benvindo aos Fiatistas ... 
"coisa" vermelha
queres dizer, aquele bólide vermelhão de por os olhinhos colados nele ^_^ ^_^ ^
um espanto a tua máquina, acho que nunca tinha visto a não ser de vez em quando nas pesquisas na net e sempre de outros paises ... sabes por acaso quantos exemplares desses existem no N/ "country" B)
Quantos existem no País, de facto não sei quantos são, mas de certo muito poucos.
Deixo aqui um pequeno resumo das unidades que foram feitas.
Segundo reza a história, são consideradas três séries (duas europeias e uma americana), para um conjunto de cinco versões.
A 1.ª Série, foi posta à venda entre 1975 e 1978, com a sigla
BMontecarlo, da qual foram feitas 3.835 unidades, com as seguintes versões:
- Spider, c/volante à esquerda, 1423 unidades.
- Spider, c/volante à direita, 334 unidades.
- Coupé, c/volante à esquerda, 1623 unidades.
- Coupé, c/volante à direita, 455 unidades.
É também neste período que nasce a série que não deixa de estar agarrada à anterior, exclusivamente para exportar para os Estados Unidos da América do Norte, sendo-lhe atribuído o nome de Scorpion, não colidindo assim com a versão Montecarlo da Chevrolet.
Da série Scorpion, só foram feitas versões Spider, todas com volante à esquerda, num total de 1801 unidades.
As grandes diferenças entre o modelo europeu e americano residem no motor, um 2.0 litros de 118 CV no europeu e um 1.8 litros de 81 CV no americano, cumprindo este as normas anti-poluição que o Tio Sam desde cedo implementou na sua indústria automóvel. No exterior e em traços gerais, o Scorpion tem um farol redondo de cada lado, para-choques mais robustos e penso que com amortecedor como era norma nos carros americanos, e diferentes padrões interiores.
Como nota e para quem viu o 1.º Filme do Herbie (Um carocha dos diabos), numa das cenas aparece o Lancia Scorpion.
E então chegamos à 2.ª Série europeia, nascida entre 1979 e 1982, tendo a Lancia deixado cair o
B(eta) e passa a denominá-la simplesmente de Montecarlo.
É a partir desta pequena alteração que eventualmente se consegue ver rápidamente qual das séries é (estou a falar só das europeias), uma vez que a 1.ª na sua trazeira tem a sigla BMontecarlo e na 2.ª como o meu diz só Montecarlo, isto evidentemente se a sigla lá se mantiver ou não fôr trocada, pois é muito fácil pôr a 1.ª Série com o mesmo visual da 2.ª, com o dispêndio de alguns "aérios" evidentemente.
Então desta série foram feitas 1949 unidades, com as seguintes versões:
- Spider, c/volante à esquerda, 564 unidades.
(Uma é a minha) - Spider, c/volante à direita, 253 unidades.
- Coupé, c/volante à esquerda, 951 unidades.
- Coupé, c/volante à direita, 172 unidades.
As diferenças entre estas duas séries encontra-se no motor, apesar de manter o 2.0 litros, o mesmo foi revisto passando agora a debitar 120 CV, na grelha frontal, no símbolo (apanhou a alteração entretanto surgida do logótipo), jantes, substituição dos painéis laterais junto ao compartimento do motor que eram inteiriços, passando a vidro acrílico (melhorando substancialmente a visibilidade) e padrões interiores.
Cumprimentos para todos,