Autor Tópico: Fiat Linea  (Lida 22312 vezes)

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smokeme

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Fiat Linea
« Responder #30 em: 05 de Dezembro, 2006, 00:56:37 »
Nao gosto muito mas já devem saber que prefiro CARROS :deal:

Estou á espera que apareça algo que seja digno de substituir o Thema...até hoje nao vejo nada que se compare em tudo...na altura metia bmw serie 5 e o mercedes classe C a um canto sem competiçao sequer!!

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

Leao

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Fiat Linea
« Responder #31 em: 14 de Dezembro, 2006, 21:37:40 »
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Fiat Linea pode vir para Portugal

A Fiat manifestou interesse em vender o Linea no mercado europeu (possivelmente em Portugal)
:palmas: Boas noticias, quanto mais vasta for a oferta de modelos, mais Fiat´s se vendem e menos de outras marcas... :t_up:

 

                       

Bizarro

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Fiat Linea
« Responder #32 em: 11 de Janeiro, 2007, 09:28:45 »
Vem mesmo para Portugal...

Supostamente vem para concorrer com os "chineses", vem barato e só com uma versão, nada de equipamentos esranhos..

Só nao sei a motorizaçao, mas se fossse o 1.3Multjet era bem esgalhado..
small sports car...


Tiffosi

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Fiat Linea
« Responder #33 em: 22 de Fevereiro, 2007, 19:33:51 »
A maggio debutta la Fiat Linea

Foi fixado para a primeira semana de Maio o lançamento oficial do novo Fiat Linea, a berlina de 4 portas baseada no Grande Punto que será construída na fábrica da Tofas (Turkey Automotive Factory Corporation) em Bursa, na Turquia.

Com uma produção prevista de 60.000 automóveis ano, a Linea representa para Tofas o início no mercado mundial e a ocasião será celebrada em Istambul num evento preparado para 1.500 convidados, entre os quais Luca de Montezemolo, de Sergio Marchionne e Luca de Meo.

A actual produção Tofas (propriedade da Fiat Group Automobiles Spa e a turca Koç) se baseia no Doblò, Palio e Siena e justamente há um mês foi-lhe confiada a gestão dos mercados de África, da Europa de Leste e Médio Oriente.

O Fiat Linea é destinado ao mercado da Turquia, mas com boas probabilidades de ser comercializado na Grécia, Alemanha, França e Itália. No final de Maio de 2007 as estradas turcas terão um novo protagonista em acção, mais tarde talvez, nas nossas.
 





Tiffosi

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Fiat Linea
« Responder #34 em: 26 de Abril, 2007, 16:34:38 »
Conheça as primeiras imagens do Fiat Linea      



O modelo sedã construído com base na plataforma do Grande Punto, apelidado de Linea, vem ocupar um espaço que no passado foi do Fiat Marea.  

Construído a partir do Fiat Grande Punto, já são conhecidas as primeiras imagens do novo Línea, um modelo que mais não é do que a adaptação do Grande Punto a um modelo sedã de três volumes, o Fiat Linea, e que virá substituir o Fiat Marea no mercado europeu.



Ainda sem grandes detalhes, sabe-se que o Linea deverá ser apresentado oficialmente ainda este ano, mas não é seguro que a sua chegada ao mercado aconteça antes de 2008. Recorde-se que este modelo foi já apresentado enquanto "concept" no recente Salão de Genebra e é esperado pelos responsáveis da marca de Turim como mais um elemento para "fechar o círculo" iniciado com o Grande Punto e continuado com orecém lançado Fiat Bravo.

Fonte: LusoMotores
 
 





canario_sport

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Fiat Linea
« Responder #35 em: 26 de Abril, 2007, 17:17:58 »
nao e bem o meu tipo de carro gosto mais de carros curtos e nao estes mas nao posso deixar de dizer que o carro ta lindo lindas as linhas ;)

Tiffosi

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Fiat Linea
« Responder #36 em: 03 de Maio, 2007, 17:10:24 »
Al debutto la Fiat Linea



A berlina de quatro portas apresentada no Salão de Istambul, entre os dias 2 e 12 de Novembro último, está pronta a iniciar a sua comercialização.



O Fiat Linea, como já foi referido no fórum tem 4,56m de comprimento, 1,73m de largura, 1,5m de altura, a sua passagem é de 2,6m e a capacidade do porta-bagagem é de 500 litros.



Numa fase inicial os motores do Fiat Linea será, o Otto de 1.4 8v de 77 cv e o Diesel 1.3 Multijet 16v de 90 cv, ambos com caixa manual de cinco velocidades. Mais tarde, chegará o 1.4 16v T-Jet de 120 cv. No Brasil está previsto o motor 1.9 de 130 cv Flexfuel.



As preparações serão três Active, Dynamic e Emotion, com 11 cores de carroçaria disponíveis. Os opcionais serão mais ou menos os mesmos disponíveis na restante gama da Fiat, ar condicionado automático,  Blue&Me com USB, auto rádio com leitor de CD-MP3, Cruise Control, sensores de chuva, iluminação e de estacionamento. O ABS e EBD serão de série, o ESP está previsto mas como opcional.



O Fiat Linea será desenvolvimento pela Tofas, a joint-venture entre a marca italiana e a empresa Koç Holding, na fábrica de Bursa (Turquia). Futuramente, será fabricado também no Brasil, Índia, China e Rússia.



Irá ser comercializado na Espanha, Alemanha, Marrocos e Finlândia, nos países onde não está prevista a sua comercialização surge a hipótese de ser comercializado com a marca Innocenti.






[size=8]Clica nas imagens[/size]
« Última modificação: 03 de Maio, 2007, 17:21:30 por Tiffosi »





PeteCunha

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Fiat Linea
« Responder #37 em: 03 de Maio, 2007, 17:16:51 »
tá lindo o raio do carro!!! sim senhora!!! fiat em grande!!!

:love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love:  

Tiffosi

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Fiat Linea
« Responder #38 em: 07 de Maio, 2007, 12:51:29 »
Fiat escolheu a Turquia para apresentar o novo Linea      

A escolha do palco para a estreia oficial do carro antes revelado naquele mesmo país asiático, no Salão de Istambul, é perfeitamente justificada ou não fosse a Turquia o berço deste novo Fiat.  

Apresentado em Outubro passado no Salão de Istambul, O Fiat Linea é uma berlina de três volumes do segmento C que alia estilo, funcionalidade e prazer de condução, conjugados com uma relação qualidade/preço extremamente competitiva. O LusoMotores já aqui falou várias vezes deste modelo, que foi apresentado esta semana aos jornalistas exactamente na Turquia, o país de onde sairá, produzido na fábrica turca de Bursa pela Tofas A.S., uma parceria paritária entre a Fiat Auto e a Koç Holding, cotada na Bolsa de Istambul.

Daquela unidade de Bursa deverão sair 60.000 unidades por ano quando a produção estiver em pleno regime, e será comercializado em diversos países europeus e extra-europeus, desde a Espanha à Alemanha, passando ainda por outros países tão distintos como Marrocos ou a Finlândia. Posteriormente, o Fiat Linea será também fabricado no Brasil, Índia, China e Rússia, ou não estivéssemos perante um modelo de vocação eminentemente internacional.

Desenhado pelo Centro de Estilo Fiat – estando as suas origens bem patentes no design elegante, dinâmico, resolutamente "italiano" –, o novo Linea tem como objectivo seduzir o público através de linhas sóbrias e suaves que, por um lado, reafirmam o novo "family feeling" Fiat (do Grande Punto ao Novo Bravo) e, por outro, recuperam os elementos de estilo da grande tradição automobilística italiana no campo das berlinas. É, portanto, deste imenso património de excelência estética que nasce o Fiat Linea, automóvel de quatro portas de linhas elegantes e dimensões generosas (4,56 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,5 m de altura, 2,6 m de distância entre eixos e bagageira de 500 litros) que o colocam no topo do seu segmento.

O design do habitáculo, em perfeita harmonia com a linha da carroçaria, foi igualmente objecto de grande cuidado e oferece um espaço acolhedor, luminoso e capaz de garantir uma habitabilidade e um conforto de nível superior em termos de ergonomia e de espaço disponível para os passageiros.

É exactamente no plano da qualidade, do conforto, da funcionalidade e do aproveitamento do espaço que o Fiat Linea marca a diferença, como prova o requinte dos materiais e das combinações cromáticas, o cuidado dedicado aos pormenores e o rigor da montagem.

Destinado a uma clientela elegante e sofisticada, o novo modelo é ágil e agradável de conduzir em todas as circunstâncias, de temperamento brilhante, com consumos reduzidos e respeitador do ambiente (os motores são todos Euro 4), propondo uma gama constituída, no momento do lançamento, por um motor a gasolina (1.4 8v de 77 cv) e um turbodiesel (1.3 Multijet 16v de 90 cv com turbina de geometria variável), acoplados a caixas mecânicas de 5 velocidades. Posteriormente, a oferta completar-se-á com o 1.4 16v Turbo de 120 cv da nova família T-Jet.

Para responder às exigências de uma clientela que considera os automóveis desta categoria como um verdadeiro investimento, na medida em que representam a principal viatura da família, a gama do Fiat Linea irá adaptar-se aos diferentes mercados onde vai ser comercializado. No início, a oferta será composta por dois motores (1.3 Multijet de 90 cv e 1.4 16v de 77 cv), três níveis de equipamento (Active, Dynamic e Emotion) e 11 cores de carroçaria. Por outro lado, são propostos conteúdos típicos de viaturas de segmento superior, como os dispositivos de tratamento do ar e infotelemáticos que melhoram o conforto e a qualidade da vida a bordo: ar condicionado automático, sistema Blue&Me® com porta USB, auto-rádio com leitor de CD/MP3, Cruise Control, sensores de chuva, de luminosidade e de marcha-atrás. Qualquer uma das possíveis combinações é caracterizada por uma óptima relação qualidade/preço.

Por fim, o Fiat Linea adopta uma geometria das suspensões muito fiável, garantia de grande facilidade e precisão de condução, de um comportamento em estrada irrepreensível e de um conforto de alto nível: de rodas independentes tipo McPherson à frente e de rodas semi-independentes interligadas por eixo de torção atrás.

Mas o Fiat Linea não se limita a oferecer um estilo original, uma mecânica evoluída e fiável, níveis de equipamento completos e grande conforto. Trata-se também de uma viatura extremamente segura, no topo do segmento, graças ao conjunto de soluções adoptadas. O sistema de travagem de grande eficácia, boas qualidades de recuperação garantidas pelos motores e um comportamento em estrada ("handling") sempre previsível permitem ao Fiat Linea enfrentar com tranquilidade as situações mais críticas. Em termos de segurança passiva, o novo modelo propõe seis airbags (multifase à frente, de janela e laterais), de série ou como opção, conforme as versões e os mercados. Para além disso, o Fiat Linea oferece soluções técnicas inovadoras que asseguram ao condutor um perfeito domínio do automóvel (segurança activa), como o ABS de última geração com EBD (Electronic Brake Distribution) e, como opcional, o sofisticado sistema ESP (Electronic Stability Program).

São estes, em síntese, os trunfos de um modelo que pretende jogar um papel de primeiro plano num segmento onde concorrem os melhores construtores do mundo, o segmento C, que representa 20% do mercado automóvel na Europa Ocidental, com cerca de 3.000.000 de unidades por ano, sendo a maior parte constituída por viaturas de dois volumes, enquanto os modelos de três volumes representam 5%, com cerca de 150.000 unidades por ano (160.000 unidades previstas para 2013).

Fora da Europa, os números são bastante mais significativos. Na Turquia, por exemplo, o segmento C representa 52% do mercado total e os modelos de três volumes cobrem uma parte de 75%, com 170.000 unidades por ano (das quais, 50% são "premium", com 50% de motores a gasolina e 50% a gasóleo). Na China, o Fiat Linea vai ser uma viatura estratégica no seio da gama Fiat. O mercado chinês ultrapassou, em 2006, a meta de 4.000.000 de unidades, com uma previsão de 7.500.000 unidades para 2013.

No Brasil, por fim, o mercado totalizou, em 2006, 1.835.000 unidades, com uma previsão de 2.250.000 unidades para 2013 (dada a segmentação ligeiramente diferente no mercado brasileiro, o Fiat Linea situa-se no segmento D e tem como objectivo atingir uma quota de 13% do segmento). Aliás, no Brasil, a Fiat comercializará uma versão equipada com o novo motor 1.9 130 cv Flexfuel (gasolina já com 22% de etanol e bioetanol puro). O bioetanol e a gasolina são misturados no mesmo depósito, o que facilita o reabastecimento. A lógica do motor "reconhece" a composição efectiva da mistura e, em função da mesma, modifica automaticamente os parâmetros de injecção e ignição. Os motores Flexfuel são capazes de funcionar do mesmo modo (e com as mesmas prestações) com combustíveis tradicionais e naturais à base de álcool. Em termos ecológicos, o etanol é uma fonte de energia renovável que contribui para reduzir as emissões responsáveis pelo efeito estufa, pois captura o anidrido carbónico durante o processo de produção.

Fonte: LusoMotores



 





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Fiat Linea
« Responder #39 em: 07 de Maio, 2007, 13:04:18 »
Fiat Linea marcado pela elegância e estilo italianos      

Apresentado na Turquia no final da passada semana, voltamos a trazer aqui mais alguns pormenores da realidade da nova aposta do construtor de Turim.  

Já aqui demos conta desta nova proposta da Fiat que terá na Turquia a sua origem, isto porque irá sair da linha de montagem da fábrica de Bursa, naquele território de transição entre a Europa e a Ásia, um país que pretende integrar a União Europeia, mas que em termos geográficos está, por definição, no continente asiático. Linea de seu nome, já houve quem o definisse simplesmente como a transformação do Fiat Grande Punto num modelo de três volumes, algo que sendo real, não faz inteira justiça a um automóvel que é bem mais do que apenas isso.

Ser um derivado do Fiat Grande Punto, curiosamente, nem sequer pode ser considerado como negativo para o Linea, pois a ser assim tem na sua génese o modelo que tem vindo a permitir o volte-face da realidade do construtor de Turim, que continua em franca recuperação económica muito por força do sucesso daquele modelo do segmento B. Mas na verdade, o Fiat Linea tem vida própria, e poderá, por si só, justificar mais um sucesso para a marca italiana, porventura até com maior impacto do que terá o já lançado Fiat Bravo.

Desenhado pelo Centro de Estilo Fiat, o Linea exprime a sua originalidade num estilo elegante e inconfundível, com linhas sóbrias e depuradas que lhe conferem dinamismo e harmonia. O design, resolutamente "italiano", integra o modelo no novo "family feeling" Fiat que já caracteriza o Grande Punto e o Novo Bravo e recupera elementos de estilo da tradição italiana das viaturas de Grande Turismo, mas sem excessos estéticos, como o pára-brisas avançado e inclinado, os grupos ópticos em forma de gota e a frente de aspecto "importante" com o novo logotipo Fiat ao centro em posição de destaque.

Proposto numa única variante de carroçaria, o Fiat Linea proporciona uma sensação de solidez, força e habitabilidade. Esta impressão é acentuada pelas dimensões generosas que o colocam no topo do seu segmento: 4,56 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,5 m de altura e 2,6 m de distância entre eixos.

Acresce referir que o Fiat Linea propõe uma frente de aspecto "importante", quase digna de uma viatura de Grande Turismo, mas modelada de acordo com as actuais normas em termos de protecção de peões, com uma configuração que resulta de uma análise minuciosa e do respeito pelas novas directivas que prescrevem volumes mais arredondados, um capô mais largo e uma estrutura do pára-choques estreita (particularmente evidente na vista em planta), a fim de minimizar a superfície envolvida numa eventual colisão.

O pára-brisas e o capô são muito pronunciados e homogéneos. Na ausência de uma separação nítida, estes dois elementos (o capô acentuado e o pára-brisas muito inclinado) situam-se quase na mesma linha, característica esta que valoriza a vocação dinâmica do Fiat Linea. De acordo com as novas normas, a grelha apresenta uma linha de separação entre o capô e o pára-choques dianteiro que se estreita na ligação às cavas das rodas. Ao nível dos faróis de nevoeiro surge um relevo que os envolve e os liga ao centro da entrada de ar inferior. Por fim, os grupos ópticos e os faróis de nevoeiro são separados por uma nervura que confere maior leveza ao guarda-lamas. Os grupos ópticos, alongados em direcção ao exterior, evocam dinamismo e temperamento italiano (tal como os posteriores, são fabricados pela Magneti Marelli – Automotive Lighting).

Uma linha "quebrada" atravessa a lateral a partir do centro da cava da roda até à traseira, evidenciando o aspecto dinâmico do automóvel. As cavas das rodas, acentuadas, robustas e "musculadas" conferem uma impressão de força e de solidez, sensação esta proporcionada também pela traseira, de linhas sóbrias e elegantes.

Fonte: LusoMotores
 





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Fiat Linea
« Responder #40 em: 07 de Maio, 2007, 14:12:54 »
Linea tornar-se-á o segundo modelo mais vendido da Fiat

O construtor italiano prevê que a proposta se torne a mais procurada da sua oferta, logo depois do Grande Punto.

A Fiat estima que o Linea se torne o seu segundo modelo mais vendido, em 2012.
«Quando a produção das cinco fábricas atingir o auge serão fabricadas cerca de 280.000 unidades do Linea por ano, tornando-se o modelo mais vendido, logo depois do Grande Punto» - afirmou Luca de Meo, CEO da Fiat Automobiles.

No ano passado, o Panda destacou-se como o segundo modelo mais vendido da marca com 237.000 unidades, logo depois do Grande Punto com 344.000. Em 2007, a Fiat espera vender 360.000 Grande Punto e 250.00 Panda.

Nesta fase inicial, o Linea será fabricado na Turquia. Posteriormente, a sua produção será alargada ao Brasil, Rússia, Índia e China.

Fonte: Auto Hoje
 





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« Responder #41 em: 08 de Maio, 2007, 18:39:13 »
Fiat Linea

O modelo em síntese Apresentado em Outubro passado no Salão de Istambul, O Fiat Linea é uma berlina de três volumes do segmento C que alia estilo,

O modelo em síntese 2)

Elegância e estilo italiano 5)

Conforto e funcionalidade excepcionais 6)

Motores progressivos para um excepcional prazer de condução 8)

2) O modelo em síntese

Apresentado em Outubro passado no Salão de Istambul, O Fiat Linea é uma berlina de três volumes do segmento C que alia estilo, funcionalidade e prazer de condução, conjugados com uma relação qualidade preço extremamente competitiva.

Produzido pela Tofas A.S., parceria paritária entre a Fiat Auto e a Koç Holding, cotada na Bolsa de Istambul, o novo modelo é construído na fábrica turca de Bursa (previsão de 60.000 unidades ano a pleno regime) e será comercializado em diversos países europeus e extra-europeus: de Espanha à Alemanha, de Marrocos à Finlândia. Posteriormente, o Fiat Linea será também fabricado no Brasil, Índia, China e Rússia.

De vocação eminentemente internacional, o novo modelo foi desenhado pelo Centro de Estilo Fiat – estando as suas origens bem patentes no design elegante, dinâmico, resolutamente italiano – e tem como objectivo seduzir o público através de linhas sóbrias e suaves que, por um lado, reafirmam o novo family feeling Fiat (do Grande Punto ao Novo Bravo) e, por outro, recuperam os elementos de estilo da grande tradição automobilística italiana no campo das berlinas. É, portanto, deste imenso património de excelência estética que nasce o Fiat Linea, automóvel de quatro portas de linhas elegantes e dimensões generosas (4,56 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,5 m de altura, 2,6 m de distância entre eixos e bagageira de 500 litros) que o colocam no topo do seu segmento.

O design do habitáculo, em perfeita harmonia com a linha da carroçaria, foi igualmente objecto de grande cuidado e oferece um espaço acolhedor, luminoso e capaz de garantir uma habitabilidade e um conforto de nível superior em termos de ergonomia e de espaço disponível para os passageiros. É exactamente no plano da qualidade, do conforto, da funcionalidade e do aproveitamento do espaço que o Fiat Linea marca a diferença, como prova o requinte dos materiais e das combinações cromáticas, o cuidado dedicado aos pormenores e o rigor da montagem.

Destinado a uma clientela elegante e sofisticada, o novo modelo é ágil e agradável de conduzir em todas as circunstâncias, de temperamento brilhante, com consumos reduzidos e respeitador do ambiente (os motores são todos Euro 4), propondo uma gama constituída, no momento do lançamento, por um motor a gasolina (1.4 8v de 77 cv) e um turbo diesel (1.3 Multijet 16v de 90 cv com turbina de geometria variável), acoplados a caixas mecânicas de 5 velocidades. Posteriormente, a oferta completar-se-á com o 1.4 16v Turbo de 120 cv da nova família T-Jet.

3)

Para responder às exigências de uma clientela que considera os automóveis desta categoria como um verdadeiro investimento, na medida em que representam a principal viatura da família, a gama do Fiat Linea irá adaptar-se aos diferentes mercados onde vai ser comercializado. No início, a oferta será composta por dois motores (1.3 Multijet de 90 cv e 1.4 16v de 77 cv), três níveis de equipamento (Active, Dynamic e Emotion) e 11 cores de carroçaria. Por outro lado, são propostos conteúdos típicos de viaturas de segmento superior, como os dispositivos de tratamento do ar e infotelemáticos que melhoram o conforto e a qualidade da vida a bordo: ar condicionado automático, sistema BlueMe® com porta USB, auto-rádio com leitor de CDMP3, Cruise Control, sensores de chuva, de luminosidade e de marcha-atrás. Qualquer uma das possíveis combinações é caracterizada por uma óptima relação qualidade preço.

Por fim, o Fiat Linea adopta uma geometria das suspensões muito fiável, garantia de grande facilidade e precisão de condução, de um comportamento em estrada irrepreensível e de um conforto de alto nível: de rodas independentes tipo McPherson à frente e de rodas semi-independentes interligadas por eixo de torção atrás.

Mas o Fiat Linea não se limita a oferecer um estilo original, uma mecânica evoluída e fiável, níveis de equipamento completos e grande conforto. Trata-se também de uma viatura extremamente segura, no topo do segmento, graças ao conjunto de soluções adoptadas. O sistema de travagem de grande eficácia, boas qualidades de recuperação garantidas pelos motores e um comportamento em estrada (handling) sempre previsível permitem ao Fiat Linea enfrentar com tranquilidade as situações mais críticas. Em termos de segurança passiva, o novo modelo propõe seis airbags (multifase à frente, de janela e laterais), de série ou como opção, conforme as versões e os mercados. Para além disso, o Fiat Linea oferece soluções técnicas inovadoras que asseguram ao condutor um perfeito domínio do automóvel (segurança activa), como o ABS de última geração com EBD (Electronic Brake Distribution) e, como opcional, o sofisticado sistema ESP (Electronic Stability Program).

4)

São estes, em síntese, os trunfos de um modelo que pretende jogar um papel de primeiro plano num segmento onde concorrem os melhores construtores do mundo, o segmento C, que representa 20 do mercado automóvel na Europa Ocidental, com cerca de 3.000.000 de unidades por ano, sendo a maior parte constituída por viaturas de dois volumes, enquanto os modelos de três volumes representam 5, com cerca de 150.000 unidades por ano (160.000 unidades previstas para 2013).

Fora da Europa, os números são bastante mais significativos. Na Turquia, por exemplo, o segmento C representa 52 do mercado total e os modelos de três volumes  cobrem uma parte de 75, com 170.000 unidades por ano (das quais, 50 são premium, com 50 de motores a gasolina e 50 a gasóleo).

Na China, o Fiat Linea vai ser uma viatura estratégica no seio da gama Fiat. O mercado chinês ultrapassou, em 2006, a meta de 4.000.000 de unidades, com uma previsão de 7.500.000 unidades para 2013.

No Brasil, por fim, o mercado totalizou, em 2006, 1.835.000 unidades, com uma previsão de 2.250.000 unidades para 2013 (dada a segmentação ligeiramente diferente no mercado brasileiro, o Fiat Linea situa-se no segmento D e tem como objectivo atingir uma quota de 13 do segmento). No Brasil, a Fiat comercializará uma versão equipada com o novo motor 1.9 130 cv Flexfuel (gasolina já com 22 de etanol e bioetanol puro). O bioetanol e a gasolina são misturados no mesmo depósito, o que facilita o reabastecimento. A lógica do motor reconhece a composição efectiva da mistura e, em função da mesma, modifica automaticamente os parâmetros de injecção e ignição. Os motores Flexfuel são capazes de funcionar do mesmo modo (e com as mesmas prestações) com combustíveis tradicionais e naturais à base de álcool. Em termos ecológicos, o etanol é uma fonte de energia renovável que contribui para reduzir as emissões responsáveis pelo efeito estufa, pois captura o anidrido carbónico durante o processo de produção.

5) Elegância e estilo italiano

Desenhado pelo Centro de Estilo Fiat, o Linea exprime a sua originalidade num estilo elegante e inconfundível, com linhas sóbrias e depuradas que lhe conferem dinamismo e harmonia. O design, resolutamente italiano, integra o modelo no novo family feeling Fiat que já caracteriza o Grande Punto e o Novo Bravo e recupera elementos de estilo da tradição italiana das viaturas de Grande Turismo, mas sem excessos estéticos, como o pára-brisas avançado e inclinado, os grupos ópticos em forma de gota e a frente de aspecto importante com o novo logótipo Fiat ao centro em posição de destaque.

Proposto numa única variante de carroçaria, o Fiat Linea proporciona uma sensação de solidez, força e habitabilidade. Esta impressão é acentuada pelas dimensões generosas que o colocam no topo do seu segmento: 4,56 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,5 m de altura e 2,6 m de distância entre eixos.

O Fiat Linea propõe uma frente de aspecto importante, quase digna de uma viatura de Grande Turismo, mas modelada de acordo com as actuais normas em termos de protecção de peões, com uma configuração que resulta de uma análise minuciosa e do respeito pelas novas directivas que prescrevem volumes mais arredondados, um capo mais largo e uma estrutura do pára-choques estreita (particularmente evidente na vista em planta), a fim de minimizar a superfície envolvida numa eventual colisão.

O pára-brisas e o capô são muito pronunciados e homogéneos. Na ausência de uma separação nítida, estes dois elementos (o capô acentuado e o pára-brisas muito inclinado) situam-se quase na mesma linha, característica esta que valoriza a vocação dinâmica do Fiat Linea. De acordo com as novas normas, a grelha apresenta uma linha de separação entre o capô e o pára-choques dianteiro que se estreita na ligação às cavas das rodas. Ao nível dos faróis de nevoeiro surge um relevo que os envolve e os liga ao centro da entrada de ar inferior. Por fim, os grupos ópticos e os faróis de nevoeiro são separados por uma nervura que confere maior leveza ao guarda-lamas. Os grupos ópticos, alongados em direcção ao exterior, evocam dinamismo e temperamento italiano (tal como os posteriores, são fabricados pela Magneti Marelli – Automotive Lighting).

Uma linha quebrada atravessa a lateral a partir do centro da cava da roda até à traseira, evidenciando o aspecto dinâmico do automóvel. As cavas das rodas, acentuadas, robustas e musculadas conferem uma impressão de força e de solidez, sensação esta proporcionada também pela traseira, de linhas sóbrias e elegantes.

6) Conforto e funcionalidade excepcionais

Tal como as linhas da carroçaria, o espaço interior do Fiat Linea representa a mais evoluída expressão do estilo italiano, graças também à qualidade dos materiais e ao cuidado nos pormenores.

As linhas equilibrada do habitáculo, em perfeita harmonia com as da carroçaria, criam um espaço acolhedor, luminoso, capaz de oferecer uma habitabilidade e um conforto superiores em comparação com quanto é proporcionado por uma viatura de três volumes tradicional, nomeadamente em termos de ergonomia e de espaço disponível para os passageiros. Dentro do Fiat Linea, o conforto passa também por um espaço claro
e luminoso, capaz de garantir um perfeito domínio da estrada e uma visibilidade perfeita, tanto para a frente, como para trás, graças aos vidros amplos e às generosas dimensões dos espelhos retrovisores exteriores. O conforto do Fiat Linea é ainda acentuado por uma habitabilidade generosa, boa insonorização e grande facilidade para entrar e sair da viatura.

Concebido para e em torno do homem, acolhedor e prático, o Fiat Línea assegura viagens tranquilas e confortáveis, proporcionando um bem-estar concreto. Para atingir este objectivo, os projectistas adoptaram, desde as primeiras fases de desenvolvimento do novo modelo, os mais evoluído critérios ergonómicos para definir os parâmetros que medem a capacidade de uma viatura responder às exigências de conforto e bem-estar dos seus passageiros. Graças a esta atitude, o Fiat Linea atinge excelentes valores nas funções ergonómicas fundamentais: habitabilidade, posição de condução, facilidade de acesso, visibilidade e modularidade do espaço.

Estas qualidades tradicionalmente vencedoras ganham ainda mais importância considerando o cada vez mais longo tempo que se passa a bordo do automóvel, a difusão de viaturas de categoria superior (logo, mais espaçosas) e o aumento da estatura média da população. O banco do condutor regulável em altura e o volante, regulável em altura e profundidade, permitem obter excelentes padrões de habitabilidade e uma posição de condução perfeita (tanto para condutores com 1,5 m de altura, como com 2 metros).

Mesmo com um condutor muito alto, o banco de trás permite acomodar confortavelmente um passageiro da mesma estatura sem penalizar a capacidade da bagageira que, em configuração normal, chega aos 500 litros (uma das mais espaçosas do segmento). Se o espaço não for suficiente, basta rebater completamente o banco posterior para dispor de uma capacidade de carga excepcional: 1175 litros à altura do tecto.

7)

A condução torna-se particularmente agradável graças à posição dos pedais, alinhamento do volante, posição do apoio de braços e do apoio de pé, ergonomia da alavanca de velocidades e perfeita visibilidade dos instrumentos e dos comandos.

Caracterizado pelo family feeling inaugurado pelos mais recentes modelos Fiat, o quadro de instrumentos (construído pela Magneti Marelli) adopta caracteres muito claros, de grande dimensões e de grafismo perfeitamente legível. De noite, a facilidade de leitura é garantida por uma iluminação laranja que permite focar rapidamente os olhos no momento de passagem do escuro da estrada para a luminosidade dos instrumentos.

Os bancos anteriores e posteriores do Fiat Linea foram estudados para assegurarem o melhor conforto a cada passageiro, qualquer que seja a sua morfologia.

Este objectivo foi alcançado através de uma estreita colaboração com os melhores especialistas italianos de ergonomia e de medicina do desporto. Para aumentar o conforto e, acima de tudo, absorver as vibrações, os bancos dianteiros dispõem de um novo sistema de apoio lombar que sustenta as costas mais eficazmente (a regulação eléctrica do banco do condutor está disponível como opcional) e os estofos de espuma permitem uma óptima adaptação à morfologia do corpo. A estrutura anti-escorregamento dos bancos impede que o corpo escorregue por baixo do cinto de segurança em caso de colisão frontal violenta. Os bancos da frente dispõem das seguintes regulações: em altura, longitudinal, em inclinação das costas e de apoio lombar (de comando eléctrico).

Por fim, os apoios de cabeça são equipados com um dispositivo de regulação em altura e, como opção, podem ser equipados com sistema anti-golpe de chicote que os aproxima da nuca do passageiro em caso de colisão.

Estão ainda disponíveis, como opcional, bancos da frente com aquecimento.

Homologado de série para três pessoas, o banco posterior pode ser inteiro ou dividido 40/60. Adopta uma estrutura anti-escorregamento e estofos de densidade diferenciada em função da zona do banco ocupada (este parâmetro mede a capacidade do estofo de flectir sob o peso do corpo). Inclui fixações Isofix para cadeira de criança e apoios de cabeça reguláveis em altura para os lugares laterais, estando disponível como opcional o apoio, igualmente regulável, para o lugar central.

8) Motores progressivos para um excepcional prazer de condução

O Fiat Linea propõe uma gama de excelentes motores, tecnicamente evoluídos, generosos e de elevadas prestações. A oferta compreende um motor turbo diesel Multijet (1.3 16v de 90 cv) .

Gozando de qualidades diferentes, todas plenamente aproveitadas graças ao acoplamento a caixas mecânicas de 5 velocidades, aliando generosidade, temperamento brilhante, prestações elevadas e tecnologia de ponta. Todos os motores oferecem grande fiabilidade e respeito absoluto pelo ambiente.

Os motores do Fiat Linea são fabricados pela Fiat Powertrain Technologies, o novo sector do Grupo onde estão concentradas todas as actividades de inovação, investigação, estudo e produção de motores e caixas de velocidades para todos os tipos de aplicação: desde automóveis a veículos industriais, desde barcos a máquinas agrícolas. Com um efectivo de cerca de 19.000 pessoas, 17 fábricas e 10 centros de investigação em oito países, este sector é uma das realidades mais significativas no domínio internacional dos motores. Na FPT, cerca de 3000 técnicos altamente especializados consagram-se ao desenvolvimento e aplicação de tecnologias de ponta. Mais de 40 patentes registadas por ano testemunham a qualidade e empenho neste sector e fazem da FPT um pólo de excelência tecnológica e contínua inovação. 1.3 16v Multijet de 90 cv

No Fiat Linea não podia faltar o 1.3 16v Multijet – o mais pequeno e avançado entre os motores Diesel de injecção directa “Common Rail” de segunda geração – com uma interessante novidade: uma nova versão com turbo compressor de geometria variável.

Com esta sobrealimentação, o 1.3 16v Multijet debita 90 cv (66 kW a 4000 rotações por minuto) de potência máxima e um binário de 20,4 kgm (200 Nm) a 1750 rotações por minuto. O Fiat Linea equipado com o 1.3 Multijet de 90 cv proporciona prestações excelentes: velocidade máxima de 170 km/h e 13,8 segundos para passar de 0 a 100 kmh. Também os consumos estão entre os melhores do segmento: 6,5 l100 km no ciclo urbano, 4,0 l100 km no extra-urbano e 4,9 l100 km no combinado.

9)

Para além da diferente sobrealimentação, a nova motorização distingue-se por outras intervenções. O sistema de combustão foi modificado, aumentando a permeabilidade das condutas de admissão e escape, reduzindo a turbulência na câmara de combustão e, em consequência, a geometria e a relação de compressão de 18:1 para 17.6:1. O sistema de controlo de emissões prevê uma válvula EGR de funcionamento eléctrico gerida directamente pelo sistema de controlo do motor, um permutador de calor para refrigeração dos gases de escape em recirculação (EGR) e um catalisador “close coupled”. Estas soluções permitem garantir o respeito pelos limites de emissões CEE FASE 4.

Mais em detalhe, o 1.3 16v Multijet é um “4 cilindros em linha” de 1248 cm3, com diâmetro de 69,6 mm e curso de 82 mm. As quatro válvulas por cilindro são accionadas directamente por uma dupla árvore de cames à cabeça através de balanceiros em dedo com rolos. O 1.3 Multijet 16v é uma verdadeira obra-prima de tecnologia em miniatura: “vestido” com todos os seus acessórios, pesa apenas 130 kg, apresenta dimensões reduzidas (50 centímetros de comprimento e 65 de altura) e o “layout” dos componentes foi estudado de modo a ocupar o menor espaço possível.

Projectado segundo critérios de máxima racionalidade, eficiência e fiabilidade, o motor caracteriza-se por um óptimo rendimento e é praticamente “for life”: foi construído para uma vida de 250.000 km sem necessidade de qualquer manutenção dos componentes mecânicos. Os intervalos de mudança do óleo passaram de 20 para 30.000 km (o 1.3 Multijet 16v utiliza um óleo de baixa viscosidade – logo “fuel economy” – e respeitador do ambiente).

Fonte: Velocidade Online Co





Tiffosi

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« Responder #42 em: 10 de Maio, 2007, 17:04:45 »
Quando o design do Fiat Linea ainda era uma incerteza





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« Responder #43 em: 10 de Maio, 2007, 17:10:45 »
Bom trabalho Mr. Tiffosi  :palmas:

Já sabes do novo Fiat Ritmo...  :fiat:  

Tiffosi

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« Responder #44 em: 10 de Maio, 2007, 17:27:33 »
Merece um novo tópico  :t_up:

Vem em substituição ou vem preencher um lugar vago?