Boas,Se é legal na IPO ou não, não sei. O meu Bravo tem espaçadores só atrás (para abrir a direcção e ficar mais incisiva), nunca gastou os pneus da frente mais do que já gastava anteriormente. Os meus espaçadores são 16mm da Eagle, e as rodas no meu Bravo 96 ainda ficam dentro das abas/para-lamas. Aquilo que se diz dos espaçadores poderem causar problemas na mecanica dos eixos, pode ser verdade ou não conforme a largura que se (ab)usa. Se os espaçadores "sobre-carregassem" o eixo/amortecedor/rolamento, também uma jante com um offset diferente o faria, visto que não é nada mais que um "espaçador soldado"! Ou estou errado!? Quando se adiciona um espaçador, o mesmo, depois de aparafusado, vai trabalhar juntamente com a jante, como se fizesse parte dela. Quando se houve falar de problemas depois de meter espaçadores, é quando a largura começa a ser em demasia, e o eixo começa a ter um esforço maior, porque o centro-gravitacional da roda, está mais afastado do que era suposto. Mas isso também se resolve com barras de torção do eixo de melhor qualidade (eibach, sparco, etc.), e até reguláveis. Mas para isto, penso eu que já seriam precisos uns espaaaaaçadores! Quanto às dimensões dos pneus, fica aqui a experiência com o meu Bravo:- Antes: 176/60 R14- Depois: 195/50 R15 (Fui à Fiat pedir para averbar no livrete, eles fizeram a conta do raio da roda, e passaram-me o papel)Soube, mais tarde, que o meu pode ir até: 195/45 R16 ou 195/40 R16 (que se calhar é o que vou fazer). A partir de 17" e cada pneu começa a custar 2 dos meus, sinto as formigas na estrada se passar por cima delas, E já não acho que fique bem no carro...-Hugo
boas hugo, o offset da jante nao é bem como os espaçadores ... nos espaçadores mandas a jante toda para fora e no offset mandas o pneu para fora mas o centro da jante fica la , antigamente faziam-se alargamentos nas jantes de ferro por esse motivo, tinham pneus 155 e metiam 185 depois de alargar.....