Autor Tópico: Fiat Punto 75 ELX -> Problema -> Soluça ou trava ao acelerar.  (Lida 23528 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Fiat Punto 75 ELX -> Problema -> Soluça ou trava ao acelerar.
« Responder #30 em: 10 de Abril, 2013, 13:58:31 »
número 9
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto 75 ELX -> Problema -> Soluça ou trava ao acelerar.
« Responder #31 em: 10 de Abril, 2013, 14:52:34 »
Se alguma alma caridosa aqui do porto quiser hoje a noite libertar um pouco do seu tempo eu desloco-me a quem tenha mais material de trabalho do que eu.

És mesmo do Porto ou de um dos concelhos do Porto?
« Última modificação: 10 de Abril, 2013, 14:58:32 por lovefiat »

FDAD

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 94
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto 75 ELX -> Problema -> Soluça ou trava ao acelerar.
« Responder #32 em: 10 de Abril, 2013, 16:36:33 »
número 9


Já sei qual é perdeu a cor à muito XD  :point:

És mesmo do Porto ou de um dos concelhos do Porto?

Matosinhos, mais propriamente.

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto 75 ELX -> Problema -> Soluça ou trava ao acelerar.
« Responder #33 em: 10 de Abril, 2013, 16:54:53 »
Tenho multímetro, algum conhecimento e vontade em te ajudar...para que isso aconteça tens de passar em Vila do conde ao sábado de tarde...

FDAD

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 94
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto 75 ELX -> Problema -> Soluça ou trava ao acelerar.
« Responder #34 em: 11 de Abril, 2013, 00:05:38 »
Tenho multímetro, algum conhecimento e vontade em te ajudar...para que isso aconteça tens de passar em Vila do conde ao sábado de tarde...

Obrigado por a gentileza, em principio aceitarei, só ainda não sei se irei trabalhar Sábado. Até sexta confirmo.

Hoje como tinha falado dei mais umas voltas por ele, retirei o catalisador por completo, resultado:  :dry: igual, a vantagem é que pude escutar com mais detalhe as falhas que o carro fazia, fui dar uma volta curta e acelerar muito em baixa velocidade engasgava mas notei que mesmo mantendo a mesma velocidade se trocasse para uma mudança mais alta o carro não engasgava tanto e não perdia força isto se mantivesse o pé na mesma posição, se acelerasse a fundo engasgava-se logo. Se parar engatar a primeira e acelerar a fundo se tiver a sorte de ele não ir a baixo é o mesmo.. solavancos.

não pude medir a resistência mas quando cheguei a casa e o liguei pegou bem, desliguei e tornei a ligar logo de seguida e pegou muito mal. no fim da noite coloquei o catalisador novamente, liguei-o pegou razoavelmente bem, 2-3 segundos e foi como se não tivesse problema nenhum, saí a assapar do coberto onde estava.

A única coisa que acrescentei ao inicio da noite foi óleo, pois tinha nível baixo. Água, já não coloco à mais de 3 meses e o nível mantém-se.


lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto 75 ELX -> Problema -> Soluça ou trava ao acelerar.
« Responder #35 em: 11 de Abril, 2013, 09:19:37 »
Quando limpaste o motor a passa (relantim), também limpaste o sensor de posição da Borboleta, este;



e já agora, limpa a borboleta e todo o corpo envolvente e verifica os resultados...quando o fizeres limpa todos as fichas com spray limpa contatos e para ajudar a limpar a possível crosta, utiliza uma escova de dentes velha ou algo similar, não usas abrasivos...na desmontagem vai verificando o real estado dos fios.

FDAD

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 94
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto 75 ELX -> Problema -> Soluça ou trava ao acelerar.
« Responder #36 em: 11 de Abril, 2013, 14:06:25 »
Quando limpaste o motor a passa (relantim), também limpaste o sensor de posição da Borboleta, este;



e já agora, limpa a borboleta e todo o corpo envolvente e verifica os resultados...quando o fizeres limpa todos as fichas com spray limpa contatos e para ajudar a limpar a possível crosta, utiliza uma escova de dentes velha ou algo similar, não usas abrasivos...na desmontagem vai verificando o real estado dos fios.

Não limpei esse sensor, o corpo da borboleta eu limpo com regularidade, por que o filtro em alumínio que esta dentro do tubo de evaporação de gases que liga à admissão de ar deixa passar tudo e causa escorrimento de óleo na caixa do filtro e corpo da borboleta, todos os cabos e ligações foram já limpos. Os piores cabos foram os que ligam aos injectores, estavam todos cheios de óleo até às bobines, por dentro do tubo plástico preto, mas também já limpei isso à bastante tempo.

Eu não tenho horror a peças novas só ao preço, o carro é para ser usado por muito mais tempo, só se algo fatal lhe acontecer caso contrario, se tiver que levar algo será novo.

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto 75 ELX -> Problema -> Soluça ou trava ao acelerar.
« Responder #37 em: 15 de Abril, 2013, 01:33:48 »
Fabio esqueceste-te de postar a devida resposta ao que eu te pedi,se de manhã pegou bem ou não, depois da minha intervenção no teu carro, fico aguardando...mais ainda hoje está a chover, quero também saber se a humidade alterou o melhoramento efetuado pela minha operação na viatura...

