Autor Tópico: Instrução automóvel  (Lida 14002 vezes)

Xanabreu

• Maserati

• *
  • 5054

Feminino
  • Texto Pessoal
    Me, myself and I
    • Embaixatriz da Bicharada
Instrução automóvel
« Responder #15 em: 18 de Julho, 2007, 12:24:01 »
E sabiam que os melhores profissionais estão a fugir para Espanha. Lá pagam mais do dobro!

Viva Portugal.  :red:
Melhores profissionais dessa área e não só :rolleyes:

Cada vez mais as pessoas estão a ser seduzidas pelo nível de vida adoptado em terras de "nuestros hermanos" o que seria deveras vantajoso Portugal ser "adoptado" pelo país vizinho como foi discutido em tempos e que gerou alguma contrariedade e confusão aos tugas  :yes:

[Xana Abreu]

[img width= height=]http://img266.imageshack.us/img266/4451/blogz.gif[/img]
[img width= height=]http://img24.imageshack.us/img24/2771/12236490.png[/img] <a href="
>[img width= height=]http://img77.imageshack.us/img77/3969/logozr6.gif[/img][/url] <a href="
>[img width= height=]http://img222.imageshack.us/img222/9892/59549717jb9.png[/img][/url]
[/color]

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Instrução automóvel
« Responder #16 em: 14 de Novembro, 2007, 16:31:01 »
DECO promove formação para instrutores de condução    

A Associação de Defesa dos Direitos do Consumidor diz ser necessário melhorar a segurança rodoviária, passando isso pela necessidade dos automóveis possuírem todos os instrumentos de segurança  

A DECO está a desenvolver, durante o mês de Novembro, em Lisboa e Porto,  acções de formação dirigidas a instrutores de condução automóvel de todo o país, pretendendo contribuir para a diminuição da sinistralidade rodoviária em Portugal. Consciente de que, na última década, os automóveis têm sofrido grandes progressos em matéria de segurança activa e passiva, e sabendo que os equipamentos de segurança activa, como sejam o sistema de anti-bloqueio das rodas (ABS), de controlo de tracção (ASR), de controlo electrónico de estabilidade (ESP), de controlo da pressão dos pneus (TPC), entre outros, são essenciais para diminuir o risco de acidentes, podendo ser operados pelo condutor ou activados por detecção de sensores, a DECO resolveu virar a sua atenção para este tema, destacando a "necessidade urgente" de melhoramentos na segurança dos automóveis em Portugal.

Refere a DECO em comunicado que "a segurança passiva dos automóveis pode reduzir drasticamente os níveis de lesão ou morte, em caso de acidente de viação". Desta segurança, acrescenta o mesmo comunicado, "fazem parte todos os equipamentos que tentam diminuir, ao máximo, as consequências de um acidente de viação. Referimo-nos aos airbags, as carroçarias deformáveis, os cintos de segurança, e os pré-tensores".

"Sabendo que estes equipamentos salvam vidas, considera a DECO que é necessário e urgente melhorar a segurança dos automóveis em Portugal, exigindo-se que os representantes das marcas assumam uma postura de maior responsabilidade social, não colocando como opcionais kits de segurança que, são equipamentos base noutros países comunitários", acrescenta o comunicado difundido hoje pela Associação de Defesa dos Direitos do Consumidor.

Considerando que a definição de equipamento obrigatório em cada veículo deve atender ao reforço da segurança e à inovação tecnológica, a DECO afirmar que cabe ao Governo e à Comunidade Europeia alterarem a lei, "obrigando a que todos os veículos em circulação disponham dos novos equipamentos de segurança activa e passiva de eficácia comprovada". Contudo, a DECO reconhece que também é ao condutor que devem ser atribuídas responsabilidades, isto para que não se assista aos casos em que na compra de um veículo se dá mais importância a uma interessante aparelhagem de som do que aos componentes de segurança. Nesse sentido, o comunicado da DECO lembra que "em matéria de segurança, o condutor não pode demitir-se da sua responsabilidade. Ao comprar o automóvel, é essencial que o consumidor se informe e se aconselhe sobre os equipamentos e opções disponíveis nas várias versões. A segurança activa e passiva do automóvel tem de ser um critério decisivo e urge ultrapassar o défice de cultura da segurança dos consumidores portugueses".

Por fim, a DECO lembra que ao efectuar estas acções de formação pretende sensibilizar os instrutores de condução para esta temática, mobilizando estes profissionais para divulgar a importância dos equipamentos de segurança activa e passiva junto dos candidatos a condutores, em especial dos jovens, que irão adquirir o seu primeiro veículo automóvel".

Fonte: LusoMotores

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Instrução automóvel
« Responder #17 em: 08 de Fevereiro, 2009, 20:56:53 »
«Ir a exame» sem ir à escola

A Estratégia de Segurança Rodoviária para 2015 está em discussão pública, e pode mesmo levar à aprovação da possibilidade de se inscrever no exame de condução sem ingresso nas escolas criadas para esse efeito

A Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária até 2015, que está em discussão pública, inclui propostas que se poderão considerar, no mínimo, inovadoras. O grande destaque vai para a possibilidade de as pessoas que se candidatem a ser condutores possam conduzir, desde que acompanhados por um tutor, mesmo que não possuam qualquer título de condução e/ou de aprendizagem. Além disso, as propostas a exame de condução podem ser efectuadas sem mesmo ingressar na escola de condução.

Estas duas propostas têm, claro, a oposição da Associação Nacional dos Industriais do Ensino da Condução Automóvel (ANIECA), que afirma que esta medida acabará com os cerca de três mil empregos do sector, uma vez que as escolas de condução passarão a ser praticamente desnecessárias.

Por outro lado, uma das boas propostas, na nossa modesta opinião, desta estratégia é passar a contabilizar as pessoas que perdem a vida na sequência de acidentes de viação num prazo de 30 dias, coisa que não era feita até aqui. Desta feita, as estatísticas referentes às mortes na estrada serão mais aproximadas à realidade europeia, que já contabiliza estes números.

Fonte: Auto Motor

salvaterra3

• Piccolo

• *
  • 58
Instrução automóvel
« Responder #18 em: 08 de Fevereiro, 2009, 23:10:47 »
neste campo, poso dizer o que sei, visto tb eu ser instrutor de condução.

espanha para os portugueses já deu o que tinha a dar, cada vez sao menos os instrutores portugueses em espanha, tenho mesmo conhecimento de um casal que foi para lá, com papelada toda tratada, e no mesmo dia que lá chegaram, voltaram para trás. em espanha havia poucos instrutores espanhois, era uma profissão muito pouco divulgada, e em espanha para se ser instrutor tinha que se ter um curso com uma duração média de 3 anos, mais ou menos o equivalente a um bacharelato cá em portugal, daí tb a diferença de ordenados. em espanha levam a profissão de instrutor de condução à séria! em muitas escolas em espanha pagam à semana, e sim, consegue-se ter um vencimento na ordem dos 2000, e em muitos casos 3000, 3500€. cá em portugal a média salarial é entre os 700 e os 800€ para os contratados, pq muitas escolas cá em portugal funcionam à base dos recibos verdes, isto para o instrutor ser dispensado quando o trabalho escassa. mas são poucos os instrutores que cá em portugal trabalham só 8 horas diárias, 40 horas semanais. para se ganhar mais qualquer coisa, sujeitamo-nos às horas extras, que normalmente são horas pagas sem ir ao recibo de vencimento. e muitos de nós chegamos a fazer 4, 5 e até mesmo 6 horas extras por dia, pois se queremos ganhar mais qualquer coisa, há que fazer horas. é uma profissão que não é fácil, e acreditem que não é só andar de carro a passear "e vira aqui, e vira ali" como muitos pensam.

espanha começou a ter mais instrutores espanhois, e os tugas, começaram a ser "recambiados" para portugal, pois outra grande diferença de os espanhois para nós é que para espanha, primeiro estão os espanhois! cá em portugal, primeiro está toda a gente que não portuguesa, e só depois se ainda fôr preciso é que estão os portugueses! triste, mas verdade!

