Autor Tópico: SOS NA AUTO-ESTRADA  (Lida 2012 vezes)

fiat 600 1958

• Abarth

• *
  • 2779
    • http://
SOS NA AUTO-ESTRADA
« em: 02 de Setembro, 2009, 06:57:23 »
SOS NA AUTO-ESTRADA - Aviso muito importante !!! Nunca é demais relembrar....

Aviso muito importante
Na eventualidade de terem um acidente, avaria ou pneu furado, numa auto-estrada, a primeira coisa a fazer, é   abandonar imediatamenteo carro, levando o telemóvel e passar para o lado de fora da guarda de segurança (rail) !
Aí, já em segurança, devem ligar para a emergência 112, ou assistência em viagem, a pedir auxílio.
 Ninguém deve ficar dentro do carro imobilizado, numa auto-estrada, nem junto do mesmo.
Inexplicavelmente, há uma qualquer tendência para que os outros carros que circulam, embatam no veículo imóvel. . .

Este conselho foi dado por um médico amigo, muito experiente e que trabalha há muitos anos no INEM e que, infelizmente, presencia frequentemente situações que dificilmente poderemos imaginar...
Aviso final

Não sejas egoísta e divulga este conselho junto dos teus amigos !
                  Não é obrigatório, mas eliminas a possibilidade de eventuais remorsos...

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
Re:SOS NA AUTO-ESTRADA
« Responder #1 em: 02 de Setembro, 2009, 10:46:07 »
Exacto,

Isso é o procedimento mais acertado a fazer e convém ainda deixar também os 4 piscas ligados e o triângulo de sinalização bem visível, de modo a assinalar bem a presença do veículo na berma da auto estrada!

Todo o cuidado é pouco nessas situações, mas por cá o Tuga tem sempre a tendência para facilitar e não se incomodar muito, mais por comodismo do que por outra coisa!

Cumps,
Luís

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #2 em: 02 de Setembro, 2009, 11:02:55 »
Eh pah não sejam assim!

Eu na IC 17 CRIL, à saída do Túnel do Grilo (sentido Ponte Vasco da Gama - Algés) em Lisboa, quando ainda tinha o Stilo, vi um caso desses... mas encostado à faixa da esquerda junto ao separador, tapado pela curva em sentido descendente em sem qualquer sinalização... o dono estava na berma atrás do rail ao telemóvel.

Ainda hoje estou para saber como é que não desfiz o Stilo na traseira desse carro, ou como não me despistei... pois quando o vi ainda consegui desviar-me para a faixa do meio e passar... isto era numa Segunda Feira às 9:30 (hora de ponta), numa zona onde circulas a mais de 100km/h!

Não sei se quem vinha atrás teve a mesma sorte.

Agora pergunto eu... de que serve alguns avisos se continuamos a ver "assassinos" a fazer coisas absurdas nas estradas, coisas sem explicação, e mais... se parares para dar uma "mija" és multado... mas se abandonares o carro lá, fica lá para quem quiser levar umas peças, isso é muito usual ver-se... caros desmembrados em AE ou IP.

É um conselho para dar aos amigos, sim... mas não serve de muito, pois se for para mudar um pneu... terás que ser tu a fazer... convém obviamente é identificares o melhor possível o carro, com as luzes, piscas e triangulo e tu com colete! e encostares o melhor possível À BERMA, e não ao separador central.

Fiquem bem.
« Última modificação: 02 de Setembro, 2009, 11:08:32 por BlueCat »
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

sousart

• Abarth

• *
  • 2690

Masculino
  • Texto Pessoal
    Sousa, Águas Santas
    • Fiatistas
« Responder #3 em: 02 de Setembro, 2009, 11:22:09 »
belo conselho e claro que nunca é demais passar estas informações ... :mellow:

EduardoASG

• Piccolo

• *
  • 60

Masculino
« Responder #4 em: 02 de Setembro, 2009, 20:16:28 »
Bom conselho.. e por favor, não percam tempo a ir buscar carteiras ou objectos à viatura sinistrada.

bude

• Zagato

• *
  • 1947

Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
« Responder #5 em: 03 de Setembro, 2009, 12:43:43 »
... Eu na IC 17 CRIL, à saída do Túnel do Grilo (sentido Ponte Vasco da Gama - Algés) em Lisboa, quando ainda tinha o Stilo, vi um caso desses... mas encostado à faixa da esquerda junto ao separador, tapado pela curva em sentido descendente em sem qualquer sinalização... o dono estava na berma atrás do rail ao telemóvel.

