Autor Tópico: Como Alinhar O Volante Cm A Direcçao? Airbag...  (Lida 9110 vezes)

casper

• Moretti

• *
  • 281
    • http://
Como Alinhar O Volante Cm A Direcçao? Airbag...
« Responder #15 em: 21 de Setembro, 2007, 12:53:55 »
Atenção a essas manobras de retirar volantes e coloca-los noutras posição!! O volante tem uma posição na coluna e não se deve compensar desvios com muda-lo de posição. Algumas marcas inclusive têm uma zona na parte superior em que faltam 2 ou 3 dentes para que não se possa colocar o volante fora da posição.
O que vai acontecer se não puseres o volante na posição certa é que a caixa de direcção não vai ficar na posição central quando o volante estiver direito e isso vai levar a que o carro depois vire mais para um lado do que para o outro. Além de trancar a direcção com o volante torto!!...

Quanto a tirar o airbag para tirar o volante não é assim tão complicado mas é preciso saber os riscos que se correm. Em 1º lugar o melhor é mesmo tirar o airbag e desligar a ficha. Ao contrário do que recomenda o sr Joao de Almeida, eu não recomendo tentar tirar o volante sem desligar a ficha do airbag. E digo isto porque o volante mesmo depois de desapertado fica preso à coluna por ter um estriado cónico e provavelmente só vai sair com umas pancadas. E como o volante vai sair "de lanço" numa dessas pancadas o mais certo é cortar logo a fita do airbag e metes-te logo em despesas.
O procedimento a seguir é basicamente o seguinte: desligar a bateria, aguardar uns minutos (10-15), desapertar o airbag e deligar as fichas. Depois é fazer tudo pela ordem inversa. Se ficar tudo bem ligado e com bom contacto a luz apaga-se. Se a luz por qualquer motivo acender e não apagar é necessário ligar à maquina para apagar a luz.

:fiatistas:

Fiat Cinquecento Sport
Ford Focus TDdi

JoãoDeAlmeida

• Visitante
« Responder #16 em: 21 de Setembro, 2007, 20:47:01 »
A ficha do Airbag que falei foi no caso dum Punto Cabrio. Simplesmente desapertando os parafusos de trás, o airbag fica solto. Ao puxar-se sem fazer força, vem o airbag todo, e vê-se a ficha. Isso é uma coisa tão simples, é tipo um switch. Reparem, que quando me queixei do volante torto, devido a uma montagem torta do electricista, ele me tirou e desligou o airbag com o carro desligado, mas sem desligar a bateria. Depois, colocou uma ficha onde supostamente o airbag liga no volante, para que o valor do contacto seja "1" e dê uma indicação à centralina dos airbags que os airbags estão conectados. Depois disso, foi puxar o volante (depois de desapertado) e rodá-lo em "seco" apenas um dente, para ficar centrado.

Mas, tal como disse, foi no meu caso, uma montagem errada. Se o volante ficou torto sem se mexer, isso é desalinhamento da direcção. :red:  

GT-JTD

• Visitante
« Responder #17 em: 22 de Setembro, 2007, 03:50:23 »
Atenção a essas manobras de retirar volantes e coloca-los noutras posição!! O volante tem uma posição na coluna e não se deve compensar desvios com muda-lo de posição. Algumas marcas inclusive têm uma zona na parte superior em que faltam 2 ou 3 dentes para que não se possa colocar o volante fora da posição.
O que vai acontecer se não puseres o volante na posição certa é que a caixa de direcção não vai ficar na posição central quando o volante estiver direito e isso vai levar a que o carro depois vire mais para um lado do que para o outro. Além de trancar a direcção com o volante torto!!...

Quanto a tirar o airbag para tirar o volante não é assim tão complicado mas é preciso saber os riscos que se correm. Em 1º lugar o melhor é mesmo tirar o airbag e desligar a ficha. Ao contrário do que recomenda o sr Joao de Almeida, eu não recomendo tentar tirar o volante sem desligar a ficha do airbag. E digo isto porque o volante mesmo depois de desapertado fica preso à coluna por ter um estriado cónico e provavelmente só vai sair com umas pancadas. E como o volante vai sair "de lanço" numa dessas pancadas o mais certo é cortar logo a fita do airbag e metes-te logo em despesas.
O procedimento a seguir é basicamente o seguinte: desligar a bateria, aguardar uns minutos (10-15), desapertar o airbag e deligar as fichas. Depois é fazer tudo pela ordem inversa. Se ficar tudo bem ligado e com bom contacto a luz apaga-se. Se a luz por qualquer motivo acender e não apagar é necessário ligar à maquina para apagar a luz.

:fiatistas:
Bem visto...tks =)

casper

• Moretti

• *
  • 281
    • http://
« Responder #18 em: 23 de Setembro, 2007, 11:50:45 »
A ficha do Airbag que falei foi no caso dum Punto Cabrio. Simplesmente desapertando os parafusos de trás, o airbag fica solto. Ao puxar-se sem fazer força, vem o airbag todo, e vê-se a ficha. Isso é uma coisa tão simples, é tipo um switch. Reparem, que quando me queixei do volante torto, devido a uma montagem torta do electricista, ele me tirou e desligou o airbag com o carro desligado, mas sem desligar a bateria. Depois, colocou uma ficha onde supostamente o airbag liga no volante, para que o valor do contacto seja "1" e dê uma indicação à centralina dos airbags que os airbags estão conectados. Depois disso, foi puxar o volante (depois de desapertado) e rodá-lo em "seco" apenas um dente, para ficar centrado.

Mas, tal como disse, foi no meu caso, uma montagem errada. Se o volante ficou torto sem se mexer, isso é desalinhamento da direcção. :red:
Um dente para um lado ou para o outro não se nota depois ao virar tudo para um lado ou para o outro! Geralmente quando o volante fica muito torto o melhor é mesmo manter o volante centrado e mandar alinhar!

Quanto a essa peça que te puseram na ficha do airbag isso ficou lá? Ou tirou quando voltou a meter o airbag?
Em primeiro lugar é mais seguro desligar a bateria antes de desapertar o airbag. Basta uma corrente muito baixa para abrir o airbag e não ia ser nada agradável levar com ele quando se está a desapertá-lo. Alguns airbags até têm um fio de massa para descarregar eventuais electricidades estáticas...
Em segundo para enganar a unidade do airbag basta colocar uma determinada resistência na ficha pois a verificação que a unidade faz aos airbags é verificar a sua resistência interna. Geralmente essa resistência anda nos 3 ohms. Agora é preciso ter atenção que esse "truque" serve por exemplo para testar se é o airbag que está avariado, ou a cablagem, ou a fita do volante,... Mas há muitos habilidosos que deixam lá ficar a resistência e assim a luz apaga mas o airbag não vai abrir num caso de acidente. Isso é ILEGAL e pode dar problemas no caso de o dono vender o carro com uma resistência em vez do airbag! Isto implica uma declaração do novo dono a dizer que conhece essa situação porque lhe foi transmitida pelo antigo dono. Estes resistências eram e são muito utilizadas quando se removem volantes com airbag para colocar os desportivos sem airbag...

De qualquer forma não é necessário colocar uma resistência se a chave da ignição não for ligada. O sistema só detecta avarias quando está ligado (chave ignição ligada) ou quando faz um scan a todo o circuito (nos segundos seguintes a ligar a ignição).
Fiat Cinquecento Sport
Ford Focus TDdi

JoãoDeAlmeida

• Visitante
« Responder #19 em: 23 de Setembro, 2007, 12:14:53 »
No meu caso, era mesmo o volante desalinhado, pois não tinha sido correctamente colocado pelo electricista que me montou todo o tablier afim de coloar A/C no carro. Ele apenas pôs essa tal resistência, enquanto o carro andou na rua para afinarmos o volante sem o airbag. Depois voltou-se a colocar o airbag no sítio e a ligá-lo ao fio que vem do volante.