Autor Tópico: Óleo motor  (Lida 6571 vezes)

lmml

• Vignale

• *
  • 666

Masculino
  • Texto Pessoal
    Actualmente a Fiat faz Automóveis !!!
Óleo motor
« em: 16 de Junho, 2014, 12:03:00 »
Em Novembro, antes da IPO foi feita revisão ao meu carro, mas em vez de óleo de motor 5W40, levou 5W30 no caso o GM para o "mesmo motor" montado pela Opel. Não fiquei satisfeito, mas aceitei.
Estou decidido a mudar o óleo até ao fim do mês, pois vou "comer estrada" e com bastante Alentejo com suas belas temperaturas altas...!!!
Pelo que estive a ver no manual do carro, assim como no tópico sobre óleos de motor o 5W40 é recomendado para temparaturas ambientes até 40º e o 5W30 até 30º. Estarei a interpretar correctamente?
Estou para comprar o BP, Visco 7000C 5W40, que diz respeitar a norma Fiat 9.55535-S2. No manual do meu carro refere 9.55535. Será compativel?, o S2 será uma "actualização" face às versões mais recentes do motor 1.3 Multijet, mas que permite sem problemas absolutamente nenhuns uso nos 1.3 Multijet da "primeira fornada"?
lmml
De volta à Fiat a 24/05/2021, embora de forma inesperada.
Finalmente a Fiat tem híbridos... mas... até chegar à excelencia de alguns Japoneses... se calhar ainda vai demorar.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Óleo motor
« Responder #1 em: 16 de Junho, 2014, 12:07:04 »
Podes usar o 5w30 à vontade.

Podes comprar o Selénia WR PE aqui http://www.texoleo.com/epages/2934-120730.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/2934-120730/Products/OSWRPE5W305 sem seres roubado!

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

lmml

• Vignale

• *
  • 666

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #2 em: 16 de Junho, 2014, 12:21:09 »
Podes usar o 5w30 à vontade.

Podes comprar o Selénia WR PE aqui http://www.texoleo.com/epages/2934-120730.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/2934-120730/Products/OSWRPE5W305 sem seres roubado!

Estive a consultar hoje de manhã e o Selenia WR fica em 43,8€.
O BP Visco 7000C fica em 28,5€.
Se for à Fiat, são apenas 123,49€ por 2 latas de 2 litros cada, do Selenia WR, uma "roubalheira".

Sobre o que escrevi antes, será que a norna Fiat Fiat 9.55535, é compativel com Fiat 9.55535-S2?, em principio será mesmo melhor esquecer o 5W30 e voltar a usar como sempre o 5W40, certo?
lmml
Finalmente a Fiat tem híbridos... mas... até chegar à excelencia de alguns Japoneses... se calhar ainda vai demorar.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #3 em: 16 de Junho, 2014, 12:57:06 »
O VISCO fica-te a ~7,00€ o litro... o Selénia fica-te a ~9,30€ o litro.

O teu carro leva 3,2 litros em cada muda... 3,2 x 2,30€= 7,36€!

Fazes uma muda de óleo a cada 2 anos? São 24 meses... 7,36:24=0,30€

Parabéns, ao optares pelo óleo mais barato em vez daquele que a marca recomenda poupaste 30 centimos por mês entre revisões!

:P  ;)

lovefiat

• Abarth

• *
  • 4727

Masculino
« Responder #4 em: 16 de Junho, 2014, 13:12:36 »
O óleo 5w30 vai até aos 35ºc.

Quanto à marca, aconselho Selènia, mas existem outras marcas que podem ser utilizadas, é uma questão monetária ou racional...

lmml

• Vignale

• *
  • 666

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #5 em: 16 de Junho, 2014, 13:30:23 »
O VISCO fica-te a ~7,00€ o litro... o Selénia fica-te a ~9,30€ o litro.

O teu carro leva 3,2 litros em cada muda... 3,2 x 2,30€= 7,36€!

Fazes uma muda de óleo a cada 2 anos? São 24 meses... 7,36:24=0,30€

Parabéns, ao optares pelo óleo mais barato em vez daquele que a marca recomenda poupaste 30 centimos por mês entre revisões!

:P  ;)
Calma com as brincadeiras e com as bocas, sff. Faço cerca de 24 a 25000 kms por ano e antes da IPO no fim de Novembro é feita revisão. Óleo de motor e todos os filtros são trocados, etc...!!!, Não optei por óleo nenhum que não seja o da marca. Tinha vontade de o fazer, mas consultando os manuais de manutenção da gama Punto, a tal norma da Fiat, 9.55535-S2 só aparece nos modelos, ou versões mais recentes do 1.3 Multijet, por isso na dúvida se haveria alguma incompatibilidade que me causasse problemas no futuro, optei pelo Selenia.
lmml

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #6 em: 16 de Junho, 2014, 13:45:54 »
Calma com as brincadeiras e com as bocas, sff. Faço cerca de 24 a 25000 kms por ano e antes da IPO no fim de Novembro é feita revisão. Óleo de motor e todos os filtros são trocados, etc...!!!, Não optei por óleo nenhum que não seja o da marca. Tinha vontade de o fazer, mas consultando os manuais de manutenção da gama Punto, a tal norma da Fiat, 9.55535-S2 só aparece nos modelos, ou versões mais recentes do 1.3 Multijet, por isso na dúvida se haveria alguma incompatibilidade que me causasse problemas no futuro, optei pelo Selenia.

No teu 1º post dizes que usaste óleo GM... Agora dizes que não optaste por nenhum sem ser o da marca!?

Eu não estava a brincar! Estava a falar muito a sério! Os óleos são caros, custa muito a desembolsar uma fortuna por um garrafão de 5 litros! Por isso te indiquei logo a TEXOLEO, onde se conseguem preços mais justos.

Acontece que muita gente só pensa no valor "em bruto" que vai gastar... Não faz as contas à poupança real, que no fundo é quase nenhuma! Uma diferença de 3 euros por litro, num carro que leva cerca de 3 litros são 9 euros por revisão... Se se faz uma revisão por ano, estamos a falar de menos de 1 euro por mês! Caramba... Basta beber menos uma imperial por mês!

O WR PE 5W30 é um óleo de qualidade superior. É uma evolução do WR 5W40 e está aconselhado para todos os motores Multijet com e sem filtro de partículas.

Podes e dever usar, sem receios!

lmml

• Vignale

• *
  • 666

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #7 em: 16 de Junho, 2014, 14:29:50 »
No teu 1º post dizes que usaste óleo GM... Agora dizes que não optaste por nenhum sem ser o da marca!?

Eu não estava a brincar! Estava a falar muito a sério! Os óleos são caros, custa muito a desembolsar uma fortuna por um garrafão de 5 litros! Por isso te indiquei logo a TEXOLEO, onde se conseguem preços mais justos.

Acontece que muita gente só pensa no valor "em bruto" que vai gastar... Não faz as contas à poupança real, que no fundo é quase nenhuma! Uma diferença de 3 euros por litro, num carro que leva cerca de 3 litros são 9 euros por revisão... Se se faz uma revisão por ano, estamos a falar de menos de 1 euro por mês! Caramba... Basta beber menos uma imperial por mês!

O WR PE 5W30 é um óleo de qualidade superior. É uma evolução do WR 5W40 e está aconselhado para todos os motores Multijet com e sem filtro de partículas.

