Fiatistas
Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: Pinto em 08 de Julho, 2003, 21:25:36
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Boas!
Bom, agora ke tenho a chapa toda arranjadinha é a mecânica k m tá a dar dores de cabeça... :wacko:
Então o k se passa é o seguinte...
Tendo o carro a trabalhar ao ralenti, posso deixá-lo minutos a fio sp a trabalhar, ke n passa dos +/- 90º... ventoinha trabalha, tdo ok!
Em andamento... se andar a pastelar (leia-se, abaixo das 3000rpm) continua impecável com o motor a responder perfeitamente...
Caso puxe por ele (+ de 5000rpm) umas 4, 5 vezes ou ande durante um bokado com as rpm constantes, por exemplo, nas 4000, começo a perder água pela tampa do depósito de expansão!! :blink:
Pelos 3 furinhos da tampa começam a sair vapor de água e água a escaldar, com uma pressão "do camandro"!... :(
Ora... causas para isto meus amigos?!
Junta de cabeça n parece ser, pois o motor funciona perfeitamente (n há engasgos), e tb n há vestígios de óleo na água nem vice-versa!
A válvula de passagem da água para o bloco parece estar a abrir bem...
O mecânico sugeriu-m k poderá ser calcário/lixo no radiador, ou mm no bloco... :(
Desde já obrigado plas v/ respostas...
Cumps
Nuno Pinto
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Também estava a pensar nisso pintinho
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e que tal trocares a tampa do radiador?
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Por uma de 0.7bar?
Tb vou fazer isso...
Mas se tás a sugerir por vedar melhor, akela tá impecável...
Cumps
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por uma de origem, podes ter a mola com pouca força já, o surf espirrava tudo, levou uma em condições deixou de fazer isso, mas espirrava tudo pela propria tampa do radiador, no frasco compensatório pode ser da mola que n tenha força suficiente, ou isso ou compressão na agua, aí costumam espirrar bué nhanha pelo compensatório...
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compressão na água?... desenvolve... lol
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compressão n àgua... junta queimada entre um cilindro ou mais e as galerias de agua, faz com que exista compressão na agua, ve-se com a tampa do radiador fora e acelerando o radiador parece que ferve (fala a experiencia, depois de queimar 2 juntas no DZ)
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Pelos 3 furinhos da tampa começam a sair vapor de água e água a escaldar, com uma pressão "do camandro"!... :(
O mecânico sugeriu-m k poderá ser calcário/lixo no radiador, ou mm no bloco... :(
São 4 furinhos :P
Eu já te tinha sugerido o radiador entupido :P
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HÓ Pinto! desculpa lá mas... pela experiência que eu tenho do Forum, acho melhor levares o carro á oficina antes que toda a malta esteja a discutir o número de furinhos na tampinha do radiador; discussão que só vai terminar quando um dos membros colocar uma daquelas fotos quentes de boazonas! Aí cá a rapaziada imprime a imagem e pendura na garagem porque... todas as oficinas têm uma.
Tó a brincar, é claro!
(lol) :d_finger:
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(lol) (lol) (lol)
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Uma coisa, o que tens no radiador? Só água?
No meu carro (Opel Corsa) se só puzer água, ela ferve e ganha pressão e começa a sair fora.
Só foi preciso por o produto da opel, anticongelante e antioxidante que resolveu o problema.
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HÓ Pinto! desculpa lá mas... pela experiência que eu tenho do Forum, acho melhor levares o carro á oficina antes que toda a malta esteja a discutir o número de furinhos na tampinha do radiador; discussão que só vai terminar quando um dos membros colocar uma daquelas fotos quentes de boazonas! Aí cá a rapaziada imprime a imagem e pendura na garagem porque... todas as oficinas têm uma.
Tó a brincar, é claro!
(lol) :d_finger:
´E pouco bom ´e :yes: :yes:
se calhar estavas-te a referir a umaimagem destas
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Mas Pinto segue o concelho do Luke, mas alteres por uma mola mais forte o circuito eta dimensionado para funcionar com a pressa~o de origem
Historia: :violino: :violino:
Uma Marea 2000 aquecia em conduç~ao citadina e em filas de transito, a alta velocidade estava impec, o que ´e que se fez? substitui-se bomba de agua, experimentou-se outro radiador, fez-se trinta por uma linha s´o no fim e depois de umas massas gastas ´e que se lembraram de verificar a valvula da tampa do vaso de expans~ao surpresa das surpresas a valvula estava sempre aberta n~ao deixando o circuito pressurizar logo prejudicando a circulaç~ao de ´agua e isto tudo na Fiat.(por acaso foi na Fiat ai para os vossos lados, capital)
S´o por dizer que porcausa de uma coisa minima podem-se gastar balurdios. :deal: :deal:
Quando esta a bufar como est´a o valor da temperatura??
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Curioso, o meu Delta costuma verter-me grande parte do líquid de refrigeração se o deixar estacionado numa descida ou algo inclinado.
O líquido sai pelo parachoque na parte do condutor.
Nessa parte vêm-se 2 tubos do radiador. Um em cima, outro exactamente em baixo. Será borrachas? Será q ta mal vedado? Será buraco no radiador?
Em situação plana... não verte nada.
Ps - é so dores de cabeça... :smash:
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oops.... :d_finger:
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:d_smoke:
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será demasiado liquido?... mas não eve verter assim
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Não creio que no meu caso seja excesso de líquido.
Aliás, quando assim é, ele tem um tubinho que verte e sai +- a meio do motor. Há dias aconteceu isso.
Isto trata-se mesmo na zona do radiador...
só espero que não seja nada de mto mau..
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Boas!
Bom, agora ke tenho a chapa toda arranjadinha é a mecânica k m tá a dar dores de cabeça... :wacko:
Então o k se passa é o seguinte...
Tendo o carro a trabalhar ao ralenti, posso deixá-lo minutos a fio sp a trabalhar, ke n passa dos +/- 90º... ventoinha trabalha, tdo ok!
Em andamento... se andar a pastelar (leia-se, abaixo das 3000rpm) continua impecável com o motor a responder perfeitamente...
Caso puxe por ele (+ de 5000rpm) umas 4, 5 vezes ou ande durante um bokado com as rpm constantes, por exemplo, nas 4000, começo a perder água pela tampa do depósito de expansão!! :blink:
Pelos 3 furinhos da tampa começam a sair vapor de água e água a escaldar, com uma pressão "do camandro"!... :(
Ora... causas para isto meus amigos?!
Junta de cabeça n parece ser, pois o motor funciona perfeitamente (n há engasgos), e tb n há vestígios de óleo na água nem vice-versa!
A válvula de passagem da água para o bloco parece estar a abrir bem...
O mecânico sugeriu-m k poderá ser calcário/lixo no radiador, ou mm no bloco... :(
Desde já obrigado plas v/ respostas...
Cumps
Nuno Pinto
Que líquido estás a usar?
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Deve ser aguinha del cano (lol)
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Eric:
São 4 furinhos
São 3 furinhos! :d_finger:
Luke:
compressão n àgua... junta queimada entre um cilindro ou mais e as galerias de agua, faz com que exista compressão na agua, ve-se com a tampa do radiador fora e acelerando o radiador parece que ferve (fala a experiencia, depois de queimar 2 juntas no DZ)
To a rezar pa k n seja isso... :huh:
Skynet e Gran Turismo:
Tou a usar água destilada...
Para já, vou tentar trocar a tampa do radiador por uma k abra a uma pressão maior e usar outro liquído para ver como se comporta...
Já agora, que liquído aconselham?!
Cumps
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paraflu? :D
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não uses uma tampa com uma mola mais forte do que o recomendado ou ainda rebentas de vez com a junta, isso é suposto funcionar com a pressão de mola de origem
se não funciona bem assim é porque algo está errado
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Eric:
São 4 furinhos
São 3 furinhos! :d_finger:
São 4! :boxe:
Tanto o 127 como o 132 têm 4.
Não terás um tapado?! :d_finger:
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HÓ Pinto! desculpa lá mas... pela experiência que eu tenho do Forum, acho melhor levares o carro á oficina antes que toda a malta esteja a discutir o número de furinhos na tampinha do radiador; discussão que só vai terminar quando um dos membros colocar uma daquelas fotos quentes de boazonas! Aí cá a rapaziada imprime a imagem e pendura na garagem porque... todas as oficinas têm uma.
Tó a brincar, é claro!
(lol) :d_finger:
´E pouco bom ´e :yes: :yes:
se calhar estavas-te a referir a umaimagem destas
Até que enfim...
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:d_smoke:
Aconteceu-me o mesmo na branquinha e era o radiador sujo e entupido...
