Autor Tópico: Ar Condicionado - Consumos  (Lida 4621 vezes)

abarth_hp

• Zagato

• *
  • 1537

Masculino
Ar Condicionado - Consumos
« Responder #15 em: 30 de Julho, 2007, 18:41:55 »
Encontrei isto:

A utilização de ar condicionado e de sistemas de som de potência elevada pode aumentar significativamente o consumo de combustível. O uso do ar condicionado aumenta o consumo em 13%.

Não utilize o ar condicionado para reduzir a temperatura abaixo dos 23ºC. No entanto, se conduzir em estrada, a mais de 80 km/h é preferível utilizar o ar condicionado do que abrir a janelas, devido aos remoinhos de vento, que aumentam ainda mais o consumo.

(retirado de: http://www.carbono-zero.com/artigo.php?cid=1671)

prtpunto

• Visitante
« Responder #16 em: 31 de Julho, 2007, 11:33:10 »
Parece-me realista isso, esses 13% devem variar um pouco dependendo da utilização do carro e da cilindrada do mesmo!

abarth_hp

• Zagato

• *
  • 1537

Masculino
« Responder #17 em: 31 de Julho, 2007, 18:42:01 »
Sim esses 13% variam de acordo com esses e outros factores  :t_up:  

casper

• Moretti

• *
  • 281
    • http://
« Responder #18 em: 31 de Julho, 2007, 23:07:55 »
Em carros turbo diesel recentes nem se nota nos consumos! Quanto maior binário e potência tiver o motor menos se nota. Num carro com 150Nm de binário vai-se notar muito mais se o compressor do AC roubar 10Nm. Se o carro tiver 250Nm já se nota bem menos essa diferença entre AC ligado ou desligado. Básicamente o carro só gasta mais porque como o motor fica menos "potente" é preciso acelerar mais.

Eu no meu Focus TDdi uso o AC sempre que está calor! Seja em AE ou na cidade. Na cidade noto que fica com menos força no arranque. Na AE parece-me igual. Quando ando numa de poupar desligo o AC em subidas íngremes se vir que não demoro muito a chegar lá em cima... A descer mesmo com o AC ligado se o carro for embalado e não precisar de acelerar para manter a rotação acima do ralenti o consumo é zero porque a unidade recebe sinal da posição de ralenti no acelerador e vê que o motor tem rotação e assume que é uma desaceleração, logo corta a injecção! Médias em circuitos mistos e com AC ligado em 50% dos trajectos andam nos 6.5L / 100Kms. Não está muito mal para um carro de 1300Kg e com sapatos 205/50 R16...

PS: No Cinquecento Sport tirei o AC porque um carro desportivo quer-se leve... LOL Antes tivesse lá o AC que eu fazia dieta para compensar esses kilos extra...
 :uikabom:

:fiatistas:  
Fiat Cinquecento Sport
Ford Focus TDdi

prtpunto

• Visitante
« Responder #19 em: 01 de Agosto, 2007, 10:14:52 »

PS: No Cinquecento Sport tirei o AC porque um carro desportivo quer-se leve... LOL Antes tivesse lá o AC que eu fazia dieta para compensar esses kilos extra...
 :uikabom:

:palmas:  

Prescott

• Vignale

• *
  • 1150
« Responder #20 em: 02 de Agosto, 2007, 01:16:30 »
Compras uma daquela ventoinhas de ligar ao isqueiro  :t_up:  

casper

• Moretti

• *
  • 281
« Responder #21 em: 06 de Agosto, 2007, 10:33:43 »
Nestes dias de muito calor depois de umas horas ao sol o meu 5cento pretinho ficava bom era se lhe tirasse o pára-brisas!! Isso já não vai lá com essas ventoínhas de ligar ao isqueiro!! :-P

(lol)  
Fiat Cinquecento Sport
Ford Focus TDdi

JoãoDeAlmeida

• Visitante
« Responder #22 em: 17 de Setembro, 2007, 21:13:27 »
Como sabem, recentemente adquiri um Fiat Punto Cabrio 16V, que não tinha A/C. Mandei montar o A/C que tinha no outro Punto 16V de 5 portas.
Ficou tudo bem feito, excepto no ponto em que sentia uma falta de potência enorme, mais notória em cidade, em que o carro não se mexia, só com o A/C desligado. Não subia a rampa da garagem com o A/C ligado. Agora ficou resolvido com a ligação dum fio entre a centralina e o relé do compressor, para que a centralina de injecção faça a compensação. Está impecável. Antes, notava mesmo que os consumos com o A/C eram extremamente elevados. O carro não tinha força e tinha que ser sempre carregado a fundo no acelerador para se mexer. Agora, ligado ou desligado puxa com o mesmo vigor. O motor é um 1242 16V e 86 CV.

Em consumos agora, noto muito pouca diferença se andar em ritmos de 80/90/100 km/h. Em cidade é que noto que ele gasta mais. O que me apercebi é que se andar numa faixa de rotações entre as 900 e qualquer coisa do ralenti e as 2000 (as de cidade, em Lisboa) noto que o compressor raramente se desliga, estando (quase) sempre ligado a fazer frio. Isto com a ventilação no número 2.

Em rotações mais elevadas, o compressor liga e desliga diversas vezes, consumindo por isso, menos gasolina.
Eu neste carro, tenho uma instalação de A/C paralela ao sistema de injecção. Ou seja, o compressor é accionado por uma centralina individual, que controla o frio e o accionamento e o desligar do compressor. Neste momento, creio que a regulação dela é para desligar o compressor quando a temperatura for de 3 graus e ligar, quando o ar atingir os 7 graus.

Abraço.