Podes e dever usar, sem receios!
A opção pelo óleo GM 5W30 foi do género forçada, uma vez que o previsto era o habitual Selenia 5W40. Foi um amigo que fez a revisão ao carro e tratou de comprar o material todo, mas onde o fez e é cliente de anos, têm carros Opel com "o mesmo motor" e disseram que o GM 5W30 (é GM e mais alguma coisa, mas não me lembro) era o indicado para aquele motor. Na altura também não tinham o Selenia. De tarde quando fui dar uma ajuda, não havia hipotese de fazer trocas, ou ir comprar a outro local, foi tudo à ultima da hora.
Tenho receio em optar por o 5W30, por este ser indicado para as ultimas evoluções do 1.3 Multijet e suponho eu, que possa haver diferenças no motor e sem o 5W40 puder haver a possibilidade de aguentar menos as temperaturas elevadas do verão, principalmente os muitos kms que vou fazer com calor abrasador e o motor também a sofrer...!
lmml

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #8 em: 16 de Junho, 2014, 14:39:17 »
Sem receios!

Com o motor à temperatura de funcionamento (~90º) e com o sistema de refrigeração a funcionar em pleno não são 5 ou 10 graus de temperatura exterior que vão influenciar o desempenho do óleo!

:t_up:

lmml

• Vignale

• *
  • 666

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #9 em: 18 de Junho, 2014, 09:45:02 »
Afinal o manual de manutenção do meu carro, não é exactamente igual ao manual que está "on-line" o site da Fiat para o Punto (188) classic, desde 2007.
O meu Punto de 2004 tem para o óleo Selenia WR, a norma Fiat 9.55535-N2, para 5W40.
O Punto Classic, lá terá alguma alteração/diferença e a norma Fiat 9.55535, para 5W40 igualmente. Desaparece o "N2".
No apoio ao cliente, ninguém conseguiu explicar se uma norma é evolução da outra e se há compatibilidade entre os óleos aparentemente similares, embora com diferença nas normas.
lmml

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #10 em: 18 de Junho, 2014, 12:46:18 »
Afinal o manual de manutenção do meu carro, não é exactamente igual ao manual que está "on-line" o site da Fiat para o Punto (188) classic, desde 2007.
O meu Punto de 2004 tem para o óleo Selenia WR, a norma Fiat 9.55535-N2, para 5W40.
O Punto Classic, lá terá alguma alteração/diferença e a norma Fiat 9.55535, para 5W40 igualmente. Desaparece o "N2".
No apoio ao cliente, ninguém conseguiu explicar se uma norma é evolução da outra e se há compatibilidade entre os óleos aparentemente similares, embora com diferença nas normas.

Tens tudo aqui no forum, é só procurar!

O "N2" refere-se a um oléo de qualidade superior e Long Life (períodos de manutenção de 30.000 ou 35.000kms)

Tens aqui a lista completa das siglas na norma 9.55535:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22371.msg496187#msg496187

Como já te disse e repeti anteriormente, podes usar esse óleo sem qualquer problema...

lmml

• Vignale

• *
  • 666

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #11 em: 18 de Junho, 2014, 13:09:19 »
Tens tudo aqui no forum, é só procurar!

O "N2" refere-se a um oléo de qualidade superior e Long Life (períodos de manutenção de 30.000 ou 35.000kms)

Tens aqui a lista completa das siglas na norma 9.55535:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22371.msg496187#msg496187

Como já te disse e repeti anteriormente, podes usar esse óleo sem qualquer problema...
Ok, estive anteriormente a ler esse tópico, mas reconheço que não li tudo e algumas coisas foram na "diagonal".
Pelo que percebi, o Selenia WR com norma Fiat 9.55535-N2, é "evolução" e superior ao Selenia WR norma Fiat 9.55535-M2 (como conta no manual do meu carro).
lmml

lmml

• Vignale

• *
  • 666

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #12 em: 26 de Junho, 2014, 10:15:58 »
Óleo em casa. Ontem à hora de almoço, uma curta viagem nas calmas até Alverca e o Selenia 5w40 já cá canta.
Texóleo, vale mesmo a pena, preços fabulosos e cumpriram os prazos de entrega.
5 litros, 40,90€, 3 dias de espera.
Na Fiat, 4 litros do mesmo óleo, passavam dos 120€...!!!
lmml