a grande diferença de portugal para espanha é que em espanha, um instrutor é uma pessoa com um curso superior, logo ganha por isso, e cá não passamos de uns individuos com um simples curso profissional, e ganhamos pouco! se queremos ganhar mais, fazemos horas à bruta, já depois de mesmo estarmos esgotados, e quem sofre são os alunos, e o ensino em geral! estamos a anos luz de espanha...

abraços!
È un BMW X5? È un Porsche Cayenne? È un Hummer H2?
NO! È un Fiat Panda 4x4[/color]![/font]

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Instrução automóvel
« Responder #19 em: 09 de Fevereiro, 2009, 18:37:15 »
Aprender a conduzir com tutor

No decorrer da conferência “Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária (2008-2015)” que decorre hoje em conferência pública na Assembleia da República, o presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, Paulo Marques Augusto, referiu que os candidatos a condutores poderão conduzir antes de levarem a cabo o exame de condução, desde que acompanhados por um tutor. Todavia, os candidatos mantêm-se obrigados a frequentar as aulas. Outro ponto assinalado por aquele responsável prende-se com a atribuição de pontos à carta de condução.

Para Paulo Marques Augusto, a Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária (ENSR) até 2015, leva em linha de conta uma acção complementar aos candidatos ao título de condução, que permite que estes conduzam, desde que acompanhados por um tutor, mantendo-se todavia a obrigatoriedade frequentar as tradicionais aulas nas escolas de condução.

Para o mesmo responsável, trata-se de um possibilidade que está a ser analisada e, entre outros benefícios porá um fim a situações como as dos candidatos ao título que fazem exercícios em parques de estacionamento onde não existem meios de segurança.

O tipo de tutor que poderá acompanhar os novos condutores ainda não está definido, mas sabe-se já que irão verificar-se limitações a esta condução acompanhada, para além de o tutor ser responsável pelo que possa acontecer no decorrer do exercício de condução.

No âmbito da conferência pública “Estratégia de Segurança Rodoviária 2008-2015”, que se encontra em consulta pública até ao dia 16, será debatida a introdução da carta por pontos, instalação da rede nacional de radares, aumento do regime sancionatório e introdução de novos sinais, como o sinal de proibição de conduzir a mais de 30 quilómetros/hora em algumas rodovias urbanas.

O actual modelo das escolas de condução e os exames práticos e teóricos vão ser também alterados no âmbito da documento, que prevê igualmente alargar as inspecções periódicas obrigatórias aos ciclomotores, motociclos, triciclos e quadriciclos.

Alargar a aprendizagem sobre segurança rodoviária às escolas, aumentar a fiscalização ao álcool, droga e velocidade, melhorar a assistência à vítima, fazer uma gestão dos locais com elevada concentração de acidentes, divulgar os indicadores de riscos das estradas e dos túneis rodoviários são outros objectivos operacionais da Estratégia, documento coordenado pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

Estas e outras medidas fazem parte de conjunto de determinações que deverão ser adoptadas até 2015 com o propósito de diminuir de 850 para 579 o número de mortos nas estradas portuguesas e colocar Portugal no top ten da UE no ranking dos países com menos sinistralidade rodoviária.

Fonte: Motores, por Eurico Botas

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
Instrução automóvel
« Responder #20 em: 10 de Fevereiro, 2009, 20:18:22 »
Essa do conduzir com um tutor... é uma faca de dois gumes.
Por um lado o aluno tem mais hipótese de aprender sem tar a dar autênticas fortunas por mais meia dúzia de aulas de condução extra. É também uma maneira de se poder praticar sem tarmos sujeitos a multas e suspensão de aprendizagem ou lá como se diz.
Por outro, se o "tutor" é ainda mais louco que o futuro condutor... fujam!
Mas no geral, se o tutor for responsável, sou plenamente de acordo. Preferia atestar o depósito do carro e ir com o meu pai (que a nível de cuidados na estrada não tenho nada a apontar) "aprender a conduzir, se bem que o meu instrutor era porreiro e em relação a preparação para exame, nada a apontar.

Em relação aos "parques fechados" é uma coisa que pensava que nunca iriam fazer, mas afinal...
Acho boa ideia ensinar os alunos a conduzir em situações de risco, como o carro deslizar de traseira, sair de frente, aprender a utilizar o travão de mão APENAS para algum caso de emergência e coisas assim.
Ex:Um carro "terrível" de conduzir para mim é a L200 '87 de caixa aberta de meu pai. Travar a fundo em piso molhado (ou mesmo em seco) é quase igual a dizer PUUM se não se "souber travar", coisa que ainda tou a aprender, por isso quando tenho de andar com aquele bicho de quase 5m de comprido, é com muito cuidado e muitas precauções (para além de força para virar aquela direccção :D)

Mas se forem prá frente com essa dos parques fechados, dêm oportunidade, mediante pagamento justo (e não as fortunas que se gastam nos cursos de condução defensiva) aos que já têm carta. Eu ia de certeza, pois sei que não estou preparado para situações mais complicadas.
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792

Tipo11

• Ferrari

• *
  • Pedro S. Filipe, Lisboa
  • 10165

Masculino
  • Texto Pessoal
    TIPO 2.0 16v
    • FIAT TIPO FORUM
Instrução automóvel
« Responder #21 em: 10 de Fevereiro, 2009, 21:08:42 »
Outra medida que deviam tomar era quem estivesse para fazer exame de condução teria de fazer com um policia (serio) no carro. Com isto acabava-se com as cartas pagas.

Se alguém reclamar é porque pagou a carta.  (lol)  

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
Instrução automóvel
« Responder #22 em: 10 de Fevereiro, 2009, 21:48:56 »
Essa do tutor... não estou com grande fé não senhor!

Sei que nos EUA as coisas funcionam assim, mas aqui em Pt não estou a ver as coisas a funcionarem muito bem.

Se quem já conduz bem sem carta, sem dúvida que ter as aulas de pouco servem. Quantas pessoas eu conheço que se inscrevem e fazem só 5 aulas de condução e vão a exame? Claro que pagam  as aulas todas.. e se pagam mas não as usam é dinheiro limpo!

Existem pessoas que ainda hoje eu pergunto como é que tiraram a carta.. como iria funcionar nesse esquema?

Com quem iriam aprender? O que seria um bom tutor? Basta ver quantos de nós param nos STOP... quantos de nos se mantêm actualizados em relação ao código para poder ensinar o que quer que seja?

Por outro lado, a não obrigatoriedade das aulas pode ser útil para algumas categorias.

Por exemplo, se eu tenho a carta B e carta de ciclomotor (50cc) há 20 anos não posso ter carta A! Tenho que me inscrever numa escola de condução, pagar e só depois fico habilitado. Agora digam-me o que é que vou aprender na escola por 400€ que não tenha aprendido em 20 anos a andar de ciclomotor?

Isto só para não falar nos balurdios que custam as cartas de condução! Há 6 meses andei-me e informar de preços e actualmente os preços andam nos 800 - 1000€ pela categoria B e cerca de 400€ para a categoria A... é um abuso!

small sports car...

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
Instrução automóvel
« Responder #23 em: 10 de Fevereiro, 2009, 22:31:00 »
...
Isto só para não falar nos balurdios que custam as cartas de condução! Há 6 meses andei-me e informar de preços e actualmente os preços andam nos 800 - 1000€ pela categoria B e cerca de 400€ para a categoria A... é um abuso!
As cartas de condução estão a esses preços??
Eu para tirar carta de categoria B em Junho de 2006 paguei +-450€ já com livro de código e um livro extra com perguntas.
E em Dezembro de 2006 a de categoria A era 180€ para quem já tivesse a de carro.