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:d_smoke:
Eu desmontei o radiador todo e coloquei uma magueira com muita pressão de agua a forçar a passagem e saio muita porcaria depois foi só colocar no sitio com anticongelante e só reponho o nivel com H2O destilada mais nada.
Nunca mais tive problemas
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Em relação ao meu caso?
Alguém terá um prognostico brilhante? :deal:
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O liquido devia ser o anti-congelante e anti-anticorrosão, sem água.
A água é só para compensar o q vai desaparecendo...
A opel vende esse liquido... A Fiat tb deve ter....
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O liquido devia ser o anti-congelante e anti-anticorrosão, sem água.
A água é só para compensar o q vai desaparecendo...
A opel vende esse liquido... A Fiat tb deve ter....
a :fiat: tem o "Paraflu" uma parte de anti-congelante duas de água pois é concentrado.... :deal: :yes: :yes: :yes:
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E isso tb é anticorrosão?
É que não gosto nada de ver café no depósito de expansão.
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Bom... o mekaniku disse-me pa usar paraflu, mas n mto concentrado, pois akilo pode xegar ao ponto de dar cabo do material por limpar tudo... e no caso podia limpar até demais...
Agora n percebo... akilo n devia ser anti-corrosão... em vez de ser corrosivo mm... lol
P.S.: o mekaniku trabalha na fiat à dezenas de anos......
Cumps
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E isso tb é anticorrosão?
É que não gosto nada de ver café no depósito de expansão.
É sim senhor, na altura em que reparei o meu 127, fiz cerca de 28000 km's e tive de trocar uma válvula de escape e ao abrir o motor o liquido anti-congelante [size=8](verdinho)[/size] estava todo ele por igual e o interior do motor estava como se tivesse sido acabado de limpar..... :deal: :yes: :yes: :yes:
Ainda hoje o 127 mesmo estando mais tempo parado do que a andar é muito bom ver-se o liquido verde no vaso e no radiador todo ele transparente, até se vêm os favos.... :bjeca:
Também não gosto de ver café no vaso de expansão, tenho visto muito não é café... é lama.... :crash: :crash: :crash: significa desleixo, muito mesmo :red: :red: :red:
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P.S.: o mekaniku trabalha na fiat à dezenas de anos......
esse não é o mesmo mecanico que não conseguiu identificar uma fuga de escape pois não? :P
TRUNCHA!
uma coisa que o luis mini ja me falou mas que não sei se chegou a experimentar foi em vez de paraflu no radiador utilizar aquele liquido re refrigeração das maquinas industriais, leite qq coisa, segundo ele é anti corrusivo, as galerias por onde circula esse liquido nas maquinas nunca apresentam corrusão, não sei a temperatura de congelamento do menino, mas nada como testar que acham?, aí era liquido branquinho em vez de verde ou azul... sempre era menos clubistico e mais neutro :P
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N Luís, n é o mm mecanico! lol
O outro só dizia k percebia d Fiats... ficou visto o qt... :boxe:
Este até ver nc se enganou num diagnóstico/solução!
Outra coisa... tive a fazer a experiência k disseste... acelerar com a tampa do radiador aberta.
Realmente há um "fluxo" de água, mas n se vê água a borbulhar cm se tivesse a ferver... <_<
Mas uma coisa ke se ouve bem é a água a ferver nos momentos em k sai pelo depósito de expansão.... :mellow:
Cumps
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Antes de qualquer coisa, muda o liquido. Isso só com água n pode ser... e estraga.
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O liquido devia ser o anti-congelante e anti-anticorrosão, sem água.
A água é só para compensar o q vai desaparecendo...
A opel vende esse liquido... A Fiat tb deve ter....
a :fiat: tem o "Paraflu" uma parte de anti-congelante duas de água pois é concentrado.... :deal: :yes: :yes: :yes:
Mas já há Paraflu11 diluido a 33%.
Há à venda no Carrefour por exemplo e custa €12 e tal.
Neste caso :aviso: NÃO SE ACRESCENTA ÁGUA
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O Paraflu 11 da FL é PERFEITO para o motor. Qualquer outro problema que tenhas, não é devido ao Paraflu, se o usares. Não "corroi" motor nenhum. Tem propriedades de dissipação de calor muito melhores do que a água e não ferve a 100º C. O Paraflu 11 é inclusivamente utilizado em competição e em todos os motores TC altamente preparados que levaram os italianos ao topo nos rallyes e que muito boa gente ainda usa em diversos campeonatos.
É barato, cheira bem e tem uma cor azul quase eléctrico bem bonita. Como o Eric disse, está à venda já diluído nos hipers. Usa esse, não duvides que só te vai benefeciar o funcionamento do motor a todos os níveis.
Sem diluir. Esquece tudo sobre águas com mistelas manhosas, tipo mezinha de Vilar de Perdizes...
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O Paraflu 11 é inclusivamente utilizado em competição e em todos os motores TC altamente preparados que levaram os italianos ao topo nos rallyes e que muito boa gente ainda usa em diversos campeonatos.
Nas ultimas 24 horas daquela famosa pista alemã ... cujo nome não me recordo ... andava lá no meio um 125TC :D
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125? :P
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O Paraflu 11 da FL é PERFEITO para o motor. Qualquer outro problema que tenhas, não é devido ao Paraflu, se o usares. Não "corroi" motor nenhum. Tem propriedades de dissipação de calor muito melhores do que a água e não ferve a 100º C. O Paraflu 11 é inclusivamente utilizado em competição e em todos os motores TC altamente preparados que levaram os italianos ao topo nos rallyes e que muito boa gente ainda usa em diversos campeonatos.
É barato, cheira bem e tem uma cor azul quase eléctrico bem bonita. Como o Eric disse, está à venda já diluído nos hipers. Usa esse, não duvides que só te vai benefeciar o funcionamento do motor a todos os níveis.
Sem diluir. Esquece tudo sobre águas com mistelas manhosas, tipo mezinha de Vilar de Perdizes...
:d_smoke:
Gostei do cheiro...
Snifar radiadores... éter e canos de escape já tinha ouvido mas radiadores...
cor azul quase electrico... sim senhor um toque de classe!!!
Sempre pensei que se mostrava o motor do carro nos encontros para ver cilindros afinal éra para ver o liquido do radiador...
:d_grin:
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:aviso:
Antes de gastares euros em liquidos agradaveis aos varios sentidos
aconselho vivamente a limpar o radiador...
há casas que fazem isso por uma ninharia...
Esses liquidos especiais resultam lindamente desde que o radiador estja livre...
caso contrario o liquido vai para o "maneta" por mais especial que seja!!!
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:super:
GT não leves a mal a brincadeira...
Eu uso esse liquido nos Fiats e realmente cheira bem e tem uma cor agradavel
(Seja ela qual for...) :fiat:
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:deal:
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125? :P
:boxe:
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:aviso:
Antes de gastares euros em liquidos agradaveis aos varios sentidos
aconselho vivamente a limpar o radiador...
há casas que fazem isso por uma ninharia...
Esses liquidos especiais resultam lindamente desde que o radiador estja livre...
caso contrario o liquido vai para o "maneta" por mais especial que seja!!!
Concordo, obviamente, que limpes o radiador primeiro, claro. :d_grin:
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(...) cheira bem e tem uma cor agradavel
(Seja ela qual for...) :fiat:
(lol) (lol) (lol) (lol) (lol)
Essa consigo destinguir :d_finger:
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125? :P
:boxe:
Mas é TC :deal:
1608cc 90cv :P
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nao me digam que vçs tambem são daltonicos? :d_lookl:
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Yep, sometimes :d_finger:
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Raio de clube ... uns são ceguetas outros daltonicos ..... irra
(lol)
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(lol) (lol)
ru tambem sou! so em algusn tons de verde e amarelo.. mas pouco!
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/me pertence ao clã dos pitosgas :P
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aqui vai! eu so vejo o primeiro numero.. 25! :)
http://www.webpersonal.net/unsitiomas/test..._daltonismo.htm (http://www.webpersonal.net/unsitiomas/test_daltonismo.htm)
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mais um!
http://www.ramonoptica.com/ct33.htm (http://www.ramonoptica.com/ct33.htm)
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(lol)
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aqui vai! eu so vejo o primeiro numero.. 25! :)
http://www.webpersonal.net/unsitiomas/test..._daltonismo.htm (http://www.webpersonal.net/unsitiomas/test_daltonismo.htm)
Por baixo do 25 é 56 ;)
Quando fui à inspecção para a tropa também só via um número, e bué mal :D
"Visão crómática Sim _ Não X " :d_finger:
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mais um!
http://www.ramonoptica.com/ct33.htm (http://www.ramonoptica.com/ct33.htm)
Ena, neste consegui ver todos :P
Tou a ficar preocupado (lol)
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QUOTE (iniciado @ Jul 12 2003, 12:48 AM)
Antes de gastares euros em liquidos agradaveis aos varios sentidos
aconselho vivamente a limpar o radiador...
há casas que fazem isso por uma ninharia...
