Autor Tópico: Que Pneus Montar?  (Lida 38158 vezes)

lmml

• Vignale

• *
  • 666

Masculino
  • Texto Pessoal
    Actualmente a Fiat faz Automóveis !!!
Que Pneus Montar?
« em: 21 de Abril, 2009, 16:09:04 »
Boa tarde. Estou a precisar de trocar de pneus. Estou a ver se aguento até Setembro ou Outubro, mas... não sei se chego lá.
  Agora tenho Brigestone Turanza ER300 (com cerca de 50 mil kms) 185/60 R14 82H,mas gostava de ver se há melhor alternativa. Tenho um Punto II,1.3 Multijet,de 5 portas e diáriamente faço estrada com curvas acentuadas,por isso o desgaste dos ombros dos pneus.
  Tenho preferência por muita aderência, mas se houver uma alternativa melhor alternativa aos pneus que agora tenho,de aderência similar,mas que possam aguentar mais kms...!,aceito sugestões.
  lmml
lmml
De volta à Fiat a 24/05/2021, embora de forma inesperada.
Finalmente a Fiat tem híbridos... mas... até chegar à excelencia de alguns Japoneses... se calhar ainda vai demorar.

josue

• Piccolo

• *
  • 63
    • http://
Que Pneus Montar?
« Responder #1 em: 21 de Abril, 2009, 16:18:01 »
Isto não é completamente linear... mas... se queres aderência, vais ter desgaste!!!

Quanto mais macios mais aderentes e também menos duradouros!!!
[ 100 <º)))>< ]

Eu cá sou FANIQUEIRA... e tu? http://www.faniqueira.org/

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Que Pneus Montar?
« Responder #2 em: 21 de Abril, 2009, 16:41:22 »

lmml

• Vignale

• *
  • 666

Masculino
  • Texto Pessoal
Que Pneus Montar?
« Responder #3 em: 21 de Abril, 2009, 16:44:11 »
Isto não é completamente linear... mas... se queres aderência, vais ter desgaste!!!

Quanto mais macios mais aderentes e também menos duradouros!!!
  Claro que não é linear, varia muito de marca para marca, com o estilo de condução e com as estradas onde se anda.
  No forum do Autohoje já me aconselharam vários modelos e marcas, mas achei melhor colocar a mesma questão, ou pedir conselhos a quem possa ter um carro igual, ou similar, pois terá possivelmente melhor noção de que pneus possam resultar melhor no carro.
  Antes esqueci-me de dizer que não tenho condução desportiva (nem o carro é bom para isso), mas geralmente conduzo no máximo de forma despachada, mas até essa cada vez menos. Tenho é diáriamente pela frente, estrada com algumas curvas acentuadas.
  lmml
lmml
Finalmente a Fiat tem híbridos... mas... até chegar à excelencia de alguns Japoneses... se calhar ainda vai demorar.

SpeddyGonzalez

• Piccolo

• *
  • 26
Que Pneus Montar?
« Responder #4 em: 21 de Abril, 2009, 17:20:00 »
Claro que não é linear, varia muito de marca para marca, com o estilo de condução e com as estradas onde se anda.
  No forum do Autohoje já me aconselharam vários modelos e marcas, mas achei melhor colocar a mesma questão, ou pedir conselhos a quem possa ter um carro igual, ou similar, pois terá possivelmente melhor noção de que pneus possam resultar melhor no carro.
  Antes esqueci-me de dizer que não tenho condução desportiva (nem o carro é bom para isso), mas geralmente conduzo no máximo de forma despachada, mas até essa cada vez menos. Tenho é diáriamente pela frente, estrada com algumas curvas acentuadas.
  lmml
Boas,

Eu no meu punto, usei durante uns tempos un pneus que gostei bastante, tanto em seco como em molhado... Posso dizer que se assemelham aos GoodYear F1 GS-D3.

São eles os Toyo Proxes F-08 e custaram na altura 53€ cada um nessa medida.

Não sei é se ainda há esse modelo, é uma questão de se informar.

Cumps
João

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Que Pneus Montar?
« Responder #5 em: 21 de Abril, 2009, 18:05:42 »
Se o custo não é problema, tens um pneu em 185/60-14 que é de longe o melhor de todos:

Michelin Pilot EXALTO PE2
http://ssl.delti.com/cgi-bin/reifenbestell...-106831&dsco=34

Isto porque a Michelin tem para esta medida este modelo desportivo, coisa que a maior parte da concorrência não tem.
Para além disso duram bastante, o que se calhar acaba por compensar o seu superior custo inicial.
Repara que esses pneus e num perfil mais baixo ainda por cima, me aguentaram atrás cerca de 50.000 km num Punto GT, que é um carro turbo com muita potencia e esse anda sempre a apertar nas curvinhas, logo no teu Punto fazem muito mais.

Fizeram 50.000 mas faziam mais, pois ainda me compraram esse par de Michelin.

Apostava que no teu Punto os Michelin Exalto fazem na boa 80.000 atrás.
Na frente depende, mas 40.000 acho que sim.
Tens é que ter atenção ao alihamento da direcção e claro às pressões.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
Que Pneus Montar?
« Responder #6 em: 21 de Abril, 2009, 18:10:01 »
Agora não sei o que pretendes? Ou se pretendes ter o carro muito tempo.
Vais encontrar pneus no mercado a metade do preço destes Michelin.
Eu caso a caso tinha que estudar e então optar pela solução mais equilibrada.

No caso concreto da medida 185/60-14 não têm rival.

Já tive Good-Year NCT5 nessa medida num Punto MK2 e são excelentes.
Mas os Pilot Exalto não têm nada a ver, pois são pneus preparados noutras medidas para carros como os Puntos GTs, Peugeot GTi, Saxo Cup, etc, etc.

Stilo Abarth

Punto GT3

lmml

• Vignale

• *
  • 666

Masculino
  • Texto Pessoal
Que Pneus Montar?
« Responder #7 em: 22 de Abril, 2009, 09:13:47 »
Agora não sei o que pretendes? Ou se pretendes ter o carro muito tempo.
Vais encontrar pneus no mercado a metade do preço destes Michelin.
Eu caso a caso tinha que estudar e então optar pela solução mais equilibrada.

No caso concreto da medida 185/60-14 não têm rival.

Já tive Good-Year NCT5 nessa medida num Punto MK2 e são excelentes.
Mas os Pilot Exalto não têm nada a ver, pois são pneus preparados noutras medidas para carros como os Puntos GTs, Peugeot GTi, Saxo Cup, etc, etc.
  O carro é para durar,não pretendo trocar tão cedo,mesmo que tenha vontade...!
Se por cerca de 60€ cada pneu,conseguir encontrar uns de boa qualidade,sejam Dunlop Fastresponse,Pirelli P6 Cinturato,Continental Premiumcontact2,ou outros,aproveito. Se houver uma promoção imperdivel dos Michelin Pilot Exalto PE2,tipo 80€ cada,aproveito se ainda não tiver comprado nenhum pneu.
  Os GoodYear NCT5,tive de os trocar cerca de um ano antes,por estarem deformados e terem perdido muita capacidade de agarrar à estrada.
lmml

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
Que Pneus Montar?
« Responder #8 em: 22 de Abril, 2009, 18:27:43 »
Bem, eu tive esses Good-Year e eram muito bons, mas não chegaram a fazer 13.000 kms, pois o carro foi trocado.

Stilo Abarth

Punto GT3

lmml

• Vignale

• *
  • 666

Masculino
  • Texto Pessoal
Re:Que Pneus Montar?
« Responder #9 em: 26 de Abril, 2009, 23:22:32 »
 Num dos passeios de fim semana, passei pelo Stationmarché e aproveitei para mirar uns pneus. Uma curiosidade. Os pneus Kormoran, uma das marcas brancas da Michelin, serão identicos aos Kleber BFgoodrch, fabricados possivelmente com compostos que a michelin deixou de usar, logo... naturalmente menos aderentes, a exemplo de Sava e Mabor, de outras grandes marcas?, alguém sabe esclarecer?
lmml

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #10 em: 27 de Abril, 2009, 10:16:06 »
Boas,

Desde que tenho a minha Dobló já experimentei uns poucos de pneus e até agora só os Michelin e os Hankook me parecem os melhores pelo menos para a Dobló e para a minha condução em particular!

Mas os Michelin só são bons até aos 13.000/15.000km depois disso perdem muita aderência e tem tendência a ganhar bolhas nos flancos. São também demasiado caros para a qualidade que supostamente deveriam ter!

Os Hankook que tenho neste momento tem um preço muito bom, 55€ cada um na medida 175/70 14 T e até agora não tenho nada a criticar, já vão neste momento com 6.000Km.

As outras marcas que referiste: Kormoran, Sava, Mabor e Kleber não te aconselho, o preço pode ser muito convidativo mas arrependes-te logo de os ter comprado ao fim de 100 ou 200km, e em piso molhado então nem te falo!

Se quiseres podes sempre optar por BF Goodrich, Yokohama, Goodyear NCT 5 e os Pirelli Cinturato P4, destes últimos dizem maravilhas mas ainda não tive ocasião de experimentar nenhuns!

Cumps,
Luís

lmml

• Vignale

• *
  • 666

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #11 em: 27 de Abril, 2009, 10:49:21 »
  De pneus tenho pouca experiência, tento ler e ver testes, mas às vezes fico com algumas dúvidas com os testes que fazem, tal como aos carros, tenho a certeza que há opiniões tendênciosas, por isso pedi opiniões a quem possa ter experiência com as borrachas que tem no carro.
  Neste carro tive GoodYear NCT5 e achei que perderam a aderência rápido e ficaram deformados. Montei então os Bridgestone Turanza ER300, que quero substituir e gostava de experimentar uma alternativa. Como o meu carro não tem ESP, desejo montar umas boas borrachas, caso contrário até montava pneus de qualidade média no mínimo.
  Os BF Goodrich não têm grande resultado nos testes da Pneucity (não sei bem a fiabilidade dos mesmos), por isso não estar muito para ai virado.
  Para já a ecala de preferência é Dunlop Fasresponse, Pirelli P6 Cinturato/P6, Continental Premiumcontact2 e Bridgestone Turanza ER300, havendo ainda alternativas que ainda não estabeleci preferências.
lmml

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #12 em: 27 de Abril, 2009, 18:47:29 »
Isto dos pneus é muito subjectivo, porque o que resulta bem para uns simplesmente não resulta para outros!

E há vários factores a ter em consideração:

1- O carro que se tem

2 - O tipo de trajectos que habitualmente se fazem

3- O tipo de condução que se pratica

4 - O estado da suspenção do carro (tem muita influência nos desempenho dos pneus)

Estes são os principais factores que determinam se um pneu é bom ou mau para os nossos carros.

Podes até comprar uns pneus muito rascas, (que os há) e nunca teres nenhum problema, como podes gastar um nota nuns pneus
de uma marca conceituada, e andares sempre a reclamar e a achar que com outra qualquer, estarias provavelmente melhor!

Também já passei por uma fase semelhante a essa, mas agora já não. Fartei-me de deitar dinheiro fora e não consegui milagres.

Só mais uma coisa, não compres nunca uns pneus só por causa do visual bonito que possam ter...esses por vezes são os piores!

E mais uma vez te aconselho um pneu da gama média-alta, com preços entre 55 e os 70€. Para o teu carro e para a medida que ele gasta, investir num pneu de alto desempenho não justifica, porque nunca vais tirar proveito deles ( a não ser que faças track days) é deitar dinheiro fora!!!

Cumps,
Luís

lmml

• Vignale

• *
  • 666

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #13 em: 28 de Abril, 2009, 09:18:32 »
Como escrevi no inicio, tenho um Fiat Punto II, 1.3 Multijet, de 5 portas. A minha condução varia entre a calma e a despachada, por vezes (poucas e cada vez menos, uma raridade), lá chego aos "limites".

A suspensão se não está quase nova, anda perto. Levou amortecedores novos em Junho e Julho (e bastante mais firmes) à menos de um ano. Fui a Saragoça com novos atrás e depois do regresso levou os da frente.

Todos os dias vou de Loures até à zona da Gare do Oriente, subindo e descendo a serra de Frielas, com curvas bastante acentuadas, além de várias rotundas no inicio e fim de cada viagem.

Os Bridgestone Turanza ER 300, que não posso nem quero aguentar após Outubro, tenho o problema de se gastarem considerávelmente nas laterais, mas a afinação da suspensão também não ajuda muito.

Por estas razões, quis saber junto de quem perceba melhor de pneus, ou tenha um carro identico, se havia alguma marca ou modelo que pudesse ser mais recomendável.

Se ainda houvesse os Yokohama A 509, eram esses que eu comprava de certeza, mas já não há...!!!

lmml
lmml

ahugo

• Moretti

• *
  • 193
« Responder #14 em: 28 de Abril, 2009, 13:18:00 »
Yokohama Parada....      Não dura, mas agarra....  :sevil: