Olá Artur. Agradeço a resposta.Tentar por a marcha-atrás com o carro em andamento foi apenas uma experiência. Compreendo e agradeço a dica mas, de facto, não é normal que o carro faça isto. Além do mais, muitas vezes mesmo deixando de fazer pressão sobre o pedal da embraiagem a marcha-atrás não entra. Quanto a engatar a 1ª, o carro simplesmente não me deixa pô-la se não estiver totalmente parado, nem que carregue e descarregue o pedal da embraiagem 5 vezes.Obrigado!
O que se passa é o seguinte: não consigo por 1ª sem o carro estar totalmente imobilizado mesmo carregando o pedal da embraiagem a fundo. Como é óbvio, só com uma velocidade muito baixa me atrevo a tentar pôr 1ª mas o que acontece é que mesmo andando a 5 km/h, se o carro não estiver totalmente imobilizado, a 1ª não entra de maneira nenhuma. Não arranha nem nada, simplesmente não deixa entrar. Por vezes torna-se incomodo porque só tenho duas soluções: ou imobilizo o raro e ponho 1ª, ou continuo em 2ª e fico à espera que ele recupere. Sei que há caixas que não deixam engatar a 1ª mudança sem que o carro esteja imobilizado mas, não me parece que seja este o caso visto o carro ser de 1993.
Por vezes, acontece também que mesmo com o carro parado a marcha-atrás não entra à primeira (mas não arranha).