Autor Tópico: Fiat Punto 85cv 1.2 98  (Lida 48525 vezes)

luis moreira

• Vignale

• *
  • 1017
Re: Fiat Punto 85cv 1.2 98
« Responder #75 em: 11 de Fevereiro, 2013, 07:51:17 »
Luís, o sensor do radiador é apenas para a ventoinha...

Não tem nada a ver com o manômetro de temperatura.

Tu sabes isso!  ;)
Artur eu sei que o sensor é para ligar e desligar a ventoinha  , por isso é que eu lhe disse para tirar uma foto quando a ventoinha começasse a trabalhar , só não lhe disse , que tinha que ser com o carro estacionado .
Penso que o termostato seja igual ao que estava  , que era original , mas não sei qual é o sensor que ele tem no carro , por vezes há quem meta sensores para abrir mais sedo  , no lugar de mandar limpar o sistema de arrefecimento .
Também temos que ter em conta a temperatura  ambiente  ,   tem estado frio.

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #76 em: 11 de Fevereiro, 2013, 09:58:32 »
a temperatura ambiente só contribui para o ventilador estar ligado menos tempo, as temperaturas de disparo são as mesmas, este carro não vale a pena estar a dissertar sobre ele sem o ver, só estamos a fazer adivinhação.
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #77 em: 11 de Fevereiro, 2013, 11:06:49 »
A temperatura maxima que atinge em movimento e esta mesmo!

...e a temperatura máxima parado que atingiu, qual foi?

mfcsantos

• Encartado

• *
  • 82
« Responder #78 em: 13 de Fevereiro, 2013, 01:12:27 »
Quando comprei o termostato, na casa de peças que comprei o senhor tinha a revista das peças para fiat e este era o termostato que tava indicado e que abria aos 87 graus
parado ja me subiu um pouco a cima do meio mas disparou a ventoinha

gt-i.e.

• Zagato

• *
  • 1230
« Responder #79 em: 13 de Fevereiro, 2013, 01:31:14 »
É perfeitamente normal o ponteiro andar nos valores que mostraste na foto . Estes carros não estabilizam a temperatura a meio como por exemplo os 188 e daí para a frente !
Parado se passa do meio é que já não é normal ...
Passa muito ? Se puderes põe uma foto do manómetro quando te dispara a ventoinha .
Antes que venham com teorias da conspiração , no meu , substituí o termostato por um novo e original e continua exactamente com este comportamento , ou seja , só me valeu por trocar o anti-congelante ...
A única diferença é que a ventoinha dispara sempre quando o ponteiro se encosta no primeiro tracinho do meio . Sempre ! E já era assim com o antigo termostato , que era velho mas também original FIAT .
Já tive um 75 e 2 6 Speed e o comportamento a nível de temperaturas era exactamente igual ao que acabei de relatar com o meu actual Sport . Portanto , falo com mínimo conhecimento de causa ...

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #80 em: 13 de Fevereiro, 2013, 10:54:35 »
Quando comprei o termostato, na casa de peças que comprei o senhor tinha a revista das peças para fiat e este era o termostato que tava indicado e que abria aos 87 graus
parado ja me subiu um pouco a cima do meio mas disparou a ventoinha

Eu quando falo é também com experiência na matéria pois tive um 55 s e o meu irmão um 55 sx de 98 e ambos mantinham a temperatura nos 90ºC, portanto, continuo a dizer que está muito abaixo da temperatura normal.

Mais, se o teu termostato abre aos 87ºC, então expliquem-me como é que na fotografia a temperatura está nos +- 70ºC, algo está errado!

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #81 em: 13 de Fevereiro, 2013, 11:30:04 »
Mais, se o teu termostato abre aos 87ºC, então expliquem-me como é que na fotografia a temperatura está nos +- 70ºC, algo está errado!

É mesmo assim, todos os Lancias mais antigos em estrada baixam para perto dos 70º, tem a ver com a colocação do sensor, nos mais recentes isso já não acontece...  :t_up: :t_up:

O Y fazia isso, o Thema fazia isso, o Kappa faz isso, se fores ao Youtube ver Kappas todos eles em estrada andam á volta dos 70º e picos...
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

gt-i.e.

• Zagato

• *
  • 1230
« Responder #82 em: 13 de Fevereiro, 2013, 12:26:05 »
É mesmo assim, todos os Lancias mais antigos em estrada baixam para perto dos 70º, tem a ver com a colocação do sensor, nos mais recentes isso já não acontece...  :t_up: :t_up:

O Y fazia isso, o Thema fazia isso, o Kappa faz isso, se fores ao Youtube ver Kappas todos eles em estrada andam á volta dos 70º e picos...

Não preciso dizer mais nada ...
Obrigado Rara ! Amén !  :t_up: :t_up:

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #83 em: 13 de Fevereiro, 2013, 13:05:54 »

A única diferença é que a ventoinha dispara sempre quando o ponteiro se encosta no primeiro tracinho do meio . Sempre ! E já era assim com o antigo termostato , que era velho mas também original FIAT .

O disparar da ventoinha nada tem a ver com o termostato...

...

