Autor Tópico: Instalação de alarme  (Lida 3991 vezes)

HugoTeixeira

• Moretti

• *
  • 220

Masculino
Instalação de alarme
« em: 09 de Julho, 2011, 23:03:15 »
Malta, comprei um alarme para por no Delta.

Hoje comecei a montar a vou levar alguns dias pois é conforme o tempo que tenho livre ;)

Contudo hoje surgiu-me uma dúvida ao ver o esquema de montagem. Tenho dois interruptores, um para colocar no capot e outro na mala. Vi lá que se ligam ao fio que vai do switch da porta do condutor à central do alarme, por intermédio de um diodo. Sabem-me explicar porquê? É que se for mesmo necessário tenho de ir comprar o bicho pois não me parece ter vindo com o alarme :)

Se necessário coloco aqui foto do esquema para verem e mais tarde pretendo abrir um tópico no DIY, pode ser que ajude alguém! :)
« Última modificação: 09 de Julho, 2011, 23:04:16 por HugoTeixeira »

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
Re: Instalação de alarme
« Responder #1 em: 09 de Julho, 2011, 23:48:07 »
É facil.
É que se ligares em paralelo os switch das portas (já existentes na instalação do carro) e os outros switch adicionais do capot e da mapa (que vais montar), o que iria acontecer é que sempre que tivesses o capot aberto acenderiam as luzes do habitáculo (ou a tampa da mala). Isto porque basta um deles ligar à massa para fechar o circuito todo. Ao colocar um diodo no circuito do capot e outro para o circuito das portas, vai evitar de acender as luzes do habitáculo ao abrir o capot.

Portanto podes montar os diodos ou não, mas se montares não vais ter os switches adicionais a interferir com a instalação do carro.

Atenção que os diodos têm polaridade.

HugoTeixeira

• Moretti

• *
  • 220

Masculino
« Responder #2 em: 10 de Julho, 2011, 02:58:35 »
Obrigado pela tua ajuda  :)

Então só para ter a certeza, basta-me ligar os diodos nos switches da mala e do capot certo?

Os switches que vêm são deste tipo: http://image.made-in-china.com/2f0j00PvTtJVBEsicQ/Pin-Switch-S5023608-.jpg

basta ligar o fio ao terminal correcto? A massa suponho que ele faça na chapa...

Abraço

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #3 em: 10 de Julho, 2011, 11:29:12 »
Obrigado pela tua ajuda  :)

Então só para ter a certeza, basta-me ligar os diodos nos switches da mala e do capot certo?

Os switches que vêm são deste tipo: http://image.made-in-china.com/2f0j00PvTtJVBEsicQ/Pin-Switch-S5023608-.jpg

basta ligar o fio ao terminal correcto? A massa suponho que ele faça na chapa...

Abraço

Tens que seguir o que disser no esquema do alarme.
Tens um um fio que sai do alarme e nele ligas os switches todos (mala, capot, circuito das portas). Depois do "nó" que tem as 3 derivações para cada switch, depois metes um diodo nas derivações para a mala e capot após o nó.
Para veres a polaridade do diodo, é montar conforme está no esquema, orientando-te pelo lado para onde fica o risco branco no diodo. Convém soldar e isolar bem.

Sim, o switch da foto faz massa na chapa. Quando ele vai para baixo faz contacto.

Boa sorte com isso!  :t_up:

HugoTeixeira

• Moretti

• *
  • 220

Masculino
« Responder #4 em: 11 de Julho, 2011, 03:27:04 »
Mais uma dúvida que me surgiu, ainda sem nada ligado, por isso ainda não fiz testes.

Onde vou puxar o fio que verifica se o motor já pegou, isto na função de remote start?

No manual fala para ir buscar á luz do óleo ou à luz da bateria a ser carregada, supostamente quando desliga daria sinal à central do alarme indicando que está ok, contudo depois falam que tem de ser um fio com sinal positivo (+) e estou na dúvida. Principalmente porque o meu carro tem check panel. Estava a pensar ir buscar à luz vermelha do painel principal (não do check panel), que apaga quando o carro liga e o check panel está com tudo desligado, contudo este processo leva uns segundos e basta haver uma avaria (neste momento tenho avaria no sensor do anti congelante, o que me faz a luz correspondente estar a maior parte do tempo acesa) para o gajo ficar ali a insistir, já com o motor ligado...

Deixo aqui o link para os manuais que é melhor...
Instalação: http://www.hawkcaralarm.com/DownloadManual/YzNiNDNhODEtZjFlNi00M2ZiLWFkYzAtMDZlNWQ0ZDE3NWQyLnBkZiZIQVdLIEhBLTI4MCBQUk8gSU5TVEFMTCBNQU5VQUwg0.aspx
Utilizador: http://www.hawkcaralarm.com/DownloadManual/Y2RlNDJlMjQtNzA4Yy00ZjI4LTgyMWQtODdiMmM1NGVjZTUyLnBkZiZIQVdLIEhBLTI4MCBQUk8gVVNFUiBNQU5VQUwg0.aspx

Abraços :D

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #5 em: 11 de Julho, 2011, 03:47:14 »
O meu conselho é montares o alarme sem o sistema de remote start. Isto porque é uma coisa que tem pouca utilidade e pode dar problemas desnecessários. Por exemplo, pode acontecer esqueceres-te do carro engatado e ter um azar.

Para ligar o alarme sem essa função, basta não ligares o fio que acciona o motor de arranque na chave. Penso que é isso.

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #6 em: 11 de Julho, 2011, 12:14:55 »
essa luz acende se tiveres uma coisa qq marada... até uma lampada fundida, sou como o lourenço, deixa isso fora ;) ou usa para outra coisa (tecto de abrir)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

HugoTeixeira

• Moretti

• *
  • 220

Masculino
« Responder #7 em: 11 de Julho, 2011, 14:28:10 »
Explica aí Luke, essa do tecto de abrir não estou a ver como?

Entretanto já comprei os diodos e o relé para acender as luzes de dentro quando desactivo o alarme, acho que hoje vou começar a dar-lhe nas ligações  :uikabom:

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #8 em: 11 de Julho, 2011, 14:36:32 »
em vez de atacar a ignição ataca o tecto, e mete um switch para detectar que abriu todo

HugoTeixeira

• Moretti

• *
  • 220

Masculino
« Responder #9 em: 11 de Julho, 2011, 14:48:24 »
Epá isso já é muita fruta pra mim...

Só de olhar pro esquema do módulo de fechar os vidros fiquei  :wacko:

Até tenho medo de lhe pegar lol

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #10 em: 11 de Julho, 2011, 15:13:00 »
é tudo uma questão de saber as saídas do alarme, o que fazem, e inventar! até podes ter um circuito que controlado por uma saída do alarme possa fazer um corte remoto á bomba de gasolina, etc etc etc

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #11 em: 11 de Julho, 2011, 15:43:22 »
Cheira-me é que esse "pulso" deve ter uma temporização, ou seja, deve dar apenas uns segundos, quer acenda a luz que diz que o motor ligou ou não.

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #12 em: 11 de Julho, 2011, 15:48:09 »
deve dar á chave até ter pressão de oleo.... digo eu

HugoTeixeira

• Moretti

• *
  • 220

Masculino
« Responder #13 em: 11 de Julho, 2011, 22:08:23 »
Malta optei por seguir o vosso conselho e n ligar o remote start ou deixar para um dia mais tarde...

Hoje tive a fazer o corte à ignição e montei um interruptor para seleccionar o modulo de proximidade ou o volumetrico :) (so trabalhei nele umas 2h)

Tenho estado a tirar fotos pra fazer o DIY. Deixa la ver se amanha ou quarta já tenho o gajo a bombar  :d_naughty:

Já agora, sou capaz de precisar de ajuda mais tarde para decifrar o modulo dos vidros, é que é muita manhoso.

Deixo aqui o manual do gajo: http://www.hawkcaralarm.com/DownloadManual/Nzg1YThhYjctZTIyOC00ZmM4LTk2ODctNDI1YWM4OWE2ZTJiLnBkZiZIQVdLIEhBLTY0VSBXSU5ET1cgQ0xPU0VSIE1BTlVBTA2.aspx

Se me conseguirem ajudar nisto... :uikabom:

Ah é verdade, o módulo é de 4 vidros mas para já ficam só dois que é os que o carro tem de momento :d_smokin:
« Última modificação: 11 de Julho, 2011, 22:09:27 por HugoTeixeira »

Lourenço

• Abarth

• *
  • 2533
« Responder #14 em: 11 de Julho, 2011, 22:27:39 »
deve dar á chave até ter pressão de oleo.... digo eu

Pode ter temporização, e além disso deixar logo de dar ao motor de arranque quando "souber" que o motor está ligado. É ele procurar bem no manual, que é capaz de ter lá isso explicado.

Hoje tive a fazer o corte à ignição e montei um interruptor para seleccionar o modulo de proximidade ou o volumetrico :) (so trabalhei nele umas 2h)

Parece uma ideia inteligente. Ligas os 2 na mesma ligação do alarme, e depois usas o switch para comutar entre um e o outro, certo?

No entanto, vendo o esquema do manual que puseste no link, o sensor tem 3 fios. Portanto penso que isso só dará para ligar um sensor de proximidade de 1 zona, e não um de 2 zonas. Os de 2 zonas têm 4 fios: 2 de alimentação, 1 para dar o "alarme todo" e outro para fazer só aquele "piu piu" quando alguém se aproxima demais do carro.
Ou seja, quando um sensor de "2 zonas" detecta algo fora do carro e dentro desse perímetro, é suposto o alarme dar só um pequeno aviso. Quando detecta algo dentro do carro (perímetro mais próximo) ele acciona a sirene com a força toda ininterruptamente, tal como se abrisses uma porta com o alarme activo. Por isso é que costumam ter 4 fios, para o sensor dar 2 tipos de avisos distintos ao alarme.