo se funcionava bem, cm eu o sinto a funcionar.

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Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: Delta1300 em 10 de Maio, 2006, 12:31:44
Ok, deve ter desentupido qq coisa. (lol)

Em relação ao oleo... sempre poderias ver se tens oleo no filtro do oleo ou na tubagem do intercooler que vai para a admissao.

Mesmo assim, nada que mais outro teste de compressao nao pudesse ajudar.
É que andar a por oleo a toda a hora.. sai caro!

Força com isso.
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: DiogoL em 10 de Maio, 2006, 19:44:09
Oleo no filtro do ar n ha, quando diseste ver se ha oleo no filtro do oleo penso que quererias dizzer no filtro do ar.

Onde uma vez encontrei oleo, e onde tem um pocuo de oleo é um tubo q liga o intercoler ao turbo (ou vice versa).

Vou saber mais opinioes perto de mecanicos para saber o qua axam..
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: Delta1300 em 11 de Maio, 2006, 11:08:42
Pois, referia-me mesmo ao filtro do ar.

Tenta saber de outras opiniões.

Como te disse, em linda-a-velha existe um mecanico, o meu , que te poderá ajudar a saber o que é.
Título: o oleo desaparece, porque?!?
Enviado por: darth vader em 11 de Maio, 2006, 20:51:19
com essas tentativas de ir pelo meio mais económico e tal... eu já dei cabo de um motor  :pimba: . acho melhor pores isso num mecanico que saiba e perceba mesmo disso

eu seguia o conselho do Delta 1300 mas, tu é que sabes.  :yeah: