Autor Tópico: Bravo 1.4 T-jet  (Lida 971767 vezes)

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Bravo 1.4 T-jet
« Responder #2595 em: 02 de Novembro, 2008, 14:36:49 »
bue-da bazoft

onde é k instalas-te, e o mais importante...... o preço.

cumpz :fiatistas:
Boas.

O processo todo ficou-me em 130€.

Foi comprado o kit HID,e os LED numa loja da especialidade e depois foi montado "em casa" por um electricista de automóveis.

Alterações:

2x Lâmpadas de descarga de Gás (Xénon Pure White 6000ºK)
2x Lâmpadas para mínimos LED
2x Balastro para Alimentação de lâmpadas Xénon
2x Resistências para aumento de Watts

Médios
Lâmpadas de descarga de Gás (35w - 6000ºK - 3300 lumens - 3000h de vida útil)
Lâmpadas de Halógeneo (55w - 2800ºK - 700 lumens - 300h de vida útil)

Mínimos
Lâmpada de Halógeneo (Consumo de energia): 1w
Lâmpada de LED (Consumo de energia): 0,01w

(devido aos LED consumirem uma menor energia foi necessário uma resitência para a lâmpada consumir o equivalente a uma de halógeneo, pois a cenrealina detectava um menor consumo e dava o sinal de "Lâmpada Fundida", no caso dos médios, a energia consumida pelo xénon é também menor, mas neste caso os Balastro fazem essa conversão)

O QUE SÃO LÂMPADAS DE DESCARGA DE GÁS?

As lâmpadas HID (High Intensity Discharge, vulgo Xénon) ao contrário das incandescentes (Halógeneo) não possuem filamento, a luz é produzida através de uma descarga eléctrica de alta voltagem controlada que causa a ionização do gás na ampola de vidro. Este método é mais eficiente, produz menos calor e mais lumens para a mesma potencia, a temperatura da cor é também superior, mais branca semelhante à da luz do dia existindo modelos de lâmpadas desde os 4300k aos 12000k. A duração de uma lâmpada HID é de cerca de 3000 horas comparado com as 300 horas de uma lâmpada incandescente, trata-se de dez vezes mais e não está sujeita a danos físicos como o passar por uma lomba ou buraco na estrada que pode quebrar o filamento prematuramente das lâmpadas incandescentes. É normal um farol HID durar a vida útil do veiculo sem precisar substituir a lâmpada.

Na industria automóvel é norma equipar os faróis HID com lâmpadas de 4300ºK ou 6000ºK, a razão de se utilizar faróis com uma temperatura de cor baixa deve-se ao facto de as lâmpadas irem aumentando a temperatura da cor à medida que envelhecem, começando com uma lâmpada de baixa temperatura atenua-se esta situação e evita-se assim ter uns faróis azulados ou roxos, não aprovado pelas autoridades, no fim da vida da lâmpada.

Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
Bravo 1.4 T-jet
« Responder #2596 em: 02 de Novembro, 2008, 16:52:12 »
Bluecat essa machinna ficou com uns olhos extra sexys... :love:
Pelo que está na foto pareçe-me o suficiente para dizer que o "modding" ficou no ponto, nem muito extravagante nem muito sem sal...

:palmas:  :t_up:

Boa escolha  :palmas:

:fiatistas:

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
Bravo 1.4 T-jet
« Responder #2597 em: 02 de Novembro, 2008, 16:54:42 »
Tudo o que seja melhorar e não estragar é bem vindo e esta alteração é caso disso  :tasla:

Boa  :t_up:  

Mega

• Moretti

• *
  • 213
Bravo 1.4 T-jet
« Responder #2598 em: 02 de Novembro, 2008, 18:12:20 »
Será que passaquando fores á inspecção?

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Bravo 1.4 T-jet
« Responder #2599 em: 02 de Novembro, 2008, 18:27:33 »
Bluecat essa machinna ficou com uns olhos extra sexys... :love:
Pelo que está na foto pareçe-me o suficiente para dizer que o "modding" ficou no ponto, nem muito extravagante nem muito sem sal...

:palmas:  :t_up:

Boa escolha  :palmas:

:fiatistas:
 :t_up:

É mesmo essa a expressão que eu arranjo para descrever o resultado nestas belíssimas ópticas.

Além do aumento exponencial de iluminação, devo dizer que as ópticas do Bravo estão desenhadas para esta tecnologia, com o médio em lente, ou "olho de boi" o que contribui para uma melhor focagem da luz, e foi sujeito a uma calibração das ópticas. Juntamente com o factor "função", o resultado estético da combinação Xénon/LED é sem dúvida um aprimorar das linhas do Bravo.

Tenho pena o facto de não conseguir capturar em foto a real côr do conjunto em espaço fechado, como foi o caso dessa foto (garagem interior do prédio).

