Autor Tópico: Bravo 1.4 T-jet  (Lida 971674 vezes)

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
Bravo 1.4 T-jet
« Responder #2535 em: 27 de Outubro, 2008, 23:04:10 »
Será que aqui se discute isto!!!???

"
Hoje do trabalho para casa tive oportunidade de fazer um curioso comparativo informal. Desde já devo avisar que não houve propriamente um rigor cientifico e indo eu ao volante de um dos carros apenas pressuponho o que se passou com o outro

Carros

A3 2.0 tdi ---- 140 cv/4.000 rpm e 320 nm/2.000 rpm e 1.380 kg
360 Modena -- 400 cv/8.500 rpm e 373 nm/4.750 rpm e 1.390 kg

Ia eu na A5 (com algum trânsito) quando avisto o 360 no retrovisor. Desvio-me para lhe dar passagem e ponho-me atrás dele, sem o pressionar mas sempre a pouca distância, tentando criar um desconforto mas sem ser inconveniente.
Andámos um bocado assim com trânsito à frente dele. Quando a estrada ficou livre ia-mos precisamente a 120 e a subir, ambos em 6ª (pelo som não houve trocas de cx - eu ia de janela aberta) e ele à frente e eu atrás aceleramos vigorosamente (o desconforto levou-o a achar que devia fazer aquilo, acho eu) o que acham que aconteceu ?
a 120 o Audi vai a 2.260 rpms, portanto o seu regime de tiro ideal e o Ferrari vai a 3.330 o que claramente não é o seu regime de tiro."

http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=60399

Espero que não :huh:

:point:
« Última modificação: 27 de Outubro, 2008, 23:35:15 por di nunes »

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Bravo 1.4 T-jet
« Responder #2536 em: 27 de Outubro, 2008, 23:20:14 »
Em Inglaterra testaram o Mitsubishi Evolution, que tem um Turbo lag enorme!
Para espanto o carro não sai do sítio, é dos mais lentos que existem.
http://www.youtube.com/watch?v=2cvFl7IQKe4
Uma carrinha  :fiat: dá-lhe uma grande coça!

Mas claro que é um teste absurdo, pois o Evolution metia uma 2ª e desaparecia!
 (lol)  
« Última modificação: 27 de Outubro, 2008, 23:21:46 por pintodealmeida »
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
Bravo 1.4 T-jet
« Responder #2537 em: 27 de Outubro, 2008, 23:31:27 »
Os  :fiat: sempre em "grande"...mais uma prova que demonstra que os  :fiat: são rápidos como o raio   :yeah:  

(lol)  

Mega

• Moretti

• *
  • 213
Bravo 1.4 T-jet
« Responder #2538 em: 28 de Outubro, 2008, 00:31:11 »
Uma vez que o t-jet sport tem duas programações, uma utilizada no modo normal e outra quando activado o modo sport, já pensaram se será possível reprogramar apenas a do modo sport, dando-lhe assim mais uns cavalitos e uns nm?

Manteria-se um carro mais dócil e económico no modo normal e ainda mais rápido no modo sport. Ao mesmo tempo o desgaste da mecanica não seria tão violento uma vez que ando muitas vezes no modo normal, e só quando me apetece abrir um bocado é que activo o modo sport.

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
Bravo 1.4 T-jet
« Responder #2539 em: 28 de Outubro, 2008, 10:57:55 »
O BRAVO tem 2 programaçoes...eu só uso uma :d_uh:  

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Bravo 1.4 T-jet
« Responder #2540 em: 28 de Outubro, 2008, 10:58:00 »
Uma vez que o t-jet sport tem duas programações, uma utilizada no modo normal e outra quando activado o modo sport, já pensaram se será possível reprogramar apenas a do modo sport, dando-lhe assim mais uns cavalitos e uns nm?

Manteria-se um carro mais dócil e económico no modo normal e ainda mais rápido no modo sport. Ao mesmo tempo o desgaste da mecanica não seria tão violento uma vez que ando muitas vezes no modo normal, e só quando me apetece abrir um bocado é que activo o modo sport.
Sim, Mega isso existe.

É possivel reprogramar a centralina, que por si só já tem duas reprogramações.

Claro está que se apenas se mexer num dos modos, ou se não houver upgrade a nenhum factor mecânico ou electrónico, apenas irás aumentar a resposta em baixa em detrimento da velocidade de ponta ou vice-versa.

Existem várias empresas, nacionais e estrangeiras que fazem isso, mas esquece a garantia FIAT.

Mas... os 152cv e 245 Nm em bancos de ensaio não te chega?

Powertrain Performance

Existem T-JETs de 120cv, 135cv, 150cv, 155cv, 180cv e 200cv actualmente, acredito que muitas destas potências sejam apenas ajustes na electrónica, mas as mais altas serão de certeza um outro turbo ou configurações mecânicas.

Fica bem.

PS. Enviei-te PM, IM ou lá o que é! :)
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

Mega

• Moretti

• *
  • 213
Bravo 1.4 T-jet
« Responder #2541 em: 28 de Outubro, 2008, 13:39:54 »
Claro que para já os 152cv e 245Nm chegam. Mas quando nos adaptamos ao carro e depois de fazer alguns Km queremos algo mais. Não estou a pensar em fazer repros já, pois para já ainda sinto que o carro anda muito assim..

Comigo sempre foi assim. Quando compro um carro sinto que anda que chegue, mas depois de alguns km... já quero mais alguma coisa.

O ultimo carro que tive andava muito relativamente ao anterior (corsa 1.5td para mazda 6 sw 136cv). No inicio sentia muito esse aumento de potência mas passados 20mil km já suspirava por mais, e quando reprogramei (170cv e 375 Nm) senti uma boa diferença... durante alguns km. Penso que o mesmo se passará com o bravo.

E uma vez que não posso trocar de carro todos os anos é uma forma de termosalgo diferente...

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Bravo 1.4 T-jet
« Responder #2542 em: 28 de Outubro, 2008, 13:45:42 »
Claro que para já os 152cv e 245Nm chegam. Mas quando nos adaptamos ao carro e depois de fazer alguns Km queremos algo mais. Não estou a pensar em fazer repros já, pois para já ainda sinto que o carro anda muito assim..

Comigo sempre foi assim. Quando compro um carro sinto que anda que chegue, mas depois de alguns km... já quero mais alguma coisa.

O ultimo carro que tive andava muito relativamente ao anterior (corsa 1.5td para mazda 6 sw 136cv). No inicio sentia muito esse aumento de potência mas passados 20mil km já suspirava por mais, e quando reprogramei (170cv e 375 Nm) senti uma boa diferença... durante alguns km. Penso que o mesmo se passará com o bravo.

E uma vez que não posso trocar de carro todos os anos é uma forma de termosalgo diferente...
 :t_up:  
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
Bravo 1.4 T-jet
« Responder #2543 em: 28 de Outubro, 2008, 14:15:23 »

Penso que haverá muita gente a partilhar do mesmo "sentimento" que tu...inlusivé eu...que já pesquisei algumas horas sobre reprogramar e não só...existem as "BOX" também, aprovadas e certificadas  :t_up:

Fui aconselhado e por incrivel que pareça, recomdenda-se a reprogramação por ser fiável...ok!!??

Fico então com os 152cvs e os 245Nm não me sinto "á vontade" para me aventurar nesse campo, mas claro que se houver feedback a coisa até pode mudar de figura  :d_naughty:

:fiat:  

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
Bravo 1.4 T-jet
« Responder #2544 em: 28 de Outubro, 2008, 19:00:51 »
Pelo que fui ouvindo ao longo de muitos anos, quando se mexe num motor e se ganha potencia, acontecem sempre algumas coisas, que por mais que venham desmentir, são verdade:

- O consumo aumenta
- a duração diminui
- existe mais probabildade de avarias
- o material todo em geral pode durar menos
- Óleo: convém pôr sempre o melhor possível. Deve gastar mais óleo.

Pronto, mas mesmo tendo em consideração que se aceita o dito atrás, para mim o principal problema de aumentar por exemplo a potência de 150 para 180 ou 200; é que o que até aqui parecia normal e bom, vai mostrar os limites e vamos achar insuficiente. estou-me a referir:
- Pneus (possivelmente)
- Direcção (possivelmente)
- Travões
- Suspensões (molas, amortecedores)

Bem, tomem atenção e reparem no que consiste o Kit SS para o Grande Punto Abarth!
Todos esses parâmetros são mexidos.

Pegar um Bravo 1400 T-Jet de 150, que é um carro muito equilibrado e interessante, e espetar-lhe com mais 30cv de uma reprogramação, pode ser um erro, sem não mexer no "resto".

Vocês que têm este Bravo, porque não estudam a possibilidade, essa sim de um Kit SS para o mesmo?
estudem o que modificam no Punto e vejam o que teriam que modificar no Bravo.
Bem, se tiverem jantes 18, essa modificação já está.
Falta suspensões, travões e depois MOTOR.
« Última modificação: 28 de Outubro, 2008, 20:48:12 por pintodealmeida »

Stilo Abarth

Punto GT3

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
Bravo 1.4 T-jet
« Responder #2545 em: 28 de Outubro, 2008, 20:38:36 »
Concordo com tudo o que disseste.

Uma reprogramação, não me inspira confiança, enquanto estive interessado, procurei saber, ao consultar pessoas , ao lêr relatos na net, mas do pensar ao fazer vai muita distancia, pelo que eu parei de pensar nisso.
A diferença de preços nas 2 situaçoes distintas, a reprogramação e o Kit SS da Abarth é enorme.
Uma é "fáçil" e barata...a outra é mais complexa e envolve troca de componentes mecanicos. Esta é a grande diferença, o que de certeza será uma opção fiável.

Em relação a preços estamos a falar de diferenças na ordem talvez dos 4000€.
O kit Abarth seria sem dúvida a escolha segura...no caso da reprogramação, não estou muito dentro do assunto, apenas vejo muitos carros a deitar fumaça e segundo a pesquisa que fiz, pareçeu-me ser uma situação do genero, caixa de surpresas, no entanto há quem use isto sem problemas, pareçe que já existe muito "know how" pela parte tecnica envolvida no meio, a mim não me seduz pelo facto de eu achar que sobrecarrega o sistema, mas o que não invalidou que eu fizesse uma pesquisa, mais na base de encontrar alguma segurança, mas não encontrei, como tal os 150cvs vai servindo muito bem, e são bem bons...alteraçoes na calha, por enquanto para breve so na suspensão  :t_up:
No que toca a potencia o tempo o dirá ou não, como disse e tudo uma questão de segurança, correr o risco não me pareçe...

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
Bravo 1.4 T-jet
« Responder #2546 em: 28 de Outubro, 2008, 20:47:39 »
Se montares uma suspensão mais possante, para o "Kit SS", falatavam apenas:
- Travões
- Motor

Quanto à suspensão, podes sempre colocar um Kit da Koni ou então ver o que o Jorge dos Amortecedores pode fazer por ti.  :t_up:  
« Última modificação: 28 de Outubro, 2008, 20:49:11 por pintodealmeida »

Stilo Abarth

Punto GT3

JLT-JET

• Visitante
Bravo 1.4 T-jet
« Responder #2547 em: 28 de Outubro, 2008, 20:47:44 »
Na minha modesta opinião, o Bravo está bom como está, os 150Cv são equilibrados para o carro que é. No meu caso concreto, não farei qualquer alteração ao meu, quando quiser mais potência pensarei noutro carro e não em retirar mais cavalos deste.

Um a parte, o Bravo foi a  :fiat:  colocar o tubo que tinha ficado encomendado e queixei-me de um estalito no pedal da embraiagem, ficou lá esta noite.

:fiatistas:  

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
Bravo 1.4 T-jet
« Responder #2548 em: 28 de Outubro, 2008, 20:52:20 »
Eu confesso que sou céptico em alterar os carros; mas tal não implica que quando os meus carros (Stilo Abarth Selespeed e Punto GT3) preciosarem de trocar alguns componentes, não os altere para melhor.
Ambos têm os amortecedores de origem; quando precisarem, vou procurar meter melhores do que os originais.
Até agora apenas pús um filtro de ar K&N (formato normal) em vez do FIAT no Stilo aos 40.000 km.

Stilo Abarth

Punto GT3

JLT-JET

• Visitante
Bravo 1.4 T-jet
« Responder #2549 em: 28 de Outubro, 2008, 21:05:31 »
Amortecedores, pastilhas e filtros, são componentes que quando chegar a altura de substituir, certamente não colocarei de origem mas não o considero uma alteração.

:fiatistas: