Autor Tópico: Lancia Delta GT I.E 1600 - 1988  (Lida 57400 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Lancia Delta GT I.E 1600 - 1988
« Responder #60 em: 08 de Dezembro, 2012, 13:43:59 »
escape roto pode fazer consumir mais, fuga de oleo não
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Bizarro

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 6952
  • Karma:
    +1/-0
Re: Lancia Delta GT I.E 1600 - 1988
« Responder #61 em: 08 de Dezembro, 2012, 19:42:17 »
Pessoal, o meu carro anda a consumir demais, recentemente fiz 60km's em cidade com 20€ de gasolina 98.
Pontos a referir:
- Estou a perder óleo pela junta da tampa de válvulas e pelas tampa de abastecimento do mesmo.
- E tenho uma pequeno furo na panela de escape traseira.
- Ultimamente quando ponho gasolina, o ponteiro da gasolina não sobe.

Acham que tem haver com a perda de óleo e pelo furo na panela?

Abraço.


O meu faz a mesma coisa.. mas o mal é geral!  :laugh:
small sports car...


Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Lancia Delta GT I.E 1600 - 1988
« Responder #62 em: 09 de Dezembro, 2012, 21:09:59 »
Viva

calcular assim o consumo é muito pouco preciso.

No entanto, vamos admitir que o consumo está realmente elevado. Os pontos que sugeria rever, no sentido de normalizar/reduzir o consumo:-

- velas
- cabos de velas
- filtro do ar
- injectores sujos
- termostato (velho, estragado e preso na posição aberto). Os termostatos para este carro são baratos
- VAE suja/presa, provocando uma má regulação do ralenti a frio
- válvulas a necessitar de afinação
- .. haverá mais factores... perda de compressão?

Estou a fazer um serviço num Prisma 1.6 ie e irei continuar a fazer o trabalho e documentar. A dado momento farei um teste de compressão e - claro - irei divulgar os resultados. Pode ser que sirva de inspiração ;)

Sobre o ponteiro, quando se liga a chave de ignição, o ponteiro sobe alguma coisa?

cmps,
« Última modificação: 09 de Dezembro, 2012, 21:12:53 por Zampanò »

André Afonso

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 124
  • Karma:
    +0/-0
Re: Lancia Delta GT I.E 1600 - 1988
« Responder #63 em: 28 de Janeiro, 2013, 17:35:36 »
O ponteiro da gasolina já ficou bom.
Mas agora estou com outro problema, fiquei sem médios. Havia vezes em que ficava sem médios, mas ao virar o volante eles voltavam, mas agora fiquei mesmo sem médios.
O que poderei fazer?

Abraço

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Lancia Delta GT I.E 1600 - 1988
« Responder #64 em: 28 de Janeiro, 2013, 20:11:04 »
Há cerca de 1 hora atrás, parei numa passadeira e - em sentido contrário - vinha um Delta GT que também teve de fazer o mesmo. Tinha os faróis bem ligados :) Digo isto, porque suponho (salvo erro..) que fosse exactamente o este magnífico Delta ;)

Então como foi resolvido o problema do ponteiro?

Sobre as luzes, vou pesquisar e formular hipóteses de despiste.

victor ribeiro

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 412
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    os meus carrinhos
Re: Lancia Delta GT I.E 1600 - 1988
« Responder #65 em: 28 de Janeiro, 2013, 20:36:39 »
já tentas-te os fios da massa que estão junto aos farois podem não estar a fazer massa corretamente ou então deve ser a manete com folga no interior, e não fazer contacto,no meu aconteceu que foi a manete mas quando lhe dava um toque ela fazia contacto e acendia os farois.

André Afonso

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 124
  • Karma:
    +0/-0
Re: Lancia Delta GT I.E 1600 - 1988
« Responder #66 em: 29 de Janeiro, 2013, 00:54:13 »
Zampanò - passas-te por mim foi? És de Setúbal?
O ponteiro da gasolina ficou resolvido sozinho, de um momento para o outro ficou bom e aconteceu o mesmo com os médios, que hoje ao ligar o carro para voltar para casa acenderam.

victor ribeiro - Penso que deva de ser algum mau contacto como referiste.

Abraço Pessoal!

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Lancia Delta GT I.E 1600 - 1988
« Responder #67 em: 29 de Janeiro, 2013, 16:24:29 »
Acho que sim, passei por ti :) mas não sou de lá..

Os fios de massa referidos são uma boa causa de problemas. Há muitos equipamentos pendurados nestes dois pontos de massa. No esquema vê-se bem. O carro tem um ponto de massa destes junto aos faróis, na cava da roda. No lado direito fica em frente à bateria e no lado esquerdo fica por baixo do filtro do ar. Eu penso que não será daí pois acho muito improvável os dois pontos de massa isolarem (são os dois faróis que ficam sem luz, certo?)

Inclino-me mais para o interruptor dos faróis, sem embargo de outras causas (encaixes das fichas).

André Afonso

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 124
  • Karma:
    +0/-0
Re: Lancia Delta GT I.E 1600 - 1988
« Responder #68 em: 30 de Janeiro, 2013, 02:54:00 »
Acho que sim, passei por ti :) mas não sou de lá..

Os fios de massa referidos são uma boa causa de problemas. Há muitos equipamentos pendurados nestes dois pontos de massa. No esquema vê-se bem. O carro tem um ponto de massa destes junto aos faróis, na cava da roda. No lado direito fica em frente à bateria e no lado esquerdo fica por baixo do filtro do ar. Eu penso que não será daí pois acho muito improvável os dois pontos de massa isolarem (são os dois faróis que ficam sem luz, certo?)

Inclino-me mais para o interruptor dos faróis, sem embargo de outras causas (encaixes das fichas).

Voltei a ficar sem médios.
Sim são os dois faróis que ficam sem luz.
Podes-me explicar melhor o gráfico que me mostras-te? Não sei muito bem interpretar estes gráficos.
Obs. o meu pisca direito agora tem ficado um bocado acelerado(umas vez fica, outras não), terá alguma coisa a ver?

Abraço

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Lancia Delta GT I.E 1600 - 1988
« Responder #69 em: 30 de Janeiro, 2013, 22:23:30 »
Viva
essencialmente, assinalei a vermelho no diagrama do circuito eléctrico, o cabo de côr N (N=Nero) que liga a massa dos dois faróis. Há uma correspondência entre o diagrama e os cabos pois um diagrama é uma representação simplificada de algo. Isto explicado por escrito.. ui ui :D
Quero ainda concluir que - se por hipótese o problema fôr da massa - os faróis são independentes (na massa). Já o positivo, afecta ambos os faróis. Por isso mesmo acho improvável ser um problema de ligação à massa.
Uma pergunta: quandos os faróis falham, dando um jeitinho no interruptor (quer na posição da alavanca, quer na rotação da alavanca) altera a situação?

André Afonso

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 124
  • Karma:
    +0/-0
Re: Lancia Delta GT I.E 1600 - 1988
« Responder #70 em: 30 de Janeiro, 2013, 22:44:21 »
Já estou a compreender melhor o diagrama. Amanhã já vou confirmar.
Bem, havia vezes que dava uma pancandinha por debaixo do volante e os médios ligavam, mas agora já não funciona esse "truque".


Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Lancia Delta GT I.E 1600 - 1988
« Responder #71 em: 30 de Janeiro, 2013, 23:06:36 »
Obs. o meu pisca direito agora tem ficado um bocado acelerado(umas vez fica, outras não), terá alguma coisa a ver?


Não penso que esteja relacionado. Isso acontece quando alguma das lâmpadas fica desligada. As lorâmpadas, de cada lado, estão ligadas em paralelo e - por alguma razão que desconheço por ignorância - quando uma delas fica desligada, o pisca fica mais rápido. Se isso voltar a acontecer, é questão de parar o carro e ver qual delas deixou de funcionar!

Bem, havia vezes que dava uma pancandinha por debaixo do volante e os médios ligavam, mas agora já não funciona esse "truque".