Esses liquidos especiais resultam lindamente desde que o radiador estja livre...
caso contrario o liquido vai para o "maneta" por mais especial que seja!!!
Concordo, obviamente, que limpes o radiador primeiro, claro.
Como é óbvio tb concordo... ;)
Por isso mm, já marquei uma limpeza de radiador pa segunda... mas pedem-me 50€ (com desmontagem/montagem e líquido) :huh:
Cumps
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tendo em conta o preço do paraflu... desde que seja paraflu mesmo.. não ta caro, com a desmontagem, limpeza tratamento do radiador, pintura e tudo o resto... está dentro do valor real :)
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Desmontagem desmontas tu em 5 minutos :boxe:
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É só para dizer que eu vejo muito bem e não troco cores nenhumas... :d_lookr: :d_grin: :d_smoke: :d_cool: :d_look: :d_lookl: :d_roll:
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Mas tu és El Presidente (lol)
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(lol) :yeah: :bjeca: :love:
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aqui vai! eu so vejo o primeiro numero.. 25! :)
http://www.webpersonal.net/unsitiomas/test..._daltonismo.htm (http://www.webpersonal.net/unsitiomas/test_daltonismo.htm)
Eu tambem só vejo o 25...
Sabiam que na altura da segunda grande guerra os Daltonicos eram recrutados pelo exercito para nos vôos de reconhecimento identificarem os acampamentos camuflados do inimigo?
Como não vemos as cores os nossos olhos distinguem muito bem as formas e não se deixam enganar por camuflados :P
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É só para dizer que eu vejo muito bem e não troco cores nenhumas... :d_lookr: :d_grin: :d_smoke: :d_cool: :d_look: :d_lookl: :d_roll:
:yeah:
Há um passaro nos hospitais que nós denominamos de CÀ CALHARÁS...
O daltonismo é genetico...
A falta de visão pode ser ou NÃO! :yes:
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É só para dizer que eu vejo muito bem e não troco cores nenhumas... :d_lookr: :d_grin: :d_smoke: :d_cool: :d_look: :d_lookl: :d_roll:
:yeah:
Há um passaro nos hospitais que nós denominamos de CÀ CALHARÁS...
O daltonismo é genetico...
A falta de visão pode ser ou NÃO! :yes:
Há quem tenha a sorte de nunca calhar... São poucos, mas há.
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Muito poucos ... a partir dos 40-45 é rara a pessoa que ainda tem a 100% a sua visão ... a questão é que alguns nem sempre estão virados para andar de oculos ... e deixam a sua situação ir-se degradando
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:super:
A minha avó tem 76 anos e faz as custuras sem precisar de oculos isto porque aos 50 foi ao médico sem queixas e ele receitou-lhe uns oculos de descanço que ela usa habitualmente na rua e conservou a visão a 100 por cento.
GANDA VÓ!!!
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:D :yes:
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:super:
A minha avó tem 76 anos e faz as custuras sem precisar de oculos isto porque aos 50 foi ao médico sem queixas e ele receitou-lhe uns oculos de descanço que ela usa habitualmente na rua e conservou a visão a 100 por cento.
GANDA VÓ!!!
Eu conheço bem mais do que uma pessoa com mais de 70 anos que lê um qualquer jornal diário, nas letras miudinhas, sem quaisquer dificuldades. Sorte ou não, não sei... Mas que os há, há.
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Bom... e vivam os mecânicos k percebem mm da coisa! :yeah:
Após a limpeza do radiador, ficou td 5 estrelas!! :d_shades:
Nca mais espirrou água e ainda nem lhe pus o anti-congelante! :d_naughty:
No fim desta semana vou então retirar a aguinha toda e por o belo líquido azul. :)
Agora, axei estranho foi a temperatura normal de funcionamento ter baixado dos normais 90º para os 70º... why's that?!?
Cumps e obrigado plas v/ respostas :bjeca:
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Não te esqueças te pôr o Paraflu 11 e trocá-lo de 2 em 2 anos.
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Epah..
Hoje estivemos juntos e esqueci-me de ver quantos furos tinha a tua tampa (lol) (lol) (lol)
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Epah..
Hoje estivemos juntos e esqueci-me de ver quantos furos tinha a tua tampa (lol) (lol) (lol)
Já agora Erickson, não podes tirar uma foto para a malta ver os furinhos??
:point:
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(lol)
Hei-de tirar às minhas tampas :d_finger:
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Bom... e vivam os mecânicos k percebem mm da coisa! :yeah:
Após a limpeza do radiador, ficou td 5 estrelas!! :d_shades:
Nca mais espirrou água e ainda nem lhe pus o anti-congelante! :d_naughty:
No fim desta semana vou então retirar a aguinha toda e por o belo líquido azul. :)
Agora, axei estranho foi a temperatura normal de funcionamento ter baixado dos normais 90º para os 70º... why's that?!?
Cumps e obrigado plas v/ respostas :bjeca:
:deal:
Simples!!!
Agora tens mais espaço livre no radiador para arrefecer a agua ou seja aquele favos que estavam entupidos por onde a agua não passava não faziam o t5rabalho de arrefecer o liquido agora está a 100%
Quanto aos 70º... não te mudaram a valvula do radiador?
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Errr.. tens termostato?
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...
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Qd eu digo k A MINHA tem 3 furos, é pq A MINHA TEM 3 furos...
Espero k fike esclarecido...
:d_finger:
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Oh luque... aquela tampa parece-te dali?! :P
A mim parece-me mais de super :d_finger:
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Aliás, o depósito não é de 900/C mas sim de Super
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Era deste :d_roll:
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(lol) (lol)
Mas eu nc disse ke era de 900/C.... apenas disse A MINHA era assim!
(lol) (lol)
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Heheheh... (aproveito) :d_look:
E já agora... pra lavar o radiador, é preciso fazer o quê? Desmonta-lo?
Eu ando com alguns problemas (não digo de refrigeração, excepto em dias de muito calor e pouco movimento de ar), mas porque aquela porcaria se estiver no nível optimo de àgua, assim que começa a borbulhar... sai pelo tubo de emergência.
E para isso, basta o carro estar ligeiramente inclinado de lado ou mesmo a direito. Em seguida, a àgua passa para um nível inferior ao "risquinho".
Será que devo por uma porca num dos apoios daquilo, de forma a inclina-la para o lado oposto à saída do tubinho de emergência? Elaparece estar inclinada para o ...para o lado do tubo, embora esteja fixa.
Por outro lado, em descidas (de frente)... verte-me àgua pelo radiador, creio.
-Ou seja, devo começar por lavar o radiador?
-Exprimento levantar o tal apoio do depósito de líquido?
-Tiro o parachoque frontal pra ver realmente aonde cai a àgua?
Desculpem lá ser chato, mas é uma coisa que me anda a dar cabo do juízo!!! :buaaa:
-
Heheheh... (aproveito) :d_look:
E já agora... pra lavar o radiador, é preciso fazer o quê? Desmonta-lo?
Eu ando com alguns problemas (não digo de refrigeração, excepto em dias de muito calor e pouco movimento de ar), mas porque aquela porcaria se estiver no nível optimo de àgua, assim que começa a borbulhar... sai pelo tubo de emergência.
E para isso, basta o carro estar ligeiramente inclinado de lado ou mesmo a direito. Em seguida, a àgua passa para um nível inferior ao "risquinho".
Será que devo por uma porca num dos apoios daquilo, de forma a inclina-la para o lado oposto à saída do tubinho de emergência? Elaparece estar inclinada para o ...para o lado do tubo, embora esteja fixa.
Por outro lado, em descidas (de frente)... verte-me àgua pelo radiador, creio.
-Ou seja, devo começar por lavar o radiador?
-Exprimento levantar o tal apoio do depósito de líquido?
-Tiro o parachoque frontal pra ver realmente aonde cai a àgua?
Desculpem lá ser chato, mas é uma coisa que me anda a dar cabo do juízo!!! :buaaa:
:d_grin: Tubo de emergencia...
Entende-se de purga não?
Compra uma tampa de radiador nova.
Não é suposto o carro perder agua com as inclinações...
Antes de ires para o mais dificil experimenta o facil...
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Trata de arranjares isso o mais depressa possivel e da melhor forma porque a andares com o carro assim ainda queimas a junta da cabeça e depois ainda te sai mais caro.
-
:deal:
A gente tinha falado na tampa do radiador... não da tampa do depósito de expansão!! :melga:
-
(lol)
Devilpro, eu escrevi:
Caso puxe por ele (+ de 5000rpm) umas 4, 5 vezes ou ande durante um bokado com as rpm constantes, por exemplo, nas 4000, começo a perder água pela tampa do depósito de expansão!!
Pelos 3 furinhos da tampa começam a sair vapor de água e água a escaldar, com uma pressão "do camandro"!...
O Eric:
São 4 furinhos :P
Eu já te tinha sugerido o radiador entupido :P
Kem falou em tampa do radiador?! :d_naughty:
Cumps :bjeca:
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Também se tinha falado pah :P
O luke falou em montar uma com uma mola mais forte ou mais fraca, já não me lembro :P :smash:
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Tb... mas furos lá n tou a ver onde... lol
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hum.. cheira me a confusao! (lol)
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That one is not suppost to have holes :P
-
lol
My point exactly! ;)
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Ou seja, eu comprar uma tampa do Radiador (e não do depósito aonde se deita o líquido). <-- Pois, essa ta boa.
E pra Lavar o Radiador, é preciso retira-lo ??
Se não fosse muita coisa, até o lavava, até porque anda sempre a 90º, quando entra mais gasolina ou ta mto tempo parado, sobe aos 100º. Mas em descidas, nunca vai abaixo dos 85º, mesmo que sejam muito longas.
Lembro-me de conduzir um Fiat Uno 60s e aquilo em viagem , chegava a estar a 45-60º Praí. O motor arrefecia!!!
Qual dos dois será normal... :d_look:
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o meu nao desce dos 87º! e em transito tambem nao passa dos 92! salvo uma vez, mas tambem a ventoinha nao arrancava! nada que um peq choque nao resolva, a proposito nunca mexam em fios com o carro a tabalhar! :deal:
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a proposito nunca mexam em fios com o carro a tabalhar! :deal:
OOPPPPSSSSSSS!!!!! :yes: :yes: :d_finger: :d_finger:
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Não me vou esquecer disso.
No meu, a ventoínha trabalha por tudo e por nada.
Daí que eu ache que ... who knows.. o radiador esteja todo porco. O carro tem 12 anos e provavelmente nunca ninguém se lembrou de lhe dar uma banhoca.
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o meu qnd esta no transito tambem este sempre a arrancar!
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Já agora os furinhos ke vcs dizem são no deposito de agua do arrefecimento?
é ke o meu não tem furinhos....
(http://cfp.mine.nu/forum/uploads/post-7-1058368730.jpg)
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olha que ainda existem uns aninhos a separar os carros...
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Pois mas á coisas ke nunca mudam..... :d_finger:
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O teu é totalmente diferente :P
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O teu é totalmente diferente :P
Hummmmmm é meu :yes: por isso é diferente :d_finger:
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O teu há-de ser como os Uno/Panda :P
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Oh pá ... não ... não comento ... que eu ia ser bruto
:point:
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o meu nao desce dos 87º! e em transito tambem nao passa dos 92! salvo uma vez, mas tambem a ventoinha nao arrancava! nada que um peq choque nao resolva, a proposito nunca mexam em fios com o carro a tabalhar! :deal:
Como é que tens a certeza desses valores exactos? :P
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Ele meteu lá o termómetro :P
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O teu há-de ser como os Uno/Panda :P
Acho ke sim pelo menos toda a gente fala na semelhança aparente dos motores entre eles...
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Motor F.I.R.E.
É o mesmo!!!
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Eu não estava a falar do motor :P
Estava a falar do radiador/vaso de expansão.
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Devem ser semelhantes ... penso eu de que...
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quando se fala de 127 temos d enos lembrar que o carro foi recebendo alterações desde 72 a 84, os ultimos 900 eram 900C coem carroçarias de 900, os ultimos 900C eram super em carroçarias de 900C, mecanicamente falando claro, é normal que o Surf e o carro do Pinto tenham aquele deposito de expansão identico ao usado nos super, é também normal que o carro do eddie tenha o deposito de expansão no sitio errado e ja n tenha os depositos de oleo de travão remotos( se a memória não me falha, é também normal a cabeça do motor dele estar preparada para o apoio que os primeiros tinham mas o carro dele ja ter apoios de 900C, tudo isto é normal, os primeiros 900C tinham um relé de limpavidros enorme situado atras do motor de limpa vidros, os ultimos tinham um relé standard no quadro de fusiveis :P
ai capito? :)