Autor Tópico: alargar o "verdadeiro"  (Lida 14647 vezes)

Hvm

• Recem chegado

• *
  • 8
Re: alargar o "verdadeiro"
« Responder #15 em: 06 de Maio, 2010, 16:49:56 »
Boas,

Se é legal na IPO ou não, não sei.

O meu Bravo tem espaçadores só atrás (para abrir a direcção e ficar mais incisiva), nunca gastou os pneus da frente mais do que já gastava anteriormente.
 Os meus espaçadores são 16mm da Eagle, e as rodas no meu Bravo 96 ainda ficam dentro das abas/para-lamas.

Aquilo que se diz dos espaçadores poderem causar problemas na mecanica dos eixos, pode ser verdade ou não conforme a largura que se (ab)usa.

Se os espaçadores "sobre-carregassem" o eixo/amortecedor/rolamento, também uma jante com um offset diferente o faria, visto que não é nada mais que um "espaçador soldado"! Ou estou errado!?
 Quando se adiciona um espaçador, o mesmo, depois de aparafusado, vai trabalhar juntamente com a jante, como se fizesse parte dela.
 Quando se houve falar de problemas depois de meter espaçadores, é quando a largura começa a ser em demasia, e o eixo começa a ter um esforço maior, porque o centro-gravitacional da roda, está mais afastado do que era suposto. Mas isso também se resolve com barras de torção do eixo de melhor qualidade (eibach, sparco, etc.), e até reguláveis. Mas para isto, penso eu que já seriam precisos uns espaaaaaçadores! :)

Quanto às dimensões dos pneus, fica aqui a experiência com o meu Bravo:
- Antes: 175/65 R14
- Depois: 195/50 R15 (Fui à Fiat pedir para averbar no livrete, eles fizeram a conta do raio da roda, e passaram-me o papel)
Soube, mais tarde, que o meu pode ir até: 195/45 R16 ou 195/40 R16 (que se calhar é o que vou fazer).
 A partir de 17" e cada pneu começa a custar 2 dos meus, sinto as formigas na estrada se passar por cima delas, E já não acho que fique bem no carro...

-
Hugo

edit: Correcção de 176/60 R14 para o correcto 175/65 R14.
« Última modificação: 07 de Maio, 2010, 11:45:43 por Hvm »

kimo

• Moderação
  • Abarth

• 3650

Masculino
  • Texto Pessoal
    Helder Silva - Vila das Aves
« Responder #16 em: 06 de Maio, 2010, 20:19:01 »
Boas,

Se é legal na IPO ou não, não sei.

O meu Bravo tem espaçadores só atrás (para abrir a direcção e ficar mais incisiva), nunca gastou os pneus da frente mais do que já gastava anteriormente.
 Os meus espaçadores são 16mm da Eagle, e as rodas no meu Bravo 96 ainda ficam dentro das abas/para-lamas.

Aquilo que se diz dos espaçadores poderem causar problemas na mecanica dos eixos, pode ser verdade ou não conforme a largura que se (ab)usa.

Se os espaçadores "sobre-carregassem" o eixo/amortecedor/rolamento, também uma jante com um offset diferente o faria, visto que não é nada mais que um "espaçador soldado"! Ou estou errado!?
 Quando se adiciona um espaçador, o mesmo, depois de aparafusado, vai trabalhar juntamente com a jante, como se fizesse parte dela.
 Quando se houve falar de problemas depois de meter espaçadores, é quando a largura começa a ser em demasia, e o eixo começa a ter um esforço maior, porque o centro-gravitacional da roda, está mais afastado do que era suposto. Mas isso também se resolve com barras de torção do eixo de melhor qualidade (eibach, sparco, etc.), e até reguláveis. Mas para isto, penso eu que já seriam precisos uns espaaaaaçadores! :)

Quanto às dimensões dos pneus, fica aqui a experiência com o meu Bravo:
- Antes: 176/60 R14
- Depois: 195/50 R15 (Fui à Fiat pedir para averbar no livrete, eles fizeram a conta do raio da roda, e passaram-me o papel)
Soube, mais tarde, que o meu pode ir até: 195/45 R16 ou 195/40 R16 (que se calhar é o que vou fazer).
 A partir de 17" e cada pneu começa a custar 2 dos meus, sinto as formigas na estrada se passar por cima delas, E já não acho que fique bem no carro...

-
Hugo

boas hugo, o offset da jante nao é bem como os espaçadores ... nos espaçadores mandas a jante toda para fora e no offset mandas o pneu para fora mas o centro da jante fica la , antigamente faziam-se alargamentos nas jantes de ferro por esse motivo, tinham pneus 155 e metiam 185 depois de alargar.....

o off set é mais usado nos Jipes de TT porque ai claro que com espaçadores ao fazer um cruzamento de eixos estas a por o peso do jipe todo numa so roda....

é normal que faça mal a rolamentos, braços, amortecedores e por ai fora .... mas tudo dempende do carro, eu tenho uma Focus 1.8TDCI e tenho pneus 205/50 R16 (dificeis de arranjar) e nao tenho espaçadores mas um colega meu tem uma igual com 16mm á frente e 25mm atras ha cerca de 4 anos e nunca teve problemas na carrinha, no entanto eu ja troquei os dois braços de suspensao, molas e amortecedores.....

à frente se querem abusar nada melhor que uma Barra AA e ver se a barra estabilizadora dá conta do recado .... 

BrunoMOF

• Abarth

• *
  • 3461

Masculino
  • Texto Pessoal
    desde 09-AGO-07
« Responder #17 em: 06 de Maio, 2010, 21:22:35 »
O chavalo não quer performance, quer que fique BONITO!!!!
Põe de 15mm atrás e à frente, não tens chatices, força nisso, se não queres mudar de jantes ou tirar os espaçadores mais tarde, solda e pronto, e anda descansado.
ALFA ROMEO 147 1.9 JTD
...la macchina più bella

arrep1ado

• Piccolo

• *
  • 74
« Responder #18 em: 06 de Maio, 2010, 22:12:22 »

e umas steelies de 10" de largo não???

er.loves fiat

• Maserati

• *
  • 5091

Masculino
« Responder #19 em: 06 de Maio, 2010, 22:25:45 »
que exagero ! :point:
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

arrep1ado

• Piccolo

• *
  • 74
« Responder #20 em: 06 de Maio, 2010, 22:26:12 »

arrep1ado

• Piccolo

• *
  • 74
« Responder #21 em: 06 de Maio, 2010, 22:39:18 »

arrep1ado

• Piccolo

• *
  • 74
« Responder #22 em: 06 de Maio, 2010, 22:40:06 »
isto é mais german style

er.loves fiat

• Maserati

• *
  • 5091

Masculino
« Responder #23 em: 06 de Maio, 2010, 22:42:04 »
esse ultimo para estacionar é um espetaculo ehehehhe esmurrar na borda dos passeios
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #24 em: 06 de Maio, 2010, 23:03:39 »
isso é altamente perigoso!

o offset tem a ver com a posição do centro da jante(face de contacto) em relação ao piso, e não é a mesma coisa que colocar espaçadores
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Hvm

• Recem chegado

• *
  • 8
« Responder #25 em: 07 de Maio, 2010, 11:54:40 »
boas hugo, o offset da jante nao é bem como os espaçadores ... nos espaçadores mandas a jante toda para fora e no offset mandas o pneu para fora mas o centro da jante fica la , antigamente faziam-se alargamentos nas jantes de ferro por esse motivo, tinham pneus 155 e metiam 185 depois de alargar.....

Obrigado, pela correcção. :)

Esqueci-me de referir, que tenho barra AA na frente (eu não, o carro, claro :P ). Poderá ter influência, mas devido à largura não ser muita, não me parece que influencie muito.
O que eu disse, também é a relativa experiência que tive com o meu. No entanto, como já foi dito, depende sempre do tipo de carro, alteração, qualidade das peças do carro, etc. É sempre tudo relativo.

Eu experimentei, também tinha ouvido falar que davam problemas, como não houve problemas, lá continua com eles...E pela lógica que descrevi do (pouco) que sei, não me parece que dê os problemas que se ouve.

-
Hugo

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #26 em: 07 de Maio, 2010, 12:06:30 »
e meter espaçadores atras não alteram a direcção :)

arrep1ado

• Piccolo

• *
  • 74
« Responder #27 em: 07 de Maio, 2010, 16:29:06 »
tenta ver se depois de carro carregado não roça o pneu na chapa :/

Hvm

• Recem chegado

• *
  • 8
« Responder #28 em: 07 de Maio, 2010, 17:50:33 »
Colocar espaçadores só atrás, fica tipo Smart :)
  Já reparaste que a estabilidade dos smarts tem muito a haver com o facto dos pneus serem mais largos atrás, e principalmente estarem mais saídos do que os da frente? Daí eles conseguirem curvar mais ou menos bem apesar de aparentemente não parecerem muito estáveis.

Tem é de se ter sempre cuidado com o que referiu o arrep1ado, nunca roçar no para-lamas, senão pode rebentar um pneu, rebentar com o para-lamas e saltar para a estrada, com direito a despiste e tudo.

Na imagem que se vê as jantes completamente fora do para-lamas, é muito provável que os amortecedores sejam tão rijos que a suspensão nem mexe...tipo kart.

-
Hugo

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #29 em: 07 de Maio, 2010, 17:55:12 »
ja reparaste que se entrares com um smart numa curva ele te corta as vazas? a estabilidade do smart é derivada da electronica, tem um centro de gravidade altissimo, tem é uma distancia entre eixos diminuta e isso faz com que tenha um ataque ás curvas mais agressivo, no entanto o centro de gravidade prejudica-o