Autor Tópico: Técnica de Restauro - Pintura  (Lida 6464 vezes)

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Delta1300

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Técnica de Restauro - Pintura
« em: 03 de Novembro, 2004, 20:36:24 »
Pois é, gostava que quem soubesse me pudesse responder a umas perguntas. Sei que vão ser algumas... por isso, decidi enumerar para facilitar a resposta !
Cá vai:

1- Que tipo de diluente usar para "diluir" a tinta. Sintético ou celuloso?

2- Qual a proporção de tinta/diluente a usar? E para o primário?

3- Quantas de mão se deve dar no mínimo?

4 - Qual o tempo de espera entre cada "de mão" de tinta que se dá?

5- Deve-se usar aditivo para acelarar a secagem? Se sim, qual a proporção
(gotas).

6- Depois de todo o trabalho feito, guarda-se o resto da tinta. Deve-se aplicar um pouco de diluente para que "viva" mais algum tempo dentro da lata, caso se precise mais tarde?

7- Alguém terá noção de quanto possa custar 1 litro de tinta (base de brilho directo, tipo vermelho/preto) de uma marca boa? O mesmo em relação a 250ml de primário.

Obrigado a todos! :t_up:  
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Luke

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Técnica de Restauro - Pintura
« Responder #1 em: 03 de Novembro, 2004, 22:52:43 »
mas que andas tu a inventar?

queres bons resultados?

vai ao pintor... fica bem á primeira!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
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Barroso127

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Técnica de Restauro - Pintura
« Responder #2 em: 03 de Novembro, 2004, 23:36:57 »
O diluente a utilizar depende da tinta.
No mínimo usar acrilico de brilho directo.
Diluente proprio para esmalte e acrílico.
As porções são indicadas pelo fabricante através de uma régua própria.
Quantas de mão? As que forem necessárias duas chega depende também da mão do pintor.
Tempo de espera? É sempre a eito
As tintas acrilicas tem mesmo de ser misturadas com diluente e secante.
Para guardar a tinta não se mistura nada, porque este tipo de tintas sem secante difícilmente se estragam.
O kilo da tinta ronda entre os 30 e os 45 euros.(a acrescentar o diluente o endurecedor e aconcelha-se o desengordurante).
Primário aconcelho o chamado aparelho(primário de enchimento), ou aparelho 4 por 1.
O kilo deste aparelho ronda os 20 a 25 euros.
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Delta1300

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« Responder #3 em: 04 de Novembro, 2004, 20:16:48 »
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mas que andas tu a inventar?

queres bons resultados?

vai ao pintor... fica bem á primeira!
Tenho pistola e compressor. Tenho garagem...
Já fiz um restauro ao meu antigo carro.
Acho que resto nao perco nada em tentar pintar. E quando o fizer, começo por exprimentar no capot. Caso nao resulte... tambem nao se perde mto !
E sinceramente, quando somos nos a fazer... tem outro sabor ;)
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Luke

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« Responder #4 em: 04 de Novembro, 2004, 20:20:28 »
é verdade.. mas prefiro fazer outras coisas... pintura só se for de pequenas coisas, uma pintura de jeito TEM de ser em estufa!
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« Responder #5 em: 04 de Novembro, 2004, 20:23:29 »
Citar
O diluente a utilizar depende da tinta.
No mínimo usar acrilico de brilho directo.
Diluente proprio para esmalte e acrílico.
As porções são indicadas pelo fabricante através de uma régua própria.
Quantas de mão? As que forem necessárias duas chega depende também da mão do pintor.
Tempo de espera? É sempre a eito
As tintas acrilicas tem mesmo de ser misturadas com diluente e secante.
Para guardar a tinta não se mistura nada, porque este tipo de tintas sem secante difícilmente se estragam.
O kilo da tinta ronda entre os 30 e os 45 euros.(a acrescentar o diluente o endurecedor e aconcelha-se o desengordurante).
Primário aconcelho o chamado aparelho(primário de enchimento), ou aparelho 4 por 1.
O kilo deste aparelho ronda os 20 a 25 euros.
Barroso, no meu caso seria a tinta 155 (Lancia delta vermelho) ou o equivalente em preto (nao me recordo do codigo).
Sendo assim, sao tintas de brilho directo, que tipo de diluente usaria?


Relativamente ao tempo de espera entre cada mão, nao percebi a tua sugestão.

Exacto. Esqueci-me do importante desengordurante !!



 
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« Responder #6 em: 04 de Novembro, 2004, 20:25:24 »
Sinceramente, nem sempre os pintores sao solução.
Apesar do meu antigo carro ter ficado bom, eu sinceramente sinto que para um pintor exigia-se mais nos pormenores.
E nisso, sou exigente comigo mesmo ! Espero que para o ano ja possa começar a trabalhar nisso ;)
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« Responder #7 em: 04 de Novembro, 2004, 22:43:25 »
nunca uses tintas de brilho directo

eu concordei com isso no surf e estou MUITO ARREPENDIDO
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« Responder #8 em: 05 de Novembro, 2004, 12:47:32 »
Qual o problema de o fazer? Existem tantos carros vermelhos assim.
O 205 vermelho, O delta Vermelho, o Y10 vermelho, por exemplo.

Eu só acho que o resultado final dependerá em mto do cuidado do trabalho, da preparação e tambem do grau e polimento que se vai dar de seguida.

Acho que o vermelho de codigo 155 é de brilho de direto.
É que o verniz é fixe, da outro brilho, mas... para retocar, sempre é uma xatice, pois sao mais produtos e mais camadas de material.

Mas.. Ainda estou a estudar o caso ;)
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Barroso127

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« Responder #9 em: 07 de Novembro, 2004, 17:57:13 »
O diluente é mesmo o que eu disse "próprio para acrilico e esmaltes" o fabricante indica.
O tempo de espera é começas de uma ponta do carro e dás uma volta completa, aí tá o tempo de espera, nem precisas de tanto.
 
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« Responder #10 em: 08 de Novembro, 2004, 20:18:05 »
Ok!
Por acaso, a minha ideia fazer isso a tudo no carro que nao pudesse ser desmontavel, ou seja à carcaça.

Portas, capot, bagageira, parachoques, serão a parte !

Mas já estou com uma ideia do tempo de espera;) Obrigado  
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