Abraço

FDAD

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 94
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto 75 ELX -> Problema -> Soluça ou trava ao acelerar.
« Responder #38 em: 15 de Abril, 2013, 10:40:13 »
Fabio esqueceste-te de postar a devida resposta ao que eu te pedi,se de manhã pegou bem ou não, depois da minha intervenção no teu carro, fico aguardando...mais ainda hoje está a chover, quero também saber se a humidade alterou o melhoramento efetuado pela minha operação na viatura...

Abraço

Boas, não me esqueci não, não pude foi responder, passei o dia todo fora.

Agora de volta ao que interessa, segue aqui uma breve descrição do dia de ontem que foi precisamente passado a circular, um total de 260kms. De manhã por volta das 8h cheguei ao carro e quando dei a partida na ignição, foi tudo 5* ligou bem com uma subida rápida até as 5000rpm coisa de 3 segundos voltou ao relantim normal de 850rpm fiquei 5 minutos a deixar aquecer um pouco e arrancou sem problema algum. Daí fui abastecer o carro, desliguei, liguei novamente e ligou já com relantim certo. Foi só fazer mais 60km até onde pretendia. Lá deixei o carro parado por 2 horas sensivelmente e quando voltei pegou ao relentim, só com pequenas oscilações no trabalhar uma leve vibração que passado pouquíssimo tempo desapareceu (relantim estabilizou). Daí fiz mais 64Kms até onde pretendia, sem parar. De notar que o carro sempre se mostrou mais silencioso do que era antes e mesmo com o relantim reduzido (ao normal) estava mais rápido a responder. Segurava muito melhor em velocidades mais baixas e notei uma baixa no consumo.

Deixei o carro parado cerca de 5 horas e regressei ao carro por volta das 18. Dei partida e tudo novamente sem problemas fiz mais 64Kms e tudo decorreu na normalidade, sem perda de potencia, soluçar ou qualquer coisa que denunciasse os 20 anos que ele já tem.

Só por volta das 00:00 dei novamente partida, por essa altura já estava frio e orvalhava/chovia com intensidade, aí quando dei a partida ele ligou foi directo ao relantim, e oscilava entre as 850 e 1200 repetidamente, acelerei um pouco ate até as 1500 e ao largar o pé o carro foi a baixo, liguei-o novamente deixei estar mais um pouco e ao andar com ele, ele foi a baixo, eu calculando que o carro estava frio e seria por isso, preferi esperar mais um pouco e quando acelerei, dei mais um pouco de força e sem problemas, parei a uns 500 metros. desliguei por 5 minutos e voltei a ligar, tudo sem problemas até chegar a casa outros 47kms. De notar que a luz indicador de falha nos injectores teve sempre presente ligada.

Para quem não acompanhou a situação, o «lovefiat» teve a amabilidade de me dar uma mão Sábado passado e juntos tentamos perceber o que se passava com o carro, foram detectados alguns problemas no tubos de vácuo, nada de maior. O que se revelou mesmo danificado, foi o sensor de temperatura do circuito da agua, esse além de fazer com que o carro não pegasse, estava a causar erros a ponto de alterar o relantim permanentemente para 1200/1500rpm.

Excepto a luz de injectores ligada, o carro teve uma melhoria de 200% a nível de ruído, consumo, e desempenho, muito solto, nota-se que tem «garra» quando se pisa no pedal algo que já tinha deixado de acontecer à muito.

Peço desculpa «lovefiat» mas não pude mesmo ter um PC a minha beira pensei que ao final da manhã pudesse ter, mas não correu como planeei.

Mais uma vez agradeço a amabilidade e o tempo que me emprestou tenho que lhe pagar um valente café porque sem estas alterações duvido que tivesse feito a viagem que fiz este Domingo.

Tenho agora é que comprar o dito cujo sensor.

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto 75 ELX -> Problema -> Soluça ou trava ao acelerar.
« Responder #39 em: 15 de Abril, 2013, 10:52:28 »
Muito bem, estamos os dois de parabéns pelo trabalho efetuado, de salientar que o teu feedback foi exemplarmente descritivo...


Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Fiat Punto 75 ELX -> Problema -> Soluça ou trava ao acelerar.
« Responder #40 em: 15 de Abril, 2013, 10:55:09 »
5000?


esse sensor é um culpado escondido de muito problema
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto 75 ELX -> Problema -> Soluça ou trava ao acelerar.
« Responder #41 em: 15 de Abril, 2013, 11:03:10 »
5000?

Sim Luke, ligávamos o carro e o motor gritava imediatamente até às +- 5000rpm, curioso!

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto 75 ELX -> Problema -> Soluça ou trava ao acelerar.
« Responder #42 em: 15 de Abril, 2013, 11:19:08 »
De salientar que o sensor de rotações mediu de resistência 0.6 K, estará normal, já procurei o dito na net e dá-me valores de 1.1K Ohm...

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Fiat Punto 75 ELX -> Problema -> Soluça ou trava ao acelerar.
« Responder #43 em: 15 de Abril, 2013, 11:21:28 »
quanto media o sensor de temp? seria isso? não deixa de ser estranho... ir ás 5000 sem pé
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto 75 ELX -> Problema -> Soluça ou trava ao acelerar.
« Responder #44 em: 15 de Abril, 2013, 11:27:59 »
quanto media o sensor de temp?

A memória falhou-me, mas, será algo do género 5.90 Ohm ou 0.590 Ohm .