A ideia que eu tenho da coisa prende-se justamente com algo do tipo que o smokeme disse...Sem entrar em grandes complicações é mais ou menos isto:Quando se rebaixam cabeças, ou melhor quando se aumentam compressões, está-se sujeito a um efeito chamado detonação que basicamente é a mistura explodir quando não deve (o que não faz muito bem ao motor, como devem calcular...)O que acontece é que quanto mais octanas tem a gasolina, mais "bem comportada" ela é, ou seja só há ignição quando é suposto haver.Os motores atmosféricos normais creio que as taxas andam em torno dos 9:1 - 10:1 mais coisa menos coisa.Pelo que não sofrem desses males de detonações... Agora se um gajo quer mais uns pozinhos e se põe a inventar... é bom fazer bem as contas porque depois se calhar , para tirar o devido rendimento da coisa aí é que vai mesmo precisar de gasolina com muitas octanas....Cumps
eu conheço um motor assim
pois.. começo a pôr em causa a originalidade do motor do meu panda..Encontrei aqui um teste que lhe fiz na altura que o tinha e estava no curso.. 3 cilindros com 12.5 e um com 12 ( 4º.. era o de mais dificil acesso e já foi depois de testar os outros 3.. o óleo já tinha sido "limpo" dos segmentos.. O que é certo é que nas minhas mãos, não levou retficações na cabeça, só limpei carvão basicamente e afinei válvulas á óme..
Se ao fazer isso utilizaste uma junta mais fina que a original.. é "possível" que tenhas subido a compressão (se calhar nem reparaste nisso lolol)Cumps
É verdade sim senhor.. o manómetro por acaso estava inspeccionado pq aquilo é visto regularmente e é um centro certificado e bla bla bla.. mas há sempre duvida.. tenho aqui o papel, ja tiro foto
estás a falar da compressão do motor, o que se mede com monometro.. isso é uma coisa que muda consoante o desgaste, temperatura etc etc normalmente medido em BAR ou PSI..
(scared) n faço ideia tenho de medir... mas é altinho... acho que entre 12 e 15 para 1