Autor Tópico: Angulo Das Rodas Dianteiras.  (Lida 4096 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

rmoreira

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 2300
  • Karma:
    +0/-0
Angulo Das Rodas Dianteiras.
« Responder #15 em: 23 de Maio, 2006, 22:48:34 »
Pessoal, se alguém quiser parafusos destes e anilhas, daqui a algum tempo sou capaz de arranjar. O mecânico onde vou vai mandar fazer numa casa em lisboa e como só fazem muitos ele está interessado em vender alguns. Mas aquilo não é é muito barato, fica à volta de 10 euros por parafuso. Eu devo por no meu 127 porque parece que te o camber positivo demais
« Última modificação: 23 de Maio, 2006, 22:49:11 por rmoreira »

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Angulo Das Rodas Dianteiras.
« Responder #16 em: 24 de Maio, 2006, 13:54:07 »
Também já ouvi falar desses parafusos, muito embora eu tenha reservas sobre a solução. Algumas notas:

- De facto, a solução permite instalar uma forma de regulação. Isso é inegável e tem mérito por isso;
- O meu Punto também precisa disso, muito embora o desvio do camber seja mesmo mínimo. O que aconteceu foi ter caído num buraco, na berma, que tinha a profundidade de quase meio raio de roda. Pela sua forma, aplicou uma força transversal e para fora e foi assim... etc etc
- Os mecânicos dizem que é normal porque o chassis cede... Eu acho que isso não faz sentido porque há duas deformadas possíveis: (1) flexão (sim é com x, não com ch!  :d_grin:  e vem do termo flexa que significa deslocamento de uma viga por esforço transverso ou momento flector) no plano vertical (sim, porque as longarinas não abrem à frente pois estão travadas pela travessas que suportam a zona dos faróies. A BMW é que costuma calcular muito bem estas coisinha e fazem elementos estruturais muito esbeltos, sendo que a travessa de impacto é colocada em locais mais estratégicos) (2) a segunda forma (de deformação da estrutura) é flexão entre pontos de apoio (como se fosse uma viga bi-apoiada, onde 1 apoio seria o nó de ligação à estrutura da cabina e o outro seria precisamente a tal travessa frontal); à partida, esta deformada - além de me parecer improvável - é amparada por um chassis auxiliar (no Punto, entre tantos outros carros) e que está desenhado à tracção. Como sabemos, a tracção/compressão não gera grandes deslocamentos de deformação elástica (e nos limiares: plástica). Resta o quê... precisamente a ligação entre o amortecedor e o braço da suspensão. Para mim, é o amortecedor que determina o ângulo camber. Até agora, houve apenas um senhor, mecânico, que concordou comigo neste ponto (e de livre e expontânea vontade, i.e. sem o ter informado da minha teoria). Os tais parafusos, permitem o tal ajuste desta ligação.
- Em resumo, de acordo com a minha teoria (.. não passa disso) a substituição dos amortecedores deveria resolver o problema do câmber.
- Ah, e também andei para instalar os tais parafusos e na altura pediam-me 12 contos (ainda era em escudos) mas desisti porque a deformação é tão pequena que não gasta pneu mas desalinha mais facilmente a direcção (tenho de alinhar todos os 15-20 mil km)
- outro carro muito fustigado por este fenómeno é o Citroen Saxo

O que acham?

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Angulo Das Rodas Dianteiras.
« Responder #17 em: 24 de Maio, 2006, 13:58:52 »
Citar
Citar
o k axam disto?
Nunca tinha visto uma destas - é impecavél

Mas no teu caso deverias verificar se há alguma folga excessiva na rotula, no casquilho do braço da suspenção ou qualquer excentricidade no prato no topo do amortecedor.

A inclinação da roda que descreves é de facto estranha, ou será mesmo assim? Duvido.
Ah, só agora é que vi a imagem e esta resposta  :crash:

Resta acrescentar: eu não gosto muito da solução apenas porque é mais um parafuso (zeco) para regular pelos artistas do alinhamento da direcção e acho que a operação involve ainda abrir os furos do amortecedor.

A resposta do spayz está muito boa  :t_up:  

rmoreira

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 2300
  • Karma:
    +0/-0
Angulo Das Rodas Dianteiras.
« Responder #18 em: 24 de Maio, 2006, 14:08:37 »
Para quem tiver o camber muito desregulado dá jeito para não andar sempre a trocar pneus. Eu até há pouco tempo nao conhecia estes parafusos, mas às vezes dão jeito  e não custam 12 contos, aquilo fica em 10 euros +- e há de 2 tamanhos, 10mm e 12 mm. Como em, principio vou por no meu, se alguem masi quiser é dizer que eu envio.
PS: Eu não ganho nada com isto, apenas como falaram nos parafusos e eu tenho possibilidades de arranjar, se alguem quiser é dizer que quando o mecanico os receber eu envio.
« Última modificação: 24 de Maio, 2006, 14:09:15 por rmoreira »

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Angulo Das Rodas Dianteiras.
« Responder #19 em: 24 de Maio, 2006, 14:49:44 »
OK, boa! :t_up:

Na altura eram 12 contos mas penso que incluía montagem e regulação. Este preço, estou certo, que resultava da procura crescente destes artefactos, especialmente à custa do Ibiza.

No meu Punto não vou instalar porque não merece e porque encostei o carro  :(  

rmoreira

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 2300
  • Karma:
    +0/-0
Angulo Das Rodas Dianteiras.
« Responder #20 em: 24 de Maio, 2006, 17:57:45 »
Encostaste o carro, então, fartaste-te dele?

Com a montagem e alinhar direcção é capaz de ficar no preço que disseste.

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Angulo Das Rodas Dianteiras.
« Responder #21 em: 24 de Maio, 2006, 18:26:07 »
Existe uma oficina que usualmente vende isso na Abóboda.

Utilizam muito isso nos jipes que têm à frente sistema Machperson e querem levantá-los mais que 4 cm.

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Angulo Das Rodas Dianteiras.
« Responder #22 em: 24 de Maio, 2006, 19:14:43 »
Citar
Encostaste o carro, então, fartaste-te dele?

Com a montagem e alinhar direcção é capaz de ficar no preço que disseste.
Mais ou menos...

Depois de 11 anos de serviço, com zero anomalias em IPO (e eles bem tentam encontrar!), muito bem tratadinho, muito limpinho, 101 000 km, comprei um Delta e é este que uso enquanto o carro tem locomoção própria  :d_grin: e o preço da gasolina é tolerável.

Por acaso gostava de vos mostrar as máquinas mas - por uma razão ou outra - acabo por não conseguir ir aos encontros.

Claro que o Punto (o meu 55SX) não tem nada de especial, além do estado de conservação e das qualidades inerentes ao projecto de engenharia. Numa perspectiva de desenho de estilo, acho que foi um desenho muito bem concretizado mas o facto de ter tido a produção que teve, e do estrato social associado ao carro (numa altura em que Golf é a referência e nunca menos do que isso!), nunca será um carro interessante para os demais, ao contrário do que aconteceu com o 500/600 da altura da motorização de Itália.

Realmente, o motor parece uma máquina de costura :)

Se encontrasse quem o estimasse... mas, num Punto, isso não existe.