Autor Tópico: Inspecção Periódica Obrigatória  (Lida 33464 vezes)

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Tiffosi

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Inspecção Periódica Obrigatória
« em: 07 de Janeiro, 2009, 19:10:23 »
Centros de inspecção vão passar a ter sistema de televigilância

Os centros de inspecção vão passar a ter um sistema de televigilância para registo dos dados dos veículos a inspeccionar, segundo a proposta de novo regime jurídico da actividade de inspecção de veículos.

O futuro regime, que está em consulta pública com as associações do sector, refere que os centros de inspecção devem dispor de sistema de televigilância para registo de dados dos veículos a inspeccionar, designadamente a leitura dos números de matrícula dos automóveis que entram e saem das linhas de inspecção.

O projecto de novo decreto-lei, disponível na página da Internet do Instituto de Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), estabelece as regras de funcionamento dos centros de inspecção e do pessoal ao seu serviço, assim como um regime sancionatório dissuasor da prática de infracções por incumprimento das regras estabelecidas.

De acordo com a revisão do regime da actividade, a inspecção de veículos só poderá ser realizada por inspectores certificados pelo IMTT - cada centro deverá ter no mínimo dois -, e que a informação relativa às inspecções deve ser processada informaticamente, devendo ainda manter actualizados todos os dados relativos aos veículos inspeccionados.

Fonte: AutoPortal





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Inspecção Periódica Obrigatória
« Responder #1 em: 05 de Fevereiro, 2009, 18:18:22 »
IPO chumba mais de um milhão de automóveis em 2008

Mais de um milhão de veículos reprovaram nas inspecções técnicas realizadas no decorrer de 2008, o que representa uma fatia de 18% do total de automóveis inspeccionados, de acordo com dados forncidos pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT)

Dados provisórios do IMTT, a que Agência Lusa teve acesso, revelam que durante 2008 se realizaram 5,670 milhões de inspecções, um aumento de 5,24 por cento relativamente ao ano anterior. Segundo dados do IMTT, em 2008 realizaram-se mais 282.678 inspecções e reinspecções do que em 2007.

Em 2008 foram realizadas 5.302.367 inspecções a veículos ligeiros, 202.961 a pesados e 164.672 a outros veículos (tractores, reboques, semi-reboques), indicam os números provisórios.

Segundo os dados, mais de um milhão de veículos reprovaram, sendo a maioria ligeiros (956.026), seguindo-se os pesados (46.961) e outros tipos (34.813). A taxa de reprovações de veículos ligeiros foi de 18,03 por cento no ano passado, quando em 2007 tinha sido de 18,43 por cento.

O IMTT salienta a tendência de diminuição da taxa de reprovação pelo quarto ano consecutivo, bem como o aumento do número total de inspecções em 2008, em todos os distritos de Portugal Continental, nomeadamente em Lisboa, Setúbal e Porto, numa altura em que existem 171 centros de inspecção automóvel em todo o país.

A proposta do novo regime jurídico da actividade de inspecção de veículos está em consulta pública com as associações do sector desde 06 de Janeiro passado.

O futuro regime refere que os centros de inspecção devem dispor de sistema de televigilância para registo de dados dos veículos a inspeccionar, designadamente a leitura dos números de matrícula dos automóveis que entram e saem das linhas de inspecção.

O projecto de novo decreto-lei estabelece as regras de funcionamento dos centros de inspecção e do pessoal ao seu serviço, assim como um regime sancionatório dissuasor da prática de infracções por incumprimento das regras estabelecidas.

Fonte: Motores





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Inspecção Periódica Obrigatória
« Responder #2 em: 05 de Março, 2009, 18:34:58 »
Centros de Inspecções Periódicas multados em 2008

No ano passado foram realizadas 1.176 acções de fiscalização aos 171 Centros de Inspecção Técnica de Veículos (CITV), tendo sido instaurados 117 autos de contra-ordenação.

Dos 117 autos de contra-ordenação instaurados, 107 foram a inspectores por não cumprimento das normas legais, regulamentares e técnicas, sete às entidades autorizadas para o exercício da actividade e três aos apresentantes do veículo à inspecção periódica, adianta o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT).

Os dados referem também que 134 CITV foram inspeccionados entre cinco e nove vezes, 22 entre 10 e 13 vezes e outros 15 centros foram fiscalizados quatro vezes.

De acordo com o IMTT, as acções de fiscalização aos CITV aumentaram 17,4% no ano passado relativamente a 2007, quando se realizaram 1.001 inspecções aos 171 centros.

Em consequência das 1.001 acções de fiscalização realizadas em 2007 foram instaurados 99 autos de contra-ordenação, dos quais 76 foram a inspectores por não cumprimento das normas legais, regulamentares e técnicas, 21 às entidades autorizadas para o exercício da actividade e dois aos apresentantes do veículo à inspecção técnica periódica.

Fonte: Motores





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« Responder #3 em: 14 de Setembro, 2009, 18:10:58 »
Inspecções mais caras a partir de amanhã


As inspecções automóveis ficam mais caras a partir de amanhã (sábado 12/09), mais 27 cêntimos nas vistorias a veículos ligeiros e 41 cêntimos nos veículos pesados, segundo uma portaria publicada hoje em Diário da República.

O aumento é realizado com base na taxa de inflação prevista para 2009 e justificado pelo Governo com a actualização anual dos preços das tarifas de inspecção, reinspecção e emissão de segundas vias da ficha de inspecção.

Os maiores aumentos registam-se nas inspecções extraordinárias, que aumentam 95 cêntimos e passam a custar 79,98 cêntimos, e nas inspecções de veículos pesados, cujo aumento de 41 cêntimos eleva a tarifa para os 34,29 cêntimos.

Assim, a inspecção de um veículo ligeiro passa a custar 22,91 euros (mais 0,27 cêntimos), e a de pesado 34,29 euros (mais 41 cêntimos), enquanto que o preço para novas matrículas é de 57,19 euros (mais 0,95 cêntimos). A estes valores acresce ainda a taxa de IVA de 20 por cento.

Fonte: AutoPortal





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« Responder #4 em: 23 de Outubro, 2009, 16:41:36 »
Portugal condenado por restringir centros de inspecções


O Tribunal de Justiça europeu condenou, hoje, Portugal por impor restrições à liberdade de estabelecimento de empresas que pretendem exercer a actividade de inspecção de veículos, desrespeitando as regras comunitárias.

«O Tribunal de Justiça considera que as condições controvertidas de acesso à actividade de inspecção técnica de veículos, impostas pela legislação portuguesa, constituem um obstáculo à liberdade de estabelecimento», lê-se no acórdão do Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias lido no Luxemburgo.

De acordo com o acórdão, Portugal não cumpriu as obrigações relativas à liberdade de estabelecimento, ao impor restrições à liberdade de estabelecimento de organismos de outros Estados Membros que pretendam exercer em Portugal a actividade de inspecção de veículos.

O Tribunal condena, principalmente, a parte da legislação portuguesa que subordina a concessão de autorizações ao interesse público, exige um capital social mínimo de 100 mil euros, limita o objecto social das empresas e impõe regras de incompatibilidade aos sócios, gerentes e administradores.

Fonte: Auto Hoje





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« Responder #5 em: 13 de Maio, 2010, 16:11:13 »
Liberalização dos centros de inspecção arranca em Agosto


Novo regime de livre acesso e de exercício da actividade dos centros de inspecção prevê também um sistema de preços mais atractivo

A livre abertura de centros de inspecção automóvel e o fim do sistema de preços fixos arranca em meados de Agosto, com um regime de transição que vai durar cinco anos, segundo um diploma publicado hoje em Diário da República.

O novo regime de livre acesso e de exercício da actividade dos centros de inspecção de veículos (decreto-lei 48/2010), aprovado em Março pelo Conselho de ministros e publicado terça-feira em Diário da República, cria um novo sistema de preços com o objectivo de os tornar mais baratos.

O diploma ainda vai ser regulamentado, até finais do ano, mas o preâmbulo do novo regime já determina que, "abaixo de um valor a determinar, os centros de inspecção podem praticar preços mais baixos" e que, findo aquele período transitório, as tarifas passam a ser "livres, abaixo de um valor fixado".

Durante o período transitório de cinco anos as tarifas de inspecção continuam a ser de valor fixo e a abertura de novos centros está sujeita a limitações. Mas findo esse período a abertura de um centro de inspecção passa a ser livre para as entidades que cumpram os requisitos técnicos e de segurança que o diploma impõe.

No entanto, ressalva o diploma, nenhuma entidade gestora (centro de inspecção), "individualmente ou mediante participação directa ou indirecta noutras entidades", pode exercer a actividade de inspecção em mais de 40% dos centros de inspecção em funcionamento numa mesma região.

O Governo alega que, dos 308 municípios existentes, 161 não têm centros de inspecção, obrigando à deslocação dos consumidores, e que o novo regime vai acabar com este problema ao fomentar a abertura de mais centros.

O agendamento electrónico da inspecção do veículo vai começar a ser possível a partir do início do próximo ano, medida que o Governo considera que aumenta a eficiência no atendimento e reduz o tempo perdido com esta obrigação legal.

Fonte: AutoPortal





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Re: Inspecção Periódica Obrigatória
« Responder #6 em: 14 de Maio, 2010, 12:24:03 »
VOU ABRIR UM CENTRO !!!

venham todos, passa TUDO !!!

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Re: Inspecção Periódica Obrigatória
« Responder #7 em: 14 de Maio, 2010, 18:25:05 »
VOU ABRIR UM CENTRO !!!

venham todos, passa TUDO !!!

Eu também, mas não passo tudo... passo quase tudo.

Xuning e Pandas martelados reprovo com cartão vermelho  :d_grin:
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

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www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

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Re: Inspecção Periódica Obrigatória
« Responder #8 em: 14 de Maio, 2010, 19:09:35 »
Acho que deviam era apertar mais o controlo... para evitar coisas destas: http://www.gabriel-net.de/forum/showthread.php?t=20821
Uma verdadeira pérola do ilegal... de quem pensa isto:
"Tou mais virado por abarth e k possivelmente será estreviado de algum carro por um preço mais xurudo... se n for do stilo será do grande punto lollol ele irá fikar ilegal a mesma por isso =)"
Ou...
"...o maximo k pode akontecer é ser parado pela bofia e eles mandarem-me abrir o capô cujo a macaneta irá estar sempre partida! se ele manda-me ir a inspeçao B tenho duas hipoteses ou é mudar o motor ou ir pela porta do cavalo!"
E ainda...
"Sim ve me disso por tudo k seja para camufla-lo aos olhos da bofia..."
Portanto... mais controlo, por favor!

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Re: Inspecção Periódica Obrigatória
« Responder #9 em: 14 de Maio, 2010, 22:22:39 »
Eu também, mas não passo tudo... passo quase tudo.

Xuning e Pandas martelados reprovo com cartão vermelho  :d_grin:

os carros do PUERTO NÃO PASSAM !!

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Re: Inspecção Periódica Obrigatória
« Responder #10 em: 14 de Maio, 2010, 22:26:12 »
Acho que deviam era apertar mais o controlo... para evitar coisas destas: http://www.gabriel-net.de/forum/showthread.php?t=20821
Uma verdadeira pérola do ilegal... de quem pensa isto:
"Tou mais virado por abarth e k possivelmente será estreviado de algum carro por um preço mais xurudo... se n for do stilo será do grande punto lollol ele irá fikar ilegal a mesma por isso =)"
Ou...
"...o maximo k pode akontecer é ser parado pela bofia e eles mandarem-me abrir o capô cujo a macaneta irá estar sempre partida! se ele manda-me ir a inspeçao B tenho duas hipoteses ou é mudar o motor ou ir pela porta do cavalo!"
E ainda...
"Sim ve me disso por tudo k seja para camufla-lo aos olhos da bofia..."
Portanto... mais controlo, por favor!
Tu com a vinda do Papa pioraste...........

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Re: Inspecção Periódica Obrigatória
« Responder #11 em: 14 de Maio, 2010, 22:38:52 »
a gente que sinceramente não sei onde tem a cabeça...................... CUSTA TANTO PENSAR UM BOCADO? porque nao andar com tudo legal e direitinho e andar na boa sem pensar que vou ter problemas... que raio.......

que troque de carro, não é difícil....é cada inventor....
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

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Re: Inspecção Periódica Obrigatória
« Responder #12 em: 15 de Maio, 2010, 13:32:41 »
a gente que sinceramente não sei onde tem a cabeça...................... CUSTA TANTO PENSAR UM BOCADO? porque nao andar com tudo legal e direitinho e andar na boa sem pensar que vou ter problemas... que raio.......

que troque de carro, não é difícil....é cada inventor....
Ora lá esta... não era mais simples? Se quer mais cv, mais potência, mais sei lá o quê, prque não troca de carro?
Tipica mentalidade de chico esperto... dar a volta á "bófia", andar ilegal, passar a IPO pela "porta do cavalo"... enfim!

smokeme

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Re: Inspecção Periódica Obrigatória
« Responder #13 em: 15 de Maio, 2010, 14:27:46 »
Ora lá esta... não era mais simples? Se quer mais cv, mais potência, mais sei lá o quê, prque não troca de carro?
Tipica mentalidade de chico esperto... dar a volta á "bófia", andar ilegal, passar a IPO pela "porta do cavalo"... enfim!

e a culpa é de quem?

eu sou apanhado com o carro ilegal e como multa, carro apreendido etc

o local da ultima IPO devia ser inspecionado e comer o dobro.. ha registo de quem inspeciona cada carro na IPO e é facilimo apanhar os espertos..

é verdade que muitas vezes o carro realmente passa na IPO legal e é alterado depois..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

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Re: Inspecção Periódica Obrigatória
« Responder #14 em: 15 de Maio, 2010, 16:21:20 »
e a culpa é de quem?

eu sou apanhado com o carro ilegal e como multa, carro apreendido etc

o local da ultima IPO devia ser inspecionado e comer o dobro.. ha registo de quem inspeciona cada carro na IPO e é facilimo apanhar os espertos..

é verdade que muitas vezes o carro realmente passa na IPO legal e é alterado depois..
Sim, tens razão!
Deve ser penalizado quem prevarica e quem fecha os olhos, ou quem aprova a prevaricação!
São lacunas existentes na legislação... logo aproveitadas pelos chicos espertos!
Por mim... um carro alterado, como neste exemplo, ao ser apreendido deveria seguir logo para abate! Nem mais... seria o melhor incentivo ao cumprimento de legislado!