Autor Tópico: Problema Bravo 1.9 de 2007 - Rodas Bloqueiam  (Lida 9917 vezes)

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Problema Bravo 1.9 de 2007 - Rodas Bloqueiam
« Responder #15 em: 20 de Abril, 2011, 16:28:27 »
que tal criarmos um tópico para discutir travões? :)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

bob-cat

• Encartado

• *
  • 96

Masculino
« Responder #16 em: 20 de Abril, 2011, 19:11:59 »
que tal criarmos um tópico para discutir travões? :)

É uma boa ideia, agora ao chegar e ver 15 respostas...  :blink:

No meu caso, da primeira vez que isso aconteceu foram as de trás. A do lado direito de certeza pois a minha namorada estava fora do carro na AE e quando tentei arrancar a do lado direito não mexia. Do lado esquerdo nao deu para ver...

Das outras vezes, o que notei foi que os discos à frente estavam mesmo muito quentes portanto deduzo que as pastilhas estavam a tocar no disco. Neste caso parecia mais a roda dianteira esquerda... 
Não tenho assinatura.. ;)

Zito

• Giannini

• *
  • 540

Masculino
« Responder #17 em: 20 de Abril, 2011, 19:43:38 »
Vou mandar uma posta de pescada para o ar, visto que não percebo nada de mecânica...

Não poderá ser os discos empenados? Já li aqui relatos que por causa do hill-holder os discos empenavam.

Penso que se fossem empenados, seria sempre o mesmo a prender, e não alternariam, mas acho que não custa verificar essa possibilidade

bob-cat

• Encartado

• *
  • 96

Masculino
« Responder #18 em: 20 de Abril, 2011, 19:56:04 »
O que me intriga mais é o facto de isto apenas acontecer em dias quentes mas de facto até é uma hipótese... Não sei o que o dono anterior andou a fazer com o carro... :laugh:

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #19 em: 20 de Abril, 2011, 20:15:27 »
Discos empenados tinha de se sentir vibrações ao travar... Sempre! Dias quentes ou frios!

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
« Responder #20 em: 20 de Abril, 2011, 20:32:39 »
em cruz são os minimos, os travões tens um circuito para a frente e um circuito para tras, caso contrario quando fosses travar a primeira arvore era tua :P

quais são as rodas que bloqueiam? se forem as duas do mesmo eixo, tens um problema no retorno de um dos circuitos

os travões são frente/trás MAS o ABS actua em cruz, é a isso que se referem...

derivado a isso presumo que seja alguma avaria num sensor que esteja a aplicar os travões... ha poucas coisas que bloqueiam discos, guarda pos são uma delas, tirando corrosão e discos empenados... mas se ficaram azuis empenados ja devem tar  :P

ja empenei discos com pastilhas novas numa viagem alegre, alias só reparei porque me fizeram sinais de luzes para dizer que tinha o carro a arder  :lol:

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

bob-cat

• Encartado

• *
  • 96

Masculino
« Responder #21 em: 20 de Abril, 2011, 21:49:27 »
Não duvido nada.

Trepidação não senti. Pareceu-me no sábado que ao travar estava descompensado... Parecia travar mais de um lado do que do outro...

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #22 em: 21 de Abril, 2011, 11:35:43 »
Boas.

Do género, o mais próximo que me aconteceu foi o sistema entrar em SAFE MODE... desligou-se o ABS/ASR/ESP/HILL HOLDER.

Causa, no mesmo dia tinha estado na Fiat a mudar a bomba do pedal da embraiagem e esqueceram-se de "avisar" a centralina da operação, o que fez com que ela deteta-se (maldito acordo ortográfico) alteração nos comandos e entrou em SAFE MODE.

Em 5 minutos na oficina resolveram o assunto, segundo eles, o sistema quando detecta alterações/anomalias na sistema rodas/pedais ele desliga-se para proteger a mecânica/carro de males maiores.

Nesse caso das rodas prenderem... não sei, o máximo que me aconteceu for a pastilha ir ao ferro e empenar um disco, e só se notava pois o volante vibrava acima dos 100km/h (±200€ dos discos e pastilhas)

Pede para experimentarem o carro contigo, pois provavelmente andam apenas 100m e dizem que está bom. Na Renault, quando tinha um, diziam que o carro estava bom e que tinha sido testado, e eu quando arrancava de lá ainda antes de chegar ao fim da rua já estava a anomalia a manifestar-se! Não há nada como testarem contigo.

Fica bem e boa sorte.
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #23 em: 21 de Abril, 2011, 11:38:18 »
Vou mandar uma posta de pescada para o ar, visto que não percebo nada de mecânica...

Não poderá ser os discos empenados? Já li aqui relatos que por causa do hill-holder os discos empenavam.

