Autor Tópico: Crise petrolífera  (Lida 35283 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27584
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Crise petrolífera
« Responder #105 em: 10 de Junho, 2010, 20:14:45 »
Especulação... futuros de petróleo.

Agora é igual para Portugal e Espanha e é sempre uma diferença triste entre os dois.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Crise petrolífera
« Responder #106 em: 10 de Junho, 2010, 22:01:42 »
Eu vou explicar:

Um operador quer comprar 1 lote (ou 2 ou 3 ou 50..) e vai à bolsa de petróleo e compra ao preço daquele dia.

Aquele lote É APENAS PAGO EM 20% PORQUE É PARA SER ENTREGUE DAQUI A 10 ANOS!!!

Agora, cada operador guarda por exemplo 2 anos ou 3, conforme a sua conveniencia e do mercado e volta a vender esse lote já ao preço actualizado normalmente sempre superior e recebe de novos os seus 20% mais o lucro derivado ao preço ter aumentado;

para quem vende só lhe interessa o aumento rápido para venda ainda mais rápiida e quem compra só lhe interessa comprar muito rapidamente para não haver grande aumento...

ao fim dos 10 anos já estes lotes passarm por muitas mãos de puros tubarões que lidam apenas com o dinheiro dos outros e nunca o deles, por isso estão-se altamente cag... para o consumidor;

aliás uma das coisas que as pessoas nunca ligam nem querem perceber é que o grosso da coluna do petróleo (80% no minimo) é para a industria e para os aviões que consomem à tonelada e não ao litro...

agora imaginem a tromba dos borregos do ano passado que chegaram a compra o barril a 140 USD...

(FALIRAM!)

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27584
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Crise petrolífera
« Responder #107 em: 10 de Junho, 2010, 22:56:41 »
Tudo certo, mas isso tem influência no preço antes de impostos.
Depois é o que se sabe.  :smashfreakB:

E Portugal carrega de forma demente comparado com Espanha.  :maufeitio:
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Crise petrolífera
« Responder #108 em: 08 de Outubro, 2010, 17:37:46 »
BP diz que aditivos não justificam diferença de dez cêntimos


Presidente da BP Portugal disse que o aditivo usado nos combustíveis não justifica uma diferença de preços de 10 cêntimos

O presidente da BP Portugal disse, no Parlamento, que o aditivo que as petrolíferas usam nos seus combustíveis não justifica uma diferença de preços de 10 cêntimos, como se verifica para os combustíveis de marca branca.

"Uma diferença de dez cêntimos não se justifica com o aditivo. Não lhe posso dizer qual é o preço do nosso aditivo, porque isso seria a mesma coisa que a Pepsi perguntar à Coca-Cola qual é o custo da fórmula que usa", disse José Serrano Gordo, no decorrer de uma audição na Comissão de Assuntos Económicos e Energia.

O responsável da BP portuguesa ressalvou, no entanto, que a oferta dos postos que vendem combustíveis sem aditivos "é diferente", nem melhor nem pior.

Considerou ainda que é "altamente escrutinado" o mercado de produtos petrolíferos em Portugal. "Não sei se há mercados perfeitos em algum lado", disse José Serrano Gordo, acrescentando que "Portugal está na infância do mercado liberalizado dos combustíveis".

Quanto à formação de preços por parte da BP portuguesa, o presidente da petrolífera afirmou que a empresa "recomenda preços de acordo com a análise que faz de cada mercado", bem como de cada uma das 70 ou 80 "trading areas" em que dividiu o país.

Por outro lado, explicou, a empresa tem alguns contratos em que "a partir do momento em que o produto é entregue passa a ser dos postos", pelo que os preços são fixados por estes.

José Serrano Gordo afirmou-se ainda satisfeito com o contrato que tem com a Galp (que refina os produtos em Portugal) e garantiu que existe "transparência" na relação entre as duas empresas.

Fonte: AutoPortal





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Crise petrolífera
« Responder #109 em: 06 de Janeiro, 2011, 18:35:08 »
Preços em Portugal não acompanham descidas internacionais


Preços da gasolina e do gasóleo subiram em Portugal, apesar das descidas dos preços nos mercados internacionais

Os preços da gasolina sem chumbo 95 subiram em média todas as semanas nos últimos quatro meses, à excepção de quatro vezes, apesar de se terem registado sete quedas de preço deste produto refinado nos mercados internacionais.

Os dados da Direção Geral de Geologia e Energia, que lista os preços deste combustível no continente, indicam que a 1 de Setembro cada litro de gasolina sem chumbo 95 custava em média 1,357 euros. Desde então, a DGGE registou 14 subidas de preços à segunda-feira - o dia de referência - custando agora cada litro de gasolina 95 em média 1,48 euros (quase 13 cêntimos mais que em Setembro, ou seja cerca de 9%).

Assim, de 1 de Setembro a 4 de Janeiro, a gasolina 95 subiu 14 vezes à segunda-feira face à segunda-feira anterior, desceu três vezes e uma vez manteve-se inalterada.

As petrolíferas referem que estes preços na bomba acompanham a média semanal de preços dos produtos refinados nos mercados internacionais.

No entanto, de acordo com a agência Bloomberg, que lista estes preços diariamente, a média semanal de preços da tonelada métrica de gasolina 95 nos mercados internacionais subiu 10 vezes e desceu sete. Ou seja, desceu menos vezes em Portugal do que nos mercados internacionais.

As descidas de preço na bomba em Portugal ocorreram a 27 de Setembro (uma média de 0,9 cêntimos face à semana anterior) e a 4 de Outubro (uma queda média de 1,4 cêntimos).

Nos mercados internacionais, a média semanal dos preços da tonelada de gasolina 95 caiu da semana de 6 a 10 de Setembro para a seguinte e dessa para a seguinte. Também houve queda na média de preços em duas semanas de Outubro que se traduziram numa semana com os preços inalterados em Portugal (1 de Novembro) e uma queda de 0,1 cêntimos a 8 de Novembro.

As quedas de preço na tonelada de gasolina 95 registadas em duas semanas em Novembro e numa em Dezembro tiveram como consequência um aumento do preço médio nas bombas em Portugal: Após duas semanas com os preços a cair internacionalmente em Novembro, o litro de gasolina 95 subiu em média 0,7 cêntimos (a 29 de Novembro) e 2,9 cêntimos na segunda-feira seguinte.

No gasóleo, os números indicam uma tendência semelhante: o preço médio na bomba em Portugal subiu 13 vezes desde início de Setembro, desceu quatro e manteve-se inalterado uma vez. Já nos mercados internacionais a tonelada cúbica de gasóleo subiu 11 vezes na média semanal e desceu 6 vezes.

O litro de gasóleo custava em média 1,156 euros a 1 de Setembro e custa agora 1,287 euros (um acréscimo de 9%).

Quanto à tendência, os números parecem indicar uma subida: em Setembro cada tonelada de gasolina 95 custava em média cerca de 710 dólares nos mercados internacionais enquanto agora custa cerca de 835 dólares (um acréscimo de cerca de 17%). No gasóleo a tonelada custava em início de Setembro cerca de 677 dólares e agora já vai em 796 dólares (mais 17,5%).

Fonte: AutoPortal





GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27584
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Crise petrolífera
« Responder #110 em: 07 de Janeiro, 2011, 00:12:41 »
Os gajos (do petróleo) fazem o que querem do Pinóquio e do (des)governo  :smashfreakB:
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Crise petrolífera
« Responder #111 em: 07 de Janeiro, 2011, 17:15:50 »
Gasóleo sem impostos em Portugal é o terceiro mais caro da Europa


No preço do litro de gasóleo em Portugal (1,277 euros), ISP representa 36,4 cêntimos e o IVA (que subiu no início do ano) 23,9 cêntimos

Portugal tem o gasóleo mais caro da Europa, a seguir à Grécia e à Finlândia, custando 67,38 cêntimos ainda sem impostos, indicam os dados mais recentes da Comissão Europeia.

Os dados mais recentes do boletim sobre combustíveis da Direcção Geral da Energia da Comissão Europeia, relativos a 3 de Janeiro, indicam que em Portugal cada litro de gasóleo ainda sem impostos é 3,7 cêntimos mais caro que a média dos 27 países da UE.

O gasóleo mais caro da Europa é o da Grécia (70,63 cêntimos), seguido da Finlândia (70,06 cêntimos). Os mais baratos são o da Irlanda (57,2 cêntimos/litro), Áustria (58,4 cêntimos) e Reino Unido (59,1 cêntimos).

Depois de impostos o cenário muda: o gasóleo português, quando chega ao público, é o 8.º mais caro da UE27, 0,3 cêntimos abaixo da média europeia, mas quase 9 cêntimos mais caro que em Espanha. Com impostos o gasóleo mais caro é do Reino Unido (1,499 euros), seguido da Suécia (1,443 euros) e depois da Grécia (1,391 euros).

