Como sabem, recentemente adquiri um Fiat Punto Cabrio 16V, que não tinha A/C. Mandei montar o A/C que tinha no outro Punto 16V de 5 portas.
Ficou tudo bem feito, excepto no ponto em que sentia uma falta de potência enorme, mais notória em cidade, em que o carro não se mexia, só com o A/C desligado. Não subia a rampa da garagem com o A/C ligado. Agora ficou resolvido com a ligação dum fio entre a centralina e o relé do compressor, para que a centralina de injecção faça a compensação. Está impecável. Antes, notava mesmo que os consumos com o A/C eram extremamente elevados. O carro não tinha força e tinha que ser sempre carregado a fundo no acelerador para se mexer. Agora, ligado ou desligado puxa com o mesmo vigor. O motor é um 1242 16V e 86 CV.
Em consumos agora, noto muito pouca diferença se andar em ritmos de 80/90/100 km/h. Em cidade é que noto que ele gasta mais. O que me apercebi é que se andar numa faixa de rotações entre as 900 e qualquer coisa do ralenti e as 2000 (as de cidade, em Lisboa) noto que o compressor raramente se desliga, estando (quase) sempre ligado a fazer frio. Isto com a ventilação no número 2.
Em rotações mais elevadas, o compressor liga e desliga diversas vezes, consumindo por isso, menos gasolina.
Eu neste carro, tenho uma instalação de A/C paralela ao sistema de injecção. Ou seja, o compressor é accionado por uma centralina individual, que controla o frio e o accionamento e o desligar do compressor. Neste momento, creio que a regulação dela é para desligar o compressor quando a temperatura for de 3 graus e ligar, quando o ar atingir os 7 graus.
Abraço.