Penso que se fossem empenados, seria sempre o mesmo a prender, e não alternariam, mas acho que não custa verificar essa possibilidade

eheh O hill holder não empena os discos, até porque actua apenas com o carro parado e não faz muita pressão nestes. o que empena são geralmente pastilhas no ferro e valentes tareias, ou simplesmente sobreaquecimento e depois passares por uma poça ou lavar o carro... também ajuda!

Fica bem.

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #24 em: 21 de Abril, 2011, 11:57:00 »
... deteta-se (maldito acordo ortográfico) alteração nos comandos ...

sabes que só usas o acordo se quiseres não sabes? : é um facto comprovado ;)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #25 em: 21 de Abril, 2011, 12:06:53 »
Um gajo tem que se adaptar senão daqui a uns anos quando for corrigir os trabalhos do puto eu é que dou erros! :D

PS. Até é facil de compreender... todas as letras surdas são retiradas

Acção -> Ação
Directo -> Direto
Detectar -> Detetar
etc etc
« Última modificação: 21 de Abril, 2011, 12:08:31 por BlueCat »

bob-cat

• Encartado

• *
  • 96

Masculino
« Responder #26 em: 25 de Abril, 2011, 17:33:36 »
Amanhã o carro já vai para a Fiat.

Apesar de não ter bloqueado como antes, ontem e hoje ao vir para o trabalho (dias quentes e percorro cerca de 22km) notei que quando estou a chegar, cada toque no travão por mais leve que seja provoca um efeito mais forte do que o esperado, ou seja, apesar de tocar ao de leve no pedal dá a sensção que carreguei com mais força e sinto necessidade de corrigir a trajectória...

E ao chegar ao parque de estacionamento, o que tenho feito é desligar o radio e abrir os vidros e nota-se claramente que as pastilhas estão a tocar nos discos... A ver se na Fiat descobrem o que poderá ser...

EDIT:

Pronto, ficou esta manhã na Fiat de Braga. Como não é um problema que se manifeste constantemente e pelo facto estar com pouca gente na oficina, o Sr. não se comprometeu com um prazo mas verdade seja dita, nem que demore até sexta, o que eu quero é o carro bem para poder fazer as viagens sem ter que me preocupar...

O mau foi que, quando o Sr. foi comigo verificar o aspecto exterior do carro (possíveis riscos, mossas, etc) descobri que alguém muito educado com um carro vermelho marcou a porta do seu carro na do meu, do lado do condutor e que outro inteligente com um carro azul fez o mesmo do outro lado... Já estou a ver que vou ter que começar a ocupar 2 lugares quando estacionar...

Para não falar no risco fundo que me fizeram na frente do carro. Haja paciência para gente assim sem cuidado e sem educação...
« Última modificação: 26 de Abril, 2011, 17:02:58 por bob-cat »

bob-cat

• Encartado

• *
  • 96

Masculino
« Responder #27 em: 28 de Abril, 2011, 11:19:10 »
Desculpem o Douple post mas já tenho um diagnóstico para o meu carro...

Vai ter que levar um pedal de travão novo, juntamente com  os pernos e casquilhos. Segundo me disseram pelo teleforne, nos dias mais quentes as borrachas dilatavam e quando usava o travão, o pedal não voltava à posição "inicial" fazendo com que os calços ficassem a travar que depois levava aos problemas que sentia...

Orçamento inferior a 150€ e carro pronto na próxima semana... A ver se é desta que desfruto a sério do carro...

Cump's e obrigado a todos pelas vossas respostas

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #28 em: 28 de Abril, 2011, 14:40:26 »
Desculpem o Douple post mas já tenho um diagnóstico para o meu carro...

Vai ter que levar um pedal de travão novo, juntamente com  os pernos e casquilhos. Segundo me disseram pelo teleforne, nos dias mais quentes as borrachas dilatavam e quando usava o travão, o pedal não voltava à posição "inicial" fazendo com que os calços ficassem a travar que depois levava aos problemas que sentia...

Orçamento inferior a 150€ e carro pronto na próxima semana... A ver se é desta que desfruto a sério do carro...

Cump's e obrigado a todos pelas vossas respostas

Ainda bem que está prestes a resolver-se. Olha que eles têm que comunicar a alteração À centralina senão esta entra em Safe mode. :D

bob-cat

• Encartado

• *
  • 96

Masculino
« Responder #29 em: 28 de Abril, 2011, 18:38:54 »
Ainda bem que está prestes a resolver-se. Olha que eles têm que comunicar a alteração À centralina senão esta entra em Safe mode. :D

Espero que eles não se esqueçam disso ou pelo menos que eu não me esqueça de perguntar se o fizeram...  :D