No preço do litro de gasóleo em Portugal (1,277 euros), o ISP representa 36,4 cêntimos e o IVA (que subiu no início do ano) 23,9 cêntimos.

"Tivemos dois efeitos acumulados em Portugal, de índole fiscal: o primeiro foi o aumento em dois pontos percentuais do IVA e o fim da isenção do biodiesel, o que fez com que o gasóleo tenha encarecido entre 4 e 5 cêntimos", explica o secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO), António Comprido. O que "catapultou Portugal para uma posição mais alta nesse ranking. Para a maioria dos países não houve aumento do IVA a 1 de Janeiro nem alteração fiscal por causa dos biocombustíveis".

O IVA afecta exclusivamente o preço do gasóleo [e da gasolina] com impostos, enquanto o fim da isenção dos biocombustíveis afecta o preço base sobretudo do gasóleo, explica António Comprido. Mas já em Setembro (boletim de 9 de Setembro) Portugal tinha o terceiro gasóleo mais caro da Europa. Aí a explicação da APETRO passa por outras questões. "Portugal é um mercado mais pequeno, ou seja, menos eficiente e sem as economias de escala do centro da Europa, e sem uma rede de pipelines como lá existe e até em Espanha", segundo António Comprido.

"Por outro lado, os números do ranking são comparáveis mas com ressalvas, já que os números não são reportados pelos Estados-membros de forma igual. Há países que comunicam preços com descontos [em bomba] e Portugal não, há países que fazem cálculos com média aritmética simples e nós com uma média ponderada", explica o mesmo responsável.

"Há países que recolhem preços numa amostra de postos e outros, como Portugal, que usam os preços nos postos todos". "Não sei se todos estes factores seriam desfavoráveis a Portugal - o dos descontos em bomba claramente é - mas a ressalva é que o ranking inclui números não totalmente comparáveis".

Fonte: AutoPortal





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Crise petrolífera
« Responder #112 em: 18 de Janeiro, 2011, 20:21:39 »
Gasolina atinge preço mais elevado de sempre


Nova actualização, aumentou os preços da gasolina em 2 cêntimos e do gasóleo em três cêntimos

Os preços dos combustíveis voltaram a subir esta semana em várias gasolineiras, com a gasolina a avançar para o valor mais elevado de sempre, acima do máximo histórico de Julho de 2008.

Segundo adiantou à agência Lusa fonte da Galp, a petrolífera actualizou os preços na noite de domingo para segunda-feira, aumentando a gasolina em 2 cêntimos e o gasóleo em três cêntimos.

Nos postos da Galp, um litro de gasolina custa agora 1,533 euros, enquanto o gasóleo vale 1,348 euros o litro.

De acordo com a mesma fonte, na base quer desta, quer das últimas actualizações de preços feitos pela empresa estão «alterações nas cotações do gasóleo e da gasolina no norte da Europa, que têm estado a disparar desde há várias semanas».

Adicionalmente, disse, «o dólar [ao qual está indexado o preço do barril de petróleo] também se tem valorizado muito em relação ao euro, por causa das questões da dívida soberana» de vários países europeus.

Nos postos da Cepsa, desde as 00:00 de hoje que a gasolina 95 sem chumbo ficou mais cara 1 cêntimo, para 1,533 euros o litro, e o gasóleo custa mais 0,9 cêntimos, fixando-se nos 1,348 euros o litro.

Com esta nova subida, o preço da gasolina bateu o valor médio mais alto de sempre: 1,523 euros, atingidos na semana de 18 de Julho de 2008, numa altura em que o preço do petróleo atingiu máximos históricos, acima dos 147 dólares por barril.

Os dados mais recentes da Comissão Europeia apontam Portugal como tendo o gasóleo mais caro da Europa, a seguir à Grécia e à Finlândia, enquanto o mais barato é da Irlanda, Áustria e Reino Unido.

Depois de impostos o cenário muda: o gasóleo português quando chega ao público é o 8.º mais caro da UE-27. Com impostos o gasóleo mais caro é do Reino Unido, seguido da Suécia e, depois, da Grécia.

Uma análise feita pela Lusa concluiu que preços da gasolina sem chumbo 95 subiram em média todas as semanas desde Setembro à excepção de quatro vezes, apesar de se terem registado sete quedas de preço deste produto refinado nos mercados internacionais.

As petrolíferas referem que estes preços na bomba acompanham a média semanal de preços dos produtos refinados nos mercados internacionais.

