Autor Tópico: Lancia y10 Problema de injecçao  (Lida 6997 vezes)

nunesaf

• Piccolo

• *
  • 58
Re: Lancia y10 Problema de injecçao
« Responder #15 em: 07 de Janeiro, 2013, 23:33:40 »
sim , como descrevi la em cima , pensei que a bomba estava avariada e retirei-a do tanque e liguei-a a uma bateria e funcionou bem .. nao fazia nenhum ruido estranho nem nada .. , os reles fui a fiat em alcabideche e lá disseram me que os reles eram iguais embora tivessem caixas diferentes por isso fui debaixo do tablier de onde tirei 2 iguais e substitui e nao resultou, depois fui a fiat trouxe de la um que o senhor me ofereceu tambem nao funcionou , fui ao ferro velho comprei 2 iguais aos que já la estavam originalmente e tambem nao funcionaram . por isso tenho quase a certeza que o problema nao vem dai até porque um senhor la no sucateiro disse-me logo que era da centralina , mas como nao sabia se havia alguma centralina pensei logo que ele me estava a dar converca. Bem vamos lá ver se alguem saberá onde se encontra a centralina para eu dps poder procura-la e ver o que se passa . Outra coisa se fosse da centralina nao haveria outras funcoes no carro que iriam atrofiar tipo o painel de instrumentos ?
Bom, entao se testaste a bomba da gasolina e está boa, isso é contraditório com o que disseste "O problema não e falta de faisca porque se meter gasolina directamente no carburador ele liga , o problema e a bomba de injecçao e o injector que estao inoperacionais =S", assumindo bomba de injeccao te estás a referir a  bomba da gasolina. É que estes carros nao tem bomba de injeccao. Esse Y10 tem dos primeiro sistemas de injeccao no mercado, concebidos pela Bosh e sao comuns aos Uno 1.0 ie e aos Audi 80 e se nao estou em erro a uns Seat Toledo e Citroen AX10 (?). Estes sistemas forcaram a usar bombas de gasolina electricas em oposicao ás mecanicas para garantir pressao constante e mal des á chave para criar logo a pressao no circuito de alimentacao (cerca de 3 bar). O que o injector faz, nao é mais que uma valvula solenoide que abre de acordo com a rotacao do motor (atravez de um sinal que vem da bobina para a centralina). Portanto nao há bomba de injeccao.
Esta centralina controla somente a abertura do injector, o motor de passo para arranque a frio e as electro-valvulas do sistema de carvao para recirculacao de vapores (essa caixa preta que o teu nao tem).
No teu caso eu tentava mesmo comecar a olhar para debaixo do tablier pois o carro está contigo e se calhar em materia de minutos vez logo onde ela esta. Aquilo é uma caixa metalica com quase 1 palmo quadrado de tamanho - difícil nao dar com ela :)

Zampanò

• Vignale

• *
  • 603
« Responder #16 em: 07 de Janeiro, 2013, 23:40:11 »
Já sei o que é a caixa preta - é a skrinkas elektromagenticksmi ventil y motorovem prostoru  :blush: :wacko:

Não sei se uma ECU avaria assim às fatias.

Num primeiro contacto ao problema, bom seria desligar os conectores da ECU e ver se tem humidade. O mesmo com o módulo electrónico da distribuição e bobinas da ignição.

Neste link poderá ser descarregado um manual do Panda. Ver suplemento R16. Aqui, pode-se ver que a ECU, no caso do Panda, está no interior. Pode ser que o Y10 seja idêntico!

Andrey1091

• Novato

• *
  • 12

Masculino
« Responder #17 em: 08 de Janeiro, 2013, 07:57:06 »
Bom, entao se testaste a bomba da gasolina e está boa, isso é contraditório com o que disseste "O problema não e falta de faisca porque se meter gasolina directamente no carburador ele liga , o problema e a bomba de injecçao e o injector que estao inoperacionais =S", assumindo bomba de injeccao te estás a referir a  bomba da gasolina. É que estes carros nao tem bomba de injeccao. Esse Y10 tem dos primeiro sistemas de injeccao no mercado, concebidos pela Bosh e sao comuns aos Uno 1.0 ie e aos Audi 80 e se nao estou em erro a uns Seat Toledo e Citroen AX10 (?). Estes sistemas forcaram a usar bombas de gasolina electricas em oposicao ás mecanicas para garantir pressao constante e mal des á chave para criar logo a pressao no circuito de alimentacao (cerca de 3 bar). O que o injector faz, nao é mais que uma valvula solenoide que abre de acordo com a rotacao do motor (atravez de um sinal que vem da bobina para a centralina). Portanto nao há bomba de injeccao.
Esta centralina controla somente a abertura do injector, o motor de passo para arranque a frio e as electro-valvulas do sistema de carvao para recirculacao de vapores (essa caixa preta que o teu nao tem).
No teu caso eu tentava mesmo comecar a olhar para debaixo do tablier pois o carro está contigo e se calhar em materia de minutos vez logo onde ela esta. Aquilo é uma caixa metalica com quase 1 palmo quadrado de tamanho - difícil nao dar com ela :)
Não é contraditório eu é que nao me expliquei bem secalhar, a bomba de gasolina funciona se ligada directamente a uma bateria , agora ligada como vem de fabrica ela nao trabalha quando rodo a chave.
Eu vou tirar umas fotografias ou fazer um video a mostrar o compartimento do motor e vou tentar explicar mais ou menos aqui-lo que já fiz .

nunesaf

• Piccolo

• *
  • 58
« Responder #18 em: 08 de Janeiro, 2013, 08:44:23 »
Não é contraditório eu é que nao me expliquei bem secalhar, a bomba de gasolina funciona se ligada directamente a uma bateria , agora ligada como vem de fabrica ela nao trabalha quando rodo a chave.
Eu vou tirar umas fotografias ou fazer um video a mostrar o compartimento do motor e vou tentar explicar mais ou menos aqui-lo que já fiz .
Ah entendo agora! Certo :) e obrigado pela explicacao.

Boa sorte com a recuperacao e na medida que puder ajudar terei imenso gosto. Eu tenho um Uno 1.0 i.e. que tem o mesmo sistema que o teu Lancia Y10. Posso portanto fazer algumas experiencias caso te ajude.

Mickey

• Zagato

• *
  • 1299

Masculino
« Responder #19 em: 08 de Janeiro, 2013, 12:29:08 »
A centralina fica mesmo no habitáculo... Está, como já aqui foi dito, atrás do tablier... E é bem provável ter entrada umas gotas de água, tenta chegar-lhe retira os conectores e mesmo que não a consigas retirar do sítio dá-lhe como secador do cabelo...

Trocas-te os cabos de velas? Troca/isola esses tais cabos descarnados do módulo, também não ajuda andar assim...

Boa sorte com isso  :t_up:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #20 em: 08 de Janeiro, 2013, 12:58:08 »
a placa do distribuidor n partiu? não entrou agua para dentro do distribuidor?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Andrey1091

• Novato

• *
  • 12

Masculino
« Responder #21 em: 08 de Janeiro, 2013, 18:01:27 »
a placa do distribuidor n partiu? não entrou agua para dentro do distribuidor?
Sim entrou mas isso ficou resolvido no dia pois tivemos o cuidado de limpar o distribuidor por dentro .

Andrey1091

• Novato

• *
  • 12

Masculino
« Responder #22 em: 08 de Janeiro, 2013, 18:04:52 »
A centralina fica mesmo no habitáculo... Está, como já aqui foi dito, atrás do tablier... E é bem provável ter entrada umas gotas de água, tenta chegar-lhe retira os conectores e mesmo que não a consigas retirar do sítio dá-lhe como secador do cabelo...

Trocas-te os cabos de velas? Troca/isola esses tais cabos descarnados do módulo, também não ajuda andar assim...

Boa sorte com isso  :t_up:
Muito bem vou a procura da centralina .
No troquei os cabos das velas , mas as velas parecem funcionar bem , ele cm gasolina liga pega logo assim que se da a chave .
Entao vou fazer isso do modulo vou pedir ajuda a um mecanico aqui meu amigo .
Desde já Agradeco a todos pela ajuda :)
:fiatistas: :lancia:

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #23 em: 08 de Janeiro, 2013, 18:19:22 »
o limpar por dentro só se consegue tirando o distribuidor fora e abrindo-o...
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Andrey1091

• Novato

• *
  • 12

Masculino
« Responder #24 em: 08 de Janeiro, 2013, 19:11:30 »
Estou a ver .. nao fiz isso . mas nada estava partido .
Já falei com o meu amigo amanha vou rebocar o carro ate a oficina e vou poder ver isso tudo.

Mickey

• Zagato

• *
  • 1299

Masculino
« Responder #25 em: 08 de Janeiro, 2013, 19:15:21 »
Tal e qual! Se entrou água (se foi lavado à pressão entrou de certeza) tens de o desmontar pelo menos do motor e limpá-lo bem com um compressor, depois dá-lhe com o secador do cabelo e pode ser que te safes a ter de o desmontar peça por peça...  :t_up:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014