Penso que algumas pessoas que fazem isso sabem como o carro é mas gostam mais de o pôr ao seu "gosto" como se se tratasse da decoração de uma casa de banho ou algo do género.

Claro que num carro moderno há alterações de bom gosto ou tuning moderado (é sempre discutível suponho) mas num clássico a partir do momento em que se fazem alterações "ao gosto do freguês" está-se a desvalorizar o carro (para os mais puristas isso passa-se mesmo nalgumas alterações mecanicas não visíveis).
Pessoalmente o que me espanta é que as pessoas que fazem as alterações estéticas que lhes apetece (e podem porque o carro e o gosto é deles) esperam que todos tenham o mesmo gosto e entusiasmo pela sua "criatividade".
Por acaso gosto muito do modelo Delta 16V tal como ele é stock, a única alteração que lhe fazia seria montar-lhe uns espaçadores para não ficar com as rodas lá dentro, mais nada.
Quando tiver dinheiro para comprar um clássico os primeiros que risco da lista são, obviamente os "criativos" porque são modelos que perderam o valor e vão custar mais dinheiro a repor na originalidade.
Se não gosto do aspecto de um carro como ele é originalmente não o procuro, isso parece-me óbvio... se não gosto dele não vou perder tempo a modificá-lo, procuro outro ou nenhum. Mas cada um sabe de si, isto é o que eu acho.