Autor Tópico: Duvidas Cinquecento Sport  (Lida 18545 vezes)

casper

• Moretti

• *
  • 281
    • http://
Duvidas Cinquecento Sport
« em: 06 de Julho, 2007, 10:05:29 »
Boas. Comprei um Cinquecento Sport esta semana que está em relativo bom estado. No entanto, já tenho algumas dúvidas.

1) Será que se consegue arranjar o manual do utilizador na net? Ou só mesmo na FIAT? E quanto custará?

2) O comutador médios/máximos também faz a chamada de máximos? É que o meu comuta médios/máximos com as luzes ligadas mas não consigo dar sinal de luzes com as luzes desligadas... Dá-me ideia que o interruptor deveria fazer a chamada mas ou está meio avariado ou tem algum fio desligado...

3) O carro em estrada não passa dos 90ºC e se for em estrada aberta a 70-80Km/h até nem chega aos 90ºC mas se ficar ao ralenti depois de quente ao fim de uns 5 minutos começa a aquecer até quase ao vermelho. A ventoínha dispara várias vezes mas não parece conseguir compensar a subida de temperatura. Não chegou a deitar água fora mas acho que está a aquecer muito. O carro já fez uma revisão na oficina da famelga e foi trocada a água do radiador e lavado o circuito todo. Agora já tem uma mistura água+anticongelante. Não me parece ter gordura nem óleo na água nem compressão. Será que a ventoínha está a disparar muito tarde? Ela dispara no último traço antes do vermelho. Ontem à noite abri o sangrador que tem no tubo que vai para a chaufagem e saiu algum ar, melhorou mas não resolveu. A ventoínha tem 1 ou 2 velocidades? Se tiver duas também pode ter uma delas avariada e ser por isso que aquece mais do que o normal... Em último caso poderá ser a bomba de água com as pás meias roídas e que não circule água suficiente ao ralenti. Alguém teve um problema semelhante?

Cumprimentos.
Fiat Cinquecento Sport
Ford Focus TDdi

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #1 em: 06 de Julho, 2007, 11:02:12 »
2) qnd puxas a manete das luzes para cima não faz sinal de luzes?

3) não purgaste o circuito, é daí o problema
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

marky

• Zagato

• *
  • 2096

Masculino
« Responder #2 em: 06 de Julho, 2007, 11:10:55 »
A ventoinha devia disparar um pouco acima dos 90º, acho que só tem uma velocidade, poderá ser mais ar no circuito ou também o termostato a dar a ordem tarde de mais!
2012 Alfa Romeo Giulietta 1.6Mjet
2017 Audi A4 avant 40Tdi

Ex:
2000 Fiat Palio TD70
2000 Fiat Bravo GT Jtd105
2009 Fiat Bravo 1.6 Mjet Emotion

alexcoupe

• Vignale

• *
  • 701
« Responder #3 em: 06 de Julho, 2007, 11:38:38 »
kuanto ao manual eu consegui sakar o meu no emule mas esta numa lingua estranha deve ser russo ou kker coisa parecida mas tem os desenhos o k ja ajuda bastante...
Cinquecento Sport
Honda civic coupe

casper

• Moretti

• *
  • 281
« Responder #4 em: 06 de Julho, 2007, 12:45:57 »
2) Quanto à manete das luzes na posição de cima nota-se que dá para puxar mas não dá os máximos... Ou é o contacto que já deu o que tinha a dar ou o fio que poderá ter partido. Vou ter de desmontar aquilo para ver.

3) Vou purgar melhor o circuito para ver se melhora o problema do aquecimento. E se calhar também vou dar uma olhadela ao termostáto. Com a sujidade que andava no circuito de refrigeração é bem provável que tenha ficado afectado. É incrivel como alguém mete só água no carro quando podia meter água+anti-congelante por um preço muito baixo. É mesmo de quem não percebe minimamente de carros ou não o quer ter por muito tempo. Água+ferro=ferrugem... acho que nem é preciso saber muito de carros!

1) Eu também já saquei essa versão do emule. Deve ser em polaco. Também já encontrei um site muito completo sobre o Cinquecento mas está na mesma língua do manual portanto só se aproveitam as fotos da galeria ;)
Fiat Cinquecento Sport
Ford Focus TDdi

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #5 em: 06 de Julho, 2007, 21:37:49 »
nem precisas de purgar nada.

pões o motor a trabalhar com a chaufage aberta e abres o reservatório de água do radiador e quando a água começar a sair, está sem ar nenhum....

fechas nessa altura, desligas o motor e deixas arrefecer.

quando tiver frio, abres o reservatório e se precisares de água, pões!

darth vader

• Abarth

• *
  • 4410
« Responder #6 em: 07 de Julho, 2007, 15:10:43 »
nem precisas de purgar nada.

pões o motor a trabalhar com a chaufage aberta e abres o reservatório de água do radiador e quando a água começar a sair, está sem ar nenhum....

fechas nessa altura, desligas o motor e deixas arrefecer.

quando tiver frio, abres o reservatório e se precisares de água, pões!
senão vais mudar o termostato que esse menino pelo que dizes não deves estar bom.
a ventoinha só tem uma velocidade.
E sim, não consegues fazer o "sinal de luzes".

quanto ao manual de haynes, é isto que queres? :d_grin:  
« Última modificação: 07 de Julho, 2007, 15:11:21 por darth vader »

PeteCunha

• Moderação
  • Ferrari

• Torres Novas
  • 10189

Masculino
    • http://centopt.forumeiros.com
« Responder #7 em: 07 de Julho, 2007, 17:53:25 »
mas qto aos sinais de luzes, eu vi uma coisa estranha... pa já pensava que era só eu que nao conseguia fazer sinais de luzes, mas parece que não... mas é assim, qdo eu tirei o volante para forrar... pedi na fiat para me verem qual seria o problema de nao fazer sinais de luzes... akilo é um mau contacto... pk se empurrar o plastico do lado contrario da "manete" das luzes para a frente akilo faz contacto e pisca... mas isso só dá pa fazer com o volante fora do sitio... de outra forma nao dá... eu vi ele a fazer sinais de luzes... :)

Braz

• Zagato

• *
  • 1713

Masculino
« Responder #8 em: 07 de Julho, 2007, 21:11:18 »
E sim, não consegues fazer o "sinal de luzes".
Consegue sim!!!

Eu consigo no meu... Puxando, em direecção ao volante, faz-se sinal de luz, baixando a manete, com os médios ligados, comuta-se de médios para máximos.

Obrigado pelo manual.  :t_up:  :t_up:

casper, aconselho-te a mudares de termostato e bomba de água. No circuíto, coloca somente anti-congelante. Muda-o sempre que ficar acastanhado.

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?showtopic=3861&hl=

;)
« Última modificação: 07 de Julho, 2007, 21:16:18 por Zarb »

Ex- Cinquecento Sport & Ex- 166 2.5 V6 24vEx - Stilo MW 1.9 JTD

darth vader

• Abarth

• *
  • 4410
« Responder #9 em: 08 de Julho, 2007, 18:50:56 »
Consegue sim!!!

Eu consigo no meu... Puxando, em direecção ao volante, faz-se sinal de luz, baixando a manete, com os médios ligados, comuta-se de médios para máximos.

Obrigado pelo manual.  :t_up:  :t_up:

casper, aconselho-te a mudares de termostato e bomba de água. No circuíto, coloca somente anti-congelante. Muda-o sempre que ficar acastanhado.

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?showtopic=3861&hl=

;)
 :d_roll:  e esta? julgava que nao fazia sinais de luzes  :d_uh:

quanto ao manual  :t_up:  

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #10 em: 08 de Julho, 2007, 22:32:42 »
era um pouco estranho n fazer :(

bLaS

• Giannini

• *
  • 375
« Responder #11 em: 08 de Julho, 2007, 23:26:13 »
pelo que ouco de facto os cinquecentos fazem sinais de luzes quando se puxa a manete de luzes no sentido do volante mas tambem e verdade que isso nao acontecer tambem e muito frequente, o meu por exemplo nao faz e ja falaei com mais 2 ou 3 pessoas em que isso tambem acontece... quanto a temperatura chegar la aima ao vermelho e muito mau sinal... o meu que aquece um bocado nunca passa do traco que esta a seguir ao que marca 90 graus, sempre que passou foi porque algu aconteceu... (tubo roto, radiador da chofagem, bomba de agua)

casper

• Moretti

• *
  • 281
« Responder #12 em: 08 de Julho, 2007, 23:33:38 »
Eu também achava quase impossível que não fizesse chamada de máximos... Até carros da década de 60 já faziam isso! Além disso a manete faz o movimento da chamada... só não dá luzes!! Tenho de a desmontar e ver se foi o fio que partiu ou se é problema de contacto. Neste momento só consigo dar máximos a pôr a manete para baixo se os médios estiverem acesos...

Quanto ao manual, o que eu queria era mesmo o manual da FIAT. O Haynes ja tinha assim como vários dados técnicos retirados de softwares como o AutoD@ata ou o Workshop.

Quanto ao aquecimento, aproveitei e no fim de semana fui dar uma volta com o carro. 3 pessoas e estrada se serra! A subir 12% de inclinação, a puxar 2ª e 3ª. Passou ligeiramente dos 90ºC. Mas nada de mais. E mantinha-se lá durante vários minutos sempre a puxar. Mal chegava ao plano voltava aos 90ºC ou menos.
O termostáto já se tirou com o motor ainda meio quente e estava aberto portanto o problema não deverá ser daí. Estou com mais dúvidas da bomba de água que poderá ter as pás roidas pela ferrugem e não circular água que chegue. Ou então, e ainda mais provável, o problema estará no ventilador! Porque o carro só aquece mesmo é parado e tanto faz estar ao ralenti como em aceleração. Será que a ventoinha não tem velocidade suficiente? Não será de um 900cc?? Tenho de verificar melhor este problema. O que é certo é que o ventilador a trabalhar consegue sugar uma folha de jornal junto ao pára-choques...
O que é certo é que mesmo com o ponteiro a bater no vermelho ainda não me deitou água fora. Quer dizer, se abrir a tampa deita água fora mas isso é normal com o motor quente. O tampão em principio deverá deixar sair água no caso de ela ferver... ou não?

Fiat Cinquecento Sport
Ford Focus TDdi

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #13 em: 09 de Julho, 2007, 01:45:54 »
pelo sim pelo não, muda o termostato... pode n abrir totalmente

bLaS

• Giannini

• *
  • 375
« Responder #14 em: 09 de Julho, 2007, 19:26:14 »
pelo sim pelo não, muda o termostato... pode n abrir totalmente
 :yes:  :yes:  :yes: eu tambem quero ver se mudo o meu para ver se ele arrefece mais um bocadinho... aquecimento e um prob com que me tenho confrontado desde que tenho o cinquecento. Acho que nem e assim uma coisa muito cara que nao se possa trocar.