Quanto ao parar nos STOP's... eu abrando o mais possível e ás vezes paro para ver melhor, mas muito raramente "paro, olho e depois de verificar que não vem carros, avanço". Sei que é ilegal e incorro numa multa, mas enfim...
Já o instrutor dizia: "No exame e nas aulas, PARAS, depois de teres a carta, faz como entenderes, mas lembra-te: ao menos abranda para ver bem!"E é o que faço: abrando, e em caso de dúvida ou lugar manhoso, paro mesmo, ou se a polícia estiver por perto :D, mas sempre com segurança, pois á mínima suspeita e por via das dúvidas paro sempre.

Penso que daqui não deve haver ninguém que pare mesmo nos STOP's.
Devem abrandar, ver se não vem carros, se a polícia não tá por perto e siga.  
« Última modificação: 10 de Fevereiro, 2009, 23:36:10 por CarlosLucas »

User N.º 3792

salvaterra3

• Piccolo

• *
  • 58
Instrução automóvel
« Responder #24 em: 11 de Fevereiro, 2009, 00:27:26 »
tutor? e a responsabilidade? pois é, enquanto que um carro de intrução, nós instrutores temos comandos e temos competência para conduzir no lado direito, o lado do "pendura", e temos lá pedais!

um tutor não os tem, pq nao tem um carro de instrução, a menos que pague um pequeno balúrdio para mandar instalar!

dou um exemplo, numa aula prática, se o aluno não travar, o instrutor trava, e evita o acidente. com um tutor, se o aluno não travar, quem é que trava? e se há um acidente? e se há feridos? e se há mortos? que cabeça terá o aluno e o tutor?

há profissionais de ensino, devidamente certificados e especializados. como em tudo e em todas as profissões, há os bons e os maus! agora não podem é desacreditar nos que são especializados e certificados! e com isto tudo é o que estão a fazer.

salvaterra3

• Piccolo

• *
  • 58
Instrução automóvel
« Responder #25 em: 11 de Fevereiro, 2009, 00:30:08 »
CarlosLucas, quanto aos STOP's, aí é uma decisão de quem conduz, mas digo-te que não corres o risco de apanhar só uma multa, corres o risco de multa e pena acessória, que é inibição de conduzir que vai de um período minimo de 2 meses a máximo 2 anos! é considerádo contra-ordenação muito grave, podendo constituir mesmo, nos casos mais graves, crime! não tá fácil...

salvaterra3

• Piccolo

• *
  • 58
Instrução automóvel
« Responder #26 em: 11 de Fevereiro, 2009, 00:41:17 »
Essa do tutor... não estou com grande fé não senhor!

Sei que nos EUA as coisas funcionam assim, mas aqui em Pt não estou a ver as coisas a funcionarem muito bem.

Se quem já conduz bem sem carta, sem dúvida que ter as aulas de pouco servem. Quantas pessoas eu conheço que se inscrevem e fazem só 5 aulas de condução e vão a exame? Claro que pagam  as aulas todas.. e se pagam mas não as usam é dinheiro limpo!

Existem pessoas que ainda hoje eu pergunto como é que tiraram a carta.. como iria funcionar nesse esquema?

Com quem iriam aprender? O que seria um bom tutor? Basta ver quantos de nós param nos STOP... quantos de nos se mantêm actualizados em relação ao código para poder ensinar o que quer que seja?

Por outro lado, a não obrigatoriedade das aulas pode ser útil para algumas categorias.

Por exemplo, se eu tenho a carta B e carta de ciclomotor (50cc) há 20 anos não posso ter carta A! Tenho que me inscrever numa escola de condução, pagar e só depois fico habilitado. Agora digam-me o que é que vou aprender na escola por 400€ que não tenha aprendido em 20 anos a andar de ciclomotor?

