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Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: RS_Marques em 11 de Janeiro, 2007, 15:03:14

Título: Marea 1.6 Marado
Enviado por: RS_Marques em 11 de Janeiro, 2007, 15:03:14
Tenho um problema com o meu MAREA 1.6 ELX, e gostava de saber se alguém me pode ajudar.

Então é assim:

Com a viatura parada:
- Arranque a frio põe-me o ralenti às 2500 RPM.
- Quando não está às 2500 RPM, o ponteiro do Conta-Rotações oscila entre as 1500 RPM e as 500 RPM. O motor não vai abaixo mas parece que se engasga.

Em arranque:
- Com os sintomas reportados acima, ao arrancar tenho de acelarar para o carro não ir abaixo, caso contrário, vai mesmo. Não indo abaixo engasga-se.
- Em marcha-atrás tem de se acelarar constantemente, senão vai mesmo abaixo.

Em andamento:

- Até o carro aquecer as rotações nunca baixam das 2500 RPM, memo em ponto morto ou com o pé na embraiagem.
- À temperatura normal do motor, não existe nenhum comportamento anomalo.

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Penso que neste Forum existe muito mais sabedoria mecânica do que numa oficina da FIAT, e por isso estou aqui a socorrer-me de vocês. Se alguém me puder ajudar agradeço.

 
Título: Marea 1.6 Marado
Enviado por: Tipo11 em 11 de Janeiro, 2007, 15:53:38
Bem-vindo, RS_Marques! E uma apresentação no guichet das Boas Vindas?

 :aviso: Ó pessoal, expert na matéria, o q acham? É um problema mecânico? eléctrico?  :help:  
Título: Marea 1.6 Marado
Enviado por: F-117 em 11 de Janeiro, 2007, 16:23:06
O meu bravo (mesmo motor) por x oscila como o teu... em frio nota-s muito mais (sobe ate as 2000 +/-)... mas em quente tb oscila so q entre as 850 (o normal) e as 1200 no max... Problema:

no potenciometro de posicao da borboleta tenho problemas de mau contacto na ficha... Um pouco de spray e de forca nos pinos costuma resolver por alguns meses...

Mas visto o teu estar normal em quente testava primeiro o sensor de temperatura da agua.. é facil de testar com um multimetro e n é peça cara...

A frio a sua resistencia tem de ser perto de 3000 ohms e a quente perto dos 500ohms...
Título: Marea 1.6 Marado
Enviado por: F-117 em 11 de Janeiro, 2007, 16:27:57
Ja agora dizes q ele engasga... Isso n sera o carro a trabalhar em 3cilindros?? As velas estao boas?? n fizest/subtituist nada ultimamente?? tipo a correia de distribuicao??
Título: Marea 1.6 Marado
Enviado por: RS_Marques em 11 de Janeiro, 2007, 17:56:31
Não mudei absolutamente nada ultimamente...
 
Título: Marea 1.6 Marado
Enviado por: F-117 em 11 de Janeiro, 2007, 18:25:49
Entao eu tentava eliminar o prob por esta ordem:

Com ele frio tenta mexe na ficha do potenciometro e nos cabos a ver se ele normaliza... O meu normaliza imediatamente como s tivesse um cabo traçado...

S n resolver nada passa pro sensor da temperatura da agua...

Ja agora que fase é a tua carrinha ou o ano?? tem colectores de admissao em plastico ou aluminio?? E qas indicacoes q estou a dar servem so no fase 1 q tem os colectores em aluminio...
 
Título: Marea 1.6 Marado
Enviado por: RS_Marques em 11 de Janeiro, 2007, 18:40:45
Sinceramente não sei se tem os colectores de admissao em plastico ou alumino. Mas é um carro e é de 1997.

Vou tentar o q me disseste no fds.
De qualquer modo se mais alguém tiver uma ideia, não se acanhe.
 
Título: Marea 1.6 Marado
Enviado por: F-117 em 11 de Janeiro, 2007, 19:07:34
A parte de cima do teu motor é igual a este???
Título: Marea 1.6 Marado
Enviado por: RMace em 11 de Janeiro, 2007, 22:45:49
Alguma coisa me diz ke o motor passo a passo está avariado ou sujo :d_roll:
O motor passo a passo (motor ke regula o regime de marcha lenta)
Ou borboleta de admissão suja :d_roll:
Sensores não me parece.
A avaria deve andar nessa zona da admissão :d_roll:
Tambem pode ser uma fuga de ar na admissão.
Tubinhos rotos etc.
Título: Marea 1.6 Marado
Enviado por: naso em 12 de Janeiro, 2007, 00:13:21
Podem ser várias coisas, motor passo a passo, potenciometro, velas, borboleta de admiçao suja, cablagens, mas eu via em 1º o sensor da temperatura!

Assim com tais sintomas só a frio, pode ser o sensor da temperatura, trabalha bem a quente mas em frio da informaçao como se o clima onde estamos fosse de 10º ou 20º negativos, a centralina manda muita gasolina e depois corta e dai as rotaçoes e engasgos.


 
Título: Marea 1.6 Marado
Enviado por: RS_Marques em 12 de Janeiro, 2007, 12:49:50
Citar
A parte de cima do teu motor é igual a este???
o motor é igual
 
Título: Marea 1.6 Marado
Enviado por: F-117 em 12 de Janeiro, 2007, 13:04:18
Tal como o pessoal aqui disse ja tens muito por onde explorar... A borboleta do meu nunca ficou suja esta sempre impecavel. S fosse o motor de passo a passo ou uma entrada de ar suplementar tb s mantiriam os sintomas a quente nao?Tal cm eu disse e o Naso realcou primeiro ia pro da temperatura. è coisa barata de s trocar...
Título: Marea 1.6 Marado
Enviado por: RS_Marques em 12 de Janeiro, 2007, 15:13:06
Citar
Tal como o pessoal aqui disse ja tens muito por onde explorar... A borboleta do meu nunca ficou suja esta sempre impecavel. S fosse o motor de passo a passo ou uma entrada de ar suplementar tb s mantiriam os sintomas a quente nao?Tal cm eu disse e o Naso realcou primeiro ia pro da temperatura. è coisa barata de s trocar...
Consegues-me dizer onde se situa o sensor?
Título: Marea 1.6 Marado
Enviado por: F-117 em 12 de Janeiro, 2007, 16:13:10
O sensor fica mesmo por baixo da fiarada toda junto á bobine como mostra a figura em cima. tens 2. um so liga um fio e é o q da indicação da temperatura pro painel e o outro é uma ficha com 2fios a ficha é azul e o sensor no meu caso é amarelo. S tivers um multimetro ve a sua resistencia... com o carro totalment frio deve ser algures pelos 3000ohms e depois ve a quente. Faz isso c o carro desligado e a ficha desligada... A quente tem de ser menos de 700ohms... Algures nos 500ohms ou assim... mas mede q depois eu vejo os valores corrctos na tabela...
Título: Marea 1.6 Marado
Enviado por: RMace em 12 de Janeiro, 2007, 21:13:46
Jovem, o motor passo a passo é o ke regula o regime em marcha lenta do motor, se fica muito acelerado em frio, e o motor não compensa as quebras em kente tá tudo dito.
Quando o motor está frio o motor passo a passo abre a borboleta para acelerar o motor, quando está quente o motor passo a passo recua, fecha a borboleta baixa a rotação do motor e tem ke OBRIGATORIAMENTE compensar as quebras de rotação.
Ex:
Arrancar sem acelerar, ligar as luzes, arranque dos ventiladores arranque do A.C.
Tá tudo dito?
Não me parece ser o sensor de temperatura, isso quando avaria não faz esses sintomas.
Influencia sim nos consumos e no CO2.
O sensor de temperatura serve unicamente para informar a unidade de comando da temperatura do agente de refregeração do motor.
Não para o acelerar nem baixar rotações
Quando o motor está frio o sensor informa a unidade de comando do motor e a injecção dá mais gasolina para compensar no arranque a frio, quando está quente volta ao normal.
Quando o sensor avaria a unidade de comando não recebe informação, e está sempre a mandar mais gasolina para o motor, tal como se ele estivesse frio.
O que regula a aceleração é a borbuleta, não é a entrada de + ou - de gasolina.
Entendido?
Não cunheço muito bem esse motor, mas não me parece ke seija o sensor de temperatura, mas não vou teimar com voces :d_smoke:
Não te ponhas a trocar sensores e a meter sensores da concorrencia sem saberes em concreto o ke é a avaria.
É a minha opinião, agora faz o ke achares melhor
Título: Marea 1.6 Marado
Enviado por: Fiat 600 71 em 12 de Janeiro, 2007, 21:19:00
Pode ser o sensor de massa de ar...
Se tiver cheio de caca( como costuma acontecer) não faz bem a leitura... mas podem ser mais coisas como aquilo que o rmace disse :)
Título: Marea 1.6 Marado
Enviado por: F-117 em 12 de Janeiro, 2007, 21:20:58
Ninguem disse q era o sensor.. So falaram para ele testar primeiro.. é facil.. Ja  no motor passo a passo n s pode fazer grande coisa... Para isso é mais facil ligar o carro na maquina e fazer o teste ao passo a passo... Ja vi a ser feito no meu... Axo estranho ser o passo a passo pois a frio esta mal e a quente funciona bem??? Estranho... Nesse caso iria mais pro potenciometro da borboleta. Qts kilometros tem a carrinha?
 
Título: Marea 1.6 Marado
Enviado por: F-117 em 12 de Janeiro, 2007, 21:22:23
N tem sensor de massa de ar... Apenas sensor de pressao absoluta no colector... Mt raro de avariar... e o problem mantiria-s a quente, la esta...
 
Título: Marea 1.6 Marado
Enviado por: Fiat 600 71 em 12 de Janeiro, 2007, 21:23:14
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N tem sensor de massa de ar... Apenas sensor de pressao absoluta no colector... Mt raro de avariar... e o problem mantiria-s a quente, la esta...
oki, n conheço o carro :t_up:  
Título: Marea 1.6 Marado
Enviado por: RMace em 12 de Janeiro, 2007, 21:27:03
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- Arranque a frio põe-me o ralenti às 2500 RPM.
- Quando não está às 2500 RPM, o ponteiro do Conta-Rotações oscila entre as 1500 RPM e as 500 RPM. O motor não vai abaixo mas parece que se engasga.

Em arranque:
ao arrancar tenho de acelarar para o carro não ir abaixo, caso contrário, vai mesmo. Não indo abaixo engasga-se.

Em andamento:

- Até o carro aquecer as rotações nunca baixam das 2500 RPM, memo em ponto morto ou com o pé na embraiagem.
- À temperatura normal do motor, não existe nenhum comportamento anomalo.
 
Está tudo dito, não percebo qual é a vossa duvida :d_roll:  
Título: Marea 1.6 Marado
Enviado por: F-117 em 12 de Janeiro, 2007, 21:31:36
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- À temperatura normal do motor, não existe nenhum comportamento anomalo.
 
Lol, continuo axar estranho.... O melhor é mesmo ligar o carro na maquina... Ai se for um ou outro o erro deve estar la registado, assim cm se for outra coisa qq...

Ja agora qd o sensor da temperatura de agua avaria n da indicacao q esta frio mas sim quente... É isto q a correcao (RECOVER) da centralina ordena :d_look:  
Título: Marea 1.6 Marado
Enviado por: RMace em 12 de Janeiro, 2007, 21:38:37
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Ai se for um ou outro o erro deve estar la registado
Pois é......
Deve estar, mas muitas das vezes não está nada.
Já dei a minha opinião.
Participação encerrada neste tópico
Título: Marea 1.6 Marado
Enviado por: Leao em 12 de Janeiro, 2007, 22:15:55
Meus senhores não afinem, aqui pedem-se concelhos e contributos para detectar problemas e avarias, e todos já sabemos que a electronica é complexa mesmo a testar fisicamente quanto mais á distancia...

Na minha opinião nestas coisas, normalmente a avaria pode ser originada em diversos componentes, assim e para quem não tem todos os equipamentos de diagnostico, deve começar-se pelos mais simples de testar até aos mais complexos, pode ser que se tropece na avaria no percurso... (lol)