Que eu me lembre, em todos os Puntos que conheci e andei, quase todos de serviço da FGA e portanto novos, nenhum andava com o ponteiro da temperatura tão em baixo... 

Mas lá está, estou a falar de memória... Não tenho fotos ou videos para provar o que digo!

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #84 em: 13 de Fevereiro, 2013, 13:05:59 »
...tem a ver com a colocação do sensor...  :t_up: :t_up:

Ora vamos lá ver se compreendi, abre aos 87ºC para arrefecer o liquido que está nos canais do bloco, mas, a temperatura do liquido que é aquecido pelo motor, mantém-se abaixo desse valor 70ºc, mesmo sabendo eu e vocês, que esse líquido está sujeito ao calor do motor e não recebe mais nenhum do radiador antes dos 87ºc, curioso no mínimo.   

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #85 em: 13 de Fevereiro, 2013, 13:13:09 »
Ora vamos lá ver se compreendi, abre aos 87ºC para arrefecer o liquido que está nos canais do bloco, mas, a temperatura do liquido que é aquecido pelo motor, mantém-se abaixo desse valor 70ºc, mesmo sabendo eu e vocês, que esse líquido está sujeito ao calor do motor e não recebe mais nenhum do radiador antes dos 87ºc, curioso no mínimo.   

Já leste o que tás a escrever? Portanto queres arrefecer um liquido metendo outro á mesma temperatura? Isso vai ser um fenomeno daqueles...

Antes do termostato abrir o liquido circula á volta do bloco, só quando abre o termostáto é que circula dentro do bloco, logo é normal que em estrada o valor baixe devido á passagem de ar pelo radiador...

É assim dificil de compreender?  :blink: :blink:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #86 em: 13 de Fevereiro, 2013, 13:38:33 »
Já leste o que tás a escrever? Portanto queres arrefecer um liquido metendo outro á mesma temperatura? Isso vai ser um fenomeno daqueles...

Antes do termostato abrir o liquido circula á volta do bloco, só quando abre o termostáto é que circula dentro do bloco, logo é normal que em estrada o valor baixe devido á passagem de ar pelo radiador...

É assim dificil de compreender?  :blink: :blink:

Não atires areia para os olhos...

Independentemente da "arquitetura" do circuito, a temperatura do motor supera em muito os 70ºc e se o termostato abre somente aos 87ºC, esta devia de ser a temperatura medida no mostrador, compreendeste!? :blink: :blink:   

Rara

• Moderação
  • Maserati

• 7444

Masculino
« Responder #87 em: 13 de Fevereiro, 2013, 13:44:27 »
Não atires areia para os olhos...

Independentemente da "arquitetura" do circuito, a temperatura do motor supera em muito os 70ºc e se o termostato abre somente aos 87ºC, esta devia de ser a temperatura medida no mostrador, compreendeste!? :blink: :blink:   

Errado,em andamento "normal" a temperatura do motor não supera os 70º, e quando chegas a um pára arranca ou um stop a temperatura sobe como deve pq o ar deixa de passar pelo radiador com a mesma velocidade.

Quando chega aos 87º o termostato abre e passados uns segundos dispara a ventoinha...

Sinceramente não percebo qual é a tua duvida.... :huh:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

gt-i.e.

• Zagato

• *
  • 1230
« Responder #88 em: 13 de Fevereiro, 2013, 13:45:10 »
Artur , deves ter lido o meu post na diagonal . Eu não disse que o termostato tinha a ver com o disparar da ventoinha .
Disse que a diferença entre o meu carro e o do user que está com problemas , é que o meu dispara sempre quando toca no primeiro traço do meio .
Ora , se o dele passa de meio e depois é que dispara a ventoinha , pode ser que tenha a válvula do radiador marada ou que tenham mudado por uma com um grau mais alto de disparo ! Que tem o termostato a ver com o assunto aqui também ?
Parado , fica naquele tracinho que falo e vai disparando , em andamento baixa para os valores da foto e que o Rara também fala .
Como já disse , já passaram por mim 5 Punto's e só o GT tinha um comportamento diferente a nível de temperaturas , acho que todos percebemos porquê .
Neste momento vivem cá em casa o meu Sport e um Stile 85 com 100 mil e termostato original de 1998 . Funcionam exactamente como descrevi no post acima e neste .
Se quiserem , dou-me ao trabalho de filmar os 2 ...
Já nem falo no Thema , que anda com o termostato do antigo do Rara , nem do Alfa , senão chegava à conclusão que todos os meus carros tão avariados ... E os que tive até agora também estavam ...

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #89 em: 13 de Fevereiro, 2013, 13:49:22 »
Errado,em andamento "normal" a temperatura do motor não supera os 70º, e quando chegas a um pára arranca ou um stop a temperatura sobe como deve pq o ar deixa de passar pelo radiador com a mesma velocidade.

Quando chega aos 87º o termostato abre e passados uns segundos dispara a ventoinha...

Sinceramente não percebo qual é a tua duvida.... :huh:

Então, tenho de passar na Fiat o meu Gpunto está avariado, a temperatura do liquido de refrigeração está constantemente nos 90ºC..., Bolas.

Acrescento o meu Punto 55 s também...