Bizarro, aqui, tb tenho que te responder, no bom sentido, e numa de concelhia, pois eu passei pelo mesmo

"Por exemplo, se eu tenho a carta B e carta de ciclomotor (50cc) há 20 anos não posso ter carta A! Tenho que me inscrever numa escola de condução, pagar e só depois fico habilitado. Agora digam-me o que é que vou aprender na escola por 400€ que não tenha aprendido em 20 anos a andar de ciclomotor?"

aprendes o que eu não aprendi, aprendes controlo. eu tb conduzia à anos ciclomotores, e quando me tornei instrutor, tirei a categoria A para mais tarde poder dár aulas. acontece que logo após ter tirado a carta, comprei uma mota. e passados 6 meses, não morri nao sei como. tive um acidente, sozinho, em que ainda até hoje não sei como nao me aconteceu nada de mais grave.

com a experiencia, nós aprendemos muito. e quando pensamos que já sabemos tudo, é quando há mais hipóteses de sofrermos um acidente, e de nos magoarmos. daí a necessidade de aulas para todas as categorias. não digo que sejam 10, 20, 30, ou mais. nao imponho um limite, e aí acho que a lei deveria mudar. acho que um candidato deve ser consciente, e deve ter aulas até se sentir seguro e preparado! a segurança está em primeiro, e é uma ressalva para o ser humano.

no meu caso tive uma aula apenas de 30 minutos, 1 hora antes do exame. se fiz asneira no exame? não! se estava seguro para conduzir um motociclo? hoje em dia vejo que não estava.

garanto-vos que eu tb via as coisas tal qual como voces as relatam, mas depois de estar no meio, de ouvir histórias de experiências vividas, e de eu mesmo as experimentar, nós, tugas, temos muito a mudar a nivel do ensino da condução, mas não para facilitar mais. basta ver que os portugueses são dos povos da europa mais perigosos a conduzir!

abraços a todos, e espero que não me interpretem mal!  :fiatistas:  

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
Instrução automóvel
« Responder #27 em: 11 de Fevereiro, 2009, 08:06:05 »
tutor? e a responsabilidade? pois é, enquanto que um carro de intrução, nós instrutores temos comandos e temos competência para conduzir no lado direito, o lado do "pendura", e temos lá pedais!

um tutor não os tem, pq nao tem um carro de instrução, a menos que pague um pequeno balúrdio para mandar instalar!

dou um exemplo, numa aula prática, se o aluno não travar, o instrutor trava, e evita o acidente. com um tutor, se o aluno não travar, quem é que trava? e se há um acidente? e se há feridos? e se há mortos? que cabeça terá o aluno e o tutor?

há profissionais de ensino, devidamente certificados e especializados. como em tudo e em todas as profissões, há os bons e os maus! agora não podem é desacreditar nos que são especializados e certificados! e com isto tudo é o que estão a fazer.
Plenamente de acordo.

A questão do pedais dá que pensar. O instrutor com quem tirei a carta disse-me várias vezes que havia alunos nos quais ele é que fazia tudo com os pés. Trocar travão com acelerador então era mato..  
small sports car...

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
Instrução automóvel
« Responder #28 em: 11 de Fevereiro, 2009, 08:09:44 »
As cartas de condução estão a esses preços??
Eu para tirar carta de categoria B em Junho de 2006 paguei +-450€ já com livro de código e um livro extra com perguntas.
E em Dezembro de 2006 a de categoria A era 180€ para quem já tivesse a de carro.

Onde é que tu tiraste a carta por esse preço!?!?

P.s. mais logo respondo ao salvaterra que o patrão está-me à minha espera.. :D
small sports car...

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
Instrução automóvel
« Responder #29 em: 11 de Fevereiro, 2009, 17:18:23 »
Onde é que tu tiraste a carta por esse preço!?!?

P.s. mais logo respondo ao salvaterra que o patrão está-me à minha espera.. :D
Escola de condução "Madeirense" na Madeira :D
E o que me deu mais raiva foi nas ultimas aulas andar a publicitar no carro da escola a dita cuja a 400€ (menos 50€) e depois de ter carta, alguns meses mais tarde, havia escolas que publicitavam 375€ salvo erro com tudo incluído.
A minha mãe, já lá vão uns quantos anos pagou 200 contos e passando tudo á primeira.
« Última modificação: 11 de Fevereiro, 2009, 17:30:53 por CarlosLucas »

User N.º 3792