Autor Tópico: Desligar EGR Grande Punto 1.3MJ 75cv  (Lida 13569 vezes)

Carkov

• Encartado

• *
  • 127
    • http://
Desligar EGR Grande Punto 1.3MJ 75cv
« em: 28 de Dezembro, 2009, 23:15:20 »
Boas a todos.

Há muito que já não passava por cá, porque felizemnte o meu carrito não me tem chateado muito, sendo assim, também não vos chateios a vocês!

Ora bem, o que eu queria saber, é se há alguem que saiba como desligar a EGr do 1.3Mj 75cv. A minha tá nas couves, na Fiat dizem que não dá para desligar, na Bosch dizem que dá para desligar electronicamente mas depois dá erro de avaria...

Dizem também que tapar a válvula dá erro também!

Se alguem souber como eliminar definitivamente a válvula e esteja disposto a fazer o trabalho mande PM ou diga qualquer coisa!!!!

Obrigado e cumprimentos

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re:Desligar EGR Grande Punto 1.3MJ 75cv
« Responder #1 em: 29 de Dezembro, 2009, 14:44:21 »
A Bosch tem razão, da mas não dá devido a acender a luz de avaria..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

italianjob

• Zagato

• *
  • 2071
« Responder #2 em: 29 de Dezembro, 2009, 15:38:24 »
como muita gente faz e meter uma esfera no tubo de vacuo que liga a egr mas vai te acender a luz , para a poderes desligar sem acender a luz tens de a eleminar electronicamente .
lancia delta hf turbo 2.0 8v turbo (SOLD)
VW golf 2 1.6 GTD CL+ (SOLD)
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 1  all stock (SOLD)
fiat punto GT 2
Lancia thema 2.0 16v turbo (ha venda)
Audi A6 avant 1.9 TDI

$nk

• Piccolo

• *
  • 40

Masculino
« Responder #3 em: 29 de Dezembro, 2009, 23:17:20 »
nos 1.3 multijet desligar a EGR dá raia, não é nada aconselhado, o motor fica todo atrofiado.

já ouvi falar que a unica maneira é desliga-la parcialmente electronicamente, mas não faço ideia como isso funciona.

Abraço
Punto Mk2 Hgt - 2000  |  Gpunto 1.3Mjet - 2006

pedrovsky

• Abarth

• *
  • 3541

Masculino
« Responder #4 em: 30 de Dezembro, 2009, 00:24:30 »
Ainda não conheço ninguém que desligue a EGR electrónicamente, tens de meter uma esfera a tapar o tubo que vai para a EGR e nunca masi te chateia, assim anulas mecanicamente!
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

Carkov

• Encartado

• *
  • 127
« Responder #5 em: 30 de Dezembro, 2009, 02:08:33 »
Boas.

A esfera é como eu tinha no meu TD100... mas são tecnologias diferentes... no T100 desligar a EGR não dava código de erro nenhum, talvez porque a válvula fosse "semi-eléctronica".

No 1.3MJ se a tapar ou desligar dá sempre erro... a tecnologia é uma treta... meus ricos carburadores :)

Tou a ver que ou tento tirar aquilo para limpar e me arrisco a fazer porcaria, ou então tenho que meter nova.

Mas o que é estranho, é que li num forum Italiano, que há em Itália, quem consiga fazer "desaparecer" a EGR da centralina, através de um remapeamento da mesma, ou seja fazer uma "repro" mas com o fim não de ter mais potência, mas sim de fazer desaparecer da centralina a informação de que existe uma válvula EGR no carro...

Enfim... lá se vão mais uns euritos...

60000km... EGR nova... ok a repro tb ajuda a sujar a válvula... enfim, o material tem sempre razão!

Cumps

$nk

• Piccolo

• *
  • 40

Masculino
« Responder #6 em: 30 de Dezembro, 2009, 08:36:55 »
é um questão de sorte, o meu gp 75 tem 118 mil, com repro desde dos 30 mil, e nem ver problemas na egr.

Abraço
Punto Mk2 Hgt - 2000  |  Gpunto 1.3Mjet - 2006

pedrovsky

• Abarth

• *
  • 3541

Masculino
« Responder #7 em: 30 de Dezembro, 2009, 09:46:38 »

Mas olha não desanimes porque estive a pesquisar e acho que a vilauto já consegue desligar eletronicamente, liga para lá!

- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

italianjob

• Zagato

• *
  • 2071
« Responder #8 em: 30 de Dezembro, 2009, 20:41:33 »
vai a casa onde fizeste a repro e pergunta se conseguem ileminala , ha muitas casas que a eleminam da electronica no almeida e lamas sei que eleminam nao sei e se e em todos os carros ou so alguns
lancia delta hf turbo 2.0 8v turbo (SOLD)
VW golf 2 1.6 GTD CL+ (SOLD)
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 1  all stock (SOLD)
fiat punto GT 2
Lancia thema 2.0 16v turbo (ha venda)
Audi A6 avant 1.9 TDI

Carkov

• Encartado

• *
  • 127
« Responder #9 em: 03 de Janeiro, 2010, 14:19:46 »
Boas.

Bem nunca pensei que um motorzinho 1.3MJ tivesse tanta tecnologia e tretas pa dar cabo da cabeça!

