Autor Tópico: Lancia Y & Punto 85 16v VS. Punto Sport  (Lida 12159 vezes)

R1sk3z

• Visitante
Lancia Y & Punto 85 16v VS. Punto Sport
« em: 07 de Outubro, 2002, 14:35:51 »
Boas, eh o meu 1º post mas aproveito ja pa postar uma cena ke me tem dado a volta ah cabeça, agradecia a ajuda...

No meu ultimo passeio nocturno tava ah conversa, e disseram.me ke o motor do meu Punto (1.2 16v) era o mesmo ke o do Lancia Y .... ate aki anda de novo...

O ke eu fikei surpreendido foi kdo me disseram k o Y com este motor chegou a ser comercializado com 90cv, eu fui ah procura na net e vi ke ele vinha com 86cv ... e não com 82 como eu pensava... fikei sem saber se chegou mesmo a ser comercializado um 1.2 16v com 90cv ... mas o de 86 tenho a certeza ke houve...

A minha duvida eh a seguinte ... sempre houve algum com 90cv ? e se sim ... ondeh ke tão esses 10 cavalos ke faltam ao meu ... o mesmo se aplica ao de 86 cv's ke esse eu sei mesmo ke houve ... mas tb tem mais 6 cv's ke o meu ... suponho ke sejam mais umas ecologic @#%$ ... mas o keh ? e como eh ke eu os trago de volta?

Já agora ... pa esclarecer ke ñ eh soh a electronica tah aki info ke tirei pa pagina da GiWASA ...

[link]http://www.giwasa.com/liste_kits_general_gb_e.htm [/link]

No novo Punto Sport 1.2 16v

80cv -> 88cv

No Antigo Punto Sport 1.2 16v

85 -> 95cv

Ou seja ... se fosse so a electronica ... o meu de 80 devia puder passar pa 95 tal como o antigo ... eh ke de 80 pa 95 ja são 15cv's, ñ eh brinkadeira. Isto falando do Punto antigo com o novo ... xkeçendo o Y

[link]http://www.giwasa.com/liste_kits_general_gb_f.htm [/link]

Lancia Y 1.2 16v

86 cv's -> 100 cv's ...

Ou seja ... o mesmo motor em carros e versões diferentes ... ke vão de 80 a 86 de base... reprogramados ... vão de 88 a 100... Alguem me xplica isto?! Logo ñ eh a electrocina ke me ficou com os 6cv's ...

Alguem me sabe dizer as diferenças concretas ke foram beneficiar o Lancia e 6cv's e o Sport antigo em 5?

AHHHHHHHH ONDEH K'ESTÃO OS CAVALOS!?

Thankx desde ja plas respostas ...

Cumprimentos,

José Risques

Fasten your seat betl Dorothy... Coz Kansas... Is goin' Bye Bye!                        

Gran Turismo

• Abarth

• *
  • 2574
« Responder #1 em: 07 de Outubro, 2002, 20:14:12 »
Sobre as diferenças entre motores, pouco posso adiantar. Sei que a razão pela qual se lançou o 1242 cc com 80 e nao 86 cv, foi para dar uma resposta mais linear ao motor e este parecer-se mais com um 1400 cc, apesar de perder em potência e, a meu ver, em carácter.

Posso também garantir que não há versões oficiais de 1242 com 90 cv.                      
"La 130 resterá sempre una gran signora."

1980 - 132 2500 Diesel
1973 - 132 Special 1800
1973 - 130 Coupé 3200
1973 - 130 Berlina 3200
1978 - 131 S 1600
1977 - 132 GLS 1800
1990 - Croma Turbo i.e.
1983 - Argenta VX
1982 - Argenta 2000 i.e.

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #2 em: 07 de Outubro, 2002, 20:29:47 »
Viva!

E benvindo :)

penso que a diferença possa ser em algo como injecção ligeiramente diferente ou até umas cams um tudo nada diferente, nada como chafurdar no catalogo de peças para o punto e para o Y e comparar

também pode estar alguma diferença no escape, sendo poucos cavalos de diferença.                      
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Cap

• Visitante
« Responder #3 em: 08 de Outubro, 2002, 00:49:36 »
A diferença entre peças/configurações entre os dois motores não sei. Apenas sei que só houve 2 versões do motor 1.2 16v:
- 86cv declarados e cerca de 90cv em banco de potencia nos Puntos MK1 e nos Lancia Y
- 80cv declarados e não sei que valores em banco nos Puntos MK2

As alterações que foram efectuadas não penso que tenham sido para linearizar mais o motor ou pô-lo parecido com um 1.4 mas sim por causa de normas de poluição.

And that's all :)                      

Pinto

• Moretti

• *
  • 288
    • http://
« Responder #4 em: 08 de Outubro, 2002, 17:29:41 »
Welcome riskez! :)

Ora, começando plo início, o 1.2 16v nca teve 90cv declarados de origem, nem no Y, nem no Punto (com certeza kuase absoluta :P).
Quanto à diferença de 6cv do Punto mk1, relativamente ao mk2, deve-se como disse o Cap e mt bem, a alterações realizadas por forma a reduzir os níveis de poluição. Agora, o k são estas alterações.... beats me!! Mas tlvz tenha a ver, n só com a electrónica, mas tb com o sistema de escape.

Agora essa da reprogramação dar mais no Y, é k na fazia a minima ideia!  :o
Se calhar tb tem mm a ver com escape k deverá ser diferente, pois tudo o resto no motor penso k seja igual... mas mesmo assim 5cv é muita fruta pra uma diferença no desenho da linha d escape!

Já agora... alguém sabe se o Y "Elefantino Rosso" tem a mma caixa/diferencial do Punto Sport mk1?!...                      

[!--EDIT|Pinto|Oct 8 2002, 04:30 PM--]
'81 Fiat 127 900/C... The green machine!

Cap

• Visitante
« Responder #5 em: 08 de Outubro, 2002, 21:18:11 »
As diferenças penso que teram passados por perfis de cames e electrónica, mas é só um palpite. :)                      

R1sk3z

• Visitante
« Responder #6 em: 14 de Outubro, 2002, 16:42:05 »
Heyas ppl... continua a minha longa cruzada em busca do cavalos perdidos, tive agora ao telefone com a Trevauto onde falei com um tecnico kk ke me teve a dizer ke la na oficina chegam a mudar peças dum pa outro (Y e Punto) e sempre deu tudo na boa pelo ke ele acredita ke os motores são exactamente iguais e ke a unica diferença segundo a explicação ke lhe foi dada era ke tinham sido os mapas da centralina a sofrer alterações, pelo ke mandei agora um mail pa GIWASA a ver se eles me conseguem explicar o pk de valores tão diferentes em motores iguais ...

Eu vou postando aki kuaisker novas descobetas,

Thankx plas respostas,

Cumprimentos,

José Risques

Fasten your seat belt Dorothy... Coz Kansas... Is goin' Bye Bye!                      

R1sk3z

• Visitante
« Responder #7 em: 14 de Outubro, 2002, 16:45:10 »
Já agora,

Behind the badge is the familiar Super FIRE engine. No 1.1-litre anymore, leaving the 1242c.c. 8V (60hp) as the base engine.  Next up, the all-alloy dohc 16V version passed the forthcoming emission regulation by dropping the rev and peak power from 86hp / 6,000 rpm to 80 hp / 5,000 rpm. Oddly, Brava?s 1.6-litre 16V is not found in the line-up, so further up is the top-of-the-range HGT which is powered by Barchetta?s 130hp 1.8-litre with VVT.

Cumprimentos,

José Risques

Pàzzo di gioia

• Giannini

• *
  • 347
« Responder #8 em: 14 de Outubro, 2002, 17:15:29 »
Só uma pergunta.....Quais são os codigos de ambos os motores?

Faço esta pergunta porque por exemplo entre os 128 e Unos é tudo igual né??
Pois não é bem assim, as potencias são diferentes, os binários também e ainda a taxa de compressão....em certos casos até a cilindrada...

vejam esta pequena lista.....são todos diferentes, mas a maior parte das peças servem de uns para os outros....e a lista é muito maior!!

128 A.040
128 A1.031.5
128 A1.040
128 A1.040.4
128 A10.40.5
128 AS.0.31.5
128 AS.040.4
128 AS.040.5
138 B 000
146 A4.048                      
1973 - LA 128 COMMETTE IL PECCATO DI ABBANDONARE LA FÀBBRICA E DI INFRANGERE TUTTE LE NORME
2002 - LA 128 COMMETE EL PECCATO DI NON PIEGARSI AL SUO DESTINO E DI COMBATTERE PER LA SUA VITTA!!

MAI IL PECCATO È STATO PIU EMOZIONANTE!!!

PÁZZO DI GIOIA

iniciado

• Vignale

• *
  • 996
« Responder #9 em: 14 de Outubro, 2002, 18:05:57 »
:) Pazzo se puderes da-me uma explicação sobre binario foi coisa que só percebo na pratica mas nunca percebi como se calcula...
Ah é verdade ...PLEASE!!! ^_^                        
128...É mais carro.My Webpage

Pàzzo di gioia

• Giannini

• *
  • 347
« Responder #10 em: 14 de Outubro, 2002, 22:34:12 »
Muito sinteticamente posso dizer o seguinte:

As caracteristicas geometricas do motor determinam a potencia e o binário que um motor pode ter. O diametro do embolo e o seu curso são os pontos que mais saltam à vista, mas existem mais tal como os descentramentos dos eixos dos pistões e mesmo da linha de acção do mesmos em relação ao eixo da cambota...

Motores com um curso grande, podem ter velocidades de pistão muito elevadas...é só uma questão de ver que é necessário percorer um espaço maior até inverter a direcção....o peso dos pistões é constante, e aparte das pequenas variações da força gravitica  :D  a massa dos mesmos também é constante (ou pelo menos assumimos como tal..e má nada!!). A aceleração do embolo (pistão) será dada pela variação da velocidade com o tempo, que por sua vez é a variação do espaço com o tempo.... então...atenção  V= E/t !!!!! se aumentarmos o curso, ou seja (E), estamos a aumentar a velocidade!!!! e por conseguinte a aceleração...a= dv/dt, isto porque consideramos o tempo como fixo, para se poder fazer alguma coisa...é claro..

Sabemos que força = massa * aceleração, como a massa é a mesma (constante) a força só aumenta porque aumentou a aceleração!!!

Agora, Binário é o produto de uma força per uma distância (vulgo braço...)

Bin = F * d.......  colocando aquela treta desde o principio fica:

Bin = F * d = m * a * d = m * dv/dt * d = m * d(E/t)/dt * d.... daqui se pode ver que aumentando E, o espaço percorrido pelo pistão, ou seja, o curso, se aumenta o binário....

É claro que existem muitos outros factores em jogo, quer dinamicos, termodinamicos, de escoamento de fluidos, de resistencia de materiais.....e até de ruido... mas pretendo com esta explicação aniquilar o 1.º misterio e espero ter sido util.....quanto aos seguintes com o tempo poderemos aborda-los

Iniciado, dai a razão dos nossos 128 terem um baixo binário e a rotações muito baixas 2000 e picos, e uma potencia consideravel e a altas rotações.
Mas atenção que os motores 128, mexidos com alma e resolvendo as restrições proprias da utilização urbana e civilizada, podem chegar a debitar 180 CV às 11000 rpm....o 1116 que nós bem conheçemos....

Terei muito gosto em dar mais esclarecimentos, porque gosto muito de partilhar o que sei, e peço desde já que se alguem detectar que meti a poça na agua....que me corrija!!!                      
1973 - LA 128 COMMETTE IL PECCATO DI ABBANDONARE LA FÀBBRICA E DI INFRANGERE TUTTE LE NORME
2002 - LA 128 COMMETE EL PECCATO DI NON PIEGARSI AL SUO DESTINO E DI COMBATTERE PER LA SUA VITTA!!

PÁZZO DI GIOIA

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #11 em: 15 de Outubro, 2002, 00:09:57 »
1116cc 180HP ... uhmmm sounds like my tipe of engine!

cabe num 127?  :lol:                        
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Bonus

• Visitante
« Responder #12 em: 15 de Outubro, 2002, 00:20:06 »
LoL .. Boa Aprendi mtas Coisas...
  :D                        

R1sk3z

• Visitante
« Responder #13 em: 15 de Outubro, 2002, 19:08:51 »
Poix bem, a minha kimera chegou a um fim com resultados deveras mto agradaveis [:)]

Ontem depois de falar ao telefone com um eng. da Trevauto ke me disse ke os motores (Y, Punto MkI, MkII) eram iguais em todos os aspectos e ke chegavam mesmo a tirar peças duns pa outros e ke segundo o ke lhe tinha sido dito a unica diferença era nos mapas da centralina... ao ke de seguida eu mandei este mail para a GIWASA ...

