Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 362940 vezes)

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afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #90 em: 03 de Julho, 2014, 00:24:34 »
Balanço do dia:
Tubo de admissão de ar novinho já montado. Não queríamos que o rapaz respirasse com ar quente, não era?



O que lá estava já nem era um tubo, era um puzzle de adesivo e mesmo assim com buracos.



Passadas as coisas fáceis, voltemos então àquilo que ainda não resolvi. Desde logo, o sensor do nível do anticongelante, a precisar de ser limpo para não dar um semi-aviso no check panel.



Tal como o Luke explicou, rodei o sensor e consegui puxá-lo. Com alguma dificuldade, devo confessar. Aquilo estava mais preso do que sei lá o quê. Como esperado, saiu um litro de anticongelante pela respectiva ranhura.
O problema é que nem assim o consegui tirar! Pelo que consegui espreitar para dentro do vaso de expansão, aquilo tem uma dobradiça e parte do sensor roda e faz um ângulo de 90º. Ora, com ele dobrado, não sai.
De certeza que há um truque qualquer para tirar o sensor. Caso contrário, lá fico eu com a desgraçada a dar um semi-aviso...



Outra coisa, hoje quis limpar o interior. No topo do tablier há uma marca especialmente irritante. Julgo que serão restos de cola de uma daquelas placas que se usavam nos anos 80 com o nome do proprietário.
Pois bem: como tiro isto?? Há produto para limpar isto sem estragar o plástico?





(Luke: hoje o ventilador disparou mais cedo. Algures entre 1 e 2 traços acima do traço gordo, dos 90º).



Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #91 em: 03 de Julho, 2014, 00:29:45 »
se desligares a ficha do sensor de nivel, apaga a luz
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afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #92 em: 03 de Julho, 2014, 00:36:21 »
se desligares a ficha do sensor de nivel, apaga a luz
Claro, mas eu queria ter o sensor a funcionar... Só tenho de arranjar maneira de o limpar, pois ele funciona bem.

TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #93 em: 03 de Julho, 2014, 08:40:22 »
O Luke perguntou se com sensor desligado a luz apaga porque podia n apagar!!! E se n apagasse nao era defeito do sensor mas sim de alguma passagem na cablagem ;) Mas se apaga o defeito esta no sensor sem duvida.

Quanto a cola, começa por experimentar acetona se tiveres como aquecer ligeiramente a zona melhor ainda. ;)

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #94 em: 03 de Julho, 2014, 10:14:43 »
O Luke perguntou se com sensor desligado a luz apaga porque podia n apagar!!! E se n apagasse nao era defeito do sensor mas sim de alguma passagem na cablagem ;) Mas se apaga o defeito esta no sensor sem duvida.

O sensor funciona bem: quando está a seco, a luz acende. Quando o líquido está a nível, a luz semi-apaga. Só fica uma ligeira luzinha, só visível de noite. Julgo que o Luke tem razão e será o sensor coberto de ferrugem, a não deixar fazer bem a sua função.
Continuo é sem saber como o retirar, seja para o limpar ou para o trocar.

Quanto a cola, começa por experimentar acetona se tiveres como aquecer ligeiramente a zona melhor ainda. ;)

Obrigado, assim farei!

TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #95 em: 03 de Julho, 2014, 10:31:55 »
De salientar que qq expereincia que faças convem sempre experimentar antes numa zona escondida a ver se nao aparecem surpresas desagradaveis...

Embora ng aqui aconselhe com intençao de prejudicar...  ;)  :t_up:

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #96 em: 03 de Julho, 2014, 23:28:53 »
já te disse, roda e puxa para fora
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afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #97 em: 03 de Julho, 2014, 23:42:22 »
Lá ía eu todo lampeiro, meter-me no unolas para comprar acetona. Rodo a chave e algo estranho acontece: acendem as 6 luzes do check panel mas não as 3 vermelhas do óleo, bateria e travão. Puxo o ar e nada de luz.
Ligo o carro e... Painel não funciona, luzes não funcionam, iluminação do painel não existe. Nem velocímetro, nem nível de combustível, nem conta-rotações. Piscas nem vê-los; luz de marcha atrás também nao. Parece que a ignição não foi ligada, não fora o check panel.
Não é fusíveis. Não apenas os verifiquei a todos como se puxar a chave para trás, para o modo "luz de presença", acende o painel e os mínimos.
Também não será mau contacto do canhão da ignição, pois algumas coisas funcionam depois de rodar a chave: o check panel, a ventoinha da chaufagem, o limpa vidros de trás, o desembaciador traseiro.

O que será?? Alguém já teve este problema? Como procuro a solução? Agradeço mesmo ajuda...

« Última modificação: 03 de Julho, 2014, 23:47:50 por afonsopatrao »

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #98 em: 04 de Julho, 2014, 00:21:28 »
Será um relé? Mas os vidros eléctricos também não funcionam... Esses não são controlados por um relé autónomo?

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #99 em: 04 de Julho, 2014, 01:14:36 »
Vê os contactos do canhão de ignição... saca o resguardo e vê, deves ter um contacto frito  ;)

O check panel salvo erro tem alimentação a partir do cofre do motor... e daí teres o painel com algumas luzes ligadas... tens corrente no cofre do motor, não tens é dentro do carro..  ;)
« Última modificação: 04 de Julho, 2014, 01:17:03 por Fiat 600 71 »
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #100 em: 04 de Julho, 2014, 01:21:05 »
Vê os contactos do canhão de ignição... saca o resguardo e vê, deves ter um contacto frito  ;)

Bingo!! Lá tirei eu o resguardo do canhão da ignição e, para além de três moedas de 5 escudos que lá estavam (?!?!?), encontrei uma ficha mal ligada! Muito muito obrigado!

O que eu não percebia era o facto de o canhão ligar algumas coisas, como a chaufagem, o desembaciador ou as escovas limpa vidros. Achava que se fosse um contacto daí, nada funcionaria.
Pois bem, a quem esta informação possa prestar: do canhão saem duas fichas para dois circuitos diferentes. Uma estava bem ligada, a outra não.

Já voltámos portanto ao zero, embora com mais 15 escudos no bolso. Isso é 0,07 euros, certo? ;)

A acetona e o sensor terão de ficar para outro dia...
« Última modificação: 04 de Julho, 2014, 10:04:37 por afonsopatrao »

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #101 em: 04 de Julho, 2014, 01:23:13 »
Também já tive filmes do género.. por isso é que já sei as manhas deles.. :P
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #102 em: 04 de Julho, 2014, 22:16:49 »
A acetona e o sensor terão de ficar para outro dia...

Acetona parece-me umr pouco perigoso :( ao menos, usar acetona do verniz das unhas, sempre é mais suave!

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #103 em: 04 de Julho, 2014, 22:26:55 »
Precisamente por isso aconselho experimentar numa zona escondida;)

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #104 em: 04 de Julho, 2014, 23:03:10 »
Balanço de hora e meia de volta do rapaz (boa maneira de aproveitar o feriado de hoje em Coimbra).
Tudo começou neste estado:



Acetona de verniz das unhas experimentada na parte de baixo do tablier e sem danos (obrigado, TwinThema!), e o trabalho começou.

15 minutos de esfrega...


25 minutos de raspadelas enérgicas, já um pouco zonzo com o cheiro da acetona...


40 minutos depois, com a pele das mãos a começar a desfazer-se


1 hora e meia depois...


E por fim...


Agora tenho de ir pôr as mãos de molho. Durante horas... ;)