Autor Tópico: Gás de Petróleo Liquefeito  (Lida 29125 vezes)

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Gás de Petróleo Liquefeito
« em: 10 de Outubro, 2011, 19:50:01 »
Governo promete combustíveis «low cost» e GPL em parques cobertos

Medidas para compensar outras decisões, como seja a introdução de portagens em todas as SCUT

O Governo quer uma rede de combustíveis low costs e vai permitir que os veículos GPL possam utilizar os parques de estacionamento cobertos, anunciou esta sexta-feira, o ministro da Economia e Emprego na comissão de Obras Públicas, onde apresentou o plano estratégico dos transportes.

Estas duas medidas, segundo Álvaro Santos Pereira, procurarão compensar outras decisões, como seja a introdução de portagens nas SCUT.

O ministro referiu que haverá portagens em todas as Scut até ao final deste mês, sublinhando que mesmo com a introdução de pagamentos nestas vias o endividamento da EP atingirá em 2030 os 21 mil milhões de euros.

Caso nada fosse feito, disse o governante, o endividamento da EP chegaria a 31 mil milhões de euros em 2030.

Por isso, o Governo fará a renegociação dos contractos com as concessionárias e cancelará vários troços das novas concessões, cortando o investimento em mil milhões de euros.

Fonte: AutoPortal

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Gás de Petróleo Liquefeito
« Responder #1 em: 29 de Junho, 2012, 16:33:48 »
Carros a GPL vão poder estacionar em parques subterrâneos

Parlamento aprovou novas regras para utilização e estacionamento de veículos alimentados a GPL

O Parlamento aprovou esta sexta-feira (29 de junho) um diploma que regula a utilização de GPL (gases de petróleo liquefeito) e de GN (gás natural comprimido e liquefeito) como combustível em veículos.

De acordo com o texto final aprovado, os veículos GPL "cujos componentes tenham sido aprovados" poderão estacionar em parques de estacionamento fechados e abaixo do nível do solo, que devem ser ventilados e cumprir normas contra incêndios.

O diploma acrescenta que os veículos a GPL que não tenham sido aprovados e instalados de acordo com normas técnicas emanadas da tutela poderão estacionar em parques fechados mas apenas se tiverem ventilação natural e não poderão usar os parques subterrâneos.

O número 3 do diploma prevê que os veículos que utilizem GPL ou GN como combustível "devem garantir um nível de segurança adequado, devendo obedecer às prescrições técnicas a estabelecer por portaria conjunta dos membros do Governo responsáveis pelas áreas da Administração Interna, da Economia e do Emprego e da Justiça".

O texto final aprovado resulta de iniciativas do PS e do CDS-PP que visavam acabar com o dístico obrigatório para automóveis que usem GPL e com a proibição de estacionar em parques subterrâneos.

Portugal é um dos poucos países onde os veículos a GPL não podem utilizar parques de estacionamento subterrâneos e juntamente com a Bulgária e a Hungria os únicos onde se mantém a obrigatoriedade do dístico. Agora resta aguardar pela entrada em vigor das novas regras.

Fonte: AutoPortal
« Última modificação: 29 de Junho, 2012, 16:34:15 por Tiffosi »

Miguelhbx

• Encartado

• *
  • 102
Re: Gás de Petróleo Liquefeito
« Responder #2 em: 01 de Julho, 2012, 12:41:31 »
Ena , uma medida de jeito, até estou parvo, de certeza que isto é para Portugal? :ninja:

RSAC

• Zagato

• *
  • 1323

Masculino
« Responder #3 em: 01 de Julho, 2012, 23:07:31 »
Com jeitinho ainda vão dizer que os Fiat de fábrica como foram feitos antes desta medida vão ser considerados ilegais

hmlopes

• Giannini

• *
  • 589

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo Sport Tjet ; 500 Lounge Twinair
« Responder #4 em: 02 de Julho, 2012, 12:54:21 »
Esta medida, quando for aprovada, vai reduzir a descriminação de quem usa um combustível, mais económico e ecológico, regulamentando o seu estacionamento em espaços fechados mas ventilados, como por exemplos os parques de centros comerciais...

Será bem vinda para algumas marcas, como a fiat e alfaromeo, e espero que desapareça o estigma de muitos condutores face a viaturas como o Bravo 1.4 e o Giuletta 1.4T LPG...

O preço final do combustível de certeza que vai ser afectado, pois os senhores que nos governam só vêem €€€!

Espero é que as instalações continuem a ser verificadas na instalação, e que quem sabe, sejam verificadas do mesmo modo (IPO B) periodicamente, algo que não acontece...

Aguardo pelos desenvolvimentos!

Cumprimentos.

Lancisti

• Maserati

• *
  • 5883
  • Texto Pessoal
    "La differenza di viaggiare in Lancia"
« Responder #5 em: 02 de Julho, 2012, 14:59:31 »
Espero é que as instalações continuem a ser verificadas na instalação, e que quem sabe, sejam verificadas do mesmo modo (IPO B) periodicamente, algo que não acontece...
Cumprimentos.

Então pela tua ideia ... 1x por ano... toma lá 120€ de IPO?

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #6 em: 02 de Julho, 2012, 16:02:50 »

Não chega a IPO obrigatória?  :huh: :huh:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

José Fernandes

• Moderação
  • Ferrari

• Zé Foguete
  • 13303

Masculino
« Responder #7 em: 02 de Julho, 2012, 21:24:20 »
 O que se pretende com a aprovação desta lei é que todos os veículos a GPL sejam verificados em IPO (normal+GPL) ou em último caso que seja feita uma verificação num instalador onde será passada uma declaração em como o veículo está em conformidade com as normas de segurança, ou seja, com válvula de segurança, todos os outros veículos que não se encontrem dentro destes parâmetros terão de fazer um "Upgrade", só assim se garantirá a segurança, nossa e dos outros, porque há ainda muita instalação antiga a circular, é isso que se pretende, acabar com instalações ditas perigosas.
 Eu e muitos de nós somos sócios da ANIC-GPL, Associação Nacional de Instaladores e Consumidores de GPL, temos estado a acompanhar o evoluir desta notícia, estamos todos interessados no fim desta descriminação.
  :t_up:
LANCIA THEMA 2.0 Turbo 16V - GPL, Powered by Frontfuels

naso

• Moderação
  • Maserati

• 8755

Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
« Responder #8 em: 02 de Julho, 2012, 22:43:03 »
Esta medida, quando for aprovada, vai reduzir a descriminação de quem usa um combustível, mais económico e ecológico, regulamentando o seu estacionamento em espaços fechados mas ventilados, como por exemplos os parques de centros comerciais...

Será bem vinda para algumas marcas, como a fiat e alfaromeo, e espero que desapareça o estigma de muitos condutores face a viaturas como o Bravo 1.4 e o Giuletta 1.4T LPG...
O preço final do combustível de certeza que vai ser afectado, pois os senhores que nos governam só vêem €€€!

Aguardo pelos desenvolvimentos!

Cumprimentos.

É... inspeção tipo B é sempre uma forma de fazer o estigma desaparecer... :lol: :lol:

89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

hmlopes

• Giannini

• *
  • 589

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #9 em: 03 de Julho, 2012, 11:14:50 »
Boas!

Lancisti, não me parece que tenha referido que a inspecção B era para fazer todos os anos...

A IPO obrigatória analisa vários dados mecânicos do carro, mas infelizmente nem nos deixam fazer o teste de gases a gpl... ou seja para eles o GPL só interessa na legalização.

Acho que num carro a GPL, há sempre cuidados adicionais a ter, nomeadamente as tubagens em cobre, que não seria a primeira vez, que com fadiga, ou má montagem, entram em rotura, assim como válvulas e outros elementos do sistema.

Eu tive um Ford Fiesta 1.25, que estava porreiro, mas ao final de 4 anos um tubo de cobre teve uma rotura e o carro perdia gás sempre que o motor estava ligado e após desligar durante uns 5 minutos, e com um sistema Tartarini multiponto, com electroválvulas.

O carro ficava na rua, e como tal não havia problema, mas em caso de fuga numa garagem, o GPL desceria devido à sua densidade...

Por isso acho que não é descriminação, mas prevenção, nesse caso de uma IPO mais detalhada no sistema de gpl, pois bem sabemos que há pessoas que circulam com os pneus, travões e outros gastos, por isso há que verificar o GPL também para minimizar os riscos que estão controlados pelo sistema!

Naso acho que também lhe respondi.

Concordo com o que refere o José Fernandes.

Cumprimentos!

« Última modificação: 03 de Julho, 2012, 11:30:40 por hmlopes »

Lancisti

• Maserati

• *
  • 5883
  • Texto Pessoal
« Responder #10 em: 03 de Julho, 2012, 11:49:16 »
O que se pretende com a aprovação desta lei é que todos os veículos a GPL sejam verificados em IPO (normal+GPL) ou em último caso que seja feita uma verificação num instalador onde será passada uma declaração em como o veículo está em conformidade com as normas de segurança, ou seja, com válvula de segurança, todos os outros veículos que não se encontrem dentro destes parâmetros terão de fazer um "Upgrade", só assim se garantirá a segurança, nossa e dos outros, porque há ainda muita instalação antiga a circular, é isso que se pretende, acabar com instalações ditas perigosas.
 Eu e muitos de nós somos sócios da ANIC-GPL, Associação Nacional de Instaladores e Consumidores de GPL, temos estado a acompanhar o evoluir desta notícia, estamos todos interessados no fim desta descriminação.
  :t_up:

Zé, tenho uma instalação aspirada de 2008 numa carro de injecção monoponto... explica-me lá onde é que é perigosa?

É que caso não tenhas entendido ... "seguras" são apenas as de injecção directa! Quantos andam aí com esse tipo de instalação?
« Última modificação: 03 de Julho, 2012, 11:50:23 por Lancisti »

hmlopes

• Giannini

• *
  • 589

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #11 em: 03 de Julho, 2012, 12:17:39 »
Lancisti. Note-se que sou bem a favor do GPL... mas com segurança.

No meu caso, como disse era um sistema tartarini, multiponto, com reservatório atrama cilíndrico na bagageira, ou seja o fiesta não tinha bagageira. Aconteceu que por duas vezes, por defeito de instalação ou fadiga, não sei, o tubo de cobre que transporta o GPL até ao vaporizador, teve rotura, e perdia gás no padrão que já disse anteriormente!

Daí eu achar que essas instalações devam ser certificadas e inspeccionadas, pois nem todos gostam de carros e são cuidadosos como nós com as nossas viaturas!

Cumprimentos!

Lancisti

• Maserati

• *
  • 5883
  • Texto Pessoal
« Responder #12 em: 03 de Julho, 2012, 13:04:01 »
Segundo a lei actual todas as instalações são certificadas! A minha carrinha tem o mesmo kit de gpl há 12 anos ... certificado portanto há 12 anos!

1x por ano faz revisão e afinação

hmlopes

• Giannini

• *
  • 589

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #13 em: 03 de Julho, 2012, 13:49:57 »
Um sistema com 12 anos, não significa que esteja em mau estado ou bom estado. O meu teve uma fuga com 4 anos e cerca de 100000km em cima, mas há os que nunca têm problemas! Tinha revisão periódica sempre em dia, pois até começava a apitar sempre que era necessário recolher! Conheço um AR 159 instalado na mesma altura e nunca teve nada de mais no sistema... excepto alergia ao autocolante, que o meu também tinha!

O problema, é que não são todos cuidadosos com os carros como nós...

É essa lacuna da legislação a que se refere, da certificação, que deverá ser ultrapassada de uma vez por todas neste novo projecto lei...

Lancisti

• Maserati

• *
  • 5883
  • Texto Pessoal
« Responder #14 em: 03 de Julho, 2012, 14:29:53 »
Não entendeste parte do que eu disse...

Eu tenho um Dedra com injecção monoponto (um só injector) de 1990. Nunca na vida este carro vai poder trabalhar com injecção liquida porque lhe faltam inputs (um injector por cilindro) como tal, nunca vou poder deixar de usar o distico ou estacionar em estacionamentos subterraneos!