Autor Tópico: Qual a melhor forma de medir o nível do óleo?  (Lida 2264 vezes)

Carrera_Ace

• Encartado

• *
  • 96

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo 1.6MJet Sport | Punto 1.3MJet Sound
Qual a melhor forma de medir o nível do óleo?
« em: 05 de Maio, 2014, 23:08:51 »
Olá a todos.
Peço desculpa se esta questão já foi abordada anteriormente mas como não encontrei nada abro este tópico.

É um assunto aparentemente simples mas determinante para a correcta manutenção das nossas viaturas. Ainda assim, apesar de básico, não parece ser muito consensual. Basta fazer uma pesquisa on-line e, quer seja em fóruns, quer em sites oficiais (de marcas de óleo pex) ou em sites e blogs dedicados à mecânica, as respostas e "certezas" variam.

Provavelmente, neste Fórum não fugirá e essa regra mas não custa lançar a pergunta...

A questão é: quais as condições ideais para medir o nível do óleo do motor?

1- A frio quando é suposto que o óleo tenha escorrido todo para o cárter?
2- A quente, com o motor à temperatura normal de funcionamento, e depois de aguardar entre 5 a 15 minutos?
3- Depende de carro para carro e por isso devemos proceder como consta no manual do utilizador?

Nos meus dois FIAT as instruções são idênticas, ou seja, indica que a medição deve ser feita a quente, após 5 minutos de ter desligado o motor. Como não encontro diferenças significativas para a medição a frio, não consigo entender muito este princípio...

Qual o procedimento que costumam adoptar?

Outra dificuldade que encontrei recentemente no meu Bravo 1.6JTD é que não consigo obter leituras idênticas nos dois lados da vareta!  :wacko:

Num dos lados está no nível máximo, no outro a marca surge bem acima do valor máximo (talvez uns 0,5cm). Isto após várias medições e independentemente do ângulo em que a vareta é colocada...

Isto acontece a mais alguém?
Agradeço os contributos!

Abraço!

cesar

• Piccolo

• *
  • 70

Masculino
  • Texto Pessoal
    Lancia Forever
Re: Qual a melhor forma de medir o nível do óleo?
« Responder #1 em: 07 de Maio, 2014, 09:11:20 »
Boas, penso que medir a frio ou 10 minutos depois de desligar o motor obténs a mesma leitura, portanto vai dar ao mesmo. Em relação á vareta, se entendi bem, tens o nível de óleo acima do máximo, portanto deves acertar isso o mais rápido possível.
88' Fiat Uno 45s (Incendiou)
89' Fiat Uno 45s (partiu chassis)
94' Lancia Y10 (Vendido :(  com pena minha)
97' Fiat Punto 75 ELX (vendido)
99' Fiat Punto 16v HLX (vendido)
03' Lancia LybraSW 1.9jtd (atual com muita alegria)

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #2 em: 07 de Maio, 2014, 10:56:44 »
carro em plano, motor frio, tirar vareta, limpar, enfiar e retirar rapidamente, ler nível.
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Carrera_Ace

• Encartado

• *
  • 96

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo 1.6MJet Sport | Punto 1.3MJet Sound
« Responder #3 em: 07 de Maio, 2014, 14:37:59 »
Boas, penso que medir a frio ou 10 minutos depois de desligar o motor obténs a mesma leitura, portanto vai dar ao mesmo. Em relação á vareta, se entendi bem, tens o nível de óleo acima do máximo, portanto deves acertar isso o mais rápido possível.

Pois, eu também pensava que as leituras fossem idênticas, mas ontem testei mais atentamente os dois métodos.

A frio tenho o nível claramente acima do valor máximo (uns 3/4mm).

A quente, depois de esperar cerca de 10 minutos, tenho mais dificuldade em conseguir uma leitura consistente, dado que o óleo não adere tão bem à vareta como se estivesse frio, e tenho leituras díspares nos dois lados da vareta: num lado está no nível máx, no outro um pouco acima, ainda assim mais baixo do que na leitura a frio...

Conclusão: se adoptar o procedimento indicado pelo construtor, tenho o óleo no nível máximo (quando muito ligeiramente acima); se for pela medição a frio tenho claramente óleo a mais, o que, mesmo considerando a problemática dos carros com DPF que deixam "fugir" algum diesel para o cárter, parece-me exagerado...

Bom, como nestas coisas não gosto de arriscar, é lógico que ainda hoje vou passar num concessionário FIAT para verificar...

carro em plano, motor frio, tirar vareta, limpar, enfiar e retirar rapidamente, ler nível.

:)
Pois, parece simples e a maior parte das pessoas toma este procedimento como um dado adquirido. Sempre fez assim e estará tudo bem... Ou não! Deve existir alguma razão para os construtores aconselharem a fazer a medição a quente, após algum tempo de desligar o motor (esse tempo é variável)...

Em alguma pesquisa que fiz encontrei informações (não oficiais) que dizem que as varetas de muitos carros são calibradas para efetuar a medição a quente. Dizem ainda que este procedimento começou a generalizar-se há alguns anos porque os construtores concluiram que eram cada vez menos as pessoas que aferiam o nível do óleo a frio, deslocando-se até uma oficina para o fazer. Como na oficina não haveria tempo para esperar que o motor arrefecesse totalmente, as medições passaram a ser calibradas para quente esperando os minutos que o fabricante indica...

Não sei se é verdade ou não mas foi o que li... :wacko:

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #4 em: 07 de Maio, 2014, 14:54:15 »
até pode ser, o importante é fazer o que o fabricante manda
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma