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Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: lovefiat em 25 de Março, 2016, 14:36:44
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Boas pessoal!
Estou a ajudar um familiar (recém encartado) a recuperar um Fiat Punto 55 sx e o fulano embrulha-se em andamento, mas, em ponto morto acelera sem problema e de vez em quando acelera sozinho.
Quando o motor está frio o carro em carga circula lindamente!
Coloquei velas e cabos de velas novos (estavam estragados).
Troquei o sensor da temperatura que informa o quadrante pois a temperatura não subia, isto depois de trocar o termostato pelo velho não ter o miolo.
Neste momento tenho dois problema;
1º - O quadrante apresenta descida de temperatura em andamento, com o carro ao relantim fixa nos 87ºc , apesar de já ter trocado dois termostatos.
2º - O carro "embrulha" menos com os cabos e velas novas, mas , continua a "embrulhar".
Quem dá uma ajudinha a salvar mais um Fiat!
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Bobine....
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Bobine....
Visto e trocadas...
O 1º problema aparentemente está resolvido, vai agora para testes...
Falta resolver o 2º , é que apesar de já ter usado dois termostatos de marcas diferentes a temperatura desce em circulação.
Ideias, malta!!!
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Era bobine?
Quanto ao segundo problema é enigmático... Com termostato ok, não percebo como é que a temperatura desce.
Será que a bomba de água está com algum problema e não consegue bombear o líquido até à outra extremidade do motor? Se assim fosse, o termostato poderia abrir (porque nessa zona estaria muito quente). O sensor está do outro lado, do lado da distribuição...
Sei que é uma ideia parva, mas foi o pontapé de saída do brainstorming... ;)
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Visto e trocadas...
O 1º problema aparentemente está resolvido, vai agora para testes...
Falta resolver o 2º , é que apesar de já ter usado dois termostatos de marcas diferentes a temperatura desce em circulação.
Ideias, malta!!!
Define lá "desce em circulação"... desce muito?
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Ao relantim o ponteiro mantém-se nesta posição, com acionamento da termo-ventilador;
(http://i68.tinypic.com/2usznf5.jpg)
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Define lá "desce em circulação"... desce muito?
O ponteiro desce até ao traço fino que fica entre o C e os 90ºC da foto que postei.
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Era bobine?
Não, com a troca melhorou, mas, não resolveu.
Era de uma ficha da "ecu" da injeção, um dos cabos estava estragado.
Precisei de algum tempo para encontrar o gato.
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O ponteiro desce até ao traço fino que fica entre o C e os 90ºC da foto que postei.
Eh pá,sabes que no Y acontecia isso mesmo com um termostato novo,sempre aconteceu,em estrada baixa ali para os 70 e qq coisa.
No Punto,que usa o mesmo termostato,já não acontece.
Será que mudou algo no modo de leitura da temperatura? Alguns termostatos têm uma passagem mínima mesmo quando estão fechados,já comparaste se é igual?
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Pois, o meu tb faz isso. E já é o segundo termostato novo que o faz, mesmo de origem. Em estrada anda nos 80º.
Mas pelo que li por aí, a partir dos 75º, os materiais já dilataram o que deviam...
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Tudo aponta para que haja alguma anomalia no sensor de temperatura...dado que levou já dois termoestato! Já agora, sabes a que temperatura abre o circuito esse termoestato que meteste?
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Tudo aponta para que haja alguma anomalia no sensor de temperatura...dado que levou já dois termoestato! Já agora, sabes a que temperatura abre o circuito esse termoestato que meteste?
O sensor é novo e ao relantim atinge os 87ºc, que é quando o eletro-ventilador liga.
O termostato abre aos 87ºc.
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Pois, o meu tb faz isso. E já é o segundo termostato novo que o faz, mesmo de origem. Em estrada anda nos 80º.
Mas pelo que li por aí, a partir dos 75º, os materiais já dilataram o que deviam...
No meu caso também já é o segundo termostato, todos eles novos...
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Eh pá,sabes que no Y acontecia isso mesmo com um termostato novo,sempre aconteceu,em estrada baixa ali para os 70 e qq coisa.
No Punto,que usa o mesmo termostato,já não acontece.
Será que mudou algo no modo de leitura da temperatura? Alguns termostatos têm uma passagem mínima mesmo quando estão fechados,já comparaste se é igual?
No meu punto com a mesma marca de termostato mantém nos 90ºc.
O termostato está fechado não tem passagem mínima.
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Vou para o ponteiro descalibrado e digo isto pq na foto q puseste o ponteiro está abaixo de meio com a ventoinha a trabalhar, geralmente a ventoinha dos puntos dispara com o ponteiro uns 2 mm acima do meio, portanto esse ponteiro parece que está a marcar abaixo do real até porque se considerarmos a distância entre a temperatura de disparo da ventoinha e a temperatura de circulação ela bate certo.
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Tens 2 problemas iguais aos que tive e descrevi ha uns 2 meses com o meu Y...
Problema 1 resolvi com mudar velas, bobines e centralina (ainda vou voltar a experimentar a centralina "velha" para ver se era mesmo tb da centralina, na altura mudei centralina e bobines e melhorou, mudei dps das velas e ficou "normal")
http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=33770.msg569069#msg569069 (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=33770.msg569069#msg569069)
Problema 2 continuo com ele, basicamente o ponteiro esta +-35ºC abaixo do que devia.... A ventoinha do radiador liga aos "45ºC" e costuma circular nos "30ºC"... O termostato é novo e mesmo com termostato aberto liga o termoventilador a "45ºC"...
http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=33662.msg567549#msg567549 (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=33662.msg567549#msg567549)
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Tens 2 problemas iguais aos que tive e descrevi ha uns 2 meses com o meu Y...
Problema 1 resolvi com mudar velas, bobines e centralina (ainda vou voltar a experimentar a centralina "velha" para ver se era mesmo tb da centralina, na altura mudei centralina e bobines e melhorou, mudei dps das velas e ficou "normal")
http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=33770.msg569069#msg569069 (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=33770.msg569069#msg569069)
Problema 2 continuo com ele, basicamente o ponteiro esta +-35ºC abaixo do que devia.... A ventoinha do radiador liga aos "45ºC" e costuma circular nos "30ºC"... O termostato é novo e mesmo com termostato aberto liga o termoventilador a "45ºC"...
http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=33662.msg567549#msg567549 (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=33662.msg567549#msg567549)
O meu problema um , já foi resolvido.
O teu problema dois, deve ser o sensor que dá valores ao termo-ventilador, troca-o e verifica a situação.
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O meu problema um , já foi resolvido.
O teu problema dois, deve ser o sensor que dá valores ao termo-ventilador, troca-o e verifica a situação.
Duvido, pq então tb o termostato estaria avariado... E é novo.
Para mim é o ponteiro "descalibrado" ou o sensor que mede a temperatura para o ponteiro...
Só que ja tive a procurar e não encontro tal sensor.
Bascamente o que acontece é o ponteiro estar 35ºC abaixo do que devia...
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O meu agradecimento a quem tentou ajudar-me neste recuperação de mais um Fiat.
Deixo uma foto do material velho que tive de trocar no punto;
(http://i63.tinypic.com/2r2vpzr.jpg)
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O meu agradecimento a quem tentou ajudar-me neste recuperação de mais um Fiat.
Deixo uma foto do material velho que tive de trocar no punto;
(http://i63.tinypic.com/2r2vpzr.jpg)
Qual era o problema para o ponteiro dar uma temperatura errada?
Da para identificares todo o material que meteste?
Consigo identificar:
Cabos de velas
Bobines
Velas
Motor limpa vidros traseiro
Termostato
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Evap,
Junta da tampa das valvulas
Sensor da cambota
Tampa do oleo
Filtro do Oleo
Sensor de temperatura do anticongelante
E mais umas quantas que não consigo identificar...
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Qual era o problema para o ponteiro dar uma temperatura errada?
Ainda estou a procurar o problema.
O termostato e o sensor estão funcionais, vou verificar o quadrante, quando tiver um pouco de tempo...
Quem puder ajudar melhor! :t_up:
Da para identificares todo o material que meteste?
Consigo identificar:
Cabos de velas
Bobines
Velas
Motor limpa vidros traseiro
Termostato
Evap,
Junta da tampa das valvulas
Sensor da cambota
Tampa do oleo
Filtro do Oleo
Sensor de temperatura do anticongelante
E mais umas quantas que não consigo identificar...
Cabos de velas
Bobines
Velas
Motor limpa vidros traseiro
Termostato
Filtro/caixa dos gases da combustão
Junta da tampa das válvulas
Sensor da cambota
Tampa do óleo
Filtro do óleo
Sensor de temperatura do anticongelante quadrante
Chicote/encaixe do cinto
Sensor de temperatura do anticongelante ECU
Tampão do radiador
Tubo do respiro do coletor de admissão
Tampa da distribuição
Este material estava completamente avariado/danificado.
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Mudaste "Sensor de temperatura do anticongelante quadrante" e "Sensor de temperatura do anticongelante ECU" e o problema do ponteiro manteve-se? Onde ficam esses sensores? Será que no 16v 86cv fica no mesmo sitio? Já andei à procura dos sensores e não os encontro...
O que é a peça preta com um tubo azul a meio da foto? Para que serve? Evap? Filtro/caixa dos gases da combustão?
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É o Evap ;)
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É o Evap ;)
Isso serve para quê??
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Mudaste "Sensor de temperatura do anticongelante quadrante" e "Sensor de temperatura do anticongelante ECU" e o problema do ponteiro manteve-se?
Sim manteve-se...
Onde ficam esses sensores?
No punto 176 55cv ficam nas costa do bloco, o do quadrante do lado esquerdo junto da distribuição e o do quadrante perto do coletor de admissão.
Será que no 16v 86cv fica no mesmo sitio? Já andei à procura dos sensores e não os encontro...
No teu motor, penso que só terás um e que esteja junto do coletor de admissão no lado direito.
O que é a peça preta com um tubo azul a meio da foto? Para que serve? Evap? Filtro/caixa dos gases da combustão?
A peça serve para absorver os gases da queima da mistura...
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A peça serve para absorver os gases da queima da mistura...
Os gases da queima da mistura não vao para o escape?
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Os gases da queima da mistura não vao para o escape?
O evap serve para filtrar os gases do deposito de combustível, que são depois introduzidos na queima, mas em rpms superiores, pq apesar de terem alguma percentagem de combustível, não deixam de ser uma entrada de ar não medido no sistema....
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O evap serve para filtrar os gases do deposito de combustível, que são depois introduzidos na queima, mas em rpms superiores, pq apesar de terem alguma percentagem de combustível, não deixam de ser uma entrada de ar não medido no sistema....
Sempre a aprender... Obrigado :D
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O resto da resposta ficou em casa,não sei o que se passou... :dry: :dry:
No meu Y tive esse problema, quando fui medir a sonda tava cravada em mistura pobre, mal acelerava passava... :blink: :blink: Lá andei, andei até que descobri que tinha o Evap com fuga...
Mal tirei o tubo azul e tamponei no colector, voilá, a sonda ficou logo a oscilar certinha... :t_up: :t_up:
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Vou desenterrar isto, mas agora lembrei-me que apanhei um punto 1.1cc a embrulhar e o problema vinha dos tubos de vácuo! Confere, é por trás da tampa das válvulas.
Enviado do meu A0001 através de Tapatalk
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Obrigado Nunes. :t_up:
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Obrigado Nunes. :t_up:
Já foste conferir se era mesmo de lá? :sombrero:
:charge:
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Já foste conferir se era mesmo de lá? :sombrero:
:charge:
Sim, está tudo ok.