Autor Tópico: Fiat Panda 2004  (Lida 70333 vezes)

filipeleite221

• Moretti

• *
  • 176
Fiat Panda 2004
« em: 15 de Outubro, 2025, 22:01:18 »
Boas a todos, apareceu aí um negócio porreiro e adquiri aqui para casa um Fiat Panda 169 de 2004, fui andando com ele e comecei a verificar algumas coisas.
Já fiz a mudança de discos e pastilhas pois estava mesmo a precisar, mas acontece que do lado esquerdo, mesmo em antes de ter mudado as pastilhas, sentia que elas estavam soltas e vibravam.
Após mudar os discos, pensei eu, que tinha desaparecido, mas continua igual.
Ambas as molas que prendem as pastilhas estão corretamente colocadas.

Depois tenho a questão do cheiro a gasolina junto ao depósito, dentro do carro, pouca coisa. Tem um tampão que supostamente devia abrir e fechar com a chave, mas aquilo anda sempre á volta e retiro sem chave.
Alguém tem ideia do que possa ser?
Obrigado a todos

Enviado do meu CPH2695 através do Tapatalk

jorge punto

• Giannini

• *
  • 464

Masculino
Re: Fiat Panda 2004
« Responder #1 em: 15 de Outubro, 2025, 23:06:22 »
Boas, antes de mais quanto aos calços, eles abanam lá dentro? Ou a pinça em si abana (naqueles 2 veios que se movimentam e a suportam)?
Se cheira a gasolina dentro do carro, experimenta levantar o banco de trás a ver se tem algum tubo partido no depósito, ou a a bomba que foi mexida e pode ter a rosca de aperto froxa.

Enviado do meu M2101K6G através do Tapatalk

filipeleite221

• Moretti

• *
  • 176
« Responder #2 em: 15 de Outubro, 2025, 23:14:57 »
Boas, antes de mais quanto aos calços, eles abanam lá dentro? Ou a pinça em si abana (naqueles 2 veios que se movimentam e a suportam)?
Se cheira a gasolina dentro do carro, experimenta levantar o banco de trás a ver se tem algum tubo partido no depósito, ou a a bomba que foi mexida e pode ter a rosca de aperto froxa.

Boas. Expliquei mal no post, dentro do carro o cheiro quase que não se nota, no exterior, junto ao tampão, aí sim, o cheiro é intenso.
Relativamente às pastilhas, só consigo perceber em andamento ou quando passo num buraco, ouço as pastilhas a vibrar, parado, com o carro levantado e roda fora, não se mexem.

jorge punto

• Giannini

• *
  • 464

Masculino
« Responder #3 em: 15 de Outubro, 2025, 23:17:59 »
Se é aí o cheiro não custa nada trocar o tampão, quando as pastilhas para despistar, assim que estiveres a ouvir o vibrar calca um pouco o travão elas vão apertar, se o ruido não for daí no momento da travagem ele continua, se for ele para.

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #4 em: 16 de Outubro, 2025, 08:13:12 »
O Hélder bem que podia aparecer por aí para orientar a coisa!!!  :sombrero:

O ruido que refere será mesmo das pastilhas? Faça como já sugerido para despistar se a origem é efetivamente daí.

A semana passada fui tirar as teias ao Thema e tb dei por um ruido estranho que desaparecia ao travar... Era a roda desapertada mas nem o volante tremia nem a roda abanou quando saí do carro para empurrar o pneu com o pé.  :sombrero:

filipeleite221

• Moretti

• *
  • 176
« Responder #5 em: 16 de Outubro, 2025, 08:27:22 »
O Hélder bem que podia aparecer por aí para orientar a coisa!!!  :sombrero:

O ruido que refere será mesmo das pastilhas? Faça como já sugerido para despistar se a origem é efetivamente daí.

A semana passada fui tirar as teias ao Thema e tb dei por um ruido estranho que desaparecia ao travar... Era a roda desapertada mas nem o volante tremia nem a roda abanou quando saí do carro para empurrar o pneu com o pé.  :sombrero:
Bom dia. Roda levou aperto com pressão, o barulho só faz mesmo quando passo em paralelos ou algum pequeno buraco. Irei verificar o que o amigo Jorge falou

« Última modificação: 16 de Outubro, 2025, 08:28:33 por filipeleite221 »

filipeleite221

• Moretti

• *
  • 176
« Responder #6 em: 16 de Outubro, 2025, 11:17:58 »
Boas. Expliquei mal no post, dentro do carro o cheiro quase que não se nota, no exterior, junto ao tampão, aí sim, o cheiro é intenso.
Relativamente às pastilhas, só consigo perceber em andamento ou quando passo num buraco, ouço as pastilhas a vibrar, parado, com o carro levantado e roda fora, não se mexem.

Boas amigo Jorge, este Panda não existe forma de levantar os bancos traseiros como o Punto. Parece que estão fixos e não vejo nenhuma mola para os destravar

TwinThema

• Moderação
  • Maserati

• 7193

Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
« Responder #7 em: 17 de Outubro, 2025, 08:25:31 »
Bom dia. Roda levou aperto com pressão, o barulho só faz mesmo quando passo em paralelos ou algum pequeno buraco. Irei verificar o que o amigo Jorge falou

Como desconheço o barulho em concreto não vou afirmar mas diria que o barulhos não é causado pelas pastilhas...
Eu tentava procurar por folgas no sistema de suspensão. Mas sou eu que desconheço o tipo de ruido e nem sou eu que conduzo o Panda!  :t_up:

jorge punto

• Giannini

• *
  • 464

Masculino
« Responder #8 em: 17 de Outubro, 2025, 08:33:56 »
Boas amigo Jorge, este Panda não existe forma de levantar os bancos traseiros como o Punto. Parece que estão fixos e não vejo nenhuma mola para os destravar

Boas tem sim, é mais complicado,
Vê aí

https://www.scegliauto.com/pt/video/fiat/tutorial/27478/

filipeleite221

• Moretti

• *
  • 176
« Responder #9 em: 17 de Outubro, 2025, 13:43:07 »
Boas tem sim, é mais complicado,