Ainda hoje estou para saber como é que não desfiz o Stilo na traseira desse carro, ou como não me despistei... pois quando o vi ainda consegui desviar-me para a faixa do meio e passar... isto era numa Segunda Feira às 9:30 (hora de ponta), numa zona onde circulas a mais de 100km/h!

Não sei se quem vinha atrás teve a mesma sorte...

BlueCat, quero dizer algumas coisas:

- Ainda bem que te safaste.
- É evidente que é uma situação difícil e que todos podemos cair.
- Conseguiste safar-te porque arranjaste um buraquinho no meio dos outros carros, tiveste destreza física e mental e tinhas um bom carro.

Mas...

- Se batesses a culpa era tua, por não conseguires parar no espaço livre e visível à tua frente como diz o código da estrada.
- Achas que o indivíduo queria o carro ali? Se tu tiveste dificuldade no meio do trânsito da hora de ponta, como é que se tira dali um carro avariado?
- Se me vais dizer que ele, quando o carro começou a parar, devia ter ido para a direita, digo-te que não dá. Eu vivi uma situação dramática de um motor (VW) parar e deixar-me à deriva num cruzamento. Por milimetros não levei com um em cima. Se alguém me batesse por trás ou do lado esquerdo, para onde eu virava, era culpado, porque não respeitou a distância de segurança. Quanto ao veículo que vinha de frente e que eu entupi (e que apanhou um cagaço, tal como eu) por falta do motor, à partida, a generalidade das pessoas diriam que não teria culpa, mas....  Eu, como estudioso da condução, vou mais longe e digo que ele (como quase todos nós faríamos) não deu margem para um imprevisto (que efectivamente aconteceu). Se tivesse acontecido o acidente, a bófia e os estapores das companhias de seguros lixavam-me só a mim, mas se viessem peritos ingleses ou americanos atribuiriam culpas aos dois.
_ A distância de segurança não é só em relação ao carro da frente mas sim a todos os veículos e a tudo o que compõe as vias e não é medida em metros mas sim em segundos.

Para não me alongar, vou só referir mais uma vez os cursos de condução avançada que me abriram novas perspectivas e que me tornaram um condutor muito mais seguro, mesmo quando me delicio...

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #6 em: 03 de Setembro, 2009, 13:19:57 »
Boas.

Bem, Renato... aquilo aconteceu em sentido descendente, logo mesmo com o carro desligado podia continuar mais uns 500m (do Tunnel até a A8) pelo menos, e nessa distância podia chegar à berma.

Eu no meu Uno 45S à entrada do Tunel da João XXI (Olaias - Praça de Espanha), o carro perdeu toda a energia, quando liguei os farois, e mesmo sem ignição (partiu-se um fio na ignição, quando liguei os médios) o carro continuou até chegar à faixa de emergencia que existe no tunel, pois aproveitei a descida!

No caso da CRIL que eu descrevi, até podia ter sido as rodas que não se mexiam... mas pelo menos os piscas e o triangulo teria que ser usado!

Pois o coitado que batesse, seria sempre culpado por excesso de velocidade... mesmo não tendo culpa nenhuma
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

bude

• Zagato

• *
  • 1947

Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
« Responder #7 em: 03 de Setembro, 2009, 14:07:37 »
Boas.

Bem, Renato... aquilo aconteceu em sentido descendente, logo mesmo com o carro desligado podia continuar mais uns 500m (do Tunnel até a A8) pelo menos, e nessa distância podia chegar à berma.

Eu no meu Uno 45S à entrada do Tunel da João XXI (Olaias - Praça de Espanha), o carro perdeu toda a energia, quando liguei os farois, e mesmo sem ignição (partiu-se um fio na ignição, quando liguei os médios) o carro continuou até chegar à faixa de emergencia que existe no tunel, pois aproveitei a descida!

No caso da CRIL que eu descrevi, até podia ter sido as rodas que não se mexiam... mas pelo menos os piscas e o triangulo teria que ser usado!

Pois o coitado que batesse, seria sempre culpado por excesso de velocidade... mesmo não tendo culpa nenhuma

Claro que tinha que sinalizar. Mesmo que os piscas não funcionassem, ainda havia o triângulo. Custa muito a aceitar que falhasse tudo e ainda por cima o triângulo. Aí é que era uma bela multa.
Mas agora repara, o tópico começou por dizer (e bem) que mesmo na berma não se está seguro, e como é colocar o triângulo na faixa da esquerda? O indivíduo terá sido inconsciente ou acobardou-se?
A situação não era fácil para ninguém e é fácil estarmos sentados aqui a comentar. Ainda bem que te safaste, tanto na CRIL como no túnel da João XXI.