Good Afternoon, I am the owner of a Fiat Punto Sport 1.2 16v witch shares the same engine as the Lancia Y and a previous to 99 Fiat Punto Sport 85 16v... after surfing trought your website, I come to notice that is possible to reprogamme the Lancia y that originally as 86hp to 100hp, the
previous version of the Fiat Punto from 85 to 95hp... and mine from 80hp to 88hp... after severel conversations with Fiat representatives in Portugal, I was told that the engines were exactly the same and only the ECU Maps were re.arranged to provide the 80hp at 5000rpm instead of the 85/86 at 6000rpm
due to ecologic reasons... If this is soo, who can you give extra 12hp to the Y then in the same engine in mine? Are there any other diferrences I should know about? Air Intake, Exhaust, are they somehow more restictive then the other 2 cars? How Can I get mine to get reprogammed to 100hp?

Thankx In advanced for your time

Best Regards,

José Risques, Portugal

Ao ke recebi hoje esta resposta...

Hi , Differences are coming from the air filter & box + exhaust system the best is to remove the kat & put Kn air filter (direct on throttle better ) if you do those modifications , we can send you sport programming for that configuration , in this case your engine will give 100hp note : all modifs must be done together the same day for good results Kn + no kat will damage engine without eprom programming .

GIWASA EPROM GASOLINE

Stock program file from the ecu is modifyed for get additional performances, general caracteristics are :
- very stong torque output from low revs
- hot power anyway
- maximum driving softness
- rev range elargered as possible
- no engine "hoops" & "bumps"
- maximum driveability
- stock idle
- all is stronger , accel , top speed , response
- euro traffic normes conformity
- maker normes respect
- all is full dyno developed & tested
- simple & efficient
- total car métamorfosis
- same as engine tuning , no warranty loss
- zero default codes at dealer testors
- plug & play system , no tuning necesary afther eprom nstalation
- no wear with time , the programming still for always
- easy back to original eprom file reintroducing original file
- ready for immediate delivry , we are the builder
- GIWASA label well known from 1985
- Internacional Newspapers tested www.giwasa.com / press realease
- it works !

TYPES of PROGRAMMING
-----------------------------------------------
- CHIP SERVICE (CS)
this is a street legal version , no smoke , ok for legal controls .
price : 370?

WARNING !!!
-------------------------
eprom programming are done by OBD2 conectors or by eprom removing we need your stock program for get the original starting codes , you must send us your stock injection ecu by post like DHL , FEDEX , UPS or come with the car in our orkshop . For ecu , take appointment before sending in this case we will modify it the same day of arrival & send it you back

How to place an order
--------------------------------------
- same day delivry possible
you must tell us
- car maker
- model
- year
- ecu n°
- eprom n° (if you got it )
- your name & adress
- phone # just in case

by phone : 00.376.833.359
by fax : 00.376.833.259
by mail ; [email protected]
by web : www.giwasa.com

The End.

Cumprimentos,

José Risques

Pàzzo di gioia

• Giannini

• *
  • 347
« Responder #14 em: 16 de Outubro, 2002, 23:53:40 »
Amigozz ez zz!!!

Mais uma vez prespego aqui informação que considero util....
Peço desculpa mas só encontrei (até agora) informação até 1999....mas tentarei encontrar até 2002 e manter o ficheiro actualizado!!!

Vejam no ficheiro as diferenças entre os diversos modelos Punto e Ypsilon...na realidade o motor do Punto 85 é igual ao do Y 1,2 16 V.....e existiu realmente um Punto 90.....

Quanto à diferença entre 80 e 86 CV, penso tratar-se de uma questão de "venda", porque em Italia o pagamento do selo de circulação "Il bollo" é pago em função dos cavalos fiscais .......razão pela qual o Stilo Abarth 2,4 só tem 175 CV.......Foi o que me foi dito em Italia e na FIAT, mas eles às vezes também enganam a malta.......não sei......

Mas que fique bem entendido,  - os motores só são iguais se os codigos forem L-i-t-e-r-a-m-e-n-t-e iguais.....

E a pedido dos interessados posso alargar o ficheiro aos motores dos 127......que para vossa informação possui não sei quantos motores diferentes....

Estes dados dão jeito, porque evitam a perda de tempo........como é que pensam que eu faço quando monto os mues hibridos  B) .......com o melhor de cada um deles....mas infelismente só conheço muito bem as séries que me interessam....

OBS: se detectarem qualquer gralha digam-me para que a possa corrigir na proxima edição.. :)   Como a capacidade para o post de ficheiros é muito pequena, o documento vai em word.doc.......                      

PÁZZO DI GIOIA