Fonte: AutoPortal





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Crise petrolífera
« Responder #113 em: 19 de Janeiro, 2011, 19:14:08 »
Combustíveis: ACP apela ao governo que trave "escalada do preço"


Esta semana, os preços dos combustíveis atingiram valores acima do máximo histórico de 2008

O Automóvel Clube de Portugal apelou hoje ao Governo e ao Presidente da República que travem “a escalada desregulada do preço dos combustíveis em Portugal”, que esta semana atingiu preços acima do máximo histórico de 2008.

O preço dos combustíveis em Portugal atingiu máximos históricos. Estamos a pagar um valor pelos combustíveis como se o barril de petróleo estivesse a 150 dólares, quando na realidade está a ser vendido a menos de 100 dólares”, refere o ACP em comunicado.

Os preços dos combustíveis voltaram a subir esta semana em várias gasolineiras, com a gasolina a avançar para o valor mais elevado de sempre, acima do máximo histórico de Julho de 2008.

Fonte: AutoPortal





Zito

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 540
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Crise petrolífera
« Responder #114 em: 19 de Janeiro, 2011, 21:10:14 »
Realmente, não sei onde isto vai parar!

As gasolineiras estão descansadas porque por muito que estrebuchemos vamos lá parar mais cedo ou mais tarde!
Há sempre a questão das bombas "low cost", mas não sei até que ponto isso compensa. Há relatos de que a gasolina/gasóleo "desaparece" mais rapidamente, que não tem o mesmo rendimento. Para além disso falta provar de que essa gasolina/gasóleo não provoca estragos a longo prazo nos motores (os antigos são conhecidos por "comer" tudo, mas os de injecção mais recentes parece que já se queixam  :()

 :nhedaxe: estamos tramados e é frustrante não podermos fazer praticamente nada!

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Crise petrolífera
« Responder #115 em: 20 de Janeiro, 2011, 01:35:39 »
eu ja nem digo nada........... em Portugal não penso meter combustível !!
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Crise petrolífera
« Responder #116 em: 20 de Janeiro, 2011, 09:05:48 »
O gasóleo para iates em Portugal é 80 cêntimos.............. agora!

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Crise petrolífera
« Responder #117 em: 20 de Janeiro, 2011, 10:41:53 »
Eh pah! Que pena eu não poder vir trabalhar de iate!  :lol: :lol:

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

PIV

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 164
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Crise petrolífera
« Responder #118 em: 21 de Janeiro, 2011, 00:20:25 »
Realmente, não sei onde isto vai parar!

As gasolineiras estão descansadas porque por muito que estrebuchemos vamos lá parar mais cedo ou mais tarde!
Há sempre a questão das bombas "low cost", mas não sei até que ponto isso compensa. Há relatos de que a gasolina/gasóleo "desaparece" mais rapidamente, que não tem o mesmo rendimento. Para além disso falta provar de que essa gasolina/gasóleo não provoca estragos a longo prazo nos motores (os antigos são conhecidos por "comer" tudo, mas os de injecção mais recentes parece que já se queixam  :()

 :nhedaxe: estamos tramados e é frustrante não podermos fazer praticamente nada!

Tenho um Panda, comprado novo em 2003 e que há 7 aninhos que come gasolina de intermarché e ecomarché. Sabes quantos problema de motor deu? Zero...
Há dias, meti s/c 95 na Galp, e sabes que diferença senti? Nenhuma..
Imagina como é que consegui notar uma ligeira diferença.. A pagar GeForce 98 a 1.65€/L.. Essa sim, faz diferença.. Mas é a puxar, não é nos quilómetros.
Já agora.. Com 7 litros, faço à volta de 100 km.. Seja com que gasolina for..
Isso dos combustiveis duvidosos era antes, quando não havia mais nada que fazer..
Mas faz assim: continua a meter na galp e na repsol e outras, que o dos supermercados não presta.. Eu por mim, continuo a meter lá.
Mas ainda assim, a meter no intermarché, mantém-se um problema. Penso que o intermarché compra combustível à galp.. Portanto continua-se a encher o traseiro aos srs. accionistas da galp e governo e companhia..

O zé povo está mesmo tramado se isto continua assim..  :d_lookl:
« Última modificação: 21 de Janeiro, 2011, 00:21:12 por PIV »

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Crise petrolífera
« Responder #119 em: 21 de Janeiro, 2011, 00:30:11 »
o zé povo não se mexe e assim vai continuar :t_up:
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."