O meu carro em subida mesmo em serra com 5 pessoas não aquece! Nem mesmo a subir em 2ª e 3ª a velocidade inferiores a 60Km/h. Aqueci mais eu do que o motor!
Agora essa questão do bloco estar numa "estufa" não me convence! E não me convence porque não é o bloco que é aquecido pela estufa mas sim o contrário. O aquecimento num motor vem de dentro para fora. No meu caso o problema até nem tem nada que ver com a temperatura na zona do motor ou com a quantidade de ar que entra directamente para o motor porque ele não aquece em andamento mas sim parado!
Por exemplo em dias de 0ºC ou temperaturas negativas um motor que tenha o circuito de refrigeração em mau estado continua a aquecer! A diferença entre entrar ou não ar para a zona do motor deve alterar a temperatura do ar que envolve o motor em menos de 20ºC. Isso é insignificante quando se está a controlar a temperatura no interior do bloco. Mas pronto. Abre lá as entradas de ar que quiseres que isso também não deve prejudicar. Aliás a prejudicar só se for a aerodinâmica...
Convém é ver se os para-choques dos Sports são iguais aos dos 900cc.. Eu conheço um caso de um Punto TD70 que levou um pára-choques de um 55 com uma entrada de ar central com menos uns 15cm e começou a aquecer desde aí... Foi só colocar o pára-choques certo e voilá! Voltou ao normal.