Autor Tópico: Estabilizadores de Voltagem  (Lida 10506 vezes)

pgainf

• Encartado

• *
  • 84

Masculino
Estabilizadores de Voltagem
« em: 25 de Junho, 2011, 16:13:13 »
Greetings!

Um amigo falou-me de um aparelho que se liga aos bornes da bateria e aparentemente melhora a qualidade do do som do autorádio e melhora um pouco o trabalhar do motor.

Parece que estabiliza a voltagem e isso faz a parte eléctrica do carro trabalhar melhor.

Qual tem sido a vossa experiência com estes aparelhos?

Cumprimentos

rfsbaptista

• Zagato

• *
  • 1431

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ruben Baptista - Almada
Re: Estabilizadores de Voltagem
« Responder #1 em: 25 de Junho, 2011, 16:31:43 »
Viva amigo, conheço um aparelho semelhante, mas que em vez de se ligar á bateria liga-se ao isqueiro do carro. Consiste numa placa de condensadores, que filtra o ruído eléctrico, eliminado assim as interferências no rádio e em certos equipamentos do carro.  ;)
/F/I/A/T/ Tipo 1.4 i.e. mk1 \'93 http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=26302.0

Opel Astra F Caravan 1.7. TD Turbo Intercooler '95

/F/I/A/T[/i][/u]/ Cinquecento 899 \'93 - Adeus e obrigado meu velho companheiro - http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=29922.0

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #2 em: 25 de Junho, 2011, 17:34:25 »
Eu sou sempre muito céptico em relação a esses gadgets...

Não vos parece, olhando friamente, que se uma coisa tão simples fosse assim tão benéfica, os construtores optariam por instalar logo no fabrico?

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

nunotavares11

• Encartado

• *
  • 119

Masculino
  • Texto Pessoal
    Lancia Y Elefantino 1.2
« Responder #3 em: 25 de Junho, 2011, 17:37:46 »
Ok entao enves de comprares um carro por 8 mil euros compravas por 20!
Fiatistas♥

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #4 em: 25 de Junho, 2011, 17:44:11 »
Nuno...

Não estamos a falar de um Kit Xénon um Alarme Pager...

Estamos a falar de um circuito impresso cujo custo de produção em massa será provelmente de 70 ou 80 cêntimos a unidade!  :t_up:

rfsbaptista

• Zagato

• *
  • 1431

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ruben Baptista - Almada
« Responder #5 em: 25 de Junho, 2011, 17:52:14 »
Eu sou sempre muito céptico em relação a esses gadgets...

Não vos parece, olhando friamente, que se uma coisa tão simples fosse assim tão benéfica, os construtores optariam por instalar logo no fabrico?
Se os construtores optariam instalar esses equipamentos de origem, isso é com eles, o que sei é que de facto resulta, em especial em carros mais antigos. Um amigo meu que tem um Corsa A GT, antes não conseguia sequer ouvir rádio, tal era as interferências que tinha. Depois de comprar o aparelho, já consegue ouvir rádio relativemente bem (não perfeitamente, mas muito melhor que antes).
/F/I/A/T/ Tipo 1.4 i.e. mk1 \'93 http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=26302.0

/F/I/A/T[/i][/u]/ Cinquecento 899 \'93 - Adeus e obrigado meu velho companheiro - http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=29922.0

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #6 em: 25 de Junho, 2011, 18:05:00 »
Ruben

Não acredito que TODOS os Corsa A tivessem problemas ao nível do rádio... Se o do teu amigo tinha, é porque estava com uma deficiência eléctrica!

Ele apenas optou por "mascarar" a avaria com um filtro na instalação do rádio ao invés de ir à procura do problema e resolvê-lo na sua raiz...

Não é do vosso tempo, mas antigamente, na televisão a preto e branco lá de casa, aparecia "chuva" no ecran cada vez que passava uma mota na rua... Isso também se resolvia com um desses filtros de ruído eléctrico. O principio aplicado é o mesmo, a diferença é agora é tudo miniaturizado e na altura era uma caixa 10cmx20cm que pesava quase um quilo!  :lol:

pgainf

• Encartado

• *
  • 84

Masculino
« Responder #7 em: 25 de Junho, 2011, 18:22:28 »
Os rádios baratos são mais problemáticos quando o circuito eléctrico tem presente ruído.

Onde um Blaupunkt pode portar-se bem, um Mitsai pode sofrer de interferências na emissão.
Isto nota-se mais quando se está a ouvir rádio em vez de cassetes ou cd.

O meu amigo que experimentou um destes aparelhos diz que no Mazda 2 dele de 2004 fez o som do autorádio ficar mais agradável de ouvir (o trabalho dele é vender sistemas de som muito muito caros), e o motor mais silêncioso ao ralenti (HDI).

Um amigo dele experimentou o aparelho num Mini (marca da bmw) dos novos e diz que não notou nada.
Talvez este modelo venha mais refinado electricamente de fábrica.

O mazda 2 (motor hdi da PSA) de 2004 é um bom carro que custou 20.000€.

Cumprimentos

rfsbaptista

• Zagato

• *
  • 1431

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ruben Baptista - Almada
« Responder #8 em: 25 de Junho, 2011, 19:01:03 »
Ruben

Não acredito que TODOS os Corsa A tivessem problemas ao nível do rádio... Se o do teu amigo tinha, é porque estava com uma deficiência eléctrica!

Ele apenas optou por "mascarar" a avaria com um filtro na instalação do rádio ao invés de ir à procura do problema e resolvê-lo na sua raiz...

Não é do vosso tempo, mas antigamente, na televisão a preto e branco lá de casa, aparecia "chuva" no ecran cada vez que passava uma mota na rua... Isso também se resolvia com um desses filtros de ruído eléctrico. O principio aplicado é o mesmo, a diferença é agora é tudo miniaturizado e na altura era uma caixa 10cmx20cm que pesava quase um quilo!  :lol:
Mas lá está a questão, se estes filtros electrónicos são tão baratos de fabricar, porque é que as marcas não os instalam de origem?
Até se houver algum problema de ruídos electricos no futuro, como no caso do Corsa do meu amigo, acaba por atenuar tais problemas.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #9 em: 25 de Junho, 2011, 19:26:15 »
Tu quando tens um sintoma, tipo febre, por exemplo... Tomas um medicamento só para baixar a febre ou vais também tratar a causa?

Eu se tiver um problema eléctrico num carro MEU, ao invés de instalar um filtro/estabilizador para disfarçar os sintomas, vou querer perceber o que está mal e corrigir a avaria na sua génese...

De qualquer forma hoje em dia, e tu tens obrigação de saber isso melhor que eu, os equipamentos eléctricos/electrónicos já são bastante blindados no que diz respeito a interferências... Os vários circuitos de um carro funcionam de forma a não interferirem uns nos outros. Desde que se vá controlando a integridade e limpeza das várias ligações à massa (o ponto fraco, uma vez que é partilhada por todos), dificilmente terás chatisses a esse nível!

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #10 em: 27 de Junho, 2011, 17:01:48 »
tira o "estabilizador" de tensão e mete uma bateria nova e mais potente... diz-me o resultado
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #11 em: 27 de Junho, 2011, 17:52:19 »
mas expliquem-me la uma coisa... onde é que é ligado esse tal estabilizador de tensão... é por ventura intercalado entre a bateria/alternador e o carro?

Sampas

• Piccolo

• *
  • 47
« Responder #12 em: 28 de Junho, 2011, 12:02:45 »
Os meus dois tostões, eu uso e faço os meus próprios estabilizadores.

Um estabilizador de voltagem é efectivamente um banco de condensadores (conjunto de condesandores) em paralelo a bateria do proprio carro.

Kit aftermarket

Home made

Facto:
Enquanto o alternador tem potencia suficiente para alimentar o carro, o exesso de corrente carrega a bateria.
Quando o carro pede mais corrente (quando ligamos o AC ou as Luzes ou forçamos os vidros eletricos) do que o alternador consegue dar, a bateria passa de carga(receber) para fonte (dar), o problema é que a transição de carga/fonte não é instantanea, logo como a corrente necessaria é muito acontece uma queda de tensão momentanea (é facil ver os farois a falhar quando baixamos os vidros ou ligamos o carro).

O que os condesadores trazem de bom:
A alternacia de carga/fonte é muito mais rapida e a resistência interna dos mesmo é muito mais baixa que a da bateria, permitindo dar picos de correte muito superiores a própria bateria.
Os condensadores não armazenam muita energia,mas é o suficiente para dar tempo a bateria para alternar de carga para fonte, e fazer a sua função.

Experiências próprias
Fiat punto 92
O arranque era mais rápido e suave
Os farois andavam mais brilhantes
O radio tinha mais potencia nos graves

Fiat Evo 2011
O arranque durante o stop/start é mais rápido e suave e nem faz piscar os faróis,

Outros benefícios que muitos dizem mas eu não consegui provar.
Ao estabilizar a tensão das velas o carro em geral trabalha melhor ( pequeno acréscimo de potencia e redução de consumos)

A longo prazo em qualquer carro:
Aumenta a vida da bateria e do alternador

Tempo de vida dos condensadores
Muito superior a do carro se forem comprados com specs correctos, nomeadamente tensão máxima e temperatura máxima.

« Última modificação: 28 de Junho, 2011, 12:07:36 por Sampas »

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #13 em: 28 de Junho, 2011, 12:13:29 »
qual é a capacidade?

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #14 em: 28 de Junho, 2011, 12:22:25 »
Desculpem-me a franqueza, mas eu nestas coisas sou como o S. Tomé...  :t_up: