Autor Tópico: Uno 45s Evo Caixa Curta  (Lida 3390 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

S.Gabriel

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 21
  • Karma:
    +0/-0
Uno 45s Evo Caixa Curta
« Responder #15 em: 18 de Janeiro, 2009, 19:09:55 »
A ser assim trata-se de facto de uma falsa 5º,ou 5ª de poupança muito cumun no anos 80,logo que o meta novamente na AE vou aperta-lo a rigor.  

n0mad3

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1321
  • Karma:
    +12/-12
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    -- Tiago / Coimbra
    • 71460 Blog
Uno 45s Evo Caixa Curta
« Responder #16 em: 18 de Janeiro, 2009, 19:24:46 »
Ele não esta preparado...esta original! Não sinto isso que referes mas também não puxo mto por ele... O máximo que ja puxei em 4ª foi 120Km/h e não me parece que desse muito mais! Podia dar, mas como não tem conta rotações resolvi não arriscar :P

Já a 5ª, o máximo que dei foi 150, e pareceu-me que dava mais ;)

Ando com o carro há uns 5 anos...por isso não me recordo as operações que lhe foram feitas, mas acho que não lhe mudaram a caixa (pelo menos nunca esteve parado numa oficina em que fosse preciso retirar o motor)  :fiat:

Mas noto outra coisa esquisita! Estão aqui a discutir que a caixa é longa. Eu no meu acho-a curta! Comparando com os carros que ja conduzi, mesmo os diesel.
Conduzo o da minha mãe (Civic IMA) e está é realmente mais longa, para beneficiar os consumos. Mas por exemplo um toyota Corolla 2.0d consegue ter uma caixa mais longa que o Uno! Sendo a Diesel, devia esgotar as rotações primeiro, não? Se estiver errado corrijam-me  :t_up:  
...por Coimbra sempre a speedar :P
FIAT Uno 45s Evolution 12/1991

CarlosLucas

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1683
  • Karma:
    +7/-12
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
Uno 45s Evo Caixa Curta
« Responder #17 em: 18 de Janeiro, 2009, 19:46:51 »
O facto de o carro ser a gasolina ou a gasóleo penso que não influencia o esgotar mais rápido de uma velocidade, mas sim o diferencial e a própria caixa.

O Terios 1.3 a gasolina (injeccção)da minha mãe esgota as velocidades quase tão rápido como a L200 de '87 (nada de turbos nem nada disso, e é uma 2.5D que a 100 parece que salta o motor) do meu pai.
Quando comparados os carros de cá de casa (Fiesta 1.25 '99,Fiesta 1.6TDCI '08, Seicento 1.1MPI '04, Terios 1.3 '01 e L200 2.5D '87) o que me parece que tenha uma 5ª falsa, de acordo com o que descrevem é o fiesta 1.25. Por tudo e por nada ela morre e ás vezes é preferível ir em 4ª para não andar sempre a reduzir.
Já o Terios e o Seicento aguentam mais uma 5ª. O 1.6TDCI (ainda só tem 3.000KMs) também.
« Última modificação: 18 de Janeiro, 2009, 19:53:34 por CarlosLucas »
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792

n0mad3

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1321
  • Karma:
    +12/-12
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    -- Tiago / Coimbra
    • 71460 Blog
Uno 45s Evo Caixa Curta
« Responder #18 em: 18 de Janeiro, 2009, 20:17:40 »
Eu em cidade, a 50-60Km/h, ando sempre em quinta! O carro nunca morre e ate responde se for solicitado.
Eu pensei que fosse pelo carro ser leve mas, pelo que têm dito aqui dos Unos, começo a pensar que não, pois o comportamento é diferente. Devo ter um carro especial  (lol)  
...por Coimbra sempre a speedar :P
FIAT Uno 45s Evolution 12/1991

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27584
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Uno 45s Evo Caixa Curta
« Responder #19 em: 18 de Janeiro, 2009, 20:29:25 »
Citar
Eu em cidade, a 50-60Km/h, ando sempre em quinta! O carro nunca morre e ate responde se for solicitado.
Eu pensei que fosse pelo carro ser leve mas, pelo que têm dito aqui dos Unos, começo a pensar que não, pois o comportamento é diferente. Devo ter um carro especial  (lol)
Andas em Cantanhede? Coimbra?
Só se for em terras bem planas pá.

