Autor Tópico: novo panda  (Lida 11350 vezes)

gilbranco

• Encartado

• *
  • 75
Re: novo panda
« Responder #45 em: 24 de Abril, 2013, 10:40:48 »
em 1998 compramos cá para casa uma seat 1.9diesel com zero kms. e toda a gente dizia que aquele motor ia durar para sempre, por nao ter turbo, era atmosferico, o mais basico possivel, ainda era de injecção mecanica.

e chegou aos 250 mil km todo rebentado, neste momento achamos que tem quase 300 mil, nao sabemos ao certo porque o conta quilometros apagou e voltou aos zeros. nao vale o conserto porque ja mete bomba injectora ao barulho e muitas muitas outras coisas avariadas.

mesmo num carro tão basico, á muitas coisas que podem dar dores de cabeça.

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #46 em: 24 de Abril, 2013, 12:17:16 »
Então o melhor a comprar é HUMMER H1 que trabalha até a água e prevê-se duração em serviço de 14 anos

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
« Responder #47 em: 24 de Abril, 2013, 12:37:38 »
Então mas acho que o grande problema aqui não são os carros, são as ilusões que vendem ás pessoas... TODAS as bombas injectoras devem ser revistas pelo menos de 100 em 100 mil ou a cada X anos (já alguma vez viram uma desmontada? é muita pecinha que se pode estragar lá dentro, trabalhei na bosch e sei bem do que falo).... o mesmo em relação aos injectores que devem ser afinados e calibrados, tubos de borracha que ficam acabadinhos por causa do gasóleo e fugas... e isto para dizer que sim, as coisas gastam-se, as bombas injectoras levam vedantes, borrachas etc que se deterioram.. gasoleos da treta que pômos sem saber, se fôr preciso o carro andou sem anti-congelante, óleos da "maiuia" e filltos de gasoleo é quando calha.. nada é eterno!

com 250 mil km... alguma vez afinaste válvulas a essa cabeça por exemplo? Ou seguiste o conselho do mecanico que te disse que não é preciso porque leva touches hidraulicas? Ficas então a saber que as cames gastam-se, as válvulas começam a comer, o mesmo em relação ás sedes das válvulas.. sim, isto tudo influencia muito as folgas de válvulas e consequentemente o trabalhar correcto do motor..

Antigamente um fiat 600 aos 100.000 estava pronto para levar uma reparação de capas, segmentos e se fosse preciso ainda mais.. e aposto que se fôres ver aos manuais desses motores, até mesmo esses tais td's e tdi's devem referir que algures pelos 200.000 ou pouco mais aconselham á mudança de capas de biela e segmentos.. há casos e casos, depende do tipo de utilização, se fazem trajectos curtos ou se fazem vida de taxi sempre a circular, se andam muito tempo frios, depende de uma imensidão de factores..

vejo carros com 20 anos que nunca trocaram valvolina á caixa... wtf????  

Acho que as pessoas estão convencidas que os motores e caixas e tudo á volta têm que durar 500.000 e aguentar 20 anos sem mexer em nada, só dar á chave e andar... anda tudo doente ou quê?

em relação ao quadrante, os quadrantes dos ibizas aos 300.000 voltam a 0.... não é avaria

O carro que mais me fascinou foi um panda 1000i.e. que tive, que vendi com perto de 260 mil km a um rapaz aqui do forum, não bebia uma pinga de óleo e já o vi á venda á pouco tempo a marcar 90 mil km... não fazia barulhos, fumos, bebia pouco e colava o ponteiro a apontar para o chão, bem acima dos 160..

Um carro é um luxo, todos os luxos são dispendiosos.. uns mais, outros menos.. ;)
« Última modificação: 24 de Abril, 2013, 13:05:24 por Fiat 600 71 »
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #48 em: 01 de Maio, 2013, 13:42:39 »
Boas.

A electrónica é mais sensível a ter problemas, mas não nos esqueçamos que estamos na era da electrónica e esta já não é o bicho papão de antigamente.

Um carro para avariar está independente se é electrónica ou mecânica.... nos carros que cá passaram por casa é engraçado que o que teve mais problemas acabou por ser o que menos electrónica trazia.

Era um 1.2 16v francês de 2001 e nem tinha ABS ou Ar Condicionado, Alarme ou Computador de Bordo... mecânica simples... motor Energy.

Aquilo foi centralinas, aquilo foi a caixa gripar antes dos 75000km... e sempre assistido na marca, nem os engenheiros da marca conseguiram dar conta do recado.

É preciso ter muita sorte e seguir religiosamente os intervalos de manutenção.
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

gilbranco

• Encartado

• *
  • 75
« Responder #49 em: 01 de Maio, 2013, 14:30:24 »
tens a certeza que volta a zeros aos 300 mil?  na inspeccao nao vao pegar? isto porque no ano passado tinha 280 mil e agora tem zero....?

tens razão. eu tento fazer durar os materiais o máximo possível. dou te um exemplo, o focus cá da casa tem as pastilhas da frente com 140 mil km e as cintas atras com mais de 200 mil km. se eu fosse trocar quando diz o manual olha o dinheiro....

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
« Responder #50 em: 01 de Maio, 2013, 14:35:06 »
Já vai da filosofia de cada um, eu tento fazê-los durar conforme o estilo de condução.. referiste 140 mil com as pastilhas da frente de origem, eu cheguei a mudar umas ao meu turbo ie com 8000km, era de andar devagarinho..  :lol: :lol: :lol:

Cada caso é um caso, acima de tudo é preciso muita muita muita sorte, e mesmo os modelos mais simples podem tornar-se complicados! :)
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #51 em: 01 de Maio, 2013, 15:06:26 »
Nem mais...

As pastilhas é um componente de uso e não tem a ver com a manutenção programada assim como a bateria.

As pastilhas são mudadas quando se aproximam do fim e a bateria quando está perto de morrer...

No meu Bravo por exemplo, as pastilhas gastaram-se aos 42000km e a consequência disso foi ter que colocar os discos, pois uma delas danificou um dos discos.

As do Panda com a mesma quilometragem vão a meio uso... vai do uso e do carro em si.

Uma versão complexa não é sinónimo de mais problemas do que numa versão mais simples... apenas tem maior probabilidade de avarias... não quer dizer que tenha mais avarias.

Fiquem bem.
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #52 em: 01 de Maio, 2013, 18:43:17 »
ou então mudam-se quando elas encavalitam nas mandibulas por estarem muito finas

ou então não se anda que é para não gastar