Autor Tópico: Fiat 500X  (Lida 74180 vezes)

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
Re: Fiat 500X
« Responder #90 em: 03 de Dezembro, 2014, 15:54:49 »
Eu acho que tens razão, que perde alguns clientes.

No entanto como Portugal é um mercado que sai fora de toda a lógica, até porque é periférico, no final a versão 1.3 vai ter peso nas vendas.
Há sempre aquelas pessoas que não lhes interessa as prestações.

Até irá contribuir para o número final.

Espero que sim, que eu esteja enganado para bem da marca e o 500X 1.3 multijet não seja um flopp de vendas...

lmml

• Vignale

• *
  • 666

Masculino
  • Texto Pessoal
    Actualmente a Fiat faz Automóveis !!!
« Responder #91 em: 03 de Dezembro, 2014, 17:32:25 »
"GT Abarth", tudo o que foi dito da história da Fiat, são factos que a própria marca se pode orgulhar, mas tal como acontece genericamente em qualquer marca, quando se tem uma "década" em que há problemas recorrentes de fiabilidade, baixa qualidade de construção, etc..., essa "década" faz estragos por 2 ou 3 "décadas" seguidas e não há excelência de produto que consiga de forma rápida colocar a marca no bom patamar onde já esteve.
Não será só má vontade das pessoas inquiridas nos questionários de satisfação após venda, será também algum mau trabalho da marca, na fase de projecto, testes, montagem, comercialização e manutenção, qua a coloca em posição, no que diz respeito a alguma insatisfação face à fiabilidade e pós venda dos seus carros.
No meu caso por exemplo, relativamente a problemas eléctricos e direcção sou bem critico com a marca, por causa do que já gastei como meu Punto.
Se tive azar com a unidade ou série do meu Punto?, se calhar tive e para pena minha, tenho receio de voltar a comprar um Fiat.
lmml
De volta à Fiat a 24/05/2021, embora de forma inesperada.
Finalmente a Fiat tem híbridos... mas... até chegar à excelencia de alguns Japoneses... se calhar ainda vai demorar.

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #92 em: 03 de Dezembro, 2014, 18:03:35 »
Portugal também é um caso específico, uma vez que já fomos um mercado importante para a FIAT e agora estão a c*gar-se em nós (e em parte têm razão "política").
Claro que os clientes pagam pelos políticos; primeiro o Bochechas e o Miterrand, depois uns anos de Liberdade e agora já mais de uma década de baixar as calças a Berlim.

A FIAT de líder natural do mercado Português desde os anos 60 foi traída (intervalo de 88 à viragem do século) e hoje tem dificuldades de entrar no Top 10!!!

O teu Punto dá problemas e muitos outros.
Todos dão problemas.
Podes ter a certeza que a VW dá tanto ou mais.

No entanto a BMW é a marca que mais problemas dá e no entanto é a marca com mais imagem em Portugal, excepto as de Super Carros.
« Última modificação: 03 de Dezembro, 2014, 18:05:18 por GT Abarth »
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #93 em: 03 de Dezembro, 2014, 18:06:32 »
O carro está incrível:

https://500x.fiat500.com/pt-PT/

Mas como é habitual, o site Português é mais fraco.
Vejam também aqui:

http://www.fiat500.com/site/it-it/500x-cross/configuratore

Stilo Abarth

Punto GT3

lmml

• Vignale

• *
  • 666

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #94 em: 03 de Dezembro, 2014, 22:03:24 »
Portugal também é um caso específico, uma vez que já fomos um mercado importante para a FIAT e agora estão a c*gar-se em nós (e em parte têm razão "política").
O teu Punto dá problemas e muitos outros.
Todos dão problemas.
Podes ter a certeza que a VW dá tanto ou mais.

No entanto a BMW é a marca que mais problemas dá e no entanto é a marca com mais imagem em Portugal, excepto as de Super Carros.
Gostava de saber qual a lógica da construção de uma gama de modelos e suas variantes, para tentar perceber porque a Fiat, em minha opinião, é tão limitada. Há concorrentes com mais modelos, motores, variação de potência, de níveis de equipamento e opções, que conseguem ser alternativa à gama Fiat com alguma facilidade e mais satisfação.
Vw, Audi, Skoda, Seat, Mercedes, BMW, etc... têm várias series de modelos, com frequentes e caros problemas, que são uma vergonha face ao que se paga pelos seus carros e face ao preço das suas peças e intervenções. O meu Fiat dá problemas, que outras marcas igualmente dão, mas parece-me que com menos frequência e que naturalmente não me deixa satisfeito.
lmml
Finalmente a Fiat tem híbridos... mas... até chegar à excelencia de alguns Japoneses... se calhar ainda vai demorar.

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #95 em: 04 de Dezembro, 2014, 01:39:48 »
Basicamente a FIAT chegou a uma altura em que, se calhar para continuar entre nós, tenta só ter os carros com que ganhe dinheiro ou pelo menos não perca.

Vender Stilos (um segmento D cortado na ponta para ser um C) muito equipados (e pesados) a preço aceitável dava prejuízo.
Mais barato então nem se fala.

No caso Português faltou um Diesel 1.6 por exemplo, que não tinha.

Stilo Abarth

Punto GT3

lmml

• Vignale

• *
  • 666

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #96 em: 04 de Dezembro, 2014, 10:50:05 »
Basicamente a FIAT chegou a uma altura em que, se calhar para continuar entre nós, tenta só ter os carros com que ganhe dinheiro ou pelo menos não perca.

Vender Stilos (um segmento D cortado na ponta para ser um C) muito equipados (e pesados) a preço aceitável dava prejuízo.
Mais barato então nem se fala.

No caso Português faltou um Diesel 1.6 por exemplo, que não tinha.
"GT Abarth", com todo o respeito, vamos falar de carros mais actuais.
Vamos pegar por exemplo no Fiat Bravo. Belo e bom carro no geral, mas..., a concorrência está toda equipada com carroçaria de carrinha e motores diesel com versão na casa dos 90cv. O que é que a Fiat fez?, nada !!!, a carrinha nunca foi criada e em qualquer mercado tem boas vendas garantidas. Versão diesel na casa dos 90cv. A Fiat em Portugal não colocou essa versão à venda, mesmo que tivesse um nível de equipamento mais modesto. Os vizinhos Espanhóis aproveitaram essa hipótese e essa versão a diesel esteve disponível. Andei com um Bravo 1.6 Multijet 105cv e adorei o carro, embora tivesse algumas coisas que eu acho podiam ser melhoradas, mas no geral adorei.
Fiat Linea, por cá desapareceu, mas em Espanha está disponível e renovado e com boas versões de motor e equipamentos. Tenho ideia que foi um carro com boas vendas, mas muito limitado na oferta de variantes de equipamento. Em Espanha o cenário era muito diferente, gama alargada.
Fiat Idea, em minha opinião e em comparação com o meu Punto, só na insonorização do motor e a lentidão do Multijet de 70cv, era inferior. Andei com um de serviço e adorei o carro. Acho que foi um modelo fraco de vendas, mas de forma injusta. No Brasil a gama é bem interessante.
Fiat Multipla, condenado à nascença pela aberrante estética exterior e interior. Onde é que os responsáveis da Fiat tinham a cabeça, para deixar que uma boa ideia (6 lugares, bom espaço e boa bagageira), fosse vestida de um modo tão..., tão..., sei lá..., disparatado?!
De mais modelos e de mais opções comerciais de lógica criticável se podia falar, mas por ultimo... o 500X, 2.0 Multijet na AutoHoje teve mais um "ensaio" e um veredito de 3 estrelas e meia. Após ler a opinião do ensaiador..., tantos elogios e tão poucas estrelas...!!!
Fiat a ser penalizada sem que haja razão para isso.
lmml

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #97 em: 04 de Dezembro, 2014, 14:32:48 »
É o que eu te estou a dizer sobre o recente, o actual: a FIAT parece só querer ter modelos que possam dar lucro.

O Bravo não lhes dá e segundo os mais entendidos fazerem uma carrinha traria mais.
Não sei bem porquê, mas penso porque só se vendem carrinhas nos principais países da Europa penso.
Mais para Leste já não.

O Bravo apareceu bem lançado e até vendeu.
Na gama gasolina "C" foi líder de mercado 1 ano ou 2, apesar de já quase ninguém comprar gasolina em Portugal no segmento C.

Isso das estrelas na Autohoje, é importante que não chegue a 4, se é que me entendes.
Para criar desde logo uma fronteira entre "eles" e os outros.

Muito calados andam eles é com o Polo, que por mais jeitoso que esteja é comido de cebolada em quase todos os aspectos pelo 208.
Só que lá está... reza a lenda que a Peugeot vende os 208 sem lucro.

Stilo Abarth

Punto GT3

lmml

• Vignale

• *
  • 666

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #98 em: 04 de Dezembro, 2014, 17:10:22 »
É o que eu te estou a dizer sobre o recente, o actual: a FIAT parece só querer ter modelos que possam dar lucro.

O Bravo não lhes dá e segundo os mais entendidos fazerem uma carrinha traria mais.
Não sei bem porquê, mas penso porque só se vendem carrinhas nos principais países da Europa penso.
Mais para Leste já não.

O Bravo apareceu bem lançado e até vendeu.
Na gama gasolina "C" foi líder de mercado 1 ano ou 2, apesar de já quase ninguém comprar gasolina em Portugal no segmento C.

Isso das estrelas na Autohoje, é importante que não chegue a 4, se é que me entendes.
Para criar desde logo uma fronteira entre "eles" e os outros.

Muito calados andam eles é com o Polo, que por mais jeitoso que esteja é comido de cebolada em quase todos os aspectos pelo 208.
Só que lá está... reza a lenda que a Peugeot vende os 208 sem lucro.
Só quer modelos que permitam atingir lucro?, acredito que sim, mas como é que uma gama pode dar lucro, se tem variedade quase igual a zero, tanto em equipamento/opcionais, como motorizações, como acontece com o Bravo. Fiz uma pesquisa rápida e "descobri que tanto cá, como Espanha, como Itália, só há a diesel. Em França nem se vende esse modelo. Bons motores a gasolina há no grupo, os MultiAir, que iam permitir aumentar as vendas dos gasolina, já para não falar do Ecoturbo (GPL).
Outra coisa gira (sem graça nenhuma). O Freemont, por cá se não estou em erro só tem um motor (diesel) e um nível de equipamento. Em Itália tem 5 níveis de equipamento e se não estou em erro 2 diesel e um a gasolina.
Epá... há diferenças de oferta que chegam a ser escandalosas. Que o Português gosta de luxo, gosta de status e gosta de ter o que não tem capacidade económica para ter, já se sabe, mas numa marca como a Fiat, que tem ainda problemas de imagem e fiabilidade, se não abrir o leque de opções..., acho que tem mais dificuldade em vender.
A campanha que houve de..., se não estou em erro 5 anos de garantia para o Bravo, foi de certeza a razão principal para ter boas vendas no inicio.
Este género de garantia devia ser de uma vez por todas adoptado pela Fiat, ou será que a Fiat não confia na fiabilidade dos carros que fabrica e vende?, se é este o ponto..., ou de uma vez por todas resolvem isso... e a garantia alargada ia forçar a que isso acontecesse, ou continuamos mal, acho eu !!!
lmml

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #99 em: 04 de Dezembro, 2014, 17:49:18 »
Isso é o que nós achamos, que devia ter muito mais oferta.