Isso aponta para um problema, como se suspeitava, no circuito eléctrico com interior do carro. As fontes possíveis, enumeradas, são as seguintes:-

- interruptor das luzes: mau contacto nos contactos (se se entende, acho que este interruptor é reparável)
- conector eléctrico com alguma folga: ..
- placa de fusíveis: a placa de fusíveis é a peça que alberga os fusíveis (de um lado) e do outro (de trás) tem conectores. Esta placa é reparável pois, por dentro, tem uma membrana com pistas condutoras.
- canhão da ignição: é improvável porque o canhão corta uma porção do circuito eléctrico. Se cortasse, muita coisa deixaria de funcionar ao mesmo tempo (painel de instrumentos, por exemplo).


André Afonso

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 124
  • Karma:
    +0/-0
Re: Lancia Delta GT I.E 1600 - 1988
« Responder #72 em: 30 de Janeiro, 2013, 23:20:51 »


Não penso que esteja relacionado. Isso acontece quando alguma das lâmpadas fica desligada. As lorâmpadas, de cada lado, estão ligadas em paralelo e - por alguma razão que desconheço por ignorância - quando uma delas fica desligada, o pisca fica mais rápido. Se isso voltar a acontecer, é questão de parar o carro e ver qual delas deixou de funcionar!

Isso aponta para um problema, como se suspeitava, no circuito eléctrico com interior do carro. As fontes possíveis, enumeradas, são as seguintes:-

- interruptor das luzes: mau contacto nos contactos (se se entende, acho que este interruptor é reparável)
- conector eléctrico com alguma folga: ..
- placa de fusíveis: a placa de fusíveis é a peça que alberga os fusíveis (de um lado) e do outro (de trás) tem conectores. Esta placa é reparável pois, por dentro, tem uma membrana com pistas condutoras.
- canhão da ignição: é improvável porque o canhão corta uma porção do circuito eléctrico. Se cortasse, muita coisa deixaria de funcionar ao mesmo tempo (painel de instrumentos, por exemplo).



Quando voltar a acontecer o problema do pisca irei verificar então qual das luzes esta com problema.

- interruptor das luzes: mau contacto nos contactos (se se entende, acho que este interruptor é reparável)
Referes-te ao manipulo das luzes(mínimos, médios e máximos)?
- conector eléctrico com alguma folga: ..
Este conector pertence ao manipulo das luzes?
- placa de fusíveis: a placa de fusíveis é a peça que alberga os fusíveis (de um lado) e do outro (de trás) tem conectores. Esta placa é reparável pois, por dentro, tem uma membrana com pistas condutoras.
Esta placa de fusíveis é a que esta no lado do condutor? E como posso verificar se esta tudo OK?

Desculpa tanta pergunta, mas ainda sou um pouco iniciante nesta "andanças".
Abraço

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: Lancia Delta GT I.E 1600 - 1988
« Responder #73 em: 30 de Janeiro, 2013, 23:32:35 »
Tens um carro bué fixe. :)

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Lancia Delta GT I.E 1600 - 1988
« Responder #74 em: 30 de Janeiro, 2013, 23:42:40 »
1. Referes-te ao manipulo das luzes (mínimos, médios e máximos)?
2. Este conector pertence ao manipulo das luzes?
3. Esta placa de fusíveis é a que esta no lado do condutor? E como posso verificar se esta tudo OK?
1. Exacto!
2. Sim, mas poderá ser ainda um dos conectores que liga atrás da placa de fusíveis
3. Tirar a placa dá algum trabalho. Não sinto que haja necessidade de avançar por aí, pelo menos por enquanto. A placa de fusíveis está bem descrita no manual. Fica do lado esquerdo, por baixo, no tablier. Tem uma tampa de visita para aceder. Numa 1ª abordagem de despiste, relativamente à placa, sugeria dar jeitos aos conectores da placa e ver se altera a iluminação dos faróis.

Contudo, continuo a achar que o mais provável que o problema seja do interruptor.