Mas vou-te dizer uma coisa, caso não saibas:
desde que tenhas carga de acelerador, a 50/60 em 5ª o carro vai a gastar mais do que se fosse em 4ª ou até 3ª.
A descer, podes ir a lanço até.
Nos Fire 1000, mesmo em Plano, antes dos 70 nunca tem interesse meter a 5ª.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

n0mad3

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1321
  • Karma:
    +12/-12
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    -- Tiago / Coimbra
    • 71460 Blog
Uno 45s Evo Caixa Curta
« Responder #20 em: 18 de Janeiro, 2009, 20:54:19 »
Coimbra não é assim tão plano :P mas eu não disse que subia em quinta. É impossível!

Em plano e a descer, ai consigo andar em quinta na boa e o carro responder quando quero. Mas como ja disse antes, responde mais depressa se for numa mais baixa  :t_up:

E quando posso, meto 5ª e nem acelero. Se meter 4ª, ele não aguenta tanto tempo. Mas isto acho que é normal em todos os carros...
...por Coimbra sempre a speedar :P
FIAT Uno 45s Evolution 12/1991

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Uno 45s Evo Caixa Curta
« Responder #21 em: 19 de Janeiro, 2009, 12:08:30 »
Citar
Olha, eu não sei se tens o carro preparado?
Tens?
Se estiver de origem, a 5ª morre. Só a descer muito é que a 5ª pode dar mais que a 4ª.
a 5ª é para ser posta com a 4ª a gritar a plenos pulmões!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27584
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Uno 45s Evo Caixa Curta
« Responder #22 em: 19 de Janeiro, 2009, 14:40:03 »
Citar
a 5ª é para ser posta com a 4ª a gritar a plenos pulmões!
Ou para servir de "E" em plano ou descidas; pois mesmo em Auto Estrada quando sobe é mais compensatório ir em 4ª.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

n0mad3

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1321
  • Karma:
    +12/-12
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    -- Tiago / Coimbra
    • 71460 Blog
Uno 45s Evo Caixa Curta
« Responder #23 em: 19 de Janeiro, 2009, 17:45:27 »
A 4ª a subir, não duvído. Então se for ali na zona de Leiria e se não fores bem embalado ate tens de ir em 3ª :P Mas pergunto: Isso não é normal em todos os carros? A subir, a 4ª puchar mais que a 5ª?

PS: O "E" é das caixas automáticas? O que é que faz? Não percebo nada disso  :spank:  
« Última modificação: 19 de Janeiro, 2009, 17:48:37 por nomade »
...por Coimbra sempre a speedar :P
FIAT Uno 45s Evolution 12/1991

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27584
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Uno 45s Evo Caixa Curta
« Responder #24 em: 19 de Janeiro, 2009, 23:45:45 »
Citar
PS: O "E" é das caixas automáticas? O que é que faz? Não percebo nada disso  :spank:
Antes quando quase todos os carros eram de 4 velocidades, começaram a aparecer alguns modelos com caixa de 5, mas por ser uma velocidade tão longa, até na manete em vez de "5" tinha um "E".
Era só para meter já com o carro a alta velocidade para poupar gasolina, e isto em plano ou a descer.
Até de dizia: "só acima de 100".

Havia uns Golfs 1300 com esse "E", por exemplo.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27584
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Uno 45s Evo Caixa Curta
« Responder #25 em: 19 de Janeiro, 2009, 23:51:33 »
Citar
A 4ª a subir, não duvído. Então se for ali na zona de Leiria e se não fores bem embalado ate tens de ir em 3ª :P Mas pergunto: Isso não é normal em todos os carros? A subir, a 4ª puchar mais que a 5ª?
Não!
Em carros já com uma certa potência, existem situações em que a 4ª acaba e se mete a 5ª e ele desenvolve mais.

Outro exemplo inverso:
Num Punto GT (1400 Turbo portanto) se fores acima de 180 não tens 4ª, não podes reduzir, pois 180 é quanto dá a cortar a 4ª.
Aliás, acima de 150/160 quase nunca tem interesse enfiar (reduzir para uma 4ª) pois a 4ª a essa velocidade já vai perto do redline e o turbo não tem nada para dar.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

S.Gabriel

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 21
  • Karma:
    +0/-0
Uno 45s Evo Caixa Curta
« Responder #26 em: 31 de Janeiro, 2009, 16:11:56 »
finalmente esperimentei  o uno 45 a fundo,em 5ª,na ae de paços de ferreira para sobrado a descer e a curvar ligeiramente,atingiu com relativa facilidade o limite do conta kilometros,180km/h.
mal chegou aos 180 larguei o acelarador porque me acagaçei um pouco,o carro ta muito mal de amortecedores e pneus,e a sensação de insegurança é notoria.na proxima oportunidade vou experimentar o limite da 4ª,mas espero faze-lo com suspensão nova e pneus decentes.
mas cada vez estou mais surprendido com a maquineta,já tive outras boas maquinas italianas,lancia hf turbo 90,punto hgt 2000 que sempre me impressionarão pela positiva ,mas eram carros proporcionalmente muito mais caros e de consumo notoriamente elevado,este pelo contrario,era um dos carros mais baratos e economicos da sua época,e 20 anos depois continua a não defraudar os seus proprietarios,pela sua  fiabilidade,consumo e capacidade de adaptação,é um axcelente meio de transporte,independentemente dos esgares de espanto,que que as pessoas conhecidas esbocem,quando nos vêm montados em carro de pobre,e anticipando que desastre financeiro se abateu sobre o novo infeliz dono do uno 45.
ou os comentarios do tipo, vais gastar 1000E num chaço que nem 300E vale.
pois eu penso ao contrario ,é bonito dar vida nova e melhoria a uma maquina ,que oferece muito mais do que o que pede.

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27584
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Uno 45s Evo Caixa Curta
« Responder #27 em: 31 de Janeiro, 2009, 16:55:45 »
Citar
finalmente esperimentei  o uno 45 a fundo,em 5ª,na ae de paços de ferreira para sobrado a descer e a curvar ligeiramente,atingiu com relativa facilidade o limite do conta kilometros,180km/h.
mal chegou aos 180 larguei o acelarador porque me acagaçei um pouco,o carro ta muito mal de amortecedores e pneus,e a sensação de insegurança é notoria.na proxima oportunidade vou experimentar o limite da 4ª,mas espero faze-lo com suspensão nova e pneus decentes.
mas cada vez estou mais surprendido com a maquineta,já tive outras boas maquinas italianas,lancia hf turbo 90,punto hgt 2000 que sempre me impressionarão pela positiva ,mas eram carros proporcionalmente muito mais caros e de consumo notoriamente elevado,este pelo contrario,era um dos carros mais baratos e economicos da sua época,e 20 anos depois continua a não defraudar os seus proprietarios,pela sua  fiabilidade,consumo e capacidade de adaptação,é um axcelente meio de transporte,independentemente dos esgares de espanto,que que as pessoas conhecidas esbocem,quando nos vêm montados em carro de pobre,e anticipando que desastre financeiro se abateu sobre o novo infeliz dono do uno 45.
ou os comentarios do tipo, vais gastar 1000E num chaço que nem 300E vale.
pois eu penso ao contrario ,é bonito dar vida nova e melhoria a uma maquina ,que oferece muito mais do que o que pede.
Sem dúvida, o Uno Fire 1000 é um carro de oferece mesmo muito para um 1000, quer em espaço, em performance, em nervo...
e tudo isto com custos mínimos.
 :palmas:  
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0