O que eu te estava a dizer é o que (infelizmente) acontece na prática: não têm interesse em comercializar veículos sem possibilidade de lucro.

No caso Português penso que a casa Mãe ainda consegue ser mais "chata" com a FIAT Portugal, tipo obrigar a comprar X unidades das versões tal.
Por isso por vezes só tens o modelo com um motor.

Lembro o caso do excelente Panda 100HP que não veio para cá.
Quem nos diz que a FIAT Itália não exigia por exemplo a compra de uma remessa de "1000 carros" e a FIAT Portuguesa não arriscou.

O Bravo, para além da garantia, que era para todos os motores, vendeu relativamente muito o 1.4 T-Jet, porque esteve 2-3 anos sem a concorrência ter sequer motor que se pudesse aproximar em prestações.
« Última modificação: 04 de Dezembro, 2014, 17:50:38 por GT Abarth »

Stilo Abarth

Punto GT3

naso

• Moderação
  • Maserati

• 8755

Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
« Responder #100 em: 04 de Dezembro, 2014, 19:28:27 »
É complicado... eu nem era para dizer nada, mas como só partilho parte vou opinar, já sei que não adianta grande coisa mesmo assim... :smash: :smash:

Depois de ver e ir lendo umas quantas coisas, acabo por aceitar o que se passa, creio que há muitas questões politicas que ajudam a explicar o que se passa, os alemães são muito "astutos" e criaram condições para dominar na Europa, eles prepararam tudo para ter hoje uma folga que lhes permite lançar modelos a perder dinheiro, já não foi só um nem dois, os restantes europeus ficaram presos algures, (não acredito que tenham adormecido) não vejo nenhuma marca a conseguir sobreviver sozinha na Europa, os Ingleses já não são destas lutas, os Franceses da renô têm a mão do estado que lhes vai valendo, a PSA essa já estoirou e mudou de mãos, a FIAT ao que parece ainda teve alguma sorte e quem sabe vai acabar por sobreviver a esta tormenta e o futuro será mais risonho.

Quando uma marca estuda um modelo, no fim tem de conseguir um produto a um preço, para isso tem de vender um minimo de unidades, sem esse minimo todo o projeto vai dar prejuízo, alguns assim e já sabemos o que acontece... a FIAT já passou por isso e a PSA ainda está a passar...

Isto tudo para dizer que a FIAT vende o que dá lucro, nesta altura não pode ser diferente, pode parecer a história de ser preso tanto por ter cão como por não ter, mas se acabar não vamos ver nem SW´s, nem 500 nem nada, eu tambem gostava de ver uma gama completa mas isso será possível com tudo o que se tem passado???  eu acho que não. :(

89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #101 em: 04 de Dezembro, 2014, 21:07:10 »
Vou falar do Stilo porque foi a tentativa de colocar um carro no topo do segmento C e perdeu dinheiro.

A FIAT teria que vender cada Stilo a +3000 a +3500 € para não perder dinheiro.

Ainda assim produziram 0,7 Milhões de Stilos.
Teriam que produzir cerca de 2 Milhões, mas ai são traídos por ser um produto completo demais para poder vender em massa em mercados emergentes.

Por isso o novo segmento C previsto será montado na Tofas Turca e terá Hatchbach, Berlina e Carrinha e será de uma linha popular e simples tipo Linea.

A tentativa (disfarçada excepto na carrinha que até é maior) de cortar a ponta aos segmento "D" ALFA 156 e Lancia Lybra e fazer um Stilo, para dessa forma obter um carro do segmento C de referência, claro que trouxe muitas vantagens e que deu para impor equipamentos, luxos, confortos de "D" no "C".
Por outro lado pagou caro o peso do carro que por arrastamento penaliza as prestações e os consumos.
No fim os motores competitivos acabam apenas por ser o 1.9 Diesel e o 1.8 Gasolina.
Em Portugal o 1.8 gasolina não veio e aconteceu o fenómeno local do 1.2 16v ser competitivo.
Isto porque era muito acima da concorrência e apesar do arcaboiço do carro conseguia nivelar pela concorrência.

Os 1.9 Diesel em Portugal são carros com um certo poder comercial, mas um bocado caros.
Fez falta na época um 1.6 Diesel.

Assim como a FIAT Portuguesa vendeu muito poucos Grande Punto 1.9 130cv, que podiam ter feito como a VAG com as Ibizas e vender as comerciais com 1.9 130 e até 150cv. Era estarem atentos ao fenómeno das comerciais por cá.

No Stilo, correu um bocado mal porque nem o preço era barato, nem era suficientemente alto para não perderem dinheiro.
Se o carro tivesse o preço necessário, então teria ainda menos venda, então ainda pior.

Desde ai a FIAT claramente não arrisca e tenta vender o que dá lucro.
Infelizmente a gama é curta.
Mas lá está, eles ganham muito a vender 2.000 unidades de FIAT's 500 e não ganham quase nada num Punto. Tinham que vender 200.000.

Stilo Abarth

Punto GT3

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #102 em: 05 de Dezembro, 2014, 14:16:00 »
Só uma achega... A "Fiat Portuguesa" hoje em dia não pouco ou nada decide sobre a sua sorte...

É a Fiat Ibérica SA que comanda o nosso destino. De todas as Direcções que existiam em Portugal apenas 2 se mantêm, todas as outras são comandadas de Espanha. Até o Director Geral está em Espanha já, cá existe apenas um Director-Coordenador que acumula funções com a sua Direcção.

É esta a triste realidade...

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

lmml

• Vignale

• *
  • 666

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #103 em: 05 de Dezembro, 2014, 17:03:26 »
Boa tarde.
Em casa ao ler a revista AutoHoje, no caso o suplemento sobre gestão de frotas, na parte dos comerciais Fiat, divulgavam que a partir de Janeiro (se não estou errado), o Doblo começava a ser vendida na séria renovada. Uma das removações é precisamente com o motor 1.3 Multijet com 75 e 90cv. Adiantavam que este motor tinha sofrido um aumento do binário em 40%. Parecem boas noticias para este motor, seja qual for a potência, mas..., resta saber de que forma está distribuída a curva de binário e como está escalonada a caixa de velocidades, para bom aproveitamento do binário e em simultâneo ajudar na contenção do gasto de combustível, sem sacrifício das prestações.
Estas melhorias aplicadas ao 500X, fazem deduzir que as prestações não sendo exemplares (há de haver testes para confirmar), não serão tão negativas ou condicionadas conforme aqui já foi referido.
« Última modificação: 05 de Dezembro, 2014, 17:05:32 por lmml »
lmml

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #104 em: 05 de Dezembro, 2014, 18:10:15 »
Só uma achega... A "Fiat Portuguesa" hoje em dia não pouco ou nada decide sobre a sua sorte...

É a Fiat Ibérica SA que comanda o nosso destino. De todas as Direcções que existiam em Portugal apenas 2 se mantêm, todas as outras são comandadas de Espanha. Até o Director Geral está em Espanha já, cá existe apenas um Director-Coordenador que acumula funções com a sua Direcção.

É esta a triste realidade...

Como eu já tinha dito, Portugal deixou de ser um mercado que a FIAT perca "5 minutos".
Também tem relação com a SEAT deixar de ser FIAT, pois nesse tempo a FIAT em Portugal era bastante importante para Itália.
Também era líder.
Muitas vezes Portugal era o 3º mercado a receber os FIAT's novos.
Até chegaram a trazer os livros em Francês, porque depois de Itália mandavam para França e alguma coisa para Portugal.

A nível global e se pensarem a FIAT em 2-3 dias vende no Brasil o que vende em Portugal num ano!!!

Stilo Abarth

Punto GT3