A válvula do G Punto fica mesmo por trás do bloco, aquilo para se conseguir tirar é um grande pincel... é cabos, fios, tubos fichas etc etc.

como não pesco da coisa, aproveitei uma ideia tirada dum forum italiano.

Passo a explicar:

A parte onde encaixa a ficha da EGR tem dentro um embolo que encosta numa mola que a válvula tem.

Ora esse embolo é que faz a válvula abir ou fechar, sendo que quando o carro esta ao relanti o embolo está para baixo a pressionar a mola (válvula aberta) e em andamento supostamente o embolo vai recolhendo para permitir o fecho da válvula.

O que fiz foi o seguinte:

EColoquei 3 anilhas (cerca de 5mm no total) entre a parte onde tem o controladr do embolo (parte plática) e ae o proprio corpo da válvula.
Apertei tudo novamente, liguei ficha e etc.

Rsumindo o embolo não encosta á mola da válvula, logo esta está sempre fechada.

Sei que vai dar erro mais tarde ou mais cedo, mas enquanto não tiver &$$$ para trocar a válvula fica assim!

Acho que não me enganei em nada do que disse eheheh

Cumps

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
« Responder #10 em: 03 de Janeiro, 2010, 14:37:59 »
mas ai está, por muito que se faça a centralina vai sempre dar erro de EGR e acaba por acender a luz..

a EGR faz parte do programa da centralina, não é qualquer um que se atreve a removela electronicamente, geralmente apenas se reduz o uso para 0 mas acaba por dar erro..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

Carkov

• Encartado

• *
  • 127
« Responder #11 em: 03 de Janeiro, 2010, 16:55:11 »
Exacto.

Para a remover só mesmo alterar a programação da centralina nesse campo, ou seja fazer a centrallina esquecer que há uma EGR.

Há quem o faça, até já vi Kit supressores de EGR na net.

Ontem desliguei a ficha da válvula e só deu codigo de erro passado cerca de 40km. Voltei a meter e o erro continuava lá.

Só depois de desligar o carro, jantar e etc é que deixou de acusar.

Enfim sei que aquilo vai dar erro como é logico, mas isso é o menos.

O pior é se tiver outro problema qualquer e vou pensar que tá o código de avaria acesso por causa da EGR.

Enfim, nada é perfeito!

Cumps

Carkov

• Encartado

• *
  • 127
« Responder #12 em: 09 de Janeiro, 2010, 11:35:16 »
Boas.

Bem voltando á minha pergunta inicial... sim é possivel desligar a EGR do 1.3MJ.

Depois da engenhoca que fiz, e que já descrevi, e passado 1 dia apareceu-me codigo de avaria no CB. Tudo ok já estava á espera.

O que não esperava é que passado outro dia o código de avaria desaparecesse e que não voltasse mais, isto já lá vão 4 dias.

O unico problema que até agora detectei, é o seguinte: ligando o carro, tem que se fazer para aí 1km até estar "normal", porque aquilo quando se desliga o carro a válvula deve abrir um pouco, também não sei,  e só depois de andar é que volta a fechar.

De resto tudo ok. Consumo tá igual, acho que a baixar um pouco, mais força em baixa (mesmo com repro só tinha "turbo" ás 1800rpm, agora tá a entrar ás 1600, o que nos 1.3 é uma diferença notável, porque assim quase não existe o tal "poço")

Fumo é o mesmo, só noto é quando paro o carro em casa, e como tenho paredes de ambos os lados, que cheira umm bocado a fumo, mas deve ser normal digo eu!

Ah o mais interessante: fui á Fiat, e os gajos juraram a pés juntos que era impossivel anular ou desligar a válvula.

Pedi para por o carro no Examiner ou lá como aquilo se chama... resultado, a válvula está sempre fechada, á excepção de quando se liga.

Epá até pode não dar como eles dizem, eu secalhar é que me enganei demais e dei a volta á coisa :)

Cumps e obrigado pela a juda

Ah.. isto n dá para por no do it yourself lol?
« Última modificação: 09 de Janeiro, 2010, 11:45:23 por Carkov »

Fernando Torres

• Piccolo

• *
  • 33
« Responder #13 em: 13 de Janeiro, 2010, 09:57:14 »
Vivam...

Vejamos..uma valvula é na realidade um interruptor de caudal..seja esse caudal de gases..liquidos ou sólidos..
O problema neste tipo de valvula reside na informação através de dois canais..a valvula recebe informação sobre a acção que deve exercer e a mesma valvula informa a centralina que está a proceder em conformidade com as "ordens" recebidas..ao desligar interrompem-se os canais..daí o alerta de erro..
Fazendo a valvula um trabalho semelhante ao de uma torneira..abre e fecha por "control" remoto..a forma de neutralizar os resultados da sua operação não passa por neutralizar a valvula mas sim as condutas de fluxo que a mesma controla..fecham-se as condutas e lá ficará a centralina toda satisfeita porque a valvula continua a fazer o que lhe é ordenado..em "seco"..lol..

abraços
Fernando Torres

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #14 em: 13 de Janeiro, 2010, 11:06:09 »
a fiat nunca te vai fazer isso, é o mesmo que lhes pedires para anular um sensor com uma resistencia, não o vão fazer!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma