Autor Tópico: Comparativo Alfa Romeo JTDm Ducati Corse, BMW 120d 177cv e Leon FR 2  (Lida 16544 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Bizarro

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 6952
  • Karma:
    +1/-0
Re:Comparativo Alfa Romeo JTDm Ducati Corse, BMW 120d 177cv e Leon FR 2
« Responder #45 em: 14 de Maio, 2009, 16:06:31 »
Acho que aqui até agora toda a gente disse que o BMW S1 é um excelente carro.
Claro que alguns têm a mesma opinião que eu: o carro é feio!
E no meu caso; e porque sei que o preço sobe sempre muito em relação ao preço de tabela... optava sempre por um Série 3 em detrimento do série 1, pois acabam por ter preços idênticos.

Agora se fosse um "jogo" e me dessem um dos carros:
- Preferia o 123d ao 147 DC
- Preferia o 147 DC ao 120d

Confesso que optaria sempre pelo BMW.. o alfa ficou com a frente muito estranha desde o último toque que lhe deram...

Mas se fosse um mito ou um S1 (e apesar de diferentes..) acho que já escolhia o Mito..
small sports car...


bolasMM_198

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1818
  • Karma:
    +4/-26
Re:Comparativo Alfa Romeo JTDm Ducati Corse, BMW 120d 177cv e Leon FR 2
« Responder #46 em: 14 de Maio, 2009, 20:48:37 »
Um BMW não vale o que pedem por eles???
Onde cá em Portugal?



Sim Nuno. Os BMW's não valem os €€€ pedidos por eles.
Os Fiat's 500's valem. Com aqueles plásticos de tão boa qualidade, como nós tivemos a apreciar lá na IMV.

(clica na imagem, para lutares comigo)[/

go-between

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 771
  • Karma:
    +1/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Hélder Oliveira - Londres, Reino Unido
Re:Comparativo Alfa Romeo JTDm Ducati Corse, BMW 120d 177cv e Leon FR 2
« Responder #47 em: 15 de Maio, 2009, 03:31:54 »
Um BMW não vale o que pedem por eles???
Onde cá em Portugal?



Sim Nuno. Os BMW's não valem os €€€ pedidos por eles.
Os Fiat's 500's valem. Com aqueles plásticos de tão boa qualidade, como nós tivemos a apreciar lá na IMV.

É apenas uma questao de apresentarem argumentos. Se vocês acham que os BMW valem o preço que têm, justifiquem, por favor.
"Some say that he's wanted by the CIA, others say that he sleeps upside down like a bat... All we know is that he's called go-between"

di nunes

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2488
  • Karma:
    +2/-2
Re:Comparativo Alfa Romeo JTDm Ducati Corse, BMW 120d 177cv e Leon FR 2
« Responder #48 em: 30 de Julho, 2009, 14:40:21 »
Depois de se debater sobre o assunto eis que surge o comparativo  :ph34r:

O 147 não ganhou, já não é novidade, mas o velhinho, a carcaça o obsoleto perante os dois jovens cheios de energia, tecnologia, eficaçia, potençia, modernidade, consegue-se destacar com argumentos que não são menos importantes que os que argumentos que definem os opositores como vencedores!

Gostei muito de lêr as qualidades do 147 Ducati Corse...

Aqui vai o comparativo:

"Na sua essência, os compactos desportivos não mudaram muito. O motor continua a ser um dois litros com potências na casa dos 170 cv, as velocidades máximas superam os 210 km/h, os 0 a 100 km/h rondam os oito segundos e o quilómetro de arranque é cumprido em menos de meio minuto. Estes são os dados para se ser competitivo. A diferença, é que, há não muito tempo, isto significava um motor a gasolina e consumos que podiam superar os 20 l/100 km quando se queria tirar partido da performance disponível.

A evolução dos motores Diesel veio mudar isso tudo. Hoje, a não ser numa utilização em pista, por mais que se use e abuse do acelerador, é quase impossível levar este trio a superar os 10 l/100 km – é claro que a performance é servida de uma forma muito menos aguerrida. A emoção de ver a agulha do taquímetro a superar as 7000 rpm acompanhada por uma sonoridade condizente, foi substituída pela “patada” de binário que aparece em poucas centenas de rotações e ainda menos milímetros de curso do acelerador. Esta disponibilidade de força a baixas velocidades torna-os temíveis na “guerra dos semáforos” e confere-lhes uma enorme facilidade na realização de ultrapassagens!

O nosso trio tem os preços base situados entre os cerca de 35 700 euros do novo Seat Leon FR TDI (valor estimado) e os quase 40 000 euros do irreverente Alfa Romeo 147 Ducati Corse 1.9 JTDm Q2 170cv, no qual a estrela é o diferencial autoblocante Torsen. Entre ambos, a BMW pede 36 600 euros por um 120d, o único carro de tracção traseira do segmento.

O Alfa e o Seat não enganam, com as jantes de 18 polegadas, os logótipos específicos a resultarem num aparato estético bem irreverente e desportivo. Comparativamente, o 120d é muito mais discreto, o que, sobretudo nos tempos que correm, também tem as suas vantagens. Porém, o que o 120d compensa essa capacidade de passar despercebido com o facto de ser, de longe, o que maiores possibilidades de personalização admite.

Assim, por cerca de 2 000 euros pode-se optar pelo kit M, o qual é composto por pára-choques mais envolventes (com o traseiro a imitar um perfil extractor), suspensão desportiva M 15 mm mais baixa, volante e punho da caixa M, jantes de 17 polegadas… Se isto não for suficiente, pode-se recorrer à linha de acessórios BMW. Outra opção é comprar o 123d com o motor biturbo de 204 cv.

Acelerar, travar e curvar…
Com os comandos mais leves (sobretudo caixa e embraiagem) e o motor mais progressivo, seja na resposta ao acelerador seja na forma como sobe de regime, o Alfa é o mais fácil de conduzir de forma fluida: tanto em cidade como em estrada. Se na utilização o JTDm em versão de 170 cv ganha pontos por ser o mais cativante, destacando-se pela forma como pega na mudança seguinte sem qualquer quebra de progressão e na elasticidade acima das 4000 rotações, sendo deste trio aquele que tem a personalidade mais gasolina, quando ao ralenti também é o que apresenta o maior nível de vibração.

Já o Seat destaca-se pela posição de condução (os bancos são os que possuem o melhor encaixe), com o conta-rotações em posição central no painel de instrumentos, sendo um dos carros do segmento que proporciona um envolvimento homem/máquina mais completo. Só a resposta mais brusca do TDI 170 (já com injecção commom rail) é que torna a progressão menos fluida. Em compensação, as prestações são ligeiramente melhores, sobretudo nas recuperações em que chega a igualar o BMW 120d.

Por falar nele, devido à caixa algo dura e à embraiagem com a pega mais brusca, o 120d é o que exige mais concentração e empenho para se obter uma marcha fluida quando se circula no meio do trânsito, sobretudo nos primeiros quilómetros. Depois de aquecer a caixa melhora bastante e, quando utilizada com virilidade, ganha uma rapidez e precisão dignas de nota. Quem não precisa de aquecer para demonstrar a sua superioridade é o motor, sendo o mais refinado e discreto dos três. Mais a mais, a sua superior capacidade de aceleração também o destaca dos restantes.

Mas onde as diferenças são mais marcantes é na forma como cada um deles se relaciona com a estrada e o condutor. Beneficiando das vantagens do diferencial Torsen e do eixo dianteiro de triângulos sobrepostos, o Alfa 147 é o rei das curvas lentas (2ª e 3ª) e das longas parabólicas de acesso às Auto Estradas, encontrando sempre mais tracção e traçando uma trajectória mais curta que os seus rivais. De facto, como a acção do diferencial Torsen é muito progressiva, 100% mecânica e sensitiva (o binário é dirigido numa reacção mecânica por antecipação), o controlo de estabilidade (não desligável, embora seja conveniente desligar o controlo de tracção para tirar pleno partido do Torsen, pois o limiar de actuação deste é inferior) nem chega a actuar.

De facto, é notória a capacidade de se acelerar mais cedo e mais forte sem que o eixo dianteiro mostre desejos de alargar a trajectória, muito pelo contrário: a acção do Torsen em aceleração ajuda a fechar a trajectória. Se a curva fecha e temos de tirar o pé em pleno apoio, o Torsen trava a roda dianteira exterior (antecipando a acção do ESP), potenciando, simultaneamente, a estabilidade durante a manobra e a redução de velocidade. De facto, nesta situação, o 147 é o mais neutro e natural dos três, executando o fechar do raio de trajectória (praticamente) sem necessitar de correcções de volante.

Em pisos molhados e ou de fraca aderência a vantagem ainda é maior, chegando a sensação de segurança a aproximar-se da de um carro de quatro rodas motrizes. O 147 só começa a perder alguma da sua soberba em zonas mais rápidas e/ou quando o piso se torna mais irregular, sendo, de longe, a plataforma menos estável em travagens fortes (o pedal também tem um curso demasiado longo e revela tendência a ficar esponjoso), acusando um controlo de movimentos de carroçaria menos eficaz que o dos seus rivais – nota-se bem que é o chassis menos rígido.

Sem poder competir com a rapidez de inscrição e a tracção na saída de curva do 147 nas zonas mais enroladas (mesmo contando a nova função de autoblocante electrónico XDS), sobretudo em pisos e fraca aderência, o Leon é o que oferece a melhor base de trabalho naquela altura em o carro está a fazer tudo ao mesmo tempo: travar forte em mudança de apoio; reduzir uma ou duas relações e absorver as mudanças de perfil da estrada. Aqui o Leon é fantástico, permanecendo estável e controlado – uma das grandes evoluções do Leon está na forma como a suspensão passou a absorver o mau piso sem perder precisão no controlo de carroçaria. A única crítica é que nesta geração o ESP deixou de se poder desligar e, embora bem calibrado, a verdade é que a sua acção é sensível antes que o Leon esgote as suas elevadas margens de estabilidade e controlo. Beneficiando de muita aderência e do chassis mais preciso, o Seat é o que consegue carregar mais velocidade para as curvas.

O BMW possui a dupla distinção de ser o único tracção traseira e o único em que o controlo de estabilidade se desliga a 100%, o que, consoante o prisma, coloca outros desafios ou abre novas possibilidades. Para começar, em pisos molhados exige mais respeito pelo acelerador e uma atitude mais controlada. Por outro lado, combinando a tracção posterior com a distribuição de pesos equitativa sobre os dois eixos, implica que tirar o melhor partido dele exige uma acção mais coordenada entre travões, volante e acelerador. Quer isto dizer que, se provocamos uma subviragem demasiado evidente logo na entrada da curva, o motor não tem a potência (nem a rapidez de resposta) para que a possamos corrigir em aceleração. Entretanto, uma desaceleração demasiado brusca pode originar uma sobreviragem de inércia, a qual necessita de pronta correcção.

O “truque” está em utilizar ao máximo a aderência da frente para deixar a traseira “vulnerável”, podendo depois utilizar-se o acelerador para ajudar a enrolar o resto da trajectória. Para os mais desportivos, um autoblocante iria aumentar bastante a eficácia do 120d (a Schnitzer tem essa opção em catálogo). A suspensão desportiva, tanto a M (só molas) como a BMW Performance (molas específicas ainda mais curtas que rebaixam o carro em 25 mm, amortecedores e barras estabilizadoras) melhoram bastante a precisão a alta velocidade. Por fim, para além de ser o que anda mais, o BMW também é o que gasta menos: em ritmo desportivo Alfa e Seat ficam acima dos 9 l/100 km e o BMW custa-lhe a superar os 8 l/100 km. "

Fonte: http://www.autohoje.com/index.php?option=com_content&task=view&id=75926&Itemid=365&limit=1&limitstart=1

No anexo segue as imagens com o veredicto final!







« Última modificação: 30 de Julho, 2009, 15:03:49 por di nunes »

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27584
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re:Comparativo Alfa Romeo JTDm Ducati Corse, BMW 120d 177cv e Leon FR 2
« Responder #49 em: 30 de Julho, 2009, 18:10:37 »
Destaque para o item "qualidade do habitáculo", com um empate ALFA e BMW e o SEAT abaixo.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

di nunes

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2488
  • Karma:
    +2/-2
Re:Comparativo Alfa Romeo JTDm Ducati Corse, BMW 120d 177cv e Leon FR 2
« Responder #50 em: 31 de Julho, 2009, 11:02:46 »
"O Alfa é o mais memorável"  <_<


 :mellow:

ricardocunha

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 108
  • Karma:
    +0/-0
Re:Comparativo Alfa Romeo JTDm Ducati Corse, BMW 120d 177cv e Leon FR 2
« Responder #51 em: 08 de Agosto, 2009, 08:44:38 »
o que me chateia neste comparativos é a tendência para carros alemães e do grupo Vw. A nível técnico as diferenças não são muitas, havendo vantagens em cada um dos carros, mas a nível dos pontos atribuidos nota-se que os jornalistas são muito tendenciosos a mandar carros italianos abaixo, e este teste é mais um deles.

Já vi testes realizados no estrageiro, nomeadamente na alemanha, frança e reino unido, onde não ha tanta diferença de pontos com carros italianos e outras marcas, chegando em muitos casos a ganhar comparativos. Só por cá é que ter um carro italiano é mau sinal pelos vistos...

Aliás, para vermos a diferença, em vez de lermos um que um jornalista tendencioso para alemães diz, o melhor é pegar e irmos ao www.carsurvey.com e vermos por exemplo o que as pessoas dizem dos carros VW que têm e ver a quantidade deles que atribuem pontuação negativa e depois fazer o mesmo com um Fiat por exemplo. Já o fiz e garanto-vos que a maioria gosta mais da Fiat do que os carros alemães em geral.

 Eu não sei se o jornalista é pago, se tem um VW, se o pai irmao tio primo trabalha na VW, se o gajo da WV o convida para ir almoçar de quando em quando etc, sabemos que isso existe noutras áreas e no jornalismo não é diferente, álias é algo muito usal na acessoria de comunicação fazer dessas coisas.

Agora é triste pegar numa revista e ver sempre um italiano em ultimo. Epa já andei no VW Golf de 2001 e num AR 147 de 2000 e achei que o alfa que era a versão base do modelo (1.9JTD mas com menos equipamento) era muito superior ao golfo em tudo: acabamentos, qualidade dos materiais, barulho do motor, andamento, consumos, conforto á frente e a trás (apesar de ter pouco espaço para pernas no alfa).
Fiat Marea 1.9 TD 100 HLX 98 - 130 000 Km VENDIDO!
Fiat Punto 1.3 Multijet 70cv 2003 - 200 000 km
Seat Ibiza 1.9 TDI 99 - Turbo partido aos 200mil km
Seat Ibiza 1.4 TDI 2004 - Motor colou aos 230mil km
Alfa Romeo 156SW 1.9JTD 115CV 2002 - 240mil km

fiatauto

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 151
  • Karma:
    +0/-0
Re:Comparativo Alfa Romeo JTDm Ducati Corse, BMW 120d 177cv e Leon FR 2
« Responder #52 em: 10 de Agosto, 2009, 16:06:12 »
BMW com o kit M a conversa já era outra :rolleyes:

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27584
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re:Comparativo Alfa Romeo JTDm Ducati Corse, BMW 120d 177cv e Leon FR 2
« Responder #53 em: 11 de Agosto, 2009, 04:28:52 »
BMW com o kit M a conversa já era outra :rolleyes:

Pois, mas esse custa muito mais €€€€€
Já dava para um 159 ou Brera.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

di nunes

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2488
  • Karma:
    +2/-2
Re:Comparativo Alfa Romeo JTDm Ducati Corse, BMW 120d 177cv e Leon FR 2
« Responder #54 em: 11 de Agosto, 2009, 15:03:00 »
Exacto!!!

E no meu caso, seja os outros todos os melhores eu escolheria sem duvida um desses modelos!

Uma Alfa 159 TI e qualquer coisa de espectacular, com o motor 2400 JTDM 5 cilindros de 210 cavalos e com o diferençial Q4...que carro suberbo :wacko:

O Brera está mais que apresentado é outro...a duvida seria mesmo qual destes dois escolher  :unsure:

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27584
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re:Comparativo Alfa Romeo JTDm Ducati Corse, BMW 120d 177cv e Leon FR 2
« Responder #55 em: 11 de Agosto, 2009, 21:25:36 »
Brera 3200 V6  :wacko:
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

nandozender

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 561
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    AℓƒαRσмєσ147 Dυ¢αтιCσяѕєQ2 Eνσ
Re: Comparativo Alfa Romeo JTDm Ducati Corse, BMW 120d 177cv e Leon FR 2
« Responder #56 em: 17 de Setembro, 2010, 21:51:07 »
Sou suspeitO::ja andei no 123d  tbm de um amigo meu....e ele no meu que embora nao tenha os 170cv do do comparativo e ele acho que se nao o tirasse de la ele nao saia...
 :alfa: :alfa: :alfa:
[img width= height= alt=Uploaded with Avramovic Web Solutions ImageShack Hotspot" title="Uploaded with Avramovic Web Solutions ImageShack Hotspot" border="0]http://img580.imageshack.us/img580/4498/67962651horz.jpg[/img]

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27584
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Comparativo Alfa Romeo JTDm Ducati Corse, BMW 120d 177cv e Leon FR 2
« Responder #57 em: 20 de Setembro, 2010, 05:28:55 »
Sou suspeitO::ja andei no 123d  tbm de um amigo meu....e ele no meu que embora nao tenha os 170cv do do comparativo e ele acho que se nao o tirasse de la ele nao saia...
 :alfa: :alfa: :alfa:


23d é outra coisa pá
Esse carro é biturbo e muito mais caro.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

kimo

  • Moderação
  • Abarth

  • Offline
  • ****
  • 3650
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Helder Silva - Vila das Aves
Re: Comparativo Alfa Romeo JTDm Ducati Corse, BMW 120d 177cv e Leon FR 2
« Responder #58 em: 20 de Setembro, 2010, 10:05:24 »
Agora que façam com o giulietta :d_grin:

vêm-me estas artistas da AH comparar um 147 Ducati corse a um Leon FR :puke:


engraçado é nao porem o A3 ..... eh eh eh sabem que leva no pêlo :point:

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27584
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0