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Bravo 1.4 T-jet
« Responder #2600 em: 02 de Novembro, 2008, 18:38:49 »
Será que passaquando fores á inspecção?
Boas, Mega.

O sistema que eu tenho montado é igual ao de origem, apenas não tem o alinhamento automático dos faróis e lava-farois.

O porquê de ser obrigatório o alinhamento automático tem a ver com o facto de estas lampadas serem mais fortes que as normais, e a maioria dos cromos que as usam não saber sequer o que é o botão para alinhar os farois, para isso foi obrigatório a introdução desses dois componentes, pela CE, que regula os fabricantes de automóveis.

Mas, o código da estrada permite o uso de faróis de cruzamento desde que sejam brancos ou amarelos, por seu turno, nas IPO só reprovam o carro se os farois tiverem desregulados.

Claro está que, quando for à inspecção, perco 3 minutos antes, e desligo a ligação que vai ao balastro e volto a ligar o halogéneo, bastando para isso desligar e ligar duas fichas, pois a ficha original continua lá. É só porque não quero arranjar "problemas".

Quanto ao alinhamento, já fiz uma viagem de noite ontem por EN e não me deram os famosos "sinais de luzes" o que quer dizer que o sistema está calibrado. Mas contudo, tenho que ter a responsabilidade de quando o carro estiver carregado baixar os médios, como em qualquer carro.

Fica bem.

Mega

• Moretti

• *
  • 213
Bravo 1.4 T-jet
« Responder #2601 em: 02 de Novembro, 2008, 18:46:38 »
ok! estou esclarecido. Fica muito bem no carro parabens.

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Bravo 1.4 T-jet
« Responder #2602 em: 02 de Novembro, 2008, 18:58:22 »
ok! estou esclarecido. Fica muito bem no carro parabens.
Só uma outra coisa que me esqueci.

O "chumbar" na inspecção será sempre que o Xénon estiver equipado em ópticas que não estejam protegidas.

O seja, no caso do Bravo, o feixe de luz está dentro da lente, projector ou "olho de boi", e noutros carros terá que ter o "capacete" à frente da lâmpada, por exemplo o bravo não poderá ter Máximos em Xénon pois não tem o dito capacete como se vê na foto da óptica.

Na realidade, o bi-xénon é apenas um motor que a lampada de xénon normal tem que quando accionas os máximos, move a lâmpada do protector ou lente permitindo assim iluminar mais longe, pois as lâmpadas de descarga de gás demoram cerca de 45 segundos até atingirem a cor ideal... sendo progressivas.

Outra questão... é a temperatura da côr da luz.

Existe Xénon dos 4300ºK aos 12000ºK, sendo que o auge de lumens (potência de iluminação) é por volta dos 5500ºk, a temperatura da luz do sol, e começando a perder lumens acima dessa temperatura.

Ou seja uns farois HID com 12000ºK terão uma temperatura tão alta que serão quase raios violeta, mas tendo uma capacidade de lumens inferior, e humanamente não iluminam nada pois os nosso olhos começam a não processar essa côr. Estes casos é só para teres umas luzes roxas pois se chover estás tramado!

Mega

• Moretti

• *
  • 213
Bravo 1.4 T-jet
« Responder #2603 em: 02 de Novembro, 2008, 19:03:53 »
este fima de semana fiz a maior viagem desde que tenho o bravo.
Famalicão-Bragança. Ip4 com transito. Muitas ultrapassagens com muita facilidade. Mesmo sem ter que ir muito á caixa. Por vezes parece que estamos num diesel, pela facilidade com que sai das baixas. Depois com o sport ligado não se consegue parar de andar rápido. È mesmo viciante.

E o mais incrivel é que não massa nada conduzi-lo.

Faço muitas vezes esta viagem e com outros carros (mazda6, 307 hdi ou c3hdi) chateia e massa muito mais.

Cada vez gosto mais do carro. :fiatistas:

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Bravo 1.4 T-jet
« Responder #2604 em: 02 de Novembro, 2008, 19:13:23 »
Famalicão-Bragança. Ip4 com transito. Muitas ultrapassagens com muita facilidade. Mesmo sem ter que ir muito á caixa. Por vezes parece que estamos num diesel, pela facilidade com que sai das baixas. Depois com o sport ligado não se consegue parar de andar rápido. È mesmo viciante.

Faço muitas vezes esta viagem e com outros carros (mazda6, 307 hdi ou c3hdi) chateia e massa muito mais.

Isso é muito bom, faço muitas vezes esse trajecto, mas desde que abriu a A24 nunca mais a fiz Amarante - Vila Real pela IP4.

É uma estrada perigosa, com muita inclinação e curvas mas como tu dizes e bem o Bravo parece um diesel tanto em binário como em facilidade de condução, mas com uma diferença, no T-JET não se nota o turbo-lag caracteristico dos diesel daí ser sempre despachado em qualquer situação... então com o SPORT ligado! :yeah:

Andares de T-JET 150cv é como andares num diesel com 170cv/180cv em termos de performances/recuperações, mas sem ouvires o matraquear caracteristico do fumarolas!

Fica bem.

Stainless

• Giannini

• *
  • 405
Bravo 1.4 T-jet
« Responder #2605 em: 02 de Novembro, 2008, 20:20:02 »
Boas pessoal espero que tenham tido um bom fim de semana!
Pois é o meu frigorifico fez umas viagens, etá quase com 300 km, vai com uma média de 10,6 l/100.
Não sei se é por haver poucos aqui, mas é impressionante a quantidade de pessoas a olhar pro meu carro, quer seja carros que se cruzam cmg, quer seja pessoas que vão até ele quando está estacionado!É um carro que nao passa despercebido não haja duvida, e como dizia o meu cunhado, traz coisas que só se via nos mercedes e como extra! hehehe. A Fiat tá de parabens, conseguiu fazer um exelente carro.
Já tive que abrir o compartimento do motor para confirmar se é mesmo um 1.4 que lá esta! Que desponibilidade, espétaculo,e ainda nao passsei das 3500RPM's!
É uma prazer imenso andar nele!

ps. bolasmm sem recentimentos, afinal estamos do mesmo lado! hehehe

« Última modificação: 02 de Novembro, 2008, 20:30:58 por Stainless »

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Bravo 1.4 T-jet
« Responder #2606 em: 02 de Novembro, 2008, 22:03:40 »
Boas pessoal espero que tenham tido um bom fim de semana!
Pois é o meu frigorifico fez umas viagens, etá quase com 300 km, vai com uma média de 10,6 l/100.
Não sei se é por haver poucos aqui, mas é impressionante a quantidade de pessoas a olhar pro meu carro, quer seja carros que se cruzam cmg, quer seja pessoas que vão até ele quando está estacionado!É um carro que nao passa despercebido não haja duvida, e como dizia o meu cunhado, traz coisas que só se via nos mercedes e como extra! hehehe. A Fiat tá de parabens, conseguiu fazer um exelente carro.
Já tive que abrir o compartimento do motor para confirmar se é mesmo um 1.4 que lá esta! Que desponibilidade, espétaculo,e ainda nao passsei das 3500RPM's!
É uma prazer imenso andar nele!

ps. bolasmm sem recentimentos, afinal estamos do mesmo lado! hehehe

300km?

É pah.. isso é que foi andar às voltas à ilha!

(lol)  (lol)  (lol)  (lol)

Enfim, tal como nós te tinhamos dito, ainda bem que estás satisfeito... eu ainda sorrio quando o vejo e quando me sneto dentro dele.

:yes:  :fiatistas:  

Stainless

• Giannini

• *
  • 405
Bravo 1.4 T-jet
« Responder #2607 em: 02 de Novembro, 2008, 22:12:38 »
300km?

É pah.. isso é que foi andar às voltas à ilha!

(lol)  (lol)  (lol)  (lol)

Enfim, tal como nós te tinhamos dito, ainda bem que estás satisfeito... eu ainda sorrio quando o vejo e quando me sneto dentro dele.

:yes:  :fiatistas:
hehehe tu parece que queres problemas!! :d_grin:  

bolasMM_198

• Zagato

• *
  • 1818
Bravo 1.4 T-jet
« Responder #2608 em: 02 de Novembro, 2008, 22:14:42 »

È mesmo viciante

lol

só para teres uma ideia, eu pra ir a qualquer lado, escolho sempre o caminho mais longo, e para abandonar o habitaculo, é um grande castigo.

segundo exemplo. agora ando a trabalhar no algarve, como tal todas as semanas desloco-me de lisboa ao algarve. o tempo mais longo que consegui foi 1.35m de resto é sempre a volta de 1.15/1.20m

o carro tem uma genica incrivel, a capacidade do motor é notória.

como tal que nuca pisou o pedal a fundo que atire a primeira pedra :point:

ps. a quem atirar a primeira pedra faça favor de não atirar contra o vidro, pois tão caros como o ca*****o
 (lol)  (lol)  (lol)  (lol)  (lol)  (lol) ~

cumpz :fiatistas:
« Última modificação: 02 de Novembro, 2008, 22:15:50 por bolasmm »

(clica na imagem, para lutares comigo)[/

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Bravo 1.4 T-jet
« Responder #2609 em: 03 de Novembro, 2008, 10:43:12 »
como tal que nuca pisou o pedal a fundo que atire a primeira pedra
ehehehh

O Stainless... ainda não pisou a fundo!

(lol)  (lol)  (lol)  (lol)  (lol)  (lol)  (lol)